Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 10600k a 85 ºC é normal?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Boa noite, peguei hoje de noite o meu PC com o técnico, tinha pedido para ele fazer a montagem das peças novas que eu comprei e arrumar um dos fans da minha VGA que estava com problema.

 

Joguei um pouco (Apex e New World) e fui fazendo alguns teste para checar a temperatura da cpu que acabei de comprar.

 

Nos dois games ela ficou oscilando de mais a temperatura, ficava entre 43~80ºC, uma hora chegou a bater 85ºC mas foi coisa rápida e já caiu para 74ºC e permaneceu ali na casa dos 70~80ºC por uns 6 minutos (nessa hora estava acontecendo muita coisa no jogo, explosão, tiro.... ) e depois voltou para 50~65ºC por um bom tempo, detalhe eu deixei o V-Sync ligado para travar a taxa de fps em 60.

 

Print do log do RealTemp enquanto eu jogava: https://prnt.sc/1wovjpj

 

Isso é normal, fui pesquisar e vi que a pasta térmica tem um "tempo de cura", essa temperatura é porque a pasta foi recém colocada e não esta na sua "eficácia plena", preciso me preocupar ? 

 

"Também é importante ficar atento ao tempo de cura. É o tempo que a pasta leva para atingir a sua eficácia plena. São necessárias entre 200 e 400 horas de uso. A vida útil da aplicação da pasta é de aproximadamente 2 anos no caso das feitas de silicone. Já as de prata têm qualidade superior, durando entre 5 e 10 anos, dependendo da frequência de uso do sistema."

 

SETUP: i5 10600k + Cooler Cpu Blizzard T2  + GTX 1060 6GB + 16GB Ram + Fonte Corsair 430W + 120GB SSD + 500GB HD + Gabinte Aerocool V3x Black Edition

 

Agradeço a ajuda e atenção desde já ❤️

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nemesys

 

Pasta térmica não tem tempo de cura.. As novas, não.. Não sei de onde, veio essa informação.. 

 

Dito isso, essa temperatura depende de outros fatores além da pasta, como gabinete e sua circulação de ar, temperatura ambiente, tensão que a placa-mãe aplica no processador..

 

De cara, não acredito que tenha sido uma boa escolha de cooler, considerando que ele tem um 10600K pra tomar conta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria 

 

Como está o gabinete por dentro: https://prnt.sc/1woy7kf

 

Temperatura ambiente não é o problema, esta chovendo e frio onde eu moro.

 

onde eu vejo a tensão que é aplicada pela placa-mãe no processador ? 

 

Será que é perigoso continuar com esse CPU cooler,  tenho medo dele não dar conta da CPU e acabar queimando, tem esse perigo ?

 

Edit: Acredito que tenha achado o problema, testei o CoD Warzone, na primeira partida teve uma hora que bateu 90ºC, durante a gameplay facilmente chegava a 83ºC, antes de ir para a segunda partida tirei a tampe lateral para testar, só fazendo isso a temperatura chegou no máximo em 74ºC, ficando na média de 65/68ºC durante a partida toda

 

Além do Cooler que não é muito bom, a principal culpada seria a falta de circulação do ar no gabinete né ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, RS Faria disse:

Não sei de onde, veio essa informação.

Bom dia! Fui conferir e só encontrei em um blog da internet que não possui nenhuma outra fonte.

@Nemesys, bom dia!
A tensão de montagem é feita pelo aperto dos parafusos, não se "vê" a pressão e não há como medir sem equipamento e insumos especiais, mas a pressão correta é garantida pelo material de montagem incluso na caixa e o aperto especificado no manual.
Mas é um processador de 125W, eu sugiro uma melhoria do teu dissipador para um Scythe, se puderes.
Fora isso, não recomendo o uso desses programas de captura que hospedam na internet por terem links públicos que podem ser acessados por qualquer um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

bom, detalhes do seu processador
Processador Intel® Core™ i5-10600K (12M de cache, até 4,80 GHz) Product Specifications

Veja os detalhes, temperatura maxima é 100 graus.

Porém, eu não deixaria nessa temperatura, EU.
Impressão minha ou o seu cooler está invertido.

 

Esse seu cooler está jogando ar de trás pra frente? se sim ele tem que jogar ar de frente pra tras.
image.png.a22be251192f12da27a9070e1d70cc30.png

Se o seu gabinete for do antigo, sugiro colocar um gabinete mais atual e colocar umas ventoinhas, esse processador esquenta legal e tem que te ventilar legal, esses gabinetes com fonte em cima não recomendo, serve para micros normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Eduardo disse:

bom, detalhes do seu processador
Processador Intel® Core™ i5-10600K (12M de cache, até 4,80 GHz) Product Specifications

Veja os detalhes, temperatura maxima é 100 graus.

Porém, eu não deixaria nessa temperatura, EU.

