Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como recupero arquivos de HD em estado RAW?


Ir à solução Resolvido por Yuri Monteiro,

Posts recomendados

Bom pessoal boa tarde, estou com o seguinte problema.

 

Usava o HD do meu antigo notebook, como HD externo aqui no meu note novo e aconteceu que estava de saída e acabei desconectando o HD do USB de forma brusca e após isso ele ficou em formato RAW.

 

Tentei o chkdsk e não dá, até li um pouco, baixei a o hdd regenerador e usei a opção escanear e reparar e após 36 horas fazendo o scan do HD, não foram encontradas falhas, bad blocks ou qualquer tipo de erro.

 

Me levando a crer que, o HD está com a saúde boa e realmente só corrompeu pelo desligamento brusco …

 

Então queria saber se existe alguma forma da qual eu possa tornar esse HD acessível novamente sem a necessidade de formatar lógico pois tem 450gb de arquivos, e também não queria usar esse aplicativos de recuperação.

 

 Vi um vídeo no YouTube que uma pessoa cita que o proprio Windows dele após reiniciar sua máquina pediu pra fazer uma checagem de disco e reparou o HD que tinha virado raw .. existe essa possibilidade? Pois tentei aqui mais não tive êxito.

 

Agradeço desde já a atenção rapaziada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao.C.Jr mais demorou isso tudo porque é um HD de 500 né amigo, então a demora do processo é normal e ele não indicou falhas como falei esse HD não levou queda, ou sofreu impacto nem nada que possa ter comprometido a sua estrutura física não.

 

Aconteceu apenas o fato do desligamento inesperado por isso corrompeu, o chkdsk pelo que andei lendo ele não vai funcionar em partições RAW.

 

Já usei o HDD Regenerator, em outro HD meu que tinha bad blocks e tinha defeito e ele identificou os setores defeituosos corrigiu e isolou, já nesse HD como realmente não existem setores defeituosos ele não ia identificar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Yuri Monteiro disse:

mais demorou isso tudo porque é um HD de 500 né amigo

 

Cara eu já passei o HDD regenerator em um HD de 1tb que tinha bad blocks e estava muito lerdo e barulhento e o processo levou um pouco mais que uma hora. e o meu HD estava zoado.

 

36 horas com certeza seu HD deu zika.

 

Se os arquivos são de extrema importância pra você, recomendo você seguir a recomendação do nosso amigo @Joao.C.Jr e procurar uma empresa de recuperação ou algum técnico especializado nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você diz RAW, acho que quer dizer que perdeu a tabela de partições. Tomara. Se você só tinha uma partição, é uma encrenca pequena na mão de alguém que sabe resolver.

Eu uso Linux e a minha abordagem para as coisas é diferente da maioria das pessoas. O que eu faria primeiro seria tentar fazer uma imagem do HD com software próprio, como o dd. Coisas como Partition Magic não funcionam. No universo Windows, não sei qual seria o equivalente do dd.

Daí, eu tentaria recuperar a tabela de partições na imagem. Se funcionar, tudo resolvido. O procedimento é simples: apenas use um editor de partições e crie uma nova tabela de partições com uma partição única sem formatar nada. É coisa de dois ou três segundos. Os dados ficam acessíveis imediatamente.

Se você tinha mais de uma partição e não tem backup da tabela, aí você está bem encrencado. Alguns programas conseguem detectar onde estavam as partições, mas a taxa de acerto deles não é muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucsp Eu falei com um amigo que é técnico e que compreende bastante também essa parte de HD, ele me disse o seguinte que como passei o HDD Regenerator e não identificou falhas nem nada corrompido podia ficar mais tranquilo pois se não houve dano físico ou pancada algo que realmente comprometesse a integridade do disco ficamos só na questão do desligamento abrupto, então ele falou que era só ter outro HD pra fazer a extração normal dos dados que como não existem falhas vou poder recuperar tudo

 

Da forma que você falou, entendi o seguinte apenas que pelo desligamento abrupto o HD teve seu formato corrompido e ficou sem formato, então apenas remontando a imagem (dando novamente um formato) recupero tudo de maneira rápida sem precisar formatar ou recuperar com outros programas (isso?) ?

 

Esse HD funciona em partição única então já se torna mais fácil né resolver, quanto a questão da demora do HDD Regenerator o meu amigo aqui falou a demora é normal por ser um HD de 500 e por ser feito em uma porta USB normal (não uma 2.0) e por isso demorou tanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yuri Monteiro disse:

o HD teve seu formato corrompido e ficou sem formato, então apenas remontando a imagem (dando novamente um formato) recupero tudo de maneira rápida sem precisar formatar ou recuperar com outros programas (isso?) ?

É mais ou menos isso. A tabela de partições especifica onde começa e termina cada partição. Se todo mundo usasse só uma partição, acho que essa tal tabela nem seria necessária. Mas partições são úteis, então a tabela existe. Se você instalar uma nova tabela, como só existe uma partição, todo o resto se encaixa automaticamente e volta a funcionar.

 

A parte que eu falei da imagem não tem relação direta com o HD. É só um procedimento de "ensaio" feito antes de se alterar o HD propriamente dito. Se funcionar na imagem, é praticamente certo que funcione no HD também. Tem que fazer na imagem e, se der certo na imagem, tem que repetir o procedimento no HD. Se não der certo, aí a gente entra em pânico. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucsp haha tô tentando não entrar em pânico, fiz o brilhante trabalho de colocar todas as memórias de PC’s antigas since 2000/ até agora em um único HD fotos, vídeos, conversas de MSN, absolutamente tudo.

 

Mais tô esperançoso de recuperar normal, pois teria sido dar uma queda uma pancada algo mais comprometedor a questão chata de recuperar usando esses aplicativos de terceiros é que até da certo, e se o disco tiver bom você recupera tudo .. porém o processo é muito massante e meio chato .. já fiz em outro HD antigo e foi bem chato kk.

 

obrigado de toda forma aí amigão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...