Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook com i7-7700HQ não é compatível com Windows 11?


Posts recomendados

Olá a todos, eu tenho um notebook com Windows 10 e depois que fiquei sabendo da notícia de que o Windows 11 já estava disponível para upgrade gratuito a todos os usuários do Windows 10, fui correndo clicar no Windows Update para atualizar o meu notebook para a nova versão do Windows.

 

Porém, esta é a mensagem que aparece na janela do Windows Update:

 

"Atualmente, este PC não atende a todos os requisitos de sistema para Windows 11

Obtenha os detalhes e veja se há coisas que você pode fazer no aplicativo de Verificação de Integridade do PC."

 

Então, eu baixei este aplicativo e nele está escrito assim:

 

"Apresentando o Windows 11

 

Vamos verificar se este computador atende aos requisitos do sistema.

Se isso acontecer, você pode obter a atualização gratuita quando ela estiver disponível."

 

Cliquei em 'Verificar agora' e apareceu uma janela dizendo que meu computador não atende aos requisitos de Windows 11 no momento. Então eu cliquei em 'Conferir todos os resultados' e, para a minha surpresa, vi que meu PC atende a todos os requisitos (todos com marcação verde), exceto no primeiro, que está escrito:

 

"No momento, não há suporte para o processador Windows 11.

Mais informações sobre CPUs com suporte

Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ CPU @ 2.80GHz"

 

Não entendi muito bem: meu processador não atende aos requisitos mínimos para o Windows 11? Meu notebook é novo, já que o comprei há pouco mais de um ano. Não conseguirei fazer a atualização gratuita para o novo Windows ou isso é um erro da Microsoft e eu terei que atualizar de outra forma?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@thiago_roska Boa noite! Seu processador não é compatível com o Windows 11. No caso da Intel, apenas processadores a partir da oitava geração são suportados, com pouquíssimas exceções a alguns da sétima. Você pode checar a lista completa aqui: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/design/minimum/supported/windows-11-supported-intel-processors

 

Infelizmente, não há o que fazer. Entretanto, o Windows 10 possui suporte até outubro de 2025 e não há necessidade de atualizar se seu computador não é compatível. Recomendo que não instale nem faça nenhuma gambiarra para instalar o Windows 11 na sua máquina, pois o Windows 11 depende de recursos específicos de hardware e tentar executá-lo em um computador incompatível poderá causar sérios problemas de estabilidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei meio zoado processadores relativamente atuais não serem compativel. Acharia justo processadores paleozoicos como Core 2 Duo/Quad i3 de 1a,  2a 3a geração... que são datados de pelo menos 10 anos. Mas um i7 de 7a geração é um tanto qnt exagerado.

 

Tem como creio eu você fazer uma instalação limpa do sistema, mas não sei até q ponto futuramente isso pode implicar em futuros updates. Por mais que o Windows 10 va receber updates até 2025 sabemos q provavelmente a 21H2 vai ser a ultima "grande" atualização do sistema pois obviamente q a MS vai concentrar todo o foco no W11. E dai pra frente aguarde apenas correção de bugs e atualizações de segurança. Pois novos recursos e funcionalidades o W10 não receberá mais.

 

Além do que não adianta depois que você ve toda aquela propaganda, design e tal do W11, difícil não olhar pro 10 e achar ele horroroso e antiquado. Ainda mais sabendo q você tem um hardware q tem "potencia" de sobra para rodar tranquilo o Windows 11 mas não poder. Porém tb isso mostra o quando estamos atrasados em hardware. Para uma pessoa mais leiga um i7 sempre vai ser um i7... Como o cara disse que comprou o note ano passado se foi novo, comprou e provavelmente pagou caro em um equipamento ja com 3 anos defasagem, pois a geração atual dos processadores Intel em 2020 ja era a 10, na pior da hipoteses a 9a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Tem como creio eu você fazer uma instalação limpa do sistema, mas não sei até q ponto futuramente isso pode implicar em futuros updates

 

@RicardoMontoni A não ser que a Microsoft abaixe os requisitos de processador no futuro, nem haverá atualizações. Atualizar para o Windows 11 sem ter uma máquina compatível é um tiro no pé, pois você não receberá nenhum tipo de atualização, do mesmo jeito que se estivesse executando Windows XP ou Windows 7, por exemplo.

