Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de confuguração de PC entre R$ 5000 e R$ 6000


Posts recomendados

Olá.

Desejo montar um setup gamer novo até 5~6 mil (Se for MUITO necessário da pra ir a 7k). Sou quase um leigo no assunto, visto que meu setup atual tem 9 anos. Tentei montar um PC na pichau e não sei se ficou bom, imagem anexa.  Primeiramente gostaria de saber se da pra desconsiderar a fonte, já que eu possuo uma Thermaltake 500w Smart. Observem também que não está incluso uma placa de video, uma vez que eu também possuo uma RX 580.

Tenho varias duvidas, vi que a maioria das pessoas recomenda processadores da AMD e eu só conheço intel. Gostaria de saber se tem algum Ryzen da vida por mais ou menos o preço daquele I7-11700 que seja tão bom ou melhor.


Outra duvida é relacionado a placa-mãe, eu não faço ideia do que seria uma placa-mãe boa. Peguei essa por ser a mais barata e que tem slot pra M.2. Já que toquei no assunto, desconheço o sdd ou a marca em questão, também peguei por ser a M.2 NVMe mais barata do site.

As memorias eu peguei pela marca, não procurei nenhum review dela ainda.

 

Esse gabinete ai, vai caber tudo isso + a RX 580? Talvez + water cooler ? Pensei em pegar o AEROCOOL mas ele tá relativamente mais caro que esse.

Fora isso tenho uma duvida relativamente importante quanto a minha fonte. Logo quando troque a minha placa de vídeo para a RX 580 quebrei a cara porque a fonte que eu tinha não tinha o conector de 8 pinos. Com esse setup vocês sabem se tem alguma coisa muito alienígena que essa minha fonte não vai ser capaz de alimentar? Se for o caso eu já atualizo ela também (queria evitar isso pra poder gastar mais em outras peças).

Sobre a RX 580, acho que é uma placa boa, taásegurando super bem esse pczinho velhinho que eu tenho. Eu não sou uma pessoa que tem que jogar a 60fps no super ultra, mas gostaria de tirar o melhor proveito dela possível.

No mais, muito obrigado pela atenção. 





image.thumb.png.d7657d03add87c8298277a254cdfb82d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André V. B. Souza Entre neste link e selecione os produtos que informarei. https://www.terabyteshop.com.br/produto/18613/monte-seu-PC-gamer-plataforma-amd-Ryzen-5000-full-custom

 

Processador  AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 ARGB Plus 120mm, Intel-AMD (pode selecionar o que você quiser)

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red (selecione 2 pentes)

SSD Hikvision Minder, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 2300MBs e Gravação 1200MBs

Fonte Super Flower LEGION HX 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo

Gabinete Gamer Galax Nebulosa, Mini Tower, Vidro Temperado, Sem Fan, Black, Sem Fonte, GX700

 

Observações : Esse gabinete possui uma ótima ventilação, se puder adicionar no carrinho um kit de FANS para colocar no gabinete é uma excelente ideia... como observação da compra, deixa uma mensagem dizendo para instalar os FANS no gabinete que eles instalam e vem montadinho :).    

 

Ryzen 5 5600x vs i7 11700k em jogos ambos entregaram performance bem semelhante. Se você for fazer edição de vídeo pesada, for fazer livestream você pode substituir o Ryzen 5 5600x que escolhi por um Ryzen 7 5800x. Se o intuito do PC for apenas para jogos o Ryzen 5 5600x já está de bom tamanho e vai cumprir seu papel tranquilamente, por mais que o 5600x consiga desempenhar um excelente papel fazendo live/edição...

Resumo : Não pegaria o i7.

