Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Update de BIOS B450-F p/ 5a ger Ryzen, há risco de não reconhecer 1a Geração?


Posts recomendados

Pessoal, sou novo por aqui, então já peço desculpas caso eu esteja no lugar errado ou perguntado algo errado, rs... pesquisei antes aqui no fórum mas não encontrei. 

 

Seguinte: troquei meu notebook por um PC Gamer com a placa-mãe ROG STRIX B450-F GAMING. Acontece que está aparecendo um pequeno erro ao ligar o PC: "BIOS is updating. do not shut down or reset the system to prevent system bootup failure" e faz demorar o boot.

Por tudo que já pesquisei, [talvez] só uma atualização de BIOS resolveria esse probleminha. Eu não tentei até agora fazer a atualização da BIOS. A questão é que um colega me disse que como meu processador é um Ryzen 7 1.800X de primeira geração, no caso, eu deveria ficar esperto pois uma atualização mais recente de BIOS poderia fazer com que esse processador não fosse mais reconhecido, me forçando a comprar um novo processador ou fazer um dowgrade de BIOS e voltar o problema. A placa-mãe possui atualização de BIOS que reconhece até a 5a geração dos Ryzen.

Atualmente ela está na versão 2605 de 2019, mas atualmente está disponível a versão 4602 de setembro de 2021. O que vocês acham? Posso atualizar de boa ou devo me preocupar mesmo? Alguém aqui já teve alguma situação similar?

20211010_103819.jpg

245597855_4383834235062720_6852397472121604704_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente isso depende do modelo da sua placa-mãe. Por exemplo, as placas B450 e B450M Steel Legend da ASRock não recomendam atualizar a BIOS para versões mais recentes se você utilizar processadores anteriores à 3ª geração, e isso está explicitamente escrito na página de download da BIOS. Apesar disso, tem muita gente que continua utilizando esses processadores com a BIOS atualizada, mas eu já não sei o que quando a compatibilidade do processador pode ter sido afetada e se isso vai gerar futuros problemas. A ASUS, Gigabyte, MSI e outras marcas, não mencionam qualquer possível incompatibilidade com processadores antigos nas BIOS mais recentes em placas B450 que eu verifiquei (incluindo a sua), então é possível que o suporte ainda continue ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aparentemente isso depende do modelo da sua placa-mãe. Por exemplo, as placas B450 e B450M Steel Legend da ASRock não recomendam atualizar a BIOS para versões mais recentes se você utilizar processadores anteriores à 3ª geração, e isso está explicitamente escrito na página de download da BIOS. Apesar disso, tem muita gente que continua utilizando esses processadores com a BIOS atualizada, mas eu já não sei o que quando a compatibilidade do processador pode ter sido afetada e se isso vai gerar futuros problemas. A ASUS, Gigabyte, MSI e outras marcas, não mencionam qualquer possível incompatibilidade com processadores antigos nas BIOS mais recentes em placas B450 que eu verifiquei (incluindo a sua), então é possível que o suporte ainda continue ativo.

Obrigado pela resposta. Pois é, li até o manual dela e não encontrei nada... mas como fiquei com a pulga atrás da orelha por conta disso que me disseram da compatibilidade, eu achei melhor ver com outras pessoas que poderiam ter a experiência e me dizer o que fizeram (ou não fizeram). Eu também não encontrei na página da BIOS qualquer referência sobre, nem mesmo no Fórum Rog. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...