 

Além disso, segundo a própria Microsoft, computadores sem suporte executando o Windows 11 tiveram 52% mais travamentos de kernel do que sistemas suportados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rio McCloud disse:

 

@RicardoMontoni A não ser que a Microsoft abaixe os requisitos de processador no futuro, nem haverá atualizações. Atualizar para o Windows 11 sem ter uma máquina compatível é um tiro no pé, pois você não receberá nenhum tipo de atualização, do mesmo jeito que se estivesse executando Windows XP ou Windows 7, por exemplo.

 

Além disso, segundo a própria Microsoft, computadores sem suporte executando o Windows 11 tiveram 52% mais travamentos de kernel do que sistemas suportados.

Pois é o sistema foi desenhado para rodar em hardwares atuiais. Digo q por um lado é bom pois tira de circulação os dinossauros q temos por ai (ou não né tem gente q ainda prefere rodar o W7). Mas um processador relativamente atual é meio zoado mesmo... Ainda mais em um país onde Celeron é considerado "bom" e é venddido dependendo a quase 3k... é tenso kkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i7-7700HQ é sim compatível! Conversa fiada, esta de dizer que tal e tal processador não é compatível! Tem muitos processadores listados como compatíveis e são super básicos e fracos, é apenas interesse em forçar a venda de equipamentos novos, já que com a pandemia, preços exorbitantes de hardware e a situação econômica, tem pouca gente comprando, pura sacanagem. Eu tenho um notebook com o i7-7700HQ atualizei para o Windows11 e esta rodando tudo normalmente, sem nenhum problema! Achei o Windows11 bem mais leve que o 10, mais é claro que vão surgir bugs, senão não seria a Microsoft! Você até pode esperar mais um pouco, por causa dos problemas iniciais que o 11 ira ter, e não por seu processador ser incompatível. Mais se tais problemas acontecerem, vai ser para todos, não importa o processador. Fiz a instalação limpa e já recebi algumas atualizações. Esta história de não ter updates, se concretizada, e só faze-los manualmente! Quantas vezes as atualizações do Windows10 falhavam você tinha que fazer manualmente! Agora, está claro que qualquer problema com máquinas com processadores, ditos "incompatíveis" a desculpa será essa: incompatibilidade! Papo furado e interesse financeiro, só isso!

  • Curtir 1
  • Haha 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mobru disse:

O i7-7700HQ é sim compatível! Conversa fiada, esta de dizer que tal e tal processador não é compatível! Tem muitos processadores listados como compatíveis e são super básicos e fracos, é apenas interesse em forçar a venda de equipamentos novos, já que com a pandemia, preços exorbitantes de hardware e a situação econômica, tem pouca gente comprando, pura sacanagem. Eu tenho um notebook com o i7-7700HQ atualizei para o Windows11 e esta rodando tudo normalmente, sem nenhum problema! Achei o Windows11 bem mais leve que o 10, mais é claro que vão surgir bugs, senão não seria a Microsoft! Você até pode esperar mais um pouco, por causa dos problemas iniciais que o 11 ira ter, e não por seu processador ser incompatível. Mais se tais problemas acontecerem, vai ser para todos, não importa o processador. Fiz a instalação limpa e já recebi algumas atualizações. Esta história de não ter updates, se concretizada, e só faze-los manualmente! Quantas vezes as atualizações do Windows10 falhavam você tinha que fazer manualmente! Agora, está claro que qualquer problema com máquinas com processadores, ditos "incompatíveis" a desculpa será essa: incompatibilidade! Papo furado e interesse financeiro, só isso!

