Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BSOD's diárias e aleatórias (ntoskrnl.exe)


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Estou tendo telas azuis totalmente aleatórias há um mês, já tentei:

 

-> Formatar Windows

-> memória RAM nova

-> Placa-mãe diferente

 

e agora não sei mais o que fazer 🤕 E a garantia da minha placa de vídeo acaba agora em dezembro então, se for ela tenho que correr.. minhas specs são:

 

Ryzen 5 3600

Saphire Pulse 5700XT

Corsair CX550

SSD Crucial 960GB

 

As BSOD são aleatórios tanto em códigos quanto em tempos )(1~2~3 por dia) e nunca tenho elas quando estou jogando algo, por mais pesado que seja (ontem mesmo fiquei 5~6 horas jogando Metro Exodus e nada): IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, MEMORY_MANAGEMENT, DRIVER_OVERRAN_STACK_BUFFER, etc etc

 

 

Anexei uns prints do WhoCrashed e BlueScreenView

 

Obrigado!

 

 

 

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os programas que você usou para interpretar a tela azul estão dizendo que isso é problema de software. Depois que formatou o Windows que programas instalou? Já tentou formatar e não instalar nenhum programa para ver se as telas azuis continuam?

 

Pelo que você falou ainda não verificou o HD, faça alguns testes com chkdisk no prompt de comando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ricardo_br disse:

Os programas que você usou para interpretar a tela azul estão dizendo que isso é problema de software. Depois que formatou o Windows que programas instalou? Já tentou formatar e não instalar nenhum programa para ver se as telas azuis continuam?

 

Pelo que você falou ainda não verificou o HD, faça alguns testes com chkdisk no prompt de comando.

 

 

Boa noite Ricardo, tudo bom?

 

 

Então... tela azul 😂 uns 15~minutos depois de começar o chkdisk.. como eu disse, estou tendo elas no máximo 2 vezes por dia com o PC ligado 24h mas 15 minutos depois de começar esse chkdisk, a peste apareceu ->

 

 

 

image.thumb.png.a28aea30c65f841e63573c5efda0c171.png

 

 

Vou fazer de novo aqui, mas respondendo sua pergunta: Sim, após trocar RAM/formatar eu deixei só o Edge rodando e deu tela azul.. diminuíram bastante após fazer isso (antes eu não conseguia ficar 20~30 minutos sem elas), mas ainda deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Davidson tadeu vieira de s Boa noite!

 

Ressalto primeiro para que não formate o PC para resolver tela azul. Se o problema for de hardware (como aparenta no seu caso), ele não será resolvido. Leia depois:

 

De forma a auxiliá-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

  • Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?;
  • Há quanto tempo este problema ocorre?;
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;
  • Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;
  • Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;
  • Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;
  • Você faz overclock no seu computador?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? Se sim, abra-o, veja se existem opções para reverter as instalações e/ou atualizações realizadas e então desinstale-o do computador. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não por atualizadores de drivers, pois eles são causadores comuns de telas azuis e outros problemas no Windows.

Preciso também que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador. Estes nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o causador das telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta. Qualquer erro básico poderá causar falha em alguma etapa do mesmo!

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH-Novo.zip:

LogsCdH-Novo.zip

 

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho. Caso contrário, o procedimento não irá funcionar.

 

É para mover a PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH-Novo.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

 

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo clique no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu sistema operacional é de 32 ou 64-bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu sistema operacional e vá em Executar como administrador. Aguarde, pois o script irá coletar alguns arquivos de log e isso poderá levar até 2 minutos.

 

5- Aparecerão diversas mensagens na tela que será aberta (o Prompt de Comando), lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada LogsColetados será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexá-la na sua próxima resposta.

 

Quando a pasta LogsColetados for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

 

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy. Este software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post: https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso :thumbsup:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rio McCloud disse:

@Davidson tadeu vieira de s Boa noite!

 

Ressalto primeiro para que não formate o PC para resolver tela azul. Se o problema for de hardware (como aparenta no seu caso), ele não será resolvido. Leia depois:

 

De forma a auxiliá-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

  • Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?;
  • Há quanto tempo este problema ocorre?;
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;
  • Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;
  • Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;
  • Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;
  • Você faz overclock no seu computador?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? Se sim, abra-o, veja se existem opções para reverter as instalações e/ou atualizações realizadas e então desinstale-o do computador. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não por atualizadores de drivers, pois eles são causadores comuns de telas azuis e outros problemas no Windows.

Preciso também que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador. Estes nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o causador das telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta. Qualquer erro básico poderá causar falha em alguma etapa do mesmo!

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso :thumbsup:

 

Olá!

