Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Discrete TPM na GA-B75M-D3H atende requisito de TPM do Windows 11?


Gabriel_Viana

Posts recomendados

Essa pergunta é mais pra tirar uma dúvida minha e talvez de algumas outras pessoas. Windows 11 exige Chip TPM 2.0 (no mínimo 1.2). Vamos supor que a Microsoft retire a lista de CPUs compatíveis. Segundo o manual da minha placa-mãe, ela possui um slot TPM (ali embaixo, do lado direito do LPT e lado esquerdo do F-USB2. Caso eu queira adquirir um Chip TPM para instalar na  placa-mãe, eu teria que adquirir um Chip TPM 1.2 ou um TPM 2.0 funcionaria nela também?

 

image.png.958c7a32452d6f6e7e518e47bc079382.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel_Viana Boa noite! Apesar da Microsoft disponibilizar um workaround para poder instalar o Windows 11 em computadores sem suporte (apenas reduzindo o requisito de TPM para a versão 1.2 e removendo a necessidade de processador compatível), ela desencoraja fortemente.

 

O Windows 11 requer recursos específicos de hardware que só computadores totalmente compatíveis possuem. Segundo resultados dos testes durante a fase do Windows Insider, máquinas sem suporte apresentaram 52% mais travamentos de kernel. Além disso, computadores que não atendem todos os requisitos não receberão qualquer tipo de atualização após instalar o Windows 11, fazendo assim que a migração seja um tiro no pé pois desde o primeiro dia você não receberá atualizações, da mesma forma que um computador rodando Windows 7 também não recebe.

 

Respondendo sua dúvida, sim. Se você adquirir um módulo TPM 2.0 e a placa-mãe suportá-lo, o requisito de TPM será atendido. Entretanto, os Discrete TPM (módulos adicionais instalados na placa-mãe, como esse) dificilmente são necessários. A gigantesca maioria dos processadores suportados possuem o Firmware TPM (fTPM), que satisfazem o requisito do recurso de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel_Viana Procurei nos manuais e site da Gigabyte, mas não encontrei nada. Essa placa-mãe foi lançada em 2012 e a versão 2.0 do TPM em 2014, então talvez ela suporte apenas módulos TPM 1.2. O único jeito de saber seria testando mesmo.

 

De qualquer forma, se seu intuito é adquirir um para instalar o Windows 11, mesmo que sua placa-mãe suporte módulos Discrete TPM 2.0, o resto do computador não atenderia aos requisitos. Não vale o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...