Discordo. A MS não vende hardware ao menos eu nunca vi um computador ou notebook com a marca Microsoft, a MS lucra com a venda de software, seja de um notebook topo de linha que acabou de ser embalado e despachado pras grandes lojas seja pela Dell, HP, Lenovo etc... ou o PC que a lojinha do Tião da esquina que vendeu um PC gamer com peças importadas da China para o Joãozinho... e como uma empresa q desenvolve um SO, ao menos que ela queira criar seu próprio nicho como a Apple, ela VAI querer ver rodando seu OS rodando no maior numero possível de máquinas. Não estou dizendo que a MS não possa ter parcerias com essas grandes marcas, mas convenhamos que mal temos hardware pra atender o mercado atual, duvido hj q se você tivesse 50K na mão agora, conseguiria comprar um notebook gamer de ultima geração e receber até no meio da semana, ou montar um desk com as peças mais tops do mercado... não tem hardware!

Por mais q sim, eu possa achar exagerado um processador de 7a geração não ser pelo menos oficialmente compatível, paciência. Como um amigo ja disse mais acima, ao menos q a MS reduza os requisitos, não tem como saber ou confiar como o sistema vai se comportar rodando em um hardware não certificado. Ontem eu atualizei meu BIOS/UEFI e quando rebootei a máquina, meu Windows 11 estava com o meu PIN bloqueado, alegando que foi feita uma alteração no hardware. Por mais q possa ser "chato" isso, pra mim q prezo muito pela minha segurança digital e para os meus clientes, achei ótimo, TPM, security boot e etc... fazendo o que deveria fazer. Recriei meu PIN e pronto, menos de 1 minutos estava na minha área de trabalho de novo em segurança.

Agora ficar fazendo gambiarras, ou buscando meio de burlar esses requisitos, não acho q seja a solução. Não sei realmente se o i7-7700HQ é compatível ou não, ou a MS ainda esta acertando essa lista, mas se eu recebesse uma mensagem q meu micro não passou no teste, por mais q achasse chato isso, não forçaria a utilização do W11 em meu Setup... SE eu realmente tivesse a necessidade de sair do Windows 10, iria procurar alguma distro Linux que atende-se as minhas necessidades... Eu acho q o que está faltando é realmente essa conscientização das pessoas. porque cara, ja vi até tutorial de como instalar o W11 em Core 2 Duo... Pelo amor né. Por mais q eu sei q é a realidade de muita gente, se você tem um carro e ele por acaso não passar na revisão você ainda assim arriscaria sair com ele? Eu acredito q a MS deva dar uma reduzida nos requisitos sim, porque convenhamos q até na gringa tem gente reclamando disso, julgando pelo meu perfil SE eu morasse no EUA e tivesse a facilidade de acesso as coisas, com certeza já teria um Threadripper com uma RTX 3090 em meu setup, visto q um bom hardware, mesmo q não seja extremamente entusiasta é muito mais acessível do que é por aqui... e se ainda assim tem gente reclamando por lá, então eu acredito q assim como foi o fiasco da apresentação do Xbox One na E3 na época e depois a MS voltou atras com um monte de coisas, ela deva fazer o mesmo... 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Rio McCloud, respondendo eu fiz instalação limpa. RicardoMontoni, respondendo, eu não disse que é a própria Microsoft quem tem interesse na venda de máquinas novas, eu e muita gente desconfia de algum acordo com empresas produtora de processadores, isso é MINHA opinião pessoal. E eu não fiz "gambiarras" como você disse, eu não viria aqui no fórum para incentivar nada como isso. A própria Microsoft informou que não iria impedir que se fizesse a instalação em máquinas que não atendessem aos requisitos que ela propõe, por conta e risco de quem o fizer. O i7-7700HQ atende a todos os requisitos, o único item que esta fora é a geração, eu fiz a instalação limpa e o Windows instalou os drivers automaticamente, menos o do bluetooth, que instalei usando o driver para Windows10 fornecido pelo fabricante do notebook, e esta funcionando perfeitamente bem. Como o meu processador é o mesmo do thiago_roska, eu achei útil para ele passar minha opinião e experiência com a instalação do Windows11 usando este processador. A propósito, a Microsoft está, ela própria ensinando oficialmente como instalar o Windows11 em máquinas estão fora das especificações, porém que suportem pelo menos o TPM 1.2: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/10/microsoft-revela-como-instalar-windows-11-em-pcs-sem-tpm-20.ghtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mobru A Microsoft permite a instalação do Windows 11 apenas em máquinas com processador incompatível e no mínimo TPM 1.2 alterando uma chave no registro. Entretanto, estas máquinas não receberão atualizações pelo Windows Update, deixando o computador vulnerável igual qualquer máquina rodando um sistema descontinuado, como o Windows 7. As atualizações são frequentes e ter que atualizar toda vez de forma manual é frustrante.

