Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sony fh-b500 (cd player) não identifica mais o CD


Posts recomendados

SONY FH-B500 - CD Player

Eu sou tecnico em eletronica, mas não tenho pratica e nunca reparei aparelhos desse tipo.
através do manual de servico, consegui encontrar um problema inicial, que foi no switch de trilha zero, que estava com os seus contatos completamente oxidados.

E logo em seguida, tudo parecia ok.
Ligando o aparelho e selecionando o CD, a cabeça vai para a trilha zero e apresenta a mensagem de NO DiSC.
Quando manda ejetar a gaveta, ela ejeta normalmente e fica aguardando um proximo comando.
Quado coloca um CD na gaveta e aperta o open/close, a gaveta fecha e muito rapidamente eh identificado o CD e o numero de musicas nele, inclusive com o tempo total de audio.
porém, quando aperta o play, o contador de tempo da musica avanca de forma muito rapida e sem sentido, ate acabar a musica e avancar para a proxima da mesma forma.
E continua avancando ate um momento que apresenta a mensagem do NO DiSC.

Acreditando que TALVEZ tenha alguma relação com o movimento da cabeça, uma vez que na trilha zero ele esta lendo TUDO corretamente.

Comecei a refletir sobre o que eu falei a respeito da oxidacao do switch de trilha 0.
Se os contatos do switch estavam num pessimo estado a ponto de sujar bastante o material que eu usei para limpa-lo, como sera que estão os contatos das "escovas" dos motores eletricos!!!
Optei por abrir os mesmos e fazer a limpeza.

Depois de ambos estarem devidamente limpos, montei e observei a seguinte situacao:

Ligando o aparelho e selecionando o CD, a cabeça vai para a trilha zero e apresenta a mensagem de NO DiSC.
Quando manda ejetar a gaveta, ela ejeta normalmente e fica aguardando um proximo comando.
Quado coloca um CD na gaveta e aperta o open/close, a gaveta fecha...
Ate esse ponto, esta tudo como antes, porém...
não identifica mais o CD e fica o ruido caracteristico de leitura do CD e a cabeça comeca a se afastar da trilha zero, ate aparecer no final do CD...
Neste momento, a velocidade aumenta bastante e logo depois vem a mensagem de NO DiSC.
voce ate consegue ver a cabeça comecando a sair da borda do CD.

Antes, apesar de não ler corretamente o CD, ele identificava e agora não!!
Outra coisa que eu observei, eh que antes, a cabeça fazia uns barulhos de pancada e agora não faz mais!

Se alguém tiver uma "receita de bolo", tipo um procedimento inicial para checar determinados pontos vitais, eu agradeceria muito se fosse postado aqui!

;)

motor cabeca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Verifique se o switch de posição inicial (Cabeça na parte interna do CD), esta fechando  e abrindo normal a medida que a cabeça avança, ou outro problema que pode ter ocorrido e o flat ficado com alguns contatos amassado (sem contato).

Para o defeito inicial, acredito que era só ter lubrificado o eixo de curso da cabeça que a unidade passaria a ler o CD normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...