 

 

Certo, segue os resultados: 

 

image.thumb.png.2e0c3f2b9a0ef9903e400732d581f286.png 

 

 

 

 

 

PS: segundo chkdsk também deu problema 🧐 cerca de 1h depois deu tela azul, vou tentar novamente.

LogsColetados.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Davidson tadeu vieira de s Faltou responder as perguntas.

 

 

Ué, que estranho... Eu tinha respondido mas foi sem elas, me desculpe! Segue->

 

Há quanto tempo este problema ocorre?;

+/- 1 mês e meio

 

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;

Não

 

Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;

Não, não costumo fuçar com o windows

 

Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;

Filtro de linha.

 

Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;

Não, só mouse/teclado

 

Você faz overclock no seu computador?

Nunca fiz

 

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);

Diz 2667

 

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? 

Não, só formatei e atualizei os drivers de vídeo, chipset, rede e áudio, direto do site da msi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Davidson tadeu vieira de s Certo. Segue resultados:

 

Primeiro, gostaria de saber o que você estava rodando quando tirou a captura de tela do Speecy. 59º C não é normal para um processador que acredito estar ocioso.

 

Segundo, alguns códigos de parada mencionados nos logs podem indicar problemas de driver. Há diversas entradas citando o driver de rede. Remova ele pelo Gerenciador de Dispositivos, reinicie o computador e deixe o Windows instalar automaticamente, procurando por atualizações no Windows Update.

 

Também notei vários alertas do CHKDSK no disco D:. É uma partição no seu PC, ou um dispositivo removível (HD externo, pendrive)? De qualquer forma, execute o comando chkdsk D: /r para reparar os erros da unidade.

 

Aguardo sua resposta. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Davidson tadeu vieira de s Certo. Segue resultados:

 

Primeiro, gostaria de saber o que você estava rodando quando tirou a captura de tela do Speecy. 59º C não é normal para um processador que acredito estar ocioso.

 

Segundo, alguns códigos de parada mencionados nos logs podem indicar problemas de driver. Há diversas entradas citando o driver de rede. Remova ele pelo Gerenciador de Dispositivos, reinicie o computador e deixe o Windows instalar automaticamente, procurando por atualizações no Windows Update.

 

Também notei vários alertas do CHKDSK no disco D:. É uma partição no seu PC, ou um dispositivo removível (HD externo, pendrive)? De qualquer forma, execute o comando chkdsk 😧 /r para reparar os erros da unidade.

 

Aguardo sua resposta. :thumbsup:

 

 

Não lembro precisamente o que eu estava usando na hora (provavelmente só o Edge, mesmo) mas observei as temperaturas dele aqui por 5 minutos sem fazer nada e reparei que elas flutuam bastante, ficaram entre 41c e 55c.

 

Sobre o driver, é esse que eu devo remover? 

 

image.png.0a464a528c7d9f3e6f3881b69ea22fce.png

 

Sobre um disco D.. eu tenho um pendrive e um HD interno (externo não tenho) mas removi ambos e não os uso há um tempo tentando isolar esse problema das telas, mas deixo bastante o meu celular conectado no USB do PC

 

image.png.d987a4e3937afb39e3af24ceabdd4b7e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Davidson tadeu vieira de s disse:

Não lembro precisamente o que eu estava usando na hora (provavelmente só o Edge, mesmo) mas observei as temperaturas dele aqui por 5 minutos sem fazer nada e reparei que elas flutuam bastante, ficaram entre 41c e 55c.

 

@Davidson tadeu vieira de s Certo. Perguntei pois, além de ser estranho, o Visualizador de Eventos mostrou alguns desligamentos repentinos/BSODs que não foram logadas com mindumps. Estes eventos sequer mostram algum código de parada, levando a crer que o desligamento foi tão repentino que não deu tempo de gravar os dados. Um exemplo de quando isso pode acontecer é quando a máquina desliga para evitar superaquecimento. Imaginei que, enquanto você jogava alguma coisa, o processador chegou numa temperatura alta ao ponto de desligar a máquina para evitar danos.

 

Sem título.png

 

10 horas atrás, Davidson tadeu vieira de s disse:

Sobre o driver, é esse que eu devo remover? 

 

Na realidade, não. Você deve desinstalar o Remote NDIS Compatible Device. O Visualizador de Eventos mostrou vários erros ligados a um dispositivo conectado na porta USB, que depois de checar o valor descobri que é seu celular. Além disso, há vários erros citando o Remote NDIS Compatible Device, que é um driver de rede associado a dispositivos em portas USB.