 

Citação

Microsoft recommends against installing Windows 11 on a device that does not meet the Windows 11 minimum system requirements. If you choose to install Windows 11 on a device that does not meet these requirements, and you acknowledge and understand the risks, you can create the following registry key values and bypass the check for TPM 2.0 (at least TPM 1.2 is required) and the CPU family and model.

 

De: https://support.microsoft.com/en-us/windows/ways-to-install-windows-11-e0edbbfb-cfc5-4011-868b-2ce77ac7c70e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni  Colega, discordo de algumas coisas que você falou ali cima. Vamos nos situar de algumas e entendera revolta do pessoal com o Windows 11 e seus requisitos.

 

Primeiro: Windows 10, lançado em 2015, superou o Windows 7 apenas em 2018 (3 anos após o lançamento) depois de uma campanha agressiva da Microsoft pra incentivar os usuários a migrarem, distribuição de atualização grátis e etc, ou seja, pra superar o Windows 7 em 2018 e fazer o Windows 10 ser o sistema operacional definitivo já foi uma dor de cabeça.

 

Segundo: essa campanha da Microsoft de querer "obrigar" as pessoas a atualizarem hardware pra permitir a instalação do Windows vai ser mais um Tiro no pé do que efetivo.

 

Terceiro: existe uma grande maioria revoltada aqui no Brasil mas também uma grande maioria lá fora e esse pessoal está revoltado não é só por causa dos requisitos exigentes do Windows 11. Se você lembra bem a Microsoft tinha dito que o Windows 10 seria o último sistema operacional, o sistema definitivo e que só lançaria atualizações, aí 6 anos depois ela vem com essa história de anúncio do Windows 11, então imagina esse a felicidade do pessoal.

 

Quarto: ela anuncia o Windows 11 com esses requisitos em meio a uma escassez de chips e hardware com preço alto. Segundo a matéria do Techradar ( https://www.techradar.com/news/windows-11-tpm-requirements-will-cause-massive-headaches-for-businesses ) cerca de metade do workstations atendem aos requisitos de TPM do Windows 11 (requisito de TPM apenas), porque tem PC por aí que atende o requisito do TPM mas que o processador está fora da lista.

 

Quinto: Você disse "sistema foi desenhado para rodar em hardwares atuais". Nem sei se da pra chamar o Windows 11 de sistema operacional novo ou desenhado pra hardware atuais, porque o Windows 11 que eu me lembre na verdade era o Projeto Sun Valley (de uma nova interface) da Microsoft que seria inserido no Windows 10, ou seja, seria uma atualização que sairia para o Windows 10.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcelolinck A Microsoft já tentou adicionar processadores de sétima geração a lista de compatíveis. Só alguns modelos específicos passaram, que são os que você viu. Seu processador não está na lista, portanto ele não é compatível. https://blogs.windows.com/windows-insider/2021/08/27/update-on-windows-11-minimum-system-requirements-and-the-PC-health-check-app/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@marcelolinck A Microsoft já tentou adicionar processadores de sétima geração a lista de compatíveis. Só alguns modelos específicos passaram, que são os que você viu. Seu processador não está na lista, portanto ele não é compatível.

