Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Extrema lentidão com drive DVD-RAM LG GH22NS50


Posts recomendados

Olá a todos.

 

O drive mencionado no título estava na minha antiga máquina, montada em 2009 e que tem um Windows 7 Ultimate. Eu a deixei de usar em Março/2020. Até então e até onde lembro, o drive estava perfeitamente utilizável pelo menos para leitura de DVDs.

 

Coloquei-o na minha máquina atual (Windows 10, versão 2004, compilação 19041.1237), e reparei então que ele está absurdamente lento para até mesmo mostrar os arquivos das mídias e as propriedades do dispositivo (via clique direito). Tem vezes que ele chega a mostrar arquivos gravados nas mídias que tenho aqui, mas os arquivos não estão acessíveis (os aplicativos demoram horrores pra dar uma mensagem que não conseguiram encontrar o arquivo que tentei abrir). Tudo feito em relação a esse drive leva vários minutos.

 

Pelo que consultei no fórum, esse drive parece ser de qualidade não das mais recomendadas. Mas também cheguei a procurar na internet a respeito e li que o problema de drive lento no Windows 10 é bem conhecido por conta de drivers do Windows pra esses dispositivos mais antigos.

 

Já tentei remover todos os controladores AHCI SATA do Gerenciador de Dispositivos, sem efeito. Pelo que li, teve um usuário que instalou o último firmware (que acho que é de 2012 ou 2013, e nem sei onde ele arranjou o driver), mas avisou que não adiantou nada. E a LG fala no site que não devem ser usados drivers dela em drives OEM (que acho bem provável ser o caso desse meu).

 

Seria problema de driver mesmo? Ou esse gravador já deu o que deu? Sendo assim, que drive/gravador eu poderia colocar hoje no lugar com a certeza dele ser totalmente compatível com o Windows 10?

 

Agradeço quaisquer palpites sobre o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@dwatashi, eu usei esse gravador no começo de 2020 pra ler alguns DVDs que tenho com arquivos que gravei há uns bons anos, e estavam sendo lidos sem maiores problemas. Tenho mídias gravadas de várias marcas (e supostamente várias qualidades, mas claro que não devem ser extraordinariamente boas), e elas se comportaram da mesma maneira na ocasião. Foi por esse princípio que excluí problemas nas mídias, pois todas as que testei se comportaram igual ao testar quando publiquei minha dúvida. Infelizmente não tenho outros drives para testar.

 

@mattaus, pelo que vi, a última atualização de firmware pra esse gravador pela LG foi em 2012, então não sei até onde isso adiantaria. Mas ao mesmo tempo, nas notas sobre o firmware no site da LG, ela especifica que esse update só pode ser usado no Windows XP, Vista e 7, com drives que não sejam OEM (que entendo não ser meu caso).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando: trata-se de alguma questão no gravador mesmo. Se é sujeira ou se a lente partiu para o outro mundo, só abrindo o dito pra xeretar. Comprei um DRW-24F1MT da ASUS e os DVDs estão sendo lidos normalmente (o que então é um bom indício de que as mídias que usei são de qualidade suficientemente boa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...