 

Opção de configuração site Kabum

 

Processador AMD Ryzen 7 5800X, Cache 36MB, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000063WOF

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T White, 240mm, LED Branco - GAMMAXX L240T WHITE

Memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17, Preto - KF436C17BBAK2/16

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, 256GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 1200MB/s - AGAMMIXS11P-256GT-C

Fonte Cooler Master MWE 550W, 80 Plus Gold - MPY-5501-ACAAG

Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW

 

Se for apenas para jogos - Ryzen 5 5600x 

Se for para jogos/edição/stream - Ryzen 7 5800x 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii Fala Carbonii, primeiramente, muito obrigado pela atenção. 

Um amigo me indicou um setup da seguinte maneira:

 

Processador Processador AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000061WOF

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Water Cooler Water Cooler Deepcool Gammmaxx L240T Red, 240mm, Led Vermelho - DP-H12RF-GL240TR

Memória Kingston Memória Crucial Ballistix Sport LT, 16 GB (2X8), 3000MHz, DDR4, CL15, Preta - BL2K8G30C15U4B

SSD SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Fonte Fonte XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular

Gabinete Gabinete NOX INFINITY NEON Painel lateral em Vidro Temperado, Frontal com Iluminação Rainbow, 1 FAN RGB - NXINFINTYNEON

Esse setup deu 7.2k, achei levemente overkill o Ryzen 9, porém assim como ele me disse e olhando umas reviews de processadores, esse ai vai durar MUITO tempo. Vai ser só pra jogos mesmo, as vezes um SolidWorks (nada pesado). Gosto da ideia de não ter que substituir por um bom tempo, mas a diferença de preço do 5 pro 9 é de 1620,10 R$. Você acha que esse incremento vale a pena? Vale os 6 ~ 7 anos que eu não vou trocá-lo ?

Outra pulga atrás da orelha foi a fonte, achei meio overkill, mas levando em consideração o WC e o Ryzen 9 talvez faça sentido. A diferença entre esse e o que você me indicou fica 370 R$, o que não é MUIIIIITA coisa, mas será que é necessário? 

Enfim, muito obrigado pela ajuda novamente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André V. B. Souza A fonte que recomendei de 650w com selo 80plus Gold é mais do que suficiente. Aguenta tranquilo um setup com uma RTX 3070 por exemplo.

 

Ryzen 7 5800x já está de bom tamanho para uns 7 anos aí... Entao se tiver com o pé atrás em relação ao Ryzen 5 5600x que já é um monstro, pegue o Ryzen 7 5800x mesmo, não vejo muito motivo para pegar um Ryzen 9 para jogos. 

 

memória RAM 3000Mhz é muito pouco para Ryzen de 5 geração. Pegue memórias de 3600MHz, as que recomendei são excelentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde galera !

Estou montando o seguinte setup:
 

Processador Processador AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000061WOF

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Memória Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 16GB (2x8GB), 3600MHz

Eu resolvi não trocar minha placa de vídeo que é uma RX 580 - 8gb da MSI. 

Minha duvida é: Sei que a GPU vai ser o limitador, o que eu gostaria de saber é o quanto, uma vez que o CPU é um monstro. 
Se possível, gostaria de saber com esse setup, o quão diferente seria a performance do Ryzen 5 5600x, Ryzen 7 5800x e Ryzen 9 5900x.

A função desse PC vai ser basicamente para jogos, pretendo no futuro fazer um upgrade na GPU, mas vai demorar pelo menos 1 ano. Não farei stream nem nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@André V. B. Souza Bom, se não vai fazer stream, nem mesmo trabalha com programas de render ou alguma outra aplicação profissional, não recomendo o R9, pois nunca vai tirar proveito total do valor investido.

 

Respondendo a sua pergunta, acredito que para os jogos não vai dar diferença alguma com uma RX580, contudo se quiser algo mais duradouro ainda, vai de Ryzen 7, que já é um monstrinho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, André V. B. Souza disse:

Se possível, gostaria de saber com esse setup, o quão diferente seria a performance do Ryzen 5 5600x, Ryzen 7 5800x e Ryzen 9 5900x.

A função desse PC vai ser basicamente para jogos, pretendo no futuro fazer um upgrade na GPU, mas vai demorar pelo menos 1 ano. Não farei stream nem nada.

