Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC gamer Ryzen 7 3700X + B450 Aorus Elite V2 + RTX 2060, qual RAM devo escolher?


Ir à solução Resolvido por carbonii,

Posts recomendados

Boa tarde galera!

Tô abandonando os consoles e montando um setup pra rodar os primeiros games da nova geração. Mas meu conhecimento de hardware de PC é um pouco limitado.

 

Vou pegar um Ryzen 7 3700X com cache 32MB; 3.6GHz (4.4GHz Max) e uma RTX 2060, Talvez seja um pouco ultrapassado, mas tô mirando um orçamento um pouco baixo porque o preço das Placas de Vídeos tá osso.

 

Peguei uma B450 Aorus Elite V2 e no manual dela, informa que ela suporta módulos de memória de 2933/2667/2400/2133 MHz. Eu quero pegar um pente de 16 GB pra futuramente pegar mais um de 16 e usar em dual channel

 

Tô em duvida da frequência de RAM que eu devo escolher, alguém aí me ajuda? Devo pegar uma de 2666 MHz ou posso pegar uma de 3000 MHz de boa? Se eu pegar uma de 3000 ela não vai ser compatível com a placa-mãe, ou apenas não utilizará os 67 MHz de diferença entre placa-mãe e RAM?

 

Outra dúvida, Pra esse setup, uma fonte Corsair CX650 650W aguenta de boa?

 

Desde já, agradeço pela atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danilo Bini Eu não pegaria um Ryzen 7 3700x. Pegaria um Ryzen 5 5600x que está por volta de 1800R$ e é melhor em games do que o Ryzen 7 3700x. Sobre as memórias, pegue 2 pentes de 8GB com frequência de 3600MHz.

Pelo preço da RTX 2060 eu pegaria uma RTX 3060 que está uns 500R$ mais caro apenas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o colega acima, o Ryzen 7 3700X só vale a pena se estiver bem em conta (R$1.500 pra menos), assim como o Ryzen 5 3600, de contrário, vai logo de 5600X.

 

A fonte mais custo-benefício que vejo no momento é a Seasonic Core GC-550, está muito barata e dá conta com folga de uma configuração desse nível: 

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19325/fonte-seasonic-core-gc-550-550w-80-plus-gold

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, carbonii disse:

@Danilo Bini Eu não pegaria um Ryzen 7 3700x. Pegaria um Ryzen 5 5600x que está por volta de 1800R$ e é melhor em games do que o Ryzen 7 3700x. Sobre as memórias, pegue 2 pentes de 8GB com frequência de 3600MHz.

Pelo preço da RTX 2060 eu pegaria uma RTX 3060 que está uns 500R$ mais caro apenas...

 

Obrigado pela resposta

 

Eu pretendo usar o PC não só para jogar, mas para alguns programas pesados para trabalho tambem (SolidWorks e AutoCAD), mesmo assim você ainda sugere o R5 no lugar do R7?

 

E essa frequência de memória, é compatível com a minha placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Danilo Bini O Ryzen 7 3700x está por mais de 2200R$... definitivamente não vale a pena. Vou lhe dar 2 opções

 

Opção AMD 

Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

Placa Mãe Gigabyte A520M AORUS Elite, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória DDR4 XPG Spectrix Gammix D45, RGB, 8GB, 3600MHz, Black (selecione 2 pentes)

 

Opção INTEL

Processador Intel Core i7 10700KF, 3.80GHz (5.10GHz Turbo) 8/16 S/ Cooler LGA 1200 S/Video

placa-mãe Gigabyte B560M H, Chipset B560, Intel LGA 1200, mATX, DDR4, 9MB56MH-00-10

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3200MHz, Red (selecione 2 pentes)

 

Como ambas configurações deram o mesmo preço praticamente eu iria de i7 10700KF. Tendo em vista que você usará o i7 para trabalhos, por ele ter mais núcleos e threads do que o Ryzen 5 5600x, o i7 se sairá melhor.

 

Porém se você tiver preferência pela plataforma da AMD pode ir tranquilo no lado vermelho da força, o 5600x não te deixará na mão em nenhum quesito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, carbonii disse:

@Danilo Bini O Ryzen 7 3700x está por mais de 2200R$... definitivamente não vale a pena. Vou lhe dar 2 opções

 

Opção AMD 

Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

Placa Mãe Gigabyte A520M AORUS Elite, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória DDR4 XPG Spectrix Gammix D45, RGB, 8GB, 3600MHz, Black (selecione 2 pentes)

 

Opção INTEL

Processador Intel Core i7 10700KF, 3.80GHz (5.10GHz Turbo) 8/16 S/ Cooler LGA 1200 S/Video

placa-mãe Gigabyte B560M H, Chipset B560, Intel LGA 1200, mATX, DDR4, 9MB56MH-00-10

Memória DDR4 Geil Evo Potenza, Edição AMD, 8GB, 3200MHz, Red (selecione 2 pentes)

 

Como ambas configurações deram o mesmo preço praticamente eu iria de i7 10700KF. Tendo em vista que você usará o i7 para trabalhos, por ele ter mais núcleos e threads do que o Ryzen 5 5600x, o i7 se sairá melhor.

