Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de notebook para estudo e jogos leves de 4 a 5 mil reais.


Lucasinacior

Posts recomendados

Boa tarde, minha namorada está precisando de um notebook para a faculdade, seria focado mais em estudo, documento word, pdf e coisas do tipo. E eventualmente ela gosta de jogar um the sims 4. Tem que ser notebook porque frequentemente ela precisaria levar pra a faculdade. O orçamento é 4.000 podendo chegar até uns 5.000 se realmente for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucasinacior Recomendo Lenovo S145 com Ryzen 5 3500U e pelo menos 8 GBs de RAM. Será mais que suficiente para a atividade citada, custa uns 3000 e é um ótimo note, bastante durável. Ele suporta M.2 NVMe internamente, então depois de comprá-lo acrescente um SSD desse tipo que vai custar 300 reais aproximadamente pelos de 256 GBs e ela vai ter uma super máquina em mãos, pois a CPU é muito boa e rápida, e a GPU é mais que suficiente para jogar The Sims 4 com alta qualidade. Se optar por fazer como sugeri, recomendo que compre o SSD das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Quando ele chegar instale o windows novinho no SSD, apagando tudo do HDD de dentro da tela de instalação do windows para não reaproveitar a partição de boot (remova todas as partições, mesmo as sem letra) e siga o guia abaixo para tornar ele mais fácil de dar manutenção depois.

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-PC-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Lucasinacior disse:

Boa tarde, minha namorada está precisando de um notebook para a faculdade, seria focado mais em estudo, documento word, pdf e coisas do tipo. E eventualmente ela gosta de jogar um the sims 4. Tem que ser notebook porque frequentemente ela precisaria levar pra a faculdade. O orçamento é 4.000 podendo chegar até uns 5.000 se realmente for necessário.

Me encontro na exata situação. Ainda estamos decidindo qual vai ser a prioridade, se vai ser apenas desempenho, ou se ela opta por um display melhor. No primeiro caso iriamos de Ideapad s145, o mesmo que o @WOZ Dodsrecomendou. Esse notebook tem o melhor custo-benefício do mercado, no meu trabalho já cheguei a utilizar alguns e o conforto do uso me surpreendeu em relação ao seu valor. Na segunda alternativa, estava analisando alguns modelos da Dell, mais precisamente o Inspiron 15 3000, equipado com um Ryzen 7 3700U. Os notebooks da Dell, são os que mais utilizo ultimamente e posso garantir que a experiência é extremamente boa. São notebooks duráveis com um ótimo acabamento e design, além de ter um ótimo suporte. (quanto ao Lenovo não sei dizer, já que nunca precisei contatar o mesmo)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Breno Kuntz Tive algumas experiências ruins em anos anteriores com a Dell, por isso parei de indicar a marca. Clientes meus compraram notebooks refurb como se fossem novos e passaram muita raiva por isso, outros o notebook já chegou de fábrica superaquecendo, comprados diretamente da loja Dell, dentre outras situações. Lenovo hoje é a maior fabricante de PCs do mundo, proprietária da divisão de fabricação da IBM por sinal. Já tive que acionar garantia e foi tranquilo como era a da Dell, mas ainda não passei por situações desagradáveis com Lenovo como passei com Dell. HP nem comento, pois clientes perderam tudo que tinham mais de uma vez e vieram me pedir para recuperar, sem sucesso pois haviam trocado o disco na autorizada e não fizeram backup nem avisaram. O prejuízo de um deles foi enorme, pois tinha contratos que ele não tinha cópia e ele não sabia usar backup na nuvem.