Man, entendi que NESTE momento não é compatível. Sem questionamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostaria de verdade que algum engenheiro da Microsoft explicasse no Channel 9 os motivos técnicos da exigência de processadores tão recentes. UEFI+Secure boot é perfeitamente compreensível e bem-vindo. TPM é mais ou menos compreensível... ok, vá lá. No entanto, a questão dos processadores não está clara. O conjunto de instruções não mudou tanto assim de alguns anos para cá. Peguemos os Ryzen por exemplo: entre a primeira geração (Zen) e a segunda (Zen+) não tem diferença no conjunto de instruções e mesmo assim o Windows 11 requer Zen+. Seria alguma errata dos Zen que impede seu uso pelo W11? É possível, levando em conta as vulnerabilidades tipo Spectre, MDS, etc. Se alguém tiver links a respeito por favor poste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2021 às 00:46, Gabriel_Viana disse:

@RicardoMontoni  Colega, discordo de algumas coisas que você falou ali cima. Vamos nos situar de algumas e entendera revolta do pessoal com o Windows 11 e seus requisitos.

 

Primeiro: Windows 10, lançado em 2015, superou o Windows 7 apenas em 2018 (3 anos após o lançamento) depois de uma campanha agressiva da Microsoft pra incentivar os usuários a migrarem, distribuição de atualização grátis e etc, ou seja, pra superar o Windows 7 em 2018 e fazer o Windows 10 ser o sistema operacional definitivo já foi uma dor de cabeça.

 

Segundo: essa campanha da Microsoft de querer "obrigar" as pessoas a atualizarem hardware pra permitir a instalação do Windows vai ser mais um Tiro no pé do que efetivo.

 

Terceiro: existe uma grande maioria revoltada aqui no Brasil mas também uma grande maioria lá fora e esse pessoal está revoltado não é só por causa dos requisitos exigentes do Windows 11. Se você lembra bem a Microsoft tinha dito que o Windows 10 seria o último sistema operacional, o sistema definitivo e que só lançaria atualizações, aí 6 anos depois ela vem com essa história de anúncio do Windows 11, então imagina esse a felicidade do pessoal.

 

Quarto: ela anuncia o Windows 11 com esses requisitos em meio a uma escassez de chips e hardware com preço alto. Segundo a matéria do Techradar ( https://www.techradar.com/news/windows-11-tpm-requirements-will-cause-massive-headaches-for-businesses ) cerca de metade do workstations atendem aos requisitos de TPM do Windows 11 (requisito de TPM apenas), porque tem PC por aí que atende o requisito do TPM mas que o processador está fora da lista.

 

Quinto: Você disse "sistema foi desenhado para rodar em hardwares atuais". Nem sei se da pra chamar o Windows 11 de sistema operacional novo ou desenhado pra hardware atuais, porque o Windows 11 que eu me lembre na verdade era o Projeto Sun Valley (de uma nova interface) da Microsoft que seria inserido no Windows 10, ou seja, seria uma atualização que sairia para o Windows 10.

 

 

Sempre vai haver resistência e reclamação a migração por parte dos usuários. Sempre foi assim que eu me lembre desde do Windows 95 pro 98. O próprio Windows 7 demorou para cair no agrado... sem contar o Vista q muita gente passou direto por ele, devido aos problemas q ele tinha e a exigência de hardware q o sistema precisava para rodar de forma no mínimo aceitável... pra época um PC com 2 GiB de RAM não era pouca coisa. quando o Windows 7 chegou em 2009 ja não era tão absurdo assim... enfim, resistência sempre vai haver e é compreensível para quem não é entusiasta de tecnologia e quer sempre testar e ter o hardware mais atual e principalmente pro usuário comum, eu imagino o parto q deve ser pro usuário, la um belo dia o cara senta na sua estação de trabalho da uma empresa e pah, ta tudo diferente...

 

