Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 1600 e GTX 1650 stuttering em jogos


Posts recomendados

Tenho um setup razoávelmente bom, mas em alguns jogos principalmente no GTA, da um gargalo que não era pra acontecer, da umas travadas mesmo estando acima de 60 fps e n sei o que pode ser

 

placa-mãe: a320m maxsun

Processador: Ryzen 5 1600

Placa de video: GTX 1650 4gb 

Ram: 2x8 2400mhz DDR4 hyperx

Fonte: 450w corsair 80plus

SSD 120gb e HD 1 TB

Monitor 144hz da LG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um setup razoávelmente bom, mas em alguns jogos principalmente no GTA, da um gargalo que não era pra acontecer, da umas travadas mesmo estando acima de 60 fps e n sei o que pode ser

 

placa-mãe: a320m maxsun

Processador: Ryzen 5 1600

Placa de video: GTX 1650 4gb 

Ram: 2x8 2400mhz DDR4 hyperx

Fonte: VS 450w corsair 80plus bronze 

SSD 120gb e HD 1 TB

Monitor 144hz da LG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred Palagar Olá.

Sugiro fazer um monitoramento dos recursos e da temperatura.

Use programas como o MSI Afterburner + Rivatuner para monitorar o uso de CPU, GPU, RAM e SSD. Monitore também as temperaturas dos componentes. Veja se há algo de estranho nos parâmetros comuns desses componentes.

 

Sobre o gargalo, é importante entender que o termo se refere a falta de compasso da carga de trabalho entre os componentes da máquina. Por exemplo, um CPU trabalhando a 100% e a GPU a 60%, havendo queda de desempenho, significa que temos ai um potencial de 40% não utilizado, e que poderia render maior desempenho, mas não acontece porque o CPU está funcionando como um gargalo, como um funil limitador da força de trabalho da máquina.

 

Sobre GTA V, é comum existir oscilações no desempenho de forma não relacionada com a potência do hardware. No meu caso, por exemplo, havia travamento nas áreas de deserto. Em teoria, seria mais provável o travamento nas áreas urbanas com construções mais complexas e uma densidade de personagens e veículos absurdamente maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Faust0 disse:

@Fred Palagar Olá.

Sugiro fazer um monitoramento dos recursos e da temperatura.

Use programas como o MSI Afterburner + Rivatuner para monitorar o uso de CPU, GPU, RAM e SSD. Monitore também as temperaturas dos componentes. Veja se há algo de estranho nos parâmetros comuns desses componentes.

 

Sobre o gargalo, é importante entender que o termo se refere a falta de compasso da carga de trabalho entre os componentes da máquina. Por exemplo, um CPU trabalhando a 100% e a GPU a 60%, havendo queda de desempenho, significa que temos ai um potencial de 40% não utilizado, e que poderia render maior desempenho, mas não acontece porque o CPU está funcionando como um gargalo, como um funil limitador da força de trabalho da máquina.

 

Sobre GTA V, é comum existir oscilações no desempenho de forma não relacionada com a potência do hardware. No meu caso, por exemplo, havia travamento nas áreas de deserto. Em teoria, seria mais provável o travamento nas áreas urbanas com construções mais complexas e uma densidade de personagens e veículos absurdamente maiores.

a GPU fica 60% e a CPU a 40%, realmente não entendo o que acontece com meu PC

agora, Fred Palagar disse:

a GPU fica 60% e a CPU a 40%, realmente não entendo o que acontece com meu PC

 

6 horas atrás, Faust0 disse:

@Fred Palagar Olá.

Sugiro fazer um monitoramento dos recursos e da temperatura.

Use programas como o MSI Afterburner + Rivatuner para monitorar o uso de CPU, GPU, RAM e SSD. Monitore também as temperaturas dos componentes. Veja se há algo de estranho nos parâmetros comuns desses componentes.

 

Sobre o gargalo, é importante entender que o termo se refere a falta de compasso da carga de trabalho entre os componentes da máquina. Por exemplo, um CPU trabalhando a 100% e a GPU a 60%, havendo queda de desempenho, significa que temos ai um potencial de 40% não utilizado, e que poderia render maior desempenho, mas não acontece porque o CPU está funcionando como um gargalo, como um funil limitador da força de trabalho da máquina.

