Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Bloquear Sites nos Navegadores (Permitir o acesso somente à alguns)


Posts recomendados

Bom dia!
Trabalho em uma empresa cujo surgiu a necessidade de bloquear todos os sites menos os permitidos para uso para nossa própria finalidade.

Existe alguma maneira de fazer isso de forma simples, rápida e funcional sem mexer com proxy?

Acontece que temos um software de sistema e receio que mexer com proxy acabe influenciando no funcionamento desse sistema. 

Vi que há algumas extensões do próprio Google Chrome que tem essa finalidade, mas eles tem um limite de quantos sites podem bloquear. A minha intenção é bloquear todos e liberar apenas alguns específicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@pedro.moura Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
A empresa é muito grande? Caso seja de alguma ajuda, a maioria dos roteadores, em suas configurações, tem a opção de bloquear sites. É possível escolher a opção de bloquear todos e liberar alguns, ou liberar todos e bloquear alguns. No TP-Link Archer C50 por exemplo, a opção é "controle dos pais". Em outros será só uma opção chamada "bloqueio de sites" ou coisa similar. Nesse modelo da TP-Link citado, é necessário definir manualmente cada dispositivo que terá o bloqueio, mas em outros roteadores isso não é necessário.

Caso a opção de bloquear pelo roteador não sirva, aí creio que a melhor opção seja através de proxy mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se existir domínio Windows, pode tentar as restrições através dele.

 

Outra opção é pelo roteador, os mais simples permitem alguns filtros por palavras, mas não é 100% efetivo. Já que o usuário pode burlar facilmente. Pode tentar via DNS, usando OpenDNS (mas não sei quais as restrições para a versão gratuita, já indiquei para colegas que desejam filtrar conteúdo sexual, violento, etc)

 

A melhor é via proxy transparente, pois todas as acima se o usuário souber usar VPN, ele deixa de ser efetivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim É uma empresa com 6 lojas e em constante crescimento, logo abriremos mais.

Em relação a esse bloqueio de sites, todo caminho levado por outros sites também devem ser liberados? Por exemplo, usamos um sistema via navegador de cadastro do cliente, que após informar o CPF, leva o atendente a outro, por exemplo:

"www.cadastroblabla.com.br/cpf"
>"www.cadastroblabla.com.br/cpfautorizacao"

 

Aí eu teria que liberar todo esse caminho? Ou liberando apenas o site "fonte" automaticamente libera os outros?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, pedro.moura disse:

Bacana! Sabe me dizer se isso bloquearia de alguma forma o nosso sistema? Ele usa como linguagem o MySQL.

O sistema é via web? Se sim, basta desbloquear o site onde o mesmo está hospedado, que o sistema não será bloqueado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ferox Graxaim disse:

O sistema é via web? Se sim, basta desbloquear o site onde o mesmo está hospedado, que o sistema não será bloqueado.

Acredito que não. Mas estive pensando agora, em uma das nossas lojas também fica a nossa  "central", onde fica os departamentos, RH, Compras, Informática e etc. Bloqueando os sites no roteador não acabaria bloqueando para todos? Precisamos que só a parte do comércio em si tenha esse bloqueio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@pedro.moura Podes testar para ver se funciona, se por acaso atrapalhar em algo, pode tentar identificar os endereços dos sites que vocês precisam e colocar nas permissões, ou configurar para liberar todos os sites e bloquear somente os especificados.
Fora isso, pode tentar o que o @dwatashi sugeriu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lusitano Olá! Desculpa a demora pelo retorno. Infelizmente tive que focar em outros problemas com uma urgência maior.

Acabei de efetuar o teste e infelizmente resolveu apenas parcialmente o meu problema. Acontece que quando eu liberei sites de empresas concorrentes, não aparecia nada e me impedia de localizar qualquer produto nos seus respectivos sites, o que dificulta a disputa contra a concorrência, que é uma coisa necessária na minha empresa. 

 

De curioso, tentei encontrar algumas coisas, algum site-fonte ou coisa parecida no Ferramenta do Desenvolvedor do Chrome, o máximo que consegui foi fazer aparecer algumas informações a mais que antes não estavam aparecendo, como por exemplo a "logo" do site, com o nome da empresa, seu símbolo e etc... Será que há alguma solução usando essa ferramenta do Google Chrome? Se sim, qual caminho eu poderia seguir?

 

Grato pela atenção e pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança

Olá.

Se você procura uma solução para o Google Chrome, eu não utilizo e por isso não estou rotinado com ele, mas sei que existe a possibilidade de criar listas de permissão. Veja: Google Chrome

 

Poderá haver outra solução e alguém mais ligado a redes o possa ajudar nisso. Tem gente aqui com elevado conhecimento de redes e sempre dispostos a ajudar.

abraço

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...