Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar muitos dispositivos USB simutâneamente diminui a vida útil do notebook?


Ismael Marcos

Posts recomendados

Olá! Recentemente comprei um notebook gamer e geralmente eu gosto de usar mouse, teclado externo e a base refrigerada ao mesmo tempo.

No entanto, pesquisei um pouco e fui informado que o uso de varios dispositivos ao mesmo tempo pode diminuir a a vida útil da bateria e do notebook em si.

Como sou leigo no assunto, gostaria que alguém que entende me confirme se essa informação procede, desde já agradeço. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira alguma. Portas USB 2.0 só conguem fornecer ate 2.5W (5V 500mA), e USB 3.0/3.1/3.2 Gen 1, até 4W (5V 800mA), isso é menos energia do que esses carregadores de celular modernos fornecem via USB. Teclados e mouses funcionam no padrão USB 2.0 e nem vão consumir bem pouca energia, bem menos do que o limite da porta. A base de refrigeração também vai consumir poucos Watts, geralmente dentro do limite do USB 2.0 também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ismael Marcos O que mais impacta na vida útil da bateria de um notebook são os ciclos da bateria. Atualmente quase todas (se não todas) são de polímero de lítio, que tem um número de ciclos (de 100% á 0%) até que passe a ser ineficiente, e normalmente este numero de ciclos está na etiqueta da bateria. Quando você usa ele de 100% até 30%, carrega até 100% e usa de 100% até 70%, é um ciclo de uso da bateria. O que acontece muito (eu mesmo fiz isso) é de pessoas usarem o notebook para jogar apenas na bateria; além de isso impactar na performance dele no momento (pois ele tem uma fonte de energia com menos potencia do que na tomada), acaba por ser estressante na bateria, e consumir os ciclos dela mais rápido, além de aquece-la desnecessariamente. Minha recomendação para notebooks sempre é: usa-lo na tomada sempre que possível e em tarefas pesadas, e não deixe ele sempre em 100% ou em níveis muito baixos de energia na bateria, pois isso pode ocasionar em menos ciclos também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...