Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux com HD de 8gb qual usar ?


MarinsWeb

Posts recomendados

Boa tarde

Então, 8GB de HD? certeza? isso é muito pouco, você vai precisar recorrer a uma distribuição bem minimalista. 2GB de RAM também é pouco, mas dependendo do seu uso e da dsitribuição que você pegar, dá pra usar o PC de maneira relativamente tranquila. 

Eu diria que você vai precisar ir atrás de distribuições que vão ficar com consumo de RAM abaixo dos 200 MB ao ligar o PC, então você vai ter que fugir de nomes como KDE, GNOME e Cinnamon. Esses 3 são ambentes de trabalho do sistema, e não o sistema em si. Vão ser pesadas demais pra sua máquina. O ideal seria usar apenas um gerenciador de janelas (i3wm ou i3-gaps, bspwm, dwm...), e não um ambiente de trabalho (Desktop Environment, DE) completo. Mas só gerenciador de janelas pode ser um pouco complexo, então, nomes como LXDE, LXQT e XFCE talvez possam ser boas opções.  

Bodhi Linux é uma distribuição bem leve, mas já vi gente reclamando de ter dificuldade pra fazer coisas simples como trocar  a resolução da tela. 

LXLE, Antix e Q4OS  podem ser opções mais fáceis de mexer(pois são baseadas em Debian, o que significa que é mais fácil de achar software na internet, ajuda e tal), mas realmente nunca mexi. 

Se esse é seu primeiro contato com linux, Arch Linux não é uma boa. Mas se você tiver tempo livre, souber inglês(opcional, mas ajuda muito), for curioso, não tiver medo do terminal e estiver afim de cair de cabeça nesse rolê de linux(entender como o sistema funciona, seus diretórios, arquivos de configuração, particionamento de disco, tudo por linha de comando), é uma opção bem legal. Eu mesmo queria ter descoberto isso quando ainda tava na escola. 

Esses dias eu peguei meu PC mais velho (Intel Core2Duo E7400, 2.8GHz, 2GB DRR2 de RAM, HD de 160 GB) e fiz um rolê que funcionou bem: Instalei o Debian 11 (Debian Bullseye), mas desmarquei todas as opções de Desktop Environment. Instalei apenas o sistema base, em modo texto mesmo. A partir dali, instalei o ambiente gráfico, um display manager(lightdm), e um gerenciador de janelas(bspwm). O resultado disso é que o PC tá consumindo 137MB de ram ao ligar o sistema, e usando o navegador Brave-Browser, eu consigo abrir mais abas do que eu esperava sem o PC travar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer Linux funciona bem com essa máquina. O único problema é o ambiente gráfico. Escolha um bem leve, como LXDE, XFCE ou IceWM.

 

Seu próximo problema será o espaço. 8GB são suficientes para instalar e rodar muito bem, mas não vai sobrar espaço para você guardar ou instalar muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...