Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena migrar para o Windows 11?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá bom dia, o Windows 11 foi lançado oficialmente a alguns dias atrás, eu tenho um PC(que não possui TMP 2.0),  eu queria saber se vale a pena ir para Windows 11, eu tenho um PC bem rápido que cumpre os requisitos mínimos, mas só não tem o TMP 2.0, mas sei que existe métodos para bular isso, mas mesmo assim vale a pena migrar para o Windows 11, mesmo não tendo um prossesador com tmp? Isso afeta alguma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Rodrigues Campos Não recomendo a migração para nenhum sistema operacional tão jovem. Desde quando a microsoft inventou o windows que o sistema passa sempre por um período de amadurecimento e correções essenciais para seu funcionamento correto no primeiro ano ou mais de lançado. O windows 7 por exemplo só ficou realmente funcional após um ano ou mais, o Vista e o Windows 8 demoraram muito mais que isso, o 10 levou mais de um ano também e ainda teve muitos bugs muito depois disso. 

Enfim, se não quiser passar raiva, espere o sistema amadurecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Henrique Rodrigues Campos disse:

eu queria saber se vale a pena ir para Windows 11, eu tenho um PC bem rápido que cumpre os requisitos mínimos, mas só não tem o TMP 2.0, mas sei que existe métodos para bular isso, mas mesmo assim vale a pena migrar para o Windows 11, mesmo não tendo um prossesador com tmp? Isso afeta alguma coisa?

 

o unico problema em não ser compativel com TPM é não conseguir instalar, mas isso como você mesmo falou, ja está sendo driblado

 

eu uso o win 11 desde a primeira versão dele, a 22000.51 e não tenho do que reclamar.. mesmo na epoca q estava testando como insider preview o sistema ja era muito bom e foi ficando melhor a cada semana com as atualizacoes e correcoes de bugs.

 

essa semana ainda eu faco uma instalacao limpa dele e bola pra frente... ao meu ver é um sistema q tá bem interessante de usar e particularmente não encontrei nada que desabone o uso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Henrique Rodrigues Campos disse:

Olá bom dia, o Windows 11 foi lançado oficialmente a alguns dias atrás, eu tenho um PC(que não possui TMP 2.0),  eu queria saber se vale a pena ir para Windows 11, eu tenho um PC bem rápido que cumpre os requisitos mínimos, mas só não tem o TMP 2.0, mas sei que existe métodos para bular isso, mas mesmo assim vale a pena migrar para o Windows 11, mesmo não tendo um prossesador com tmp? Isso afeta alguma coisa?

eu daria uma segurada antes de atualizar ate porque tem muito bug pra aparecer ainda e  eu que não qro passar nervoso com isso agora se voce não liga boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Rodrigues Campos disse:

Olá bom dia, o Windows 11 foi lançado oficialmente a alguns dias atrás, eu tenho um PC(que não possui TMP 2.0),  eu queria saber se vale a pena ir para Windows 11, eu tenho um PC bem rápido que cumpre os requisitos mínimos, mas só não tem o TMP 2.0, mas sei que existe métodos para bular isso, mas mesmo assim vale a pena migrar para o Windows 11, mesmo não tendo um prossesador com tmp? Isso afeta alguma coisa?

Espere até ano que vem, porque ouvi falar que versão de Outubro de 2022 do Windows 11 (22468) será melhor e maduro. O Windows 11 costuma ter bugs e problemas no lançamento, daqui a um tempo, ele vai se tornar mais firme.

 

