Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Latencia na rede interna da empresa


Posts recomendados

Bom dia pessoal, mais uma vez venho solicitar ajuda aos universitários 😅

 

Pessoal, seguinte, de uns tempos para cá, a empresa que eu dou suporte esta apresentando problemas na rede, eventualmente a rede começa apresentar gargalo e quando faço teste de ping para o roteador principal ele apresenta alta latência, com tempo de resposta superior a 100 ms, e quando ela encontra-se no seu estado normal o tempo de resposta é de 1ms.

 

Acontece que eu não consigo identificar a causa raiz desse comportamento. Na sala onde eu trabalho existe um hack com os switches que distribuem as conexões para as maquinas da empresa, e quando esse comportamento ocorre eu tento identificar removendo os cabos de rede do switch, um por um, até o momento em que a rede diminui a latência e volta a responder com tempo de resposta 1ms.  Eu consigo fazer esse tipo de teste pois a empresa tem poucos usuários então é um teste viável de realizar.

 

Mas por mais que eu faça o teste acima, quando o problema volta a ocorrer nos dias seguintes, o mesmo cabo de rede que aparentemente ao ser removido resolvia o problema na ultima situação não é mais a causa raiz do problema, e lá vai eu procurar novamente o cabo de rede responsável pela latência, é uma situação aleatória ao qual não tenho controle de quando inicia ou encerra.

 

O meu único teste ao qual eu tenho um controle e consigo repetir, é quando eu faço transferência para meu servidor de dados que é de comum acesso a toda empresa, quando eu faço uma transferência de um arquivo muito grande, é instantâneo, a latência sobe novamente e assim que encerro transferência ela normaliza, e a latência generaliza para todos os hosts porque em todas as máquinas o teste de ping da um alto tempo de resposta.

 

A minha dúvida é, seria possível um servidor de comum acesso na empresa gerar um gargalo na rede ao transferir conteúdos para ele? Documentos superiores a 1GB começam apresentar gargalo na rede.

 

Caso não seja o servidor, o que mais poderia gerar esse gargalo? Não há roteadores ligados na rede, e esse comportamento começou a ocorrer de uns tempos para cá.

 

Segue um desenho simplificado da rede

 

Obrigado

790870992_WhatsAppImage2021-10-18at11_44_35.jpeg.b3d9e47ac2e4871cd7b5668467e93c6a.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Prezados, apenas para deixar uma solução ao caso, eu descobri a latência da rede. Acontece que, por ignorância e falta de experiência, eu limitei TODOS os 30 computadores da empresa para trabalharem com limitação de 10mbps de trafego de dados, eu fiz isso pois na epoca a empresa tinha uma internet de apenas 10 mbps e para evitar gargalos de navegação, eu limitei a velocidade de trafego de dados achando que isso iria solucionar meu problema. Não resolveu e eu também criei um outro, o gargalo na rede. Enfim, um dia quebrando a cabeça tentando resolver, lembrei que havia feito essa configuração e voltei imediatamente todos os computadores para velocidade "Auto negociação" assim minha rede voltou ao normal.

 

Enfim, o problema era meu mesmo, mas foi bom passar por isso para aprender e ter experiência. Obrigado a todos que dispuseram a me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...