Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COD Warzone com quedas de FPS, jogo fechando sozinho e PC reiniciando


Posts recomendados

Fala galera, só alegria?

Minha configuração abaixo vem encontrando problemas para tocar o COD Warzone em FPS altos, ficando muitas vezes abaixo da minha antiga placa de vídeo 1660 Super da Pcyes.

Vejam se conseguem me auxiliar ou dar dicas...

 

PC:
Core i5 11400f rocket lake 2.60ghz
tuf gaming z490 plus
32gb ram hyperx 2666ghz
gigabyte 3070ti 8gb

fonte 850w corsair gold

monitor 144hz aoc

 

Durante o game cai para 90 a 100 fps, algumas vezes trava no DX12, fecha o game, reinicia o PC e assim vai...

A média de FPS fica entre 110 a 120 no máximo, usando baixa qualidade nas configs gráficas.

Obrigado,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100-110 FPS já é o limite que esse processador consegue, amigo, é o famoso gargalo, e colocar uma placa de vídeo melhor não muda isso. Warzone é um jogo bastante intensivo para processador, e sua otimização tende a piorar a cada atualização. Acredito que não exista nenhum modelo com que consiga manter esse jogo acima de 144 FPS 100% do tempo,  por exemplo, nem mesmo um Ryzen 9 5950X ou um Core i9 10900K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott isso as vezes acontece de travar a tela no game e reiniciar, meio que congela a tela...

 

No inicio quando coloquei a 3070ti ele fazia isso direto, reiniciava, depois de muita pesquisa etc, mandaram configurar a BIOS para ajustar alguns pontos como:

 

XMP ligado
Intel rapid storage e virtualização habilitado
Alterado Pcie configuration Gen3 (bifurcation pci speed)


***

A NVIDIA recomenda também alterar essas configurações na BIOS:
1. Ativar “Above 4GB Decoding”
2. Ativar “Resizable BAR”
3. Desabilitar Compatibility Support Module (CSM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Guilherme GB disse:

Estou usando o DX11 como dito, instalei o afterburner pra acompanhar o uso processador e placa de vídeo e os mesmos ficam em torno de 60% uso, praticamente iguais...

 

Se no caso é gargalo do processador, recomendariam qual processador? 

O game não vai usar 100% do processador, ele tem 12 threads, não conheço quase nenhum game que consega usar mais do que 8 threads de um processador. O que vai afetar o desempenho nesse game que não consegue usar muitos threads, é o aumento no desempenho por núcleo, e isso poderia ser melhorado com algum overclock, por exemplo, não sei se você conseguiria fazer isso aí. Trocar de processador apenas por causa disso não é tão viável, mas é uma possibilidade.

 

Reparei que você está usando uma placa-mãe Z490, já vi testes do i5 11400F em placas 400 e foi mostrado que o desempenho dele é mais baixo que nas placas da série 500, isso devido a limitação de energia para o processsador. O mais engraçado é que o chipset Z490 é considerado high-end, tem total capacidade de rodar até processadores mais potentes, não sei se é um bug ou sacanagem da Intel.

 

Esse vídeo até tem um comparativo entre Z490 e Z590, e também mostra que a placa-mãe acaba afetando o desempenho do processador em alguns jogos, mas não são todos. A diferença não é grande o suficiente para justificar uma troca de placa-mãe, mas existe.

 

 

Outro detalhe importante sobre o i5 11400F, é que ele vem meio "capado" de fábrica para ficar dentro das especificações de 65W. Em algumas placas-mãe, você consegue "desbloquear" o desempenho total dele, mas o consumo do processador aumenta significativamente também, então é bom considerar um bom sistema de refrigeração. E também não sei como isso ficaria na sua placa-mãe. Em geral, o ganho de desempenho não é tão grande quanto o aumento de consumo do processador, então não sei o quanto é viável fazer isso também. De acordo com o gráfico abaixo, o aumento médio em 1080p é menos que 5%:

 

relative-performance-games-1920-1080.png

Fonte: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/16.html

 

Esse outro gráfico mostra a diferença de consumo de todo o sistema (todas as peças do PC juntas):

 

power-multithread.png

Fonte: https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-11400f/20.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Legal, entendi seu ponto de vista, realmente eu já vi essa limitação em outros vídeos também do youtube, que a Z490 pode afetar o desempenho e como passei acima para o outro amigo, no começo tive que alterar configs da BIOS para a 3070ti rodar liso...

 

Enfim, acho que não tenho muito o que fazer, já fiz a liberação de energia como menciona em BIOS config e mesmo assim não vi diferença significativa.

 

Vocês acham que uma 2070 super ... rodaria melhor com essa config da minha máquina ou deixa como está e seja feliz? kkk afinal existem outros jogos além do WZ kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Guilherme GB disse:

@GuilhermeGB Legal, entendi seu ponto de vista, realmente eu já vi essa limitação em outros vídeos também do youtube, que a Z490 pode afetar o desempenho e como passei acima para o outro amigo, no começo tive que alterar configs da BIOS para a 3070ti rodar liso...

 

Enfim, acho que não tenho muito o que fazer, já fiz a liberação de energia como menciona em BIOS config e mesmo assim não vi diferença significativa.

 

Vocês acham que uma 2070 super ... rodaria melhor com essa config da minha máquina ou deixa como está e seja feliz? kkk afinal existem outros jogos além do WZ kkkk

Mudar a placa de vídeo não vai fazer diferença pro desempenho do processador. A RTX 3070 Ti é muito superior a uma RTX 2070 Super, não vejo motivo para tal troca. Dá pra você tentar aí também um overclock nas suas memórias. Tente pelo menos uns 3000MHz, tem gente que consegue até 3200MHz com algumas memórias de 2666MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Guilherme GB disse:

@GuilhermeGB Legal, vou tentar...
Achei um par de XPG 3200 com 16GB, se funcionar melhor com over de memória, vou ver de pegar. Obrigado

Frequencia de memória dá diferença, mas não é algo tão absurdo. Vale a pena tentar nas memórias que você já tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Guilherme GB disse:

@GuilhermeGB Fiz um teste agora jogando a 2666 para 3000 foi de boa e aparentemente subiu em torno de 8 a 10 fps ... troquei na config da BIOS o SPEED  da PCI para GEN3, jogando 1 saque inteiro de boa no WZ em média boa de fps... 

Bom ganho, maior do que eu esperava. Como estão as latências a 3000MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...