Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel "Congelar" Valores no Excel


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Em minha planilha de controle de vendas, através do PROCV, pretendo que, ao digitar o número de SKU de um determinado produto, apareça o valor de custo deste produto, que está lançado numa outra planilha (Planilha de Custos) desta mesma pasta.

Problema é que o valor de custo destes produtos são alterados pelos fornecedores de tempos em tempos.

Gostaria de saber se existe uma forma de, ao se alterar esses valores, na Planilha de Custos, que essas alterações não impactem meus lançamentos anteriores, uma vez que só os lançamentos futuros deverão ser impactadas por esse novo preço. Existe como "congelar" esse valores retornados pela função PROCV? Deixo em aberto a quem tiver alguma outra solução/sugestão que considere ser mais eficaz/inteligente. Talvez alguma fórmula que faça relação a lotes. Por exemplo, se a quantidade de peças do lote 1 for igual a zero, considerar os preços do lote 2.
Enfim, como disse, estou aberto a qualquer sugestão.

 

Desde já agradeço a todos que puderem ajudar.

 

Bruno T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno Thomas

 

O Excel foi feito para que os dados sejam tabulados, ou seja,  lançados um embaixo do outro como um banco de dados, assim possibilita que em outras células ou em outra planilha, sejam retornados os dados desejados.

 

Se você tiver a planilha estruturada dessa forma, poderá filtrar por filtro, formulas, ou macros qualquer dado ali lançado.

 

Dúvidas de Excel sem uma planilha anexada, fica complicado responder corretamente.

 

[]s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela recomendação!

Sendo assim, mando em anexo a pasta para exemplificar minha dúvida.

Utilizando o produto "CINTO" como exemplo, podemos ver que seu estoque está zerado no "LOTE 1", na planilha "VALOR CUSTO".

 

1338280182_PREOCUSTO.JPG.ebf7abab00900fc2a8a7d14cccf49ee4.JPG

 

A quantidade de estoque apresentado nessa planilha apenas espelha o valor apresentado na planilha "ESTOQUE".

Pois bem, o que pretendo é que, através do PROCV (ou qualquer outra solução que convir), quando lançar uma venda na planilha "VENDAS", ao digitar o código SKU, chamasse o valor do LOTE 1, porém, caso o estoque desse lote for igual a zero, como no exemplo da gravata, automaticamente, chamasse o valor do LOTE 2.

Não sei se é possível colocar esse tipo de critério no PROCV. Talvez mesclar PROCV com a função SE.

Enfim, agradeço a todos que puderem ajudar!

 

Bruno T.

 

Planilha Beta.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz algumas alterações na sua planilha nomeando tabelas, inserindo validação de dados, alterando algumas fórmulas. Com a transformação das suas tabelas em tabelas nomeadas uma nova entrada de dados fará com q suas fórmulas sejam automaticamente inseridas na linha inferior.

 

Tratamento de estoque não é algo muito simples, qual é o seu custo de produto quando a venda passa por mais de um lote de preço diferente?
Na aba VALOR CUSTO meu conselho é abandonar a catalogação horizontal dos lotes e colocar todas as entradas na mesma coluna, mas é mais complexo q isso e deixo p/ você encontrar a melhor solução.

Planilha Beta.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DJunqueira , Boa tarde!

Percebo que, de fato, tratamento de estoque não é algo muito simples, sobretudo pra mim que tenho um conhecimento de Excel bastante raso.

Já tinha pensado em transformar minhas tabelas em tabelas nomeadas, porém, não fiz antes porque alguns marketplaces (Mercado Livre, por exemplo) utilizam taxas diferentes de comissão, dependendo da classe do produto. Logo, não sei o preenchimento automático das fórmulas seja producente neste caso. Enfim, é algo a se pensar......

 

Não sei se entendi seu questionamento quanto ao custo de produto quando passa por mais de um lote de preços diferentes, mas, se entendi certo, o ideal seria que fosse a média dos valores.

 

Valeu pelo auxílio, amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Thomas, bom dia.

 

Sábias palavras do @DJunqueira, tratamento de estoque requer análise criteriosa.

No empreendedorismo, você tem que decidir entre sobreviver com o seu trabalho ou viver do seu trabalho.

Para a primeira opção, é o que costuma-se dizer "fazer conta de padeiro", gerir seu negócio apenas olhando os

números, anotando no papel de pão, mas não enchergando os detalhes.

Já para a segunda opção, o seu negócio tem que ser gerido cirurgicamente, analisando custos, vendas, reposição de estoque, curva ABC etc...

A principal diferença, por menor que seja seu comércio, na segunda opção, o seu comércio trabalha para você.

Na primeira opção você se torna escravo do trabalho por ausência de gerenciamento, "ganha de um lado", perde de outro, sempre apagando fogo.

No pós pandemia muito brasileiros arregaçaram as mangas e criaram seus próprios comércios, mas sem entendimento pleno da matéria.

Exemplo: custo do produto $50,00. Quer lucro de 100%. Imediatamente vem o valor $100,00. ERRADO!!!

Opção 1:

Se vender por $100,00 terá apenas 50% de lucro, já que pagou $50,00 na aquisição.

Opção 2:

100% de lucro seria $150,00.

Aí você pensa "por $150,00 não consigo vender, fica muito caro"

É quando tem que se pensar na redução de custos, fixos e variáveis, para se tornar competitivo.

Procure na internet sobre CUSTOxPRECIFICAÇÃO.

 

Peço desculpas ao moderador por ter me desviado do propósito do post, mas a colaboração, às vezes,

pode ser conceitual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...