Pra jogos, seria a mesma coisa, pois a placa de vídeo é o fator limitante.. 

 

Se não vai fazer streaming, o R9 é uma BAITA furada.. O R7 é plausível, numa ideia de manter o PC por mais tempo.. O R5 seria o mais sensato, HOJE..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, RS Faria disse:

Pra jogos, seria a mesma coisa, pois a placa de vídeo é o fator limitante.. 

 

Se não vai fazer streaming, o R9 é uma BAITA furada.. O R7 é plausível, numa ideia de manter o PC por mais tempo.. O R5 seria o mais sensato, HOJE..

Ainda mais pelos preços praticados atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, André V. B. Souza disse:

Estou pensando em comprar ele pra durar uns 8 ~ 10 anos.

Mau negócio. Melhor seria mesmo um R7 ou mesmo um R5, isso porque para games a velocidade do clock impacta mais.A menos que vá comprar uma VGA monstro como uma RTX 3090, por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera. Hoje mais cedo fiz um post tirando uma duvida sobre qual o processador comprar.
 

O setup era o seguinte:

 

Processador Processador AMD Ryzen 9 5900X, Cache 70MB, 3.7GHz (4.8GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000061WOF

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Memória Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 16GB (2x8GB), 3600MHz

O pessoal me fez perceber que um R9 apenas para jogos seria um péssimo investimento, sendo assim resolvi trocar por um R7 5800x, ficando o setup assim?

Processador Processador AMD Ryzen 7 5800X, Cache 36MB, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo), AM4 - 100-100000063WOF

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Memória Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 16GB (2x8GB), 3600MHz

 
Minha duvida é: Com a redução no orçamento devido a troca do R9 pro R7 acaba "sobrando" aproximadamente 750 reais. Vocês acham que daria pra melhorar essa placa-mãe ou essa já está de bom tamanho? 

 

Atualmente a B550M Aorus Elite na Kabum está custando 899,99 R$ (em vários dias da semana ela já apareceu por 750 R$). Meu intuito é montar um setup que dure 8+ anos, que possa suportar novos upgrades se necessário (no caso da placa-mãe) e que será usado apenas para jogos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando uma pesquisada eu fiquei em duvida entre as seguintes placa-mãe:

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4
Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

Eu já comprei tanto as memórias quanto o SSD, dando uma olhada no site das duas fabricantes eu não consegui achar exatamente o código dos produtos (AX4U36008G18I-DCBKD45G - memória) e (AGAMMIXS41-512G-C - SSD) nas listas de suporte. Alguém saberia me dizer se essas peças são compatíveis com alguma dessas placa-mãe ?

Caso seja compatível com as duas, qual placa seria melhor com o setup informado acima ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André V. B. Souza

3 minutos atrás, André V. B. Souza disse:

Eu já comprei tanto as memórias quanto o SSD, dando uma olhada no site das duas fabricantes eu não consegui achar exatamente o código dos produtos (AX4U36008G18I-DCBKD45G - memória) e (AGAMMIXS41-512G-C - SSD) nas listas de suporte. Alguém saberia me dizer se essas peças são compatíveis com alguma dessas placa-mãe ?

Quase não existe incompatibilidade de hardware hoje em dia, não se preocupe com isso

 

3 minutos atrás, André V. B. Souza disse:

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4
Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

A TUF é superior, pegue ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/10/2021 às 16:05, Pepse disse:

Exclusivamente para jogos, o 5600X irá te desempenhar o mesmo, mas para trabalho, o 5800X é uma opção melhor, a B550M Aorus Elite é sim uma ótima escolha, mas se pegar o 5600X , a A520M DS3H é uma opção melhor.

@Pepse

 

Amigo, levando em conta a base do setup do rapaz do tópico.

 

Comparado a B550M AORUS ELITE a A520M DS3H entrega melhor condições? 


vi a diferença entre as duas é entre 300 / 400 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...