 

Sem título 1.png

 

Sem título 2.png

 

image.png

 

Quero que você desconecte seu celular do computador, desinstale o driver que mencionei, reinicie a máquina e vá usando o PC sem conectar o celular. Se as telas azuis não voltarem a acontecer, provavelmente encontramos o culpado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rio McCloud disse:

 

@Davidson tadeu vieira de s Certo. Perguntei pois, além de ser estranho, o Visualizador de Eventos mostrou alguns desligamentos repentinos/BSODs que não foram logadas com mindumps. Estes eventos sequer mostram algum código de parada, levando a crer que o desligamento foi tão repentino que não deu tempo de gravar os dados. Um exemplo de quando isso pode acontecer é quando a máquina desliga para evitar superaquecimento. Imaginei que, enquanto você jogava alguma coisa, o processador chegou numa temperatura alta ao ponto de desligar a máquina para evitar danos.

 

Sem título.png

 

 

Na realidade, não. Você deve desinstalar o Remote NDIS Compatible Device. O Visualizador de Eventos mostrou vários erros ligados a um dispositivo conectado na porta USB, que depois de checar o valor descobri que é seu celular. Além disso, há vários erros citando o Remote NDIS Compatible Device, que é um driver de rede associado a dispositivos em portas USB.

 

Sem título 1.png

 

Sem título 2.png

 

image.png

 

Quero que você desconecte seu celular do computador, desinstale o driver que mencionei, reinicie a máquina e vá usando o PC sem conectar o celular. Se as telas azuis não voltarem a acontecer, provavelmente encontramos o culpado.

 

 

 

Entendi. 

 

 

Bom, p/ aparecer o driver que você me mandou eu tive que rotear a rede do meu celular, fiz isso, desinstalei o driver e reiniciei sem o celular, mas deu bsod uns 10 minutos depois 

 

 

Rodei sfc /scannow no cmd e deu arquivos corrompidos, sabe dizer se é relevante pro meu problema? (Imagino que não, pois o relatório disse que "consertou" mas continua dando bsod de qualquer forma)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Davidson tadeu vieira de s Execute o script novamente e envie os novos logs.

 

 

Certo, segue! (desculpe a demora)

 

 

 

 

Edit: Vi que os logs não foram por eu não ter mais espaço, acho? enfim, deixei no Google Drive se não tiver problema

 

https://drive.google.com/file/d/1KyGY95knA-mj__Y74D4U_JDiE-SJvcCM/view?usp=sharing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Davidson tadeu vieira de s Vamos lá:

 

Nos logs existem muitas telas azuis com códigos de parada diferentes. Isso normalmente é um sinal de problemas na memória. Entretanto, a informação contida nos logs mira minha atenção para outra coisa.

 

Um dos mindumps cita o arquivo amdppm.sys. Esse arquivo é relacionado ao processador.

 

Sem título.jpg

 

Sem título 2.jpg

 

Além disso, há uma entrada do WHEA (Windows Hardware Error Architecture, responsável por gerenciar e reportar problemas de hardware) com um erro fatal relatado pelo núcleo do processador.

 

Sem título 5.jpg

 

Podemos botar o processador na lista de possíveis culpados (pois ainda não dá para confirmar com absoluta certeza).

 

Uma das telas azuis citou o arquivo Ntfs.sys (driver relacionado a partições NTFS) e o autochk.exe, que é um recurso do Windows que verifica a integridade lógica dos discos durante a inicialização do sistema.

 

Sem título 3.jpg

 

Isso pode ser um sinal de problema no seu SSD. Coloquemos também ele na lista de possíveis culpados.

 

Seria isso, se não fosse por mais uma coisa: há diversos erros 41 no Visualizador de Eventos. Esse erro indica que o Windows foi desligado de forma inesperada, como numa tela azul, queda de energia elétrica, desligamento abrupto para evitar superaquecimento e por aí vai.

 

Entretanto, várias delas informam que o valor SystemSleepTransitionsToOn é maior que 0. Isso indica que o Windows falhou ao sair do estado de suspensão ou hibernação. Normalmente isso indica problemas no recurso Inicialização Rápida.

 

Sem título 4.jpg

 


 

Resolução

 

Primeiro, desative a Inicialização Rápida. Abra uma instância do Prompt de Comando como Administrador, digite o comando a seguir e dê Enter. Após isso, reinicie a máquina e avalie se as telas azuis continuarão acontecendo.

 

powercfg /h off

 

Caso continuarem, você deve testar seu SSD. Baixe o CrystalDiskInfo e abra-o. Baixe também o SeaTools. Nele, execute os quatro testes disponíveis no menu "Teste de base". Não execute o último! Lembre-se de fechar todos os programas e não usar o computador durante os testes, que podem demorar várias horas. Após concluir todos, anexe capturas de tela de cada um dos testes, tanto do CrystalDiskInfo como do SeaTools.

 

Estou no aguardo. :thumbsup:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...