Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polarização correta da tomada e choquinhos no PC


Posts recomendados

 Ola pessoal, bom dia, estou com o seguinte problema, se alguém puder me dar uma help, ficarei grato.

 Bom, estou de fonte nova e filtro de linha da iclamper, a fonte é uma gamemax gp650, o que reparei é que depois de colocar o filtro de linha o meu PC passou a dar choquinhos mais potentes quando encosto na lata, a tomada e de 3 pinos, porém sem aterramento, o que me ocorreu e que o fase e o neutro podem estar invertidos, entao quando eu ligo o filtro corretamento com os 3 pinos, ele ta ficando invertido. Mas caso eu esteja enganado, e a tomada na posição correta, tem algum risco eu colocar o filtro num adaptador pra 2 pinos e testar girando 180 graus primeiro pra um lado depois para o outro? assim vendo qual fica melhor? pra descobrir se realmente esta invertida a tomada ja que não tenho um medido. Meu medo era estar na posição correta e quando eu inverter causar algum dano ao filtro ou equipamentos, estou certo ou posso testar dessa forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Ola amigo, obrigado pela resposta, também imaginei que não teria risco, mas to ate ficando traumatizado kkk toda hora da problema em algo, não quero danificar o filtro, acabou de chegar, tenho que providenciar um aterramento pra essa tomada, para poder descartar a hipótese de ser problema no filtro, pois antes, a fonte tambem é nova mas chegou uns dias antes do filtro, eu não me lembro de tomar esses choques ou escutar essa interferência no fone. Alias, voce tem alguma ideia de quanto custa um serviço de aterramento para uma tomada? e qual modo mais recomendando de ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

Em 17/10/2021 às 08:34, jjmilhao96 disse:

tem algum risco eu colocar o filtro num adaptador pra 2 pinos e testar girando 180 graus primeiro pra um lado depois para o outro? assim vendo qual fica melhor? pra descobrir se realmente esta invertida a tomada ja que não tenho um medido. Meu medo era estar na posição correta e quando eu inverter causar algum dano ao filtro ou equipamentos, estou certo ou posso testar dessa forma?

Não há perigo em fazer esse teste. Mas sua rede elétrica é 127V, 220V fase-fase ou 220V fase-neutro? Caso seja fase-fase, não fará diferença. Também não recomendo usar esse tipo de adaptador por períodos prolongados, devido a baixa qualidade que costumam ter.
Caso seja fase-neutro, podes testar com uma chave teste para ver se a fase está na posição correta da tomada. 2.png

Em 17/10/2021 às 13:09, jjmilhao96 disse:

mas to ate ficando traumatizado kkk toda hora da problema em algo, não quero danificar o filtro

O filtro de linha não será danificado por polarização invertida da tomada, não se preocupe.
 

Em 17/10/2021 às 13:09, jjmilhao96 disse:

Alias, voce tem alguma ideia de quanto custa um serviço de aterramento para uma tomada? e qual modo mais recomendando de ser feito?

Seria necessário que um eletricista qualificado fosse em sua casa para avaliar a sua instalação elétrica, e ver qual o tipo de aterramento mais adequado. O ideal é que a casa inteira seja aterrada, para a sua segurança. Talvez já tenha um aterramento para o chuveiro, dependendo de como seja seu terreno, é possível aproveitá-lo para o restante das tomadas! Mas se o solo não for muito condutivo, talvez seja necessário acrescentar mais barras de aterramento.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Ola amigo Graxaim, obrigado pela ajuda mais uma vez. Entao, hoje fui a rua e aproveitei pra comprar uma dessas canetas de teste, aquela so acende a luzinha, realmente a tomada estava invertida, mas o estranho e que ao usar um adaptador e colocar o filtro na polarização correta, os choques aumentaram, sera que tenho algum aterramento e não sei? segundo o dono da casa, ele acha que não tem.

 

    Outra coisa que notei foi ao fazer um teste com um prego que tenho na parede aqui proxima ao PC, ligar um fio do prego ate a lata do computador pra ver se escoava essa energia do PC, o que notei foi que com o filtro ligado direto na tomada, que esta invertida, e não sei se tem o terra, o prego funciona, não sinto o choque e nem reparo nas travadinhas que antes tava dando no mouse, mas quando ligo o adaptador no filtro e coloco ele onde deveria realmente estar o fase e o neutro, não só os choques aumentam como o prego para de funcionar, e continuo sentindo os choques na lata do PC. Alias, essa do prego, serve pra alguma coisa?

   Era pra ser o contrario, não? ligando o filtro na polarização correta os choques deveriam diminuir.