Geralmente acima de 90ograus as GPUs/GPUs já reduzem o desempenho para evitar chegar perto dos 100o graus.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nemesys Tem que colocar esse cooler na posição correta como indicado pelo @Eduardo . Apesar de esse cooler de dois heatpipes ser bem fraquinho, ele é superior ao cooler box e deveria manter as temperaturas melhores. As ventoinhas internas do gabinete também precisam estar orientadas corretamente e aparentemente o seu "técnico" não soube orientar nem a do CPU, então as outras podem estar tão mal orientadas quanto, sufocando o seu gabinete. A orientação das ventoinhas deve seguir as fotos abaixo, e se você não tem ventoinhas instaladas tente adquirir pelo menos duas, idealmente quatro, para distribuir metade na frente para admissão de ar frio e a outra metade atrás e em cima, ambos jogando ar quente para fora. O seu cooler de CPU deveria justamente estar jogando ar para trás, qual seria imediatamente eliminado pela ventoinha traseira. Ventoinhas boas são das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Se quiser poupar grana, procure a Deepcool Xfan, é barata, durável e silenciosa.

 

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Fui checar agora e não acreditei, o Cooler da Cpu está errado mesmo, já mandei msg para o técnico avisando do erro

@WOZ Dods  Sobre as ventoinhas, meu gabinte suporta 3, duas na tampa lateral e 1 atrás na mesma altura do Cooler da CPU, no caso eu colocaria duas na tampa lateral puxando o ar de fora para dentro e a de trás puxando o ar de dentro para fora, certo ? 

 

Esse fan da Corsair da conta ? https://www.pichau.com.br/ventoinha-corsair-af140-led-vermelho-2018-140mm-co-9050086-ww

 

Em um futuro próximo eu vou comprar um gabinete maior e um Cooler da CPU melhor

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa fan da corsair é boa, se o seu gabinete tiver espaço pra ele, sobre o gabinete, mantém aberto então, minha opinião, essa fonte em cima atrapalha, vai dar um bafo quente ai dentro do gabinete e é o que a sua maquina não quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo @Diego BothVoltei do técnico agora, ele inverteu o lado do Cooler da Cpu, com isso a temperatura in game já caiu drasticamente com a tampa lateral fechada, agora jogando ele bateu no maximo 75ºC e foi só um pico, na maior parte do tempo ele ficou oscilando 60~70ºC

 

Vou ficar monitorando e caso ele fique batendo perto de 80ºC vou abrir a tampa lateral e providenciar um gabinete novo e mais fans

 

Obrigado pela ajuda

 

O problema que agora um problema antigo da minha VGA surgiu, um dos fans fica parando de rodar, mas já fiz um topico na área correta para tentar resolver mais esse pepino, to com muita sorte.... T-T 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Nemesys disse:

@WOZ Dods  Sobre as ventoinhas, meu gabinte suporta 3, duas na tampa lateral e 1 atrás na mesma altura do Cooler da CPU, no caso eu colocaria duas na tampa lateral puxando o ar de fora para dentro e a de trás puxando o ar de dentro para fora, certo ? 

O que você chama de "tampa lateral" seria o painel frontal do gabinete? Se sim, então está certo, todos do painel frontal tem que puxar ar para dentro, os de cima e de trás (verifique se suporta em cima também) tem que jogar ar para fora.

18 horas atrás, Nemesys disse:

É muito bom, mas está caro. Se quiser um tão bom quanto, porém mais barato, pegue o Cooler FAN XPG, 120mm - VENTO120-BKCWW - R$ 33,90. Só não tem a firula de luzinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O que você chama de "tampa lateral" seria o painel frontal do gabinete? Se sim, então está certo, todos do painel frontal tem que puxar ar para dentro, os de cima e de trás (verifique se suporta em cima também) tem que jogar ar para fora.

É muito bom, mas está caro. Se quiser um tão bom quanto, porém mais barato, pegue o Cooler FAN XPG, 120mm - VENTO120-BKCWW - R$ 33,90. Só não tem a firula de luzinhas.

só tem em média 20cfm a menos, tem uma menor eficiência, mas realmente, ainda sim é boa, tem mais CFM que muitas ventoinhas de 120mm do mercado, a XPG ta fazendo uns produtos bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Diego Both disse:

@Nemesys  80º é aceitável. Acima de 90º que é preocupante.

80° já é temperatura perigosa, pois já está causando perda de desempenho e durabilidade. Ideal é abaixo de 70°, entre 70° e 80° é preocupante. Muitas pessoas acham que estar abaixo da temperatura máxima é seguro, mas não é.

 

@Nemesys Quando seu técnico for corrigir esse cooler, observe qual pasta térmica ele está usando. Se usar implastec ou pasta chinesa, nos procure aqui e te indicamos uma para comprar e trocar você mesma, te ensinando como fazer.

 

@Eduardo Sim, um pouco menos, mas é uma ótima ventoinha pelo preço. Pessoalmente prefiro colocar maior número em baixa rotação do que poucas em alta rotação. O efeito de ventilação é o mesmo, o ruído é menor.

 

@Nemesys Esqueci de lhe avisar. Se for mesmo comprar ventoinhas, precisará de um FH-04 para conectar todas juntas e poder controlar a velocidade. Um único FH-04 suporta até quatro ventoinhas, mas cada um precisa de um SYS_FAN na placa-mãe para operar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...