Eu realmente tb não entendo onde a MS esta querendo chegar, ao mesmo tempo q um i7 de sétima geração não ser compatível, um Aton remelento estar na lista... Já esta mais do que na cara q o pessoal até mesmo na gringa não vai comprar PC novo, ou fazer upgrade para rodar o W11. E convenhamos se depender de usuário, teria nego rodando o XP até hj... Eu sinceramente acho q o que a MS está fazendo é um teste com o mercado. Por isso eu acho q ela vai acabar tirando o pé e adicionando mais processadores na lista. Acho q ja deu pros Elders da MS entenderem que a maioria não está disposto a atualizar o hardware ou comprar um PC novo. Ao menos q a MS realmente queira seguir a cartilha da Apple e transformar o W11 em algo fechado a uma espécie de nicho. Entenderia perfeitamente barrar processadores jurássicos como Core2Duo/Quad, Pentium, Phenons, i3/i5/i7, etc... até terceira ou quarta geração pra ver se tirava de circulação esses PCs de mais de 10 anos, mas não incluir suporte a uma CPU de 2017 é delicado mesmo. Por mais q pra mim um um Intel de sétima geração seja obsoleto, obvio q não coloco isso em pauta, pois eu considero até meu 3700x obsoleto... Compreendo perfeitamente que pra muita gente não é. Mas até 2025 com certeza já será uma CPU extremamente obsoleta, pois imagino que até la, 32/64, 64/128 núcleos já sejam comuns, e não um sonho de consumo como é um Threadripper hj em dia, ao menos para mim. Talvez a intenção da MS ainda seja cozinhar o W10 em banho maria até, ou vai saber... fato é q o W10 vai estagnar, a 21H2 provavelmente será a ultima "grande" atualização dele e dai pra frente vai receber apenas correções de bugs e patchs de segurança... 

 

De fato o Windows 11 é o que seria o W10 Sun Valley, porém essa seria uma atualização que mudaria drasticamente o Windows 10 e obviamente por questões de marketing e como eles já haviam cancelado o Windows 10X decidiram juntar o balaio com a tampa e temos o Windows 11, mas isso não quer dizer que o sistema seja apenas uma 'skin' do Windows 10 como muitos dizem por ai. É exagerado os requisitos, sim, até certo ponto desnecessário, porém eu estou rodando na minha máquina desde a build 22000.100 e não tenho o que reclamar de nada, o sistema fluí muito melhor q o W10 que já rodava muito bem. Eu abro PS em questão de segundos. Por mais q tenha esse bug do cache L3 em CPUs AMD, eu não notei ou senti essa queda, talvez por eu não jogar nada competitivo, e os jogos de campanha estão rodando muito bem. Como não rodei um benchmark antes de instalar o W11, quando ainda estava no W10 fica difícil saber por números realmente o qnt de performance perdi (SE perdi) com isso... mas em todos os casos aguardando a correção. E ao menos q tenha um bug realmente MUITO sério, eu não volto mais pro W10, enquanto tem gente q mesmo com máquina compatível e hardware bom, achou q ficou ruim e voltaram pro W10...

Mesmo a própria MS tendo liberado chaves de registro, eu, EU não atualizaria caso meu PC não fosse compatível, afinal de conta convenhamos que, pra 99,9% dos usuários, principalmente domésticos o W10 ainda atende perfeitamente não tendo necessidade de atualizar... acho q já falei até em outro tópico aqui mesmo, as pessoas estão atualizando ou querem atualizar, em sua maioria simplesmente pelo sistema ser mais bonito, caso contrário não teria trocentos tutoriais já ensinando a burlar TPM, instalar em máquina de mais de 10 anos, ficar desativando recursos do sistema etc... ai me pergunto qual a logica de fazer um upgrade se for pra ter q ficar desativando os recursos novos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2021 às 21:05, Rio McCloud disse:

@Mobru A Microsoft permite a instalação do Windows 11 apenas em máquinas com processador incompatível e no mínimo TPM 1.2 alterando uma chave no registro. Entretanto, estas máquinas não receberão atualizações pelo Windows Update, deixando o computador vulnerável igual qualquer máquina rodando um sistema descontinuado, como o Windows 7. As atualizações são frequentes e ter que atualizar toda vez de forma manual é frustrante.