   E o prego? porque invertido ele funciona e com o filtro ligado corretamente, parece não fazer efeito? tem alguma ideia do porque isso? 

   o que devo fazer? abrir a tomada e ver se tem algum fio no terra? ou com o adaptador no filtro, ligando ele na polarização correta, mesmo tomando esses choques posso ir usando o PC ate providenciar um aterramento de qualidade sem medo de estragar alguma peça minha?

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@jjmilhao96 Tem certeza que já não estava na posição correta? Na imagem que mandei o pino terra está para cima (o que seria o correto), e é comum instalá-lo para baixo. No caso do terra para baixo, a fase passa a ser o pino da esquerda e não o da direita.

8 horas atrás, jjmilhao96 disse:

Outra coisa que notei foi ao fazer um teste com um prego que tenho na parede aqui proxima ao PC, ligar um fio do prego ate a lata do computador pra ver se escoava essa energia do PC, o que notei foi que com o filtro ligado direto na tomada, que esta invertida, e não sei se tem o terra, o prego funciona, não sinto o choque e nem reparo nas travadinhas que antes tava dando no mouse, mas quando ligo o adaptador no filtro e coloco ele onde deveria realmente estar o fase e o neutro, não só os choques aumentam como o prego para de funcionar, e continuo sentindo os choques na lata do PC. Alias, essa do prego, serve pra alguma coisa?

O prego pode até funcionar um pouco, como tu mesmo dissestes, parou de levar choque. Mas não é um tipo de aterramento nada eficiente, e não te protegerá contra fugas de tensão mais elevadas. Não é perigoso de se fazer, mas está longe de ser a solução ideal.
Só acho curioso o choque ter aumentado ao supostamente "inverter" os pinos para a fase ficar na posição correta, faria sentido se os pinos da tomada já estivessem com a polarização correta, e tu houveste invertido com o adaptador... Usaste uma chave teste ou aquelas canetas à pilha que acendem e fazem barulho ao se aproximar de uma fase? Senão me engano essas canetas podem detectar a fase mesmo que encoste a ponta delas no pino terra, pois elas funcionam por proximidade e não por contato. Recomendo usar chave teste, que a ponta encosta na fase da tomada, e ao tocar com o dedo na parte metálica atrás do cabo, uma luzinha acende dentro da chave. Inclusive chave teste é muito mais barata do que essas canetas. Tem chaves teste com pontas de diferentes tamanhos, procure por uma que entre no buraco da tomada.

8 horas atrás, jjmilhao96 disse:

E o prego? porque invertido ele funciona e com o filtro ligado corretamente, parece não fazer efeito? tem alguma ideia do porque isso? 

Suponhamos que a tomada já esteja com a polarização correta. Haverá uma pequena fuga pela falta do aterramento, que o prego dará conta de "drenar". Agora caso inverta a posição da fase, a fuga aumentará, e o prego já não dará mais conta, pois como eu disse é um péssimo aterramento.

 

8 horas atrás, jjmilhao96 disse:

o que devo fazer? abrir a tomada e ver se tem algum fio no terra? ou com o adaptador no filtro, ligando ele na polarização correta, mesmo tomando esses choques posso ir usando o PC ate providenciar um aterramento de qualidade sem medo de estragar alguma peça minha?

Podes abrir a tomada para ver sem problemas, mas cuidado para não levar um choque. Recomendo desligar o disjuntor quando for mexer.
Como eu já havia mencionado, esse adaptador serve apenas para testar. Não o utilize de forma fixa, pois provavelmente é de qualidade duvidosa (pois adaptadores de três pinos para dois nunca são aprovados pelo Inmetro, podendo esquentar devido ao contato ruim). Use o PC sem adaptador até providenciar o aterramento, já que como disseste, piorou ao tentar inverter com o adaptador...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos, obrigado pelas reposta, pessoal aqui do club sempre muito solicito. Sim, a chave que usei foi essa que tem que por o dedo pra dar o terra e encostar no contato, e realmente esta invertida, não da sinal no terra nem no neutro, apenas no fase kk não entendi esse fenômeno dos choques aumentarem na polarização correta, mas casa antiga e um problema, nem o dono sabe como foi feito a parte elétrica, vou seguir a recomendação de vocês, tentar testar o filtro e providenciar o aterramento.

