Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 com temperatura máxima em torno de 80 °C é normal?


Posts recomendados

Opa meus amigos. 
Preciso de uma ajuda, o que vcs acham dessa temperatura do meu Ryzen 5 3600? Tenho medo de ele estar aquecendo de mais e acabar diminuindo o tempo de vida dele, Utilizo water cooler maelstrom 240t e pasta térmica akasa 455.
Meu cpu é bem ventilado. Tenho 3 ventoinhas colocando vento para fora e 2 em baixo puxando ar para dentro, mais o water cooler. Troquei a pasta térmica agorinha. Essa temperatura do print é com game aberto, mas hj ta um dia frio aqui, então em dias de calor ele bate quase 80 ou ate chega em 80.
placa-mãe: steel legends b450m
placa de video: GeForce® GTX 1660 SUPER™ MINI ITX 6G
whater cooler: maelstrom 240t
pasta térmica: akasa 455.
processador: Ryzen 5 3600 (não TEM OVERCLOCK)
memorias: 2x geil evo x 16gb 3200mhz (32gb)

image.png.1e85c896f28d624f2872253503a0c06b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepse disse:

Bem, o gabinete tem um AirFlow decente, você já checou se o WC está bem encaixado? e se você colocou a pasta térmica, quanto colocou?

Sim eu apertei ele bem, não quis apertar mt para ele n pressionar mt o processador, mas ta bem apertado, a pasta térmica eu coloquei 1 pingo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Skairos disse:

Sim eu apertei ele bem, não quis apertar mt para ele n pressionar mt o processador, mas ta bem apertado, a pasta térmica eu coloquei 1 pingo 

Bem, te recomendo tirar um pouco da pressão e pressionar até não ir mais, não force, se ele não quiser ir mais pare.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se a bomba está funcionando com controle de rotação desativado.

 

Creio que na BIOS em H/W Monitor a tela seja parecida com a desse print aqui.

 

Caso tenha ligado a bomba no cpu fan 2 ou algum dos cha fan, é necessário desativar o controle de rotação.
Por convenção da ASRock, deixe no modo W_PUMP e full speed.
Se preferir e achar mais simples o modo PWM funciona também, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, EdsonSM disse:

Verifique se a bomba está funcionando com controle de rotação desativado.

 

Creio que na BIOS em H/W Monitor a tela seja parecida com a desse print aqui.

 

Caso tenha ligado a bomba no cpu fan 2 ou algum dos cha fan, é necessário desativar o controle de rotação.
Por convenção da ASRock, deixe no modo W_PUMP e full speed.
Se preferir e achar mais simples o modo PWM funciona também, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos.

ok vou verificar

34 minutos atrás, EdsonSM disse:

Verifique se a bomba está funcionando com controle de rotação desativado.

 

Creio que na BIOS em H/W Monitor a tela seja parecida com a desse print aqui.

 

Caso tenha ligado a bomba no cpu fan 2 ou algum dos cha fan, é necessário desativar o controle de rotação.
Por convenção da ASRock, deixe no modo W_PUMP e full speed.
Se preferir e achar mais simples o modo PWM funciona também, apenas seria mais específico para controle de fans de 4-pinos.

estava full speed, só n tava no modo W_PUMP dai alterei, mas continua igual. deve ter ave com processador que ele é assim quente mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se a rotação da bomba não seria em torno de 2300 - 2400 rpm.
E se o led está funcionando como mostrado aqui.

 

Já vi temperaturas bem mais baixas do R5 3600 com wc de 240.
Eu mesmo já tive o R5 3600 com um wc de 240, o Corsair H100X e as temperaturas não eram altas assim.

 

Já testou com as fans que vieram com o 240T?

 

Não tenho experiência com esse tipo de gabinete, com fans laterais ao lado da placa-mãe.
Acho que não teria haver, mas imagino se não seria melhor com essas fans laterais funcionando como injeção de ar ao invés de exaustão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, EdsonSM disse:

Verifique se a rotação da bomba não seria em torno de 2300 - 2400 rpm.
E se o led está funcionando como mostrado aqui.

 

Já vi temperaturas bem mais baixas do R5 3600 com wc de 240.
Eu mesmo já tive o R5 3600 com um wc de 240, o Corsair H100X e as temperaturas não eram altas assim.

 

Já testou com as fans que vieram com o 240T?

 

Não tenho experiência com esse tipo de gabinete, com fans laterais ao lado da placa-mãe.
Acho que não teria haver, mas imagino se não seria melhor com essas fans laterais funcionando como injeção de ar ao invés de exaustão.

como faço para verificar a rotação da bomba? ela pisca igual a imagem mas ela pisca mais lentamente. na imagem esta piscando mais rápido, n sei se tem ave. 

8 minutos atrás, EdsonSM disse:

Verifique se a rotação da bomba não seria em torno de 2300 - 2400 rpm.
E se o led está funcionando como mostrado aqui.

 

Já vi temperaturas bem mais baixas do R5 3600 com wc de 240.
Eu mesmo já tive o R5 3600 com um wc de 240, o Corsair H100X e as temperaturas não eram altas assim.

 

Já testou com as fans que vieram com o 240T?

 

Não tenho experiência com esse tipo de gabinete, com fans laterais ao lado da placa-mãe.
Acho que não teria haver, mas imagino se não seria melhor com essas fans laterais funcionando como injeção de ar ao invés de exaustão.

no cooler da bomba uq esta no cpufanin no HWMonitor marca 2180rpm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive o 240T, tem razão me recordo que o led piscava lentamente.
A bomba ficava em torno de 2300 rpm.

 

Então parece que está tudo bem com a instalação.

 

Quanto as temperaturas acho que deveria ser mais baixa.
Imagino se com o cooler box as temperaturas não seriam as mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, EdsonSM disse:

Já tive o 240T, tem razão me recordo que o led piscava lentamente.
A bomba ficava em torno de 2300 rpm.

 

Então parece que está tudo bem com a instalação.

 

Quanto as temperaturas acho que deveria ser mais baixa.
Imagino se com o cooler box as temperaturas não seriam as mesmas.

as minhas fans do water cooler estão ligadas em uma centralzinha que venho junto com essas fans RGB e a central dos RGB ta ligado direto na fonte. Pode ter algo a ver por não estarem ligadas no cpu fan? só minha bomba ta no cpu fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...