 

Acer nunca vi ninguém passando raiva e eles estão bem mais duráveis do que eram antes. Samsung é a terceira opção para mim, pois a marca erra muito em telas. Sony e ASUS seriam as primeiras da lista se a manutenção não fosse tão cara. Demais fabricantes, em especiais as nacionais, não indico por razões diversas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Breno Kuntz Tive algumas experiências ruins em anos anteriores com a Dell, por isso parei de indicar a marca. Clientes meus compraram notebooks refurb como se fossem novos e passaram muita raiva por isso, outros o notebook já chegou de fábrica superaquecendo, comprados diretamente da loja Dell, dentre outras situações. Lenovo hoje é a maior fabricante de PCs do mundo, proprietária da divisão de fabricação da IBM por sinal. Já tive que acionar garantia e foi tranquilo como era a da Dell, mas ainda não passei por situações desagradáveis com Lenovo como passei com Dell. HP nem comento, pois clientes perderam tudo que tinham mais de uma vez e vieram me pedir para recuperar, sem sucesso pois haviam trocado o disco na autorizada e não fizeram backup nem avisaram. O prejuízo de um deles foi enorme, pois tinha contratos que ele não tinha cópia e ele não sabia usar backup na nuvem.

Interessante saber disso. Sempre tive boas experiências com Dell, vou ficar atento a partir de agora. quanto a outras marcas, acredito que nenhuma se destaca tanto quanto a Lenovo. Sendo conhecimento desses problemas que você teve com a Dell, acredito que o Ideapad seja realmente a melhor opção no momento.

 

24 minutos atrás, Lucasinacior disse:

Sim, Vai rodar tranquilamente, ainda mais que a resolução nativa da tela desse notebook é HD, logo exigirá ainda menos da placa gráfica integrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem outro modelo lenovo no mesmo patamar do s145, o Lenovo V14 com i5-1135G7. Esse é mais atual e o video integrado dele é um iris xe, ta bem superior a igpu do Ryzen 5 3500u.

Lenovo é a marca que vem trazendo os note mais custo beneficio no momento.

Tem uns testes dele rodando the witcher 3, gta v e rdr2 a 40 fps, em 720p de low a medio, the sims 4 deve ser de boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, JohnLSV disse:

Tem outro modelo lenovo no mesmo patamar do s145, o Lenovo V14 com i5-1135G7. Esse é mais atual e o video integrado dele é um iris xe, ta bem superior a igpu do Ryzen 5 3500u.

Fiquei até curioso. Quais benchmarks você viu que indicam que o chip gráfico citado tem um desempenho comparável ou superior às vega?

Pesquisei bastante aqui para ver se tinha perdido alguma notícia, mas realmente não vi nada que indicasse isso sequer remotamente. 

Em questão de poder de processamento, o 1135G7 é sim superior ao Ryzen 5 3500U, mas este segundo é focado em ter uma GPU integrada no equivalente a uma GPU dedicada de entrada, muito superior a qualquer coisa integrada que a Intel tenha por sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o acer nitro seria exagerado para o uso pretendido né?

@JohnLSV também gostaria de ver esses testes, se puder enviar o link aqui pra nós.

@Breno Kuntz o Dell eu tive umas experiencias bem ruins também. Tinha um que queimou um negocio na placa (não lembro o que exatamente), levei na autorizada, consertaram, cerca de 2 meses depois deu o mesmo problema e não teve conserto, na época me deu muita dor de cabeça porque usava pra trabalhar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucasinacior @WOZ Dods 

 

Ele ta batendo de frente com a igpu do r5 5500u em alguns games:

 

Benchmark em números da igpu tanto do Ryzen 5 3500u quanto do i5 1135g7, não sei se isso serve de base, mas eu costumo ver nesse site alguns modelos de gpu e igpu pra ter uma base: https://www.videocardbenchmark.net/gpu.php?cpu=Radeon+RX+Vega+8&id=4012 ; https://www.videocardbenchmark.net/gpu.php?gpu=Intel+Iris+Xe&id=4265

 

Até eu fiquei surpreso em saber que a intel com esse iris xe "superou" os integrados do Ryzen.

Pra complementar tem esses testes também: https://technical.city/pt/video/Radeon-RX-Vega-8-Ryzen-2000-3000 vs https://technical.city/pt/video/Iris-Xe-Graphics-G7-80EUs. Ambos tão no mesmo patamar de preço, o modelo com i5 só superou o 3500u, tanto em gpu quanto cpu, por ser um modelo bem mais recente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucasinacior Esse vem com SSD 256gb: https://m.casasbahia.com.br/notebook-lenovo-v14-i5-1135g7-8gb-256ssd-intel-iris-xe-graphics-win-10-home-14-quot-HD-82nm000ebr-preto-1519230662/p/1519230662?utm_medium=Cpc&utm_source=google_freelisting&IdSku=1519230662&idLojista=25052

Achei estranho eu ter procurado agr e ter encontrado só esse na faixa dos 3k, a uns dias era entre 3,2k-3,6k em diversas lojas. Vale lembrar que eles costumam dar uma subida nos preços em outubro por conta da black fraude.

