Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como migrar para a área de tecnologia e o que devo levar em consideração?


Posts recomendados

Boa tarde. Alguém se dispõe a me ajudar a refletir sobre isso aqui? 

Eu sou Bacharel em Matemática recém formado, e como fora da área de pesquisa acadêmica não há trabalho para quem só sabe matemática pura, eu estou tentando entrar pra área de tecnologia. 

O que tem me complicado é escolher exatamente o que fazer. Eu comecei pensando em aprender Python e seguir mexendo com Machine Learning pra tentar entrar para a área de Ciência de Dados ou até Análise de Dados, que é um caminho que parece mais natural  para pessoas da minha área. Vários Físicos, Matemáticos e Estatísticos que conheci na faculdade trabaham hoje com isso. E tenho feito isso, já aprendi bastante coisa nesse pouco tempo.

Porém, já tem um ano e meio que parei de usar Windows e mudei pro Linux, e meio que me apaixonei pela coisa. Virou um hobbie maneiro, aprendi muito sobre o sistema operacional, como interagir com ele, e até já comecei a brincar de Shell Scripting em Bash pra automatizar tarefas simples do meu cotidiano aqui, como trocar interface gráfica, criar atalhos, fazer backups... E aí comecei a pensar que poderia me especializar e trabalhar com isso.

Porém, ainda não tenho uma ideia muito clara de como eu poderia fazer essa transição, e nem em que áreas eu deveria focar. Certamente eu precisaria aprender bastante sobre redes. Mas deveria focar em virar um Linux SysAdmin/Linux Engineer? DevOps? Deveria focar em Automação? Virtualização? Containers? Há muita diferença entre Administrador de Redes e Administrador de Sistemas?  Aliás, há mercado para quem quer trabalhar mais com Linux do que windows? Cheguei a pensar também em tentar ir pra área de segurança... 

Última pergunta: será que consigo me tornar uma pessoa pronta para o mercado de trabalho em pouco tempo? Ou seria melhor eu focar em Ciência e Análise de Dados por agora e tentar levar isso de Linux como um objetivo paralelo a longo prazo? Ou seria melhor eu só procurar o caminho de menos resistência para entrar para o mercado de trabalho logo (qual seria esse caminho? Desenvolvimento Web? Técnico  de Informática?), para depois eu tentar migrar para uma área que me interesse mais? 

Vou deixar abaixo uma lista de coisas que já estudei um pouco e que eu não teria problemas em aprender bastante em pouco tempo:
- Python
- Machine Learning e Análise de Dados em Python
- Git/Github
- Bash (só sei pouco, mas tenho muito interesse)
- Java (estudei pouco, mas achei legalzinho e tava aprendendo rápido)
- Orientação a Objetos
- Linux (linha de comando pra gerenciamento de pacotes, alteração de arquivos de configuração, exploração de diretórios...)  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...