O Windows 11 necessita de TPM 2.0 para funcionar melhor. Sem ele, o Windows 11 não vai funcionar corretamente, então melhor ficar no Windows 10 por um tempo até realizar upgrade no seu PC ou comprar um PC novo. Eu tenho notebook Acer com Intel Core i5 7200U, que não é oficialmente compatível com Windows 11, mesmo assim, eu pretendo migrar para Windows 11 no ano que vem, já que o processador do meu notebook é poderoso para rodar esse sistema. Meu notebook também tem TPM 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Esse problema com a AMD eh um tanto qnt relativo. Eu tenho um Ryzen 3700x e ao menos não notei queda de performance, pelo contrário, estou achando q o sistema fluí bem melhor q o W10 e nem eh empolgação de lançamento, visto q estou usando ele oficialmente desde a build 22000.100. Mas de fato o bug existe sim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Só com benchmarks nos dois sistemas você verá a diferença, pois para jogos com sua RX 5600 XT você está com excesso de processador e uma perda de 15% não seria perceptível. Para uso do sistema, que é EXTREMAMENTE leve para uma CPU desse calibre aí você não perceberia nunca a diferença. A questão é com aplicações CPU intensive onde ela realmente seja usada em seu limite. Por exemplo, alguém que usasse hoje um Ryzen 3 3300X com uma RTX 2060 sentiria a perda imediatamente, já se estiver usando R5 3600 com a mesma GPU só perceberia diferença em jogos CPU intensive. Enfim, é relativo sim, mas tem que ser fatorado. Como técnico eu sempre vou recomendar que se espere o primeiro ano de correções para ter certeza de que está pegando um sistema estável, isso independentemente da questão de desempenho que citei. Veja os bug lists que enviei para entender melhor só o que já foi descoberto de problemas, pois ao longo de um ano lhe garanto que serão descobertos muitos mais. Mesmo sendo um Windows 10 por baixo do capô, o windows 11 ainda tem muito que amadurecer para ser realmente confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@RicardoMontoni Só com benchmarks nos dois sistemas você verá a diferença, pois para jogos com sua RX 5600 XT você está com excesso de processador e uma perda de 15% não seria perceptível. Para uso do sistema, que é EXTREMAMENTE leve para uma CPU desse calibre aí você não perceberia nunca a diferença. A questão é com aplicações CPU intensive onde ela realmente seja usada em seu limite. Por exemplo, alguém que usasse hoje um Ryzen 3 3300X com uma RTX 2060 sentiria a perda imediatamente, já se estiver usando R5 3600 com a mesma GPU só perceberia diferença em jogos CPU intensive. Enfim, é relativo sim, mas tem que ser fatorado. Como técnico eu sempre vou recomendar que se espere o primeiro ano de correções para ter certeza de que está pegando um sistema estável, isso independentemente da questão de desempenho que citei. Veja os bug lists que enviei para entender melhor só o que já foi descoberto de problemas, pois ao longo de um ano lhe garanto que serão descobertos muitos mais. Mesmo sendo um Windows 10 por baixo do capô, o windows 11 ainda tem muito que amadurecer para ser realmente confiável.

Sim de fato, pra jogo sobra processador e mesmo os games q eu jogo sempre deixo "travado" nos 60 FPS, mas mesmo em tarefas que exigem ao máximo CPU não notei uma queda perceptível, Eu devo ter uns prints do Cinebench quando montei esse PC ano passado, vou rodar outro teste com a mesma versão pra comparar, porque estou curioso tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Só para constar, o problema será corrigido em breve. Minha preocupação maior não é esta, mas os bugs que ainda não foram detectados por ocorrerem esporadicamente ou apenas em certas combinações de hardware, bem como as vulnerabilidades de segurança. Isso tudo será corrigido apenas com o tempo e considero, de qualquer maneira, saudável esperar até as falhas mais importantes terem sido detectadas e corrigidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@RicardoMontoni Só para constar, o problema será corrigido em breve. Minha preocupação maior não é esta, mas os bugs que ainda não foram detectados por ocorrerem esporadicamente ou apenas em certas combinações de hardware, bem como as vulnerabilidades de segurança. Isso tudo será corrigido apenas com o tempo e considero, de qualquer maneira, saudável esperar até as falhas mais importantes terem sido detectadas e corrigidas.

Por isso acho importante testarmos, tb não indico pra um usuário mais leigo sair atualizando, embora q a julgar o cenário atual mt gente ainda ta usando as primeiras builds do Windows 10 ou preferem acreditar em contos da carochinha que uma ISO modificada criada Pelo Zezé YT Gamer, cheia de malware é melhor q a versão atualizada por vir com trocentos serviços desativados... é tenso!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Henrique Rodrigues Campos Eu diria que, no momento, o interesse em usar o Windows 11 gira mais em torno do (belo) visual que qualquer outra coisa. E acho que o Windows realmente estava precisando dessa remodelagem. O Windows 10 é um sistema de visual datado, que pessoalmente considero anos-luz abaixo do MacOS e da maioria das distros GNU/Linux com GNOME, KDE, Pantheon e Deepin em termos de coerência visual e beleza.

 

Em termos funcionais, ainda mais considerando que o Windows 11 é novo, não vejo muita razão para deixar de usar o Windows 10. E eu não recomendaria gambiarras do YouTube para executar o sistema em hardware incompatível, ainda mais se incluírem .iso modificada. É chato que processadores relativamente atuais - ou mesmo mais antigos e ainda bem capazes, como o meu i5 4670K - não sejam compatíveis, mas é melhor manter desta forma que recorrer a procedimentos questionáveis. Não parece ser o caso do seu Core i9. Acredito que seja apenas uma questão de ativar o TPM na BIOS...

 

P.S.: não estou dizendo que o aspecto visual não é importante, mas apenas que cada usuário deve julgar isso por si mesmo. Por exemplo, eu já migrei para GNU/Linux há quase 2 anos e o aspecto visual foi uma das razões.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Win11 ainda é um balão de ensaio. Não aconselho a instalação nesse ano de 2021. Acredito, como as demais versões Windows, que a Microsoft vai lançar o Win11 Home para computadores comuns e o Win11 Enterprise para empresas. O Home não precisará do TPM 2.0 (mas talvez precise do TPM 1.2). As empresas, que precisam mais segurança, terão que instalar a versão Enterprise ou Profissional que, obrigatoriamente, necessitarão do TPM 2.0.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...