 

Sobre GTA V, é comum existir oscilações no desempenho de forma não relacionada com a potência do hardware. No meu caso, por exemplo, havia travamento nas áreas de deserto. Em teoria, seria mais provável o travamento nas áreas urbanas com construções mais complexas e uma densidade de personagens e veículos absurdamente maiores.

temperaturas tudo ok, não passa de 60 graus 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o programa HW monitor, o msi afterburner ta vacilando em alguns casos, principalmente em chipsets AMD.

DOWNLOADING HWMONITOR_1.44.EXE | CPUID
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.44.exe

 

La mostra as % baixa, média e alta de processador, placa de vídeo e etc.

 

Abra o hwmonitor, deixe ele minimizado, entre no jogo e jogue bastante, jogue pra passar pelo problema, depois de um tempo jogando e dando os problemas, depois feche o jogo, abra o programa que ta minimizado e poste prints da porcentagem de uso do processador, temperatura e frequências dele, depois role la para o fim e tem os detalhes da placa de video, poste dela também.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Eduardo disse:

Use o programa HW monitor, o msi afterburner ta vacilando em alguns casos, principalmente em chipsets AMD.

DOWNLOADING HWMONITOR_1.44.EXE | CPUID
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.44.exe

 

La mostra as % baixa, média e alta de processador, placa de vídeo e etc.

 

Abra o hwmonitor, deixe ele minimizado, entre no jogo e jogue bastante, jogue pra passar pelo problema, depois de um tempo jogando e dando os problemas, depois feche o jogo, abra o programa que ta minimizado e poste prints da porcentagem de uso do processador, temperatura e frequências dele, depois role la para o fim e tem os detalhes da placa de video, poste dela também.

 

 

 

image.png.27120838d855b7081a059c90a3682f45.pngimage.png.98fcdebd6d79f2659f29ad9fdc9379be.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visse ali seu Ryzen 1600 ta chegando a 91 graus, foi a temperatura máxima registrada pelo programa, pode ser só esse o problema, e tem quase um gargalo de processador, está quase no limite dele, mas o problema ai provavelmente é só temperatura como você pode ver, visse como o MSI afterburner não é confiável.

 

Seu processador nem tá conseguindo ligar o turbo pra 3.6Ghz
Processador AMD Ryzen™ 5 1600 | AMD
https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-1600

A hora que baixar a temperatura e tudo se normalizar vais ganhar uns MHz aí.

 

Reveja a ventilação do gabinete também, essa temperatura ai não é só da ventilação do gabinete, seu problema é cooler mesmo, mas é bom verificar, tem que ser assim e ter a fonte em baixo
image.png.5aa02a5a5fc36fe24bbc83fa0dfa2ae4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2021 às 08:30, Eduardo disse:

Visse ali seu Ryzen 1600 ta chegando a 91 graus, foi a temperatura máxima registrada pelo programa, pode ser só esse o problema, e tem quase um gargalo de processador, está quase no limite dele, mas o problema ai provavelmente é só temperatura como você pode ver, visse como o MSI afterburner não é confiável.

 

Seu processador nem tá conseguindo ligar o turbo pra 3.6Ghz
Processador AMD Ryzen™ 5 1600 | AMD
https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-1600

A hora que baixar a temperatura e tudo se normalizar vais ganhar uns MHz aí.

 

Reveja a ventilação do gabinete também, essa temperatura ai não é só da ventilação do gabinete, seu problema é cooler mesmo, mas é bom verificar, tem que ser assim e ter a fonte em baixo
image.png.5aa02a5a5fc36fe24bbc83fa0dfa2ae4.png

então amigo, voltei, com cooler novo peguei um gammax 400 v2, cpu a 40 graus e 50 no máximo, mesmo problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu setup é o seguinte

 