Com relação as especs vem com SSD M.2 NVMe de 256gb, 8 gb ram 3200mhz e possui 14" essas info constam no site da fabricante. No site das casas Bahia eles também especificam dessa forma, deve ser padrão. Se for de fato um M.2 NVMe é mais potente que um SSD comum, dei uma olhada inclusive no yt ele sendo aberto e pelo visto vem um M.2 mesmo, a parte do SSD/hdd vem vazia, ou seja, posteriormente você pode adicionar mais um SSD pra guardar arquivos, SSD de 1 tera tu encontra na faixa dos 400.

Fiquei surpreso agr, além do preço a Lenovo ainda pôs um NVMe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JohnLSV entendi, a preocupação era desses 256gb ser pouco, mas se tem como aumentar, acho que a escolha vai ser essa. Mostrei ele e o acer nitro pra ela, segundo ela o acer é feio, gostou desse kkkkk e como esse atende perfeitamente para o que ela quer, vai ser essa mesmo, pelo visto.

@FelipeDevis como falei ai em cima, acho que a escolha vai ser por esse lenovo v14 mesmo, ele atende perfeitamente para o que precisamos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Lucasinacior disse:

@WOZ Dods o acer nitro seria exagerado para o uso pretendido né?

Para The Sims? Muito! Seria como comprar um rolo compressor para matar formigas. Até vídeo integrado Intel joga bem esse jogo para você ter ideia. Claro que não são chips feitos para jogos, então minha indicação vai ser sempre Ryzen.

Afinal, se der na telha da pessoa jogar outro jogo o Intel pode não dar conta, mas o Ryzen dará.

@JohnLSV Deu para entender agora. O 1135G7 foi lançado para competir com os Ryzen de 4ª e 5ª gerações, não com o 3500U, que por dentro é segunda geração assim como os de quarta geração com gráficos integrados são, por dentro, de terceira. Só na quinta geração que essa tendência da AMD parou. Os Intel de 11ª geração foram lançados especificamente para competir com os Ryzen de 5ª.

 

O problema é que no nosso mercado brasileiro nem os de 4ª nem os de 5ª geração para laptops tiveram boa adesão por parte das lojas. Não vimos os modelos que saíram em outros países anos atrás, ainda na 4ª geração, menos ainda os mais recentes de 5ª.

 

Nesse caso, se as faixas de preço são similares, não tem como não indicar o Intel. 

 

@Lucasinacior Cuidado com laptops que vem com SSD, especialmente se não falar que tem HDD também. É muito comum você comprar esses notes e descobrir, para sua tristeza, que utilizaram um SSD 2.5" mesmo tendo slot M.2, o que vai te forçar a comprar mais um SSD, dessa vez M.2, ou tirar o SSD antigo para expandir o armazenamento, o que sempre vai representar prejuízo. Geralmente recomendo a meus clientes que comprem com HDD para instalarmos depois, por 300 reais, um SSD M.2 de qualidade muito maior do que o que viria de fábrica, aproveitando o ensejo e instalando o sistema limpo e sem bloatware. O resultado é que você gasta menos e tem algo melhor, de quebra mais fácil de dar manutenção depois. Se optar por essa rota recomendo a leitura do tópico abaixo para preparar fazer a instalação do sistema de forma mais eficiente e funcional.

 

 

9 horas atrás, JohnLSV disse:

Fiquei surpreso agr, além do preço a Lenovo ainda pôs um NVMe.