 

Porém se você tiver preferência pela plataforma da AMD pode ir tranquilo no lado vermelho da força, o 5600x não te deixará na mão em nenhum quesito!

Só acrescento que a placa-mãe B560M DS3H na Kabum está sendo melhor opção. E dá pra usar pentes de 3600MHz no Intel também com placas B560 ou superiores.

 

O Ryzen 5 5600X tem desempenho por núcleo maior, e a tecnologia de Simultaneos Multi-Threading da AMD também funciona um pouco melhor do que o Hyper Threading da Intel, isso tudo contribui para um 6/12 da 4ª geração da AMD se aproximar bastante de um 8/16 de 10ª geração da Intel. Pela diferença de preço, o 5600X fica como a opção mais custo x beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carbonii @GuilhermeGB Obrigado pelas dicas, seguindo as recomendações de vocês e vários videos que eu pesquisei, peguei o Ryzen 5 5600X mesmo, acredito que ele dará conta dos programas que eu pretendo usar de boa. Já que não são programas onde vou usar renderização 3D muito pesada.

 

Em relação a placa-mãe, ela eu já tenho, é a B450 Aorus Elite V2. Posso ir nas memórias de 3600 MHz tranquilo então? Visto que no manual da placa-mãe ta esses valores: 2933/2667/2400/2133 MHz 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/10/2021 às 12:53, GuilhermeGB disse:

Só acrescento que a placa-mãe B560M DS3H na Kabum está sendo melhor opção. E dá pra usar pentes de 3600MHz no Intel também com placas B560 ou superiores.

 

O Ryzen 5 5600X tem desempenho por núcleo maior, e a tecnologia de Simultaneos Multi-Threading da AMD também funciona um pouco melhor do que o Hyper Threading da Intel, isso tudo contribui para um 6/12 da 4ª geração da AMD se aproximar bastante de um 8/16 de 10ª geração da Intel. Pela diferença de preço, o 5600X fica como a opção mais custo x beneficio.

@GuilhermeGB

 

 Para esse processador 5600x a placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 " atende bem ", mas se fosse já pensando um pouco a frente. 

a GIGABYTE B550M AORUS ELITE ou ASUS Tuf Gaming b550m Plus mATX não seria melhor ? Algumas dessas duas precisa atualizar a BIOS para usar esse processador ?

To montando meu PC e estou muito em dúvida dessa placa-mãe.

 

Outra coisa, o que acha desse WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45 ? Minha região é "quente'', a indicação que tenho é de um SCYTHE FUMA 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RudsonRuanSantos01 disse:

a GIGABYTE B550M AORUS ELITE ou ASUS Tuf Gaming b550m Plus mATX não seria melhor ? Algumas dessas duas precisa atualizar a BIOS para usar esse processador?

O G não precisa.

9 minutos atrás, RudsonRuanSantos01 disse:

Outra coisa, o que acha desse WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45 ? Minha região é "quente'', a indicação que tenho é de um SCYTHE FUMA 2

Desperdício de dinheiro, o Fuma 2 tem um desempenho bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pepse disse:

O G não precisa.

Desperdício de dinheiro, o Fuma 2 tem um desempenho bem melhor.

 

 Entendi, no caso do X ambos processadores precisam, né isso ?

 Meu medo é só a região onde moro, PC fica ligado 24/7

 

 Na duvida sobre os processadores que citei, fora a questão da BIOS. Ainda assim compensa A520M DS3H?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RudsonRuanSantos01 as placas A520 e B550 precisam de BIOS recentes para suportar os processadores 5000, tantos os processadores "X" quanto os "G", ambos fazem parte da mesma arquitetura. A questão é que as primeiras BIOS que habilitaram essa compatibilidade foram lançadas há mais de um ano, 99% das placas vendidas hoje já estão atualizadas de fábrica.

 

Water cooler pra processador intermediário é um total desperdício de dinheiro, até coolers como o Fuma 2 são desnecessários. Os coolers mais adequados para esse tipo de processador são os modelos de uma torre com apenas uma ventoinha de 120mm, como o Gammaxx 400 V2 e outros modelos similares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...