Placa de video: GTX 1650 4gb gigabyte

Processador : Ryzen 5 1600 

Memoria : 2x8gb 2400mhz DDR4

placa-mãe : A320m challenger maxsun

HD 1 TB e SSD 120gb

Monitor 144hz da LG

Fonte: VS450w plus white corsair

 

meu problema é o seguinte, toda vez que entro no GTA principalmente, ele mesmo acima de 60 fps fica travando, dando umas "gargaladas" não creio que seja o processador porque nem atinge o 100% de uso, quando eu limito 60 fps é impossivel de jogar de tanto que trava, e quando eu coloco o monitor pra atuar em 60 Hz até na area de trabalho fica um lixo, então tipo eu não faço ideia do que seja, não sei mais o que fazer. temperaturas tudo ok, uso OK também, olhem as fotos image.png.41d479454bf49662850aef82058aab63.pngimage.png.ccf8fbb67143f81ca63f9f5298b12cd2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred Palagar Também tenho esse problema, 100% que é seu HD, provavelmente seu SSD só tem o windows certo? também tenho um de 120gb só com windows e os jogos no HD (só que meu HD é um de notebook de 500GB bem velho já) e fica travando muito mesmo depois de abrir um jogo pesado que está no HD,  você pode verificar o uso de disco e estiver em 100% quando fica no jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Bernardo Simão disse:

@Fred Palagar Creio que sim, pois também tenho esse problema e como seu PC não é pra ficar dando esse desempenho e travada à toa como você descreveu acho que pode ser, depende também nas configs que você usa no GTA V

tudo minimo e desativado

 

@Bernardo Simão e travada tipo, aquelas congeladas de 0,5s que incomoda tlgd ? e acontece muito muito, meus 2 discos n passa de 20% de uso mesmo com o gta rodando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fred Palagar Seus prints podem ser desconsiderados visto que o problema está durante a jogatina e você tirou essas imagens com a máquina parada, basta ver pelo baixo uso de processamento.


Essas "travadas" podem ter inúmeras causas, desde problemas com a versão da BIOS, Memórias, HD, drives etc.
Antes de mais nada seria interessante gravar um vídeo com cerca de 40~60 segundos de gameplay mostrando o problema na prática, de preferência com monitoramento do MSI aberto na tela do jogo.
Se puder fazer um vídeo, subir no youtube e disponibilizar o link aqui, fica mais fácil analisar o caso.

 

PS: Essa situação é sentida em algum outro jogo ou apenas no GTA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL esses 2 prints são dps de jogar alguns minutos, fps sempre acima de 60 e travando MUITO mesmo, e sim, só no GTA porque é o unico q estou jogando no momento

18 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Fred Palagar Seus prints podem ser desconsiderados visto que o problema está durante a jogatina e você tirou essas imagens com a máquina parada, basta ver pelo baixo uso de processamento.


Essas "travadas" podem ter inúmeras causas, desde problemas com a versão da BIOS, Memórias, HD, drives etc.
Antes de mais nada seria interessante gravar um vídeo com cerca de 40~60 segundos de gameplay mostrando o problema na prática, de preferência com monitoramento do MSI aberto na tela do jogo.
Se puder fazer um vídeo, subir no youtube e disponibilizar o link aqui, fica mais fácil analisar o caso.

 

PS: Essa situação é sentida em algum outro jogo ou apenas no GTA?

image.png.288e0ae035f5f8447ed34b1abc2078ff.pngimage.thumb.png.bd6ba0b4a290ff589f48a2618c87be4a.pngc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, NIGHT FALL disse:

@Fred Palagar Seus prints podem ser desconsiderados visto que o problema está durante a jogatina e você tirou essas imagens com a máquina parada, basta ver pelo baixo uso de processamento.


Essas "travadas" podem ter inúmeras causas, desde problemas com a versão da BIOS, Memórias, HD, drives etc.
Antes de mais nada seria interessante gravar um vídeo com cerca de 40~60 segundos de gameplay mostrando o problema na prática, de preferência com monitoramento do MSI aberto na tela do jogo.
Se puder fazer um vídeo, subir no youtube e disponibilizar o link aqui, fica mais fácil analisar o caso.

 

PS: Essa situação é sentida em algum outro jogo ou apenas no GTA?

tem como me ajudar @NIGHT FALL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...