A maioria dos slots M.2 de notebooks que tenho visto nos últimos tempos é realmente só compatível com NVMe. Interessante esse modelo específico vir com M.2, já peguei muitos com 2.5". Ainda sigo com minha recomendação prévia, pois HDD tem apenas três empresas fabricando no mercado e todas são boas, mas SSD tem centenas e a maioria não presta. Prefiro, pessoalmente, escolher eu mesmo o modelo que será instalado do que fazer como as memórias "smart" que vemos em tantos notes que comumente falham prematuramente.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Seguindo seu comentário de preços similares, estou com uma dúvida fatal, poderia me ajudar?
Boletei o v14 com i5 11357 por 3.350 reais, que nem o amigo indicou ali em cima.

 

Boletei também, o Lenovo Ultrafino Ideapad 3 AMD Ryzen 7 5700u por 3.520 reais (c/ cupom no app).
https://www.shoptime.com.br/produto/3383639290?cor=PRATA&tensão=BIVOLT

O segundo, vi que tem problema de limitação de upgrade de ram (4gb soldados + 4gb), mas vi também que é um processador novo e que, talvez esse modelo sofra reajuste de preço, me parece que o custo/benefício dele está imbatível.

Meu uso será para serviços de escritório no geral, pacote office, umas 10 abas de navegador, e é isso.

Considerando isso, pode me ajuda a decidir qual compensa mais para eu pagar o boleto?
Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tailor Henrique Souza disse:

O segundo, vi que tem problema de limitação de upgrade de ram (4gb soldados + 4gb), mas vi também que é um processador novo e que, talvez esse modelo sofra reajuste de preço, me parece que o custo/benefício dele está imbatível.

O 5700G tem desempenho superior ao 1135G7 de fato. Seria o que eu pegaria hoje. Ele não é só felicidade no entanto, pois não vem com placa de rede integrada e isso pode ser um problema para quem joga jogos competitivos, onde a latência da rede sem fio será sempre inadequada. Para navegar na internet e uso móvel ele será perfeito, no entanto, e 5700G é um monstro de processador: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-1135G7-vs-AMD-Ryzen-7-5700U/3830vs4156

Os dois sequer estão na mesma categoria e isso justifica o preço. Antes de pagar seu boleto, tente entrar em contato com a Lenovo e pergunte se ele vem com SSD tipo M.2 NVMe ou se é 2.5", pois o ideal seria M.2 para você acrescentar um HDD depois. Sobre o volume de memória, a maioria dos notes está vindo assim agora, 4 GBs soldados + algum outro volume avulso. 8GBs são suficientes para atividades diárias, várias abas no navegador e tudo mais. Você vai sentir falta de mais memória para alguns jogos e para edição de imagens com photoshop e corel.

Se precisar de memória adicional sempre poderá instalar depois, claro, mas se esses dois modelos seguirem o padrão de mercado você terá que tirar um pente de 4 GBs para instalar outro do tamanho que quiser.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lucasinacior disse:

@JohnLSV entendi, a preocupação era desses 256gb ser pouco, mas se tem como aumentar, acho que a escolha vai ser essa. Mostrei ele e o acer nitro pra ela, segundo ela o acer é feio, gostou desse kkkkk e como esse atende perfeitamente para o que ela quer, vai ser essa mesmo, pelo visto.

@FelipeDevis como falei ai em cima, acho que a escolha vai ser por esse lenovo v14 mesmo, ele atende perfeitamente para o que precisamos.

Esse né? https://m.casasbahia.com.br/notebook-lenovo-v14-i5-1135g7-8gb-256ssd-intel-iris-xe-graphics-win-10-home-14-quot-HD-82nm000ebr-preto-1519230662/p/1519230662?utm_medium=Cpc&utm_source=google_freelisting&IdSku=1519230662&idLojista=25052 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como você também estou procurando um note mais pra estudos do que pra jogos.

A dificuldade que eu ano encontrando é que esses notebooks mais baratos (ou menos caros hoje em dia) é que acho eles capados em alguma coisa.

Ex: a tela é não é boa, baixa qualidade do painel ou a resolução não é Full HD; as possibilidades de upgrade são poucas, pentes de memórias soldadas, sem slots pra add mais SSD/HD; teclado pequeno sem o númerico; poucas portas USB. 
Enfim, ando achando que vou aguardar a Black Friday pra se aparece algum note mais completo com um bom desconto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, muciobg disse:

Assim como você também estou procurando um note mais pra estudos do que pra jogos.

