Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7-7700k + GTX 1080 chegando a 99 e 85º C, é normal?


Posts recomendados

Fala pessoal!

Tenho uma GTX 1080 8GB FTW2 e um i7-7700k.

A temperatura da CPU (segundo o aplicativo SpeedFan) fica em 50ºC com o processador ocioso (rodando apenas google chrome, speedfan e discord)

A temperatura da GPU (segundo o aplicativo SpeedFan) fica em 50ºC também ocioso.

Ambos em jogos como por exemplo GTA V Online passam dos 80ºC, chegando até a 85ºC (como é o caso da placa de vídeo) e 99ºC (como é o caso da CPU).

Nunca tive nenhum desligamento repentino do computador por questão de temperatura, mas acaba sendo ruim pois creio que prejudica o equipamento e também faz um baita calor no meu quarto, mesmo em dias frios. Tenho o computador desde 2018, nunca troquei a pasta térmica por não ter experiência e não confio em levar o computador para alguém limpá-lo ou trocar a pasta pois os cabos estão muito bem da maneira que foram montados.

Para refrigeração, tenho um water cooler Sangue Frio 2 da PCYES
https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwiT3KnY3cDzAhUEsoYKHU_HAeoYABAMGgJ2dQ&ae=2&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2x5krmh7XyoI9jXotdx5djw2UmSJNEKvQ8-op6sJWIi1Z_uMbwlKPR4t9egl1MdJy_VJXTfJnDv4vn2LylUA&sig=AOD64_2JQizERhGrjU2EfgI3eVIzRA3pzw&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwjj8JzY3cDzAhUKrpUCHZe4AewQ9aACegQIARBR&adurl=https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwiT3KnY3cDzAhUEsoYKHU_HAeoYABAMGgJ2dQ&ae=2&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2x5krmh7XyoI9jXotdx5djw2UmSJNEKvQ8-op6sJWIi1Z_uMbwlKPR4t9egl1MdJy_VJXTfJnDv4vn2LylUA&sig=AOD64_2JQizERhGrjU2EfgI3eVIzRA3pzw&ctype=5&q=&ved=2ahUKEwjj8JzY3cDzAhUKrpUCHZe4AewQ9aACegQIARBR&adurl=image.png.cb522f13a32a0dcfb8cd73fd0e75eb10.png


Seguem algumas prints da temperatura do computador de forma ociosa.

image.png.c35587ad2508abb2e67760611f83b9c3.png
image.png.a90fd728d5e6154f8ef92f1da62d3a7e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo Sanches Cima Isso esta longe de ser normal.

99 graus(processador) é extremamente prejudicial, a pasta térmica deve estar ressecada, fora que esse Water Cooler acaba tendo o desempenho inferior a um AirCooler de qualidade razoável, placa de vídeo acima de 80 graus para alguns é aceitável, na minha opinião se torna prejudicial ao longo do tempo.

 

Qual gabinete você usa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperaturas super altas, 85 graus é uma temperatura usável, mas que é para se prestar atenção, agora 99 graus, se o processador continua em Full, é prejudicial, troque a pasta térmica e diga o seu gabinete, se certifique que foi tudo bem encaixado.

7 minutos atrás, Hisoka_ disse:

placa de vídeo acima de 80 graus para alguns é aceitável, na minha opinião se torna prejudicial ao longo do tempo.

Até 85 graus é uma temperatura que eu deixaria passar, principalmente se a GPU for bem quente, agora se a GPU for fria, não é algo bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo Sanches Cima  eu tinha essa combinação, mudei o mês passado.

O Vcore do seu processador tá muito alto. Qual o modelo da sua placa-mãe?

Compre uma segunda fan para fazer um Push / Pull no seu Watercooler, faça muita diferença isso.

A fan do WC é de 4 pinos? Compre uma segunda igual se possível.

Baixe o HWMonitor e o Aida64.