 

 

De: https://support.microsoft.com/en-us/windows/ways-to-install-windows-11-e0edbbfb-cfc5-4011-868b-2ce77ac7c70e

Sei disso, para instalar o com meu i7-7700HQ (com TPM 2.0) não foi necessário fazer nenhuma alteração, só a instalação limpa. Está tudo normal e até melhor que o 10, por enquanto, e as atualizações estão sendo oferecidas normalmente. Tenho um notebook com um i5 de terceira geração, eu vou deixar com o 10, está redondinho, porém eu acredito que rodaria sem problemas, mais está bom como está. Eu acho que a Microsoft vai acabar oferecendo os Updates normalmente, se não vai acabar sofrendo processos, lá nos Estados Unidos se processa até Deus! Tem um senador lá que processou Deus por causa do ataque terrorista de 11 de Setembro, e o processo foi aceito! Claro que Deus não compareceu na audiência. Então, no fim das contas e bem possível que a Microsoft acabe cedendo para evitar dor de cabeça, ganhando ou perdendo eu acho que não valeria a pena nem para a Microsoft perder tempo nessa briga. Que venham os próximos capítulos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acho q a questão dos processadores vai muito além de simplesmente ele ter "potencia". Um i5 de terceira geração apesar de ser obsoleto hj em dia ainda é uma CPU q teria potencia de sobra pra rodar qualquer OS, incluindo o W11. Porém obviamente ele não vai ter instruções ou até mesmo atualização de microcódigo que um Atom atual teria no qual o W11 foi projetado levando em conta. O "buraco" dos processadores do W11 esta nisso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 10/10/2021 às 20:58, Marcos FRM disse:

Gostaria de verdade que algum engenheiro da Microsoft explicasse no Channel 9 os motivos técnicos da exigência de processadores tão recentes. UEFI+Secure boot é perfeitamente compreensível e bem-vindo. TPM é mais ou menos compreensível... ok, vá lá. No entanto, a questão dos processadores não está clara. O conjunto de instruções não mudou tanto assim de alguns anos para cá. Peguemos os Ryzen por exemplo: entre a primeira geração (Zen) e a segunda (Zen+) não tem diferença no conjunto de instruções e mesmo assim o Windows 11 requer Zen+. Seria alguma errata dos Zen que impede seu uso pelo W11? É possível, levando em conta as vulnerabilidades tipo Spectre, MDS, etc. Se alguém tiver links a respeito por favor poste.

 

Achei este PDF:

 

https://download.microsoft.com/download/7/8/8/788bf5ab-0751-4928-a22c-dffdc23c27f2/Minimum Hardware Requirements for Windows 11.pdf

 

3.5 Processor
Devices that run Windows 11 require a 1 GHz or faster processor that meets the following requirements.
• Supports 2 Processor Cores
• Compatible with the x64 or ARM64 instruction set
• Supports PF_ARM_V81_ATOMIC_INSTRUCTIONS_AVAILABLE instruction set (for ARM64 processor)
• Supports PAE, NX and SSE4.1
• Supports CMPXCHG16b, LAHF/SAHF, and PrefetchW

• Meets the supported processor generation list

 

O que está em negrito é quase o mesmo requerimento trazido pelo Windows 8.1 64-bit, com adição de SSE4.1 (o 8.1 requer SSE2). Acredito que o kernel rode em qualquer CPU com essas características[1], desde que tenha UEFI. Precisará da gambiarra LabConfig, pois provavelmente máquinas velhas não terão TPM (processo facilitado pelo Rufus: https://www.pcgamer.com/updated-burning-tool-makes-it-easy-to-ignore-windows-11-system-requirements/).

 

[1] Penryn (Intel) e Bulldozer (AMD). Ou seja, Core 2 Duo 45nm e AMD FX. Contudo, já vi relato que o W11 roda em Phenom II (K10), que não possui implementação completa de SSE 4.1... então a documentação da Microsoft não está precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou achando depois catar no Google que o requerimento verdadeiro (desconsiderando a questão do Windows Update e da necessidade de gambiarra para instalar) de CPU do Windows 11 é o mesmo do Windows 10, que por sua vez é o mesmo do Windows 8.1: PAE, NX, SSE2, CMPXCHG16B, PrefetchW, LAHF/SAHF.

 

Quais processadores mínimos possuem isso?

 

Intel Cedar Mill/Presler (Celeron/Pentium 4/D 65 nm)

AMD K8 revisão F (qualquer modelo AM2 para cima)

 

🧙‍♂️

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...