 Obrigado ai a todos, acho que podemos encerrar o tópico. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal apenas passando pra atualizar o tópico, pode ser útil pra alguém, testei o filtro de linha com o chave e para minha surpresa ele está passando tensão no terra, entrei o contato com o fabricante que me explicou ser normal nos modelos de 5 ou 8 tomadas, pela falta de aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@jjmilhao96 Curioso, parece que a Clamper tenta simular um aterramento através do neutro, quando não há aterramento na tomada. Eles não deveriam fazer isso...
Nesse caso, o ideal é que providencie um aterramento em sua tomada (de preferência em todas as tomadas da casa se for possível), e o problema será resolvido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigo graxaim, eles deviam avisar do problema né, pois aí eu teria comprado outro modelo, o engenheiro deles lá me explicou o porquê de acontecer isso, mas como sou totalmente leigo não entendi nada kkkk mas resumindo, coloquei meu PC num adaptador de 2 pinos pra isolar o terra da fonte, aí os choques pararam por completo, porque pelo que entendi ela que tava servindo de aterremento no caso kkk olha aí o problemao que eles podiam me causar com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@jjmilhao96 Não recomendo de maneira alguma usar esses adaptadores, não são certificados pelo Inmetro, e são de baixa qualidade, os contatos não são muito bons, tem muitos casos desses adaptadores derretendo, e em alguns casos há o risco de ocorrer um incêndio. Só foi aceitável utilizá-lo para fazer o teste.
Uma maneira de isolar o terra da fonte, é com fita isolante no pino terra, até que consiga um aterramento adequado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2021 às 08:34, jjmilhao96 disse:

 Ola pessoal, bom dia, estou com o seguinte problema, se alguém puder me dar uma help, ficarei grato.

 Bom, estou de fonte nova e filtro de linha da iclamper, a fonte é uma gamemax gp650, o que reparei é que depois de colocar o filtro de linha o meu PC passou a dar choquinhos mais potentes quando encosto na lata, a tomada e de 3 pinos, porém sem aterramento, o que me ocorreu e que o fase e o neutro podem estar invertidos, entao quando eu ligo o filtro corretamento com os 3 pinos, ele ta ficando invertido. Mas caso eu esteja enganado, e a tomada na posição correta, tem algum risco eu colocar o filtro num adaptador pra 2 pinos e testar girando 180 graus primeiro pra um lado depois para o outro? assim vendo qual fica melhor? pra descobrir se realmente esta invertida a tomada ja que não tenho um medido. Meu medo era estar na posição correta e quando eu inverter causar algum dano ao filtro ou equipamentos, estou certo ou posso testar dessa forma?

Não se deve jamais usar adaptador

Usa sem aterrament oaté você providenciar um

infraestrutura_de_redes_a05_f01_c.jpg

fkjqcAb.jpg

Quando o terra estiver para cima o neutro fica à esquerda. Quando o terra está para baixo na sua tomada o neutro fica à direita (imagem 1)

 

Você deve apenas chamar um eletricista para ligar usa tomada no padrão correto. O próximo passo é fazer um aterramento TN-S atendendo as normas! Caso seja impossível faça um TN-C-S respeitando as normas

Há vários vídeos no youtube

 

 


NEsse ultimo vídeo mostra o terra e neutro interligados no QDC. Se o terra e neutro são interligados no padrão de entrada não precisa e não se deve interligar eles no QDC!

Em 21/10/2021 às 12:40, jjmilhao96 disse:

Pessoal apenas passando pra atualizar o tópico, pode ser útil pra alguém, testei o filtro de linha com o chave e para minha surpresa ele está passando tensão no terra, entrei o contato com o fabricante que me explicou ser normal nos modelos de 5 ou 8 tomadas, pela falta de aterramento.

Sim exatamente!!!!!!!! 

Nesse caso quando não há aterramento não tem jeito você vai ter corrente no neutro e no sem aterramento

Faça um aterramento assim que possível

Em 21/10/2021 às 12:53, Ferox Graxaim disse:

@jjmilhao96 Curioso, parece que a Clamper tenta simular um aterramento através do neutro, quando não há aterramento na tomada. Eles não deveriam fazer isso...
Nesse caso, o ideal é que providencie um aterramento em sua tomada (de preferência em todas as tomadas da casa se for possível), e o problema será resolvido.

Essa tensão altissima em algums casos no pino de terra e no pino de neutro é devido aos capacitores Y colocados entre fase-terra e neutro-terra do filtro. Não só isso mas devido aos mesmos capacitores que existem dentro da fonte. 

Em um cenário mais pobre possível como um TN-C-S que eu tenho, mesmo com 3 computadores ligados a tensão no neutro não passa de 1V mesmo com filtro de linha nos 3 computadores


Agora o TN-C-S é último caso quando não há o que ser feito. Quem protegerá o usuário nesse caso é o IDR geral e mesmo assim é perigoso em relação a perda do neutro. No sistema TN-S é mais seguro e deve-se colocar IDR geral, a não ser que seja impossível, então no TN-S coloca-se somente IDR no banheiro e lavanderia.


TN-C-S aqui foi feito com ajuda de eletricista e um engenheiro elétrico. Não saiam por aí fazemdo gambiarra!! Façam um TN-S de acordo com as normas. Evitem mortes e evite perda do computador e dos aparelhos. Salva vidas e salva teu investimento

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...