A dificuldade que eu ano encontrando é que esses notebooks mais baratos (ou menos caros hoje em dia) é que acho eles capados em alguma coisa.

Ex: a tela é não é boa, baixa qualidade do painel ou a resolução não é Full HD; as possibilidades de upgrade são poucas, pentes de memórias soldadas, sem slots pra add mais SSD/HD; teclado pequeno sem o númerico; poucas portas USB. 
Enfim, ando achando que vou aguardar a Black Friday pra se aparece algum note mais completo com um bom desconto

Concordo contigo, alem disso quem é leigo "como eu" padroes br vem com linux etc, Bem difícil comprar hj em día notebook 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, FelipeDevis disse:

Concordo contigo, alem disso quem é leigo "como eu" padroes br vem com linux etc, Bem difícil comprar hj em día notebook 

Trocar o sistema operacional é tranquilo, o problema mesmo tá sendo os preços dos notes kkkk

Em 18/10/2021 às 13:20, Lucasinacior disse:

Boa tarde, minha namorada está precisando de um notebook para a faculdade, seria focado mais em estudo, documento word, pdf e coisas do tipo. E eventualmente ela gosta de jogar um the sims 4. Tem que ser notebook porque frequentemente ela precisaria levar pra a faculdade. O orçamento é 4.000 podendo chegar até uns 5.000 se realmente for necessário.

 

Estou procurando um note pra comprar na Black Friday exatamente na mesma faixa de preço. Pesquisa pelas versões mais básicas do Lenovo ideapad gaming 3i ou pelo Acer Nitro 5. Eu vi ambos com processador i5, SSD, 8gb de ram e placa de vídeo GTX1650 abaixo de R$5000. Provavelmente vou comprar um dos dois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, JohnLSV disse:

@muciobg Esse ideapad gaming 3i da pra fazer um upgrade bacana posteriormente, já q ele tem 2 slots ram, 2 NVMe e espaço pra 1 pra SSD.

 

Sim, andei vendo alguns reviews, posso estar enganado, mas pelo que entendi você tem opção de colocar ou 2 SSD ou 1 HD + 1 SSD, porque apesar de teoricamente você ter 3 slots parece que na prática ao add um HD você meio que ocupa o espaço onde iria o segundo SSD.

Pra mim não faz diferença, 1 SSD + 1 HD já ficaria lindo.

Ainda tem a opção de add um segundo pente de memória de 8gb 3200mhz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods e a melhor opção que vem com HD seria o s145? Ou tem alguma outra opção mais interessante? Não queria comprar algo pra já ter que trocar uma peça, seria melhor comprar com p HD e só acrescentar o SSD. 

https://www.americanas.com.br/produto/3383642632?sellerId=00776574000660&epar=bp_pl_00_go_inf_notebooks_todas_geral_gmv&opn=YSMESP&WT.srch=1&gbraid=0AAAAAD37VprJJOjdAp_W6lHFV4lBIYV-i&gclid=EAIaIQobChMI2di99sDe8wIVVwmICR0MNg-MEAQYASABEgITAPD_BwE&cor=PRATA&tensão=BIVOLT
 

encontrei essa opção. Ta num preço bem bacana.

Na verdade acabei de ver que vem com linux. Queria uma opção que fosse comprar e já usar, não ter que ficar modificando os componentes.

https://m.magazineluiza.com.br/notebook-acer-aspire-5-a514-54-54lt-intel-core-i5-11a-gen-windows-10-home-8gb-256gb-SSD-14-full-HD/p/bh5cbjgagk/in/ntmk/?&seller_id=aceroficial&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=54222&gbraid=0AAAAAD4zZmTKHv25bIlHNouR3Gm6C9Nit&gbraid=0AAAAAD4zZmTKHv25bIlHNouR3Gm6C9Nit&gclid=EAIaIQobChMIgezqwsre8wIVpQaICR1q3g_qEAQYASABEgJqVvD_BwE&gclsrc=aw.ds
 

gostei muito dessa opção, tela full HD, painel ips e ele vem com o SSD M.2, teria que acrescentar apenas um HD. Uma duvida, o HD pro notebook seria o mesmo pra desktop ou tem HD proprio pra notebook?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...