Deixe o HWMonitor aberto e faça um teste de estabilidade do sistema no AIDA64 por 20min somente com a opção FPU selecionada e posta aqui o resultado. Eu preciso ver o Vcore máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo Sanches Cima alguma coisa tá errada. Seu Vcore tá baixo. Ou você instalou errado o WC o a curva da fan do WC tá errada.

Vai na BIOS e faça uma curva personalizada da fan do Wc. Uma linha linear, de 40% a 40ºC sendo 100% a 80ºC.

A bomba do WC tem que estar sempre em 100% de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo Sanches Cima  eu sempre usei pasta térmica da Coolermaster, nunca tive problema.

O problema não no WC e sim no processador. quando ele foi lançado, a própria Intel não recomendava o overclock, pois esse processador já era esquentadinho.

O sistema Push/Pull, são duas fans com o radiador no meio. Esse sistema força o ar a passar mais rápido pelo radiador.

 

PUSH-PULL.png.8d4493b65fef8842a73abaf8a712f54a.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Obrigado Diego! Vou tentar me virar com essa bomba do WC porque eu realmente não sei como eu faço isso hahaha

Tô encomendando uma Arctic Silver 5 pra usar, espero que me dê ótimos resultados.

Vou tentar também mais pra frente fazer um push/pull, vou procurar mais sobre

Por último, para fazer o push/pull eu só preciso de outro cooler ou algum acessórios a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Beleza Diego, obrigado. Eu tenho outro cooler desse ao meu igualzinho, só que ele parou de funcionar... Será que consigo tirar só o fan pra poder aproveitar ou tenho que comprar um fan específico para fazer o pull?

Em 10/10/2021 às 20:28, Diego Both disse:

@Rodolfo Sanches Cima  eu tinha essa combinação, mudei o mês passado.

O Vcore do seu processador tá muito alto. Qual o modelo da sua placa-mãe?

Compre uma segunda fan para fazer um Push / Pull no seu Watercooler, faça muita diferença isso.

A fan do WC é de 4 pinos? Compre uma segunda igual se possível.

Baixe o HWMonitor e o Aida64.

Deixe o HWMonitor aberto e faça um teste de estabilidade do sistema no AIDA64 por 20min somente com a opção FPU selecionada e posta aqui o resultado. Eu preciso ver o Vcore máximo.


Ah, vi hoje isso sobre a fan, sim é quatro pinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo Sanches Cima  a temperatura da GPU em teste de stress chega no máximo a 72ºC.

Baixe o MSI Afterburner.

Abra o software, vá em configurações, na aba Geral, deixe essas duas opções marcadas.

iniciar.png.e707ca41dfb16a7b32e17707de283b03.png

 

Em configurações na aba Inferface, no temas deixe como MSi Mystic Afterburner skin by Drerek Design.

 

Em configurações, na aba Ventoinha, crie uma curva semelhante a minha.

curva.png.2774f142cce8b830036b1c441a2b18da.png

 

 

 

Na aba CURVE EDITOR

clock1.png

 

Abaixar os pontos até 1870mhz (somente o que estiver acima). Feche.

clock2.png.5eb5ac010e2ac08463699499015910d9.png

 

Vá em salvar (1), click na coluna direta no 1 (2), depois de salvar click em aplicar (3).

clock3.png.667172a381bf4cb308d8daca62f4631d.png

 

Sempre que ligar o PC abra o MSI e click em no perfil 1 (criado) e depois em aplicar.

 

Esse método sempre para QUALQUER placa de vídeo. É só observar o clock boost máximo estipulado pelo fabricante e colocar 10 ponto acima.

 

Beleza Diego, obrigado. Eu tenho outro cooler desse ao meu igualzinho, só que ele parou de funcionar... Será que consigo tirar só o fan pra poder aproveitar ou tenho que comprar um fan específico para fazer o pull?

@Rodolfo Sanches Cima

Não dá, pois vai dar diferença do rotor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...