Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU, placa-mãe e memória para i5-4590 + GA-H97M + 8GB 1866 MHz + GTX 1650


Posts recomendados

e ae beleza? vou deixar abaixo a configuração do meu PC atualmente. Gostaria de fazer um up nele com processador, placa-mãe e memória RAM.

Sobre os processadores eu dei uma pesquisada e pensei num Ryzen 5 ou 7, talvez até o 9 se compensar, mas se surgir sugestões com intel pode ser uma opção tb. O problema é a placa-mãe, não entendo muito e gostaria de umas opiniões de modelos, marcas; mesma coisa para a memória RAM, compensa por 32gb ou com 16 já seria o suficiente? 

Aproveitando, num futuro pretendo trocar a placa de video para uma geforce 3000 provavelmente, será q a fonte aguenta?

Agradeço a todos q lerem e ajudarem.

 

PROCESSADOR

Intel Core I5-4590 3.3GHz Quad-Core

COOLER CPU

Cooler BOX Original Intel

placa-mãe

Gigabyte GA-H97M-Gaming 3 / LGA 1150 / USB 3.0 / PCIe 3.0 / Suporte a 4 pentes de memoria

MEMÓRIA

8GB HyperX 1866MHz (2x4GB) Black

PLACA DE VÍDEO

GTX 1650

DISCO RÍGIDO

1000GB Sata III 64Mb cache

FONTE

EVGA 600W Certificado 80 Plus Bronze com PFC Ativo

GABINETE

Gamer NZXT S340 Black Window

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, DarkStalker disse:

Boa tarde, qual o orçamento e o setup seria para que? Jogos, streaming...

 

opa malz esqueci de colocar, seria para jogos e streaming pelo discord para amigos apenas. Qto ao orçamento não teria uma valor certo, talvez 5k, ou o melhor custo beneficio, pagaria a vista para ter maior desconto

 

ah seria um PC pra aguentar a nova geração dos consoles, sem me preocupar em trocar peças futuramente, apenas a gpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelocn86 A sugestão de upgrade dada pelo colega @DarkStalker é a melhor que você faria hoje, especialmente se pretende fazer streaming. Sua fonte, no entanto, não dá para saber se vai ser adequada sem saber o modelo exato. Temos muitas fontes EVGA de má qualidade no mercado. O problema não seria a potência, já que 600W é suficiente para uma RTX 3060 (mas nada acima disso), mas sim a qualidade. Uma fonte de má qualidade vai reduzir a vida útil de seu sistema, especialmente da GPU que é tão cara hoje. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@marcelocn86 A sugestão de upgrade dada pelo colega @DarkStalker é a melhor que você faria hoje, especialmente se pretende fazer streaming. Sua fonte, no entanto, não dá para saber se vai ser adequada sem saber o modelo exato. Temos muitas fontes EVGA de má qualidade no mercado. O problema não seria a potência, já que 600W é suficiente para uma RTX 3060 (mas nada acima disso), mas sim a qualidade. Uma fonte de má qualidade vai reduzir a vida útil de seu sistema, especialmente da GPU que é tão cara hoje. 

 

ah entendi, seria essa placa né? https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4 e qto as b550 vi algumas pessoas falando dela?

 

sobre o processador não compensa pegar já o Ryzen 7 então?

e modelo e velocidade da memória RAM qual indica?

obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelocn86 A A520M DS3H é uma placa boa para quem não pretende "brincar" de fazer OC e quer economizar um pouco. Se tiver dinheiro sobrando e quiser algo mais robusto, apesar de não fazer diferença nenhuma no seu desempenho, pode pegar uma das B550 abaixo:

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

A diferença entre elas é pequena exceto a Aorus Elite V2, que tem topologia de memória revisada e superior às demais. No geral pode pegar a que estiver mais barato de todas essas a menos que queira algum recurso especial como ARGB, aí terá que olhar uma a uma e ver qual tem e está com bom preço. Todas tem update de BIOS sem CPU, dispensando ter que usar uma CPU de 3ª geração para fazer o update para 5ª. Todas as MBs presentes no mercado hoje precisam de update de BIOS para suportar CPUs de 5ª geração, então saiba que terá que fazer. Como todas são "dual BIOS", o processo é basicamente 100% seguro.

 

Sobre o processador, o 5600X é mais que suficiente, bem mais por sinal, para o que você precisa. Se tiver dinheiro sobrando e quiser algo mais durável do ponto de vista do desempenho sem ter que gastar muito, o 5800X está com preço "justo" na Terabyteshop hoje, custando 2500 reais. Já teve preços melhores em promoções recentes, mas ainda é uma diferença proporcional ao ganho no desempenho. Compare o desempenho bruto usando este site se quiser ter uma ideia do custo/benefício de cada um. Eles terão basicamente o mesmo desempenho em jogos atuais, então se for procurar reviews observe mais a diferença de desempenho em programas de produtividade.

Lembrando, se tiver que sacrificar outros componentes mais importantes como memórias, GPU ou até SSD, baixe para 5600X, pois ele dá conta do recado e continuará bom por 5 anos ou mais.

 

Memória para Ryzen 5000 é melhor que seja de 3600 MHz. Esse é considerado o "sweet spot" hoje, e velocidades acima disso não acarretarão em ganho de desempenho que justifique o custo adicional. Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG, com atenção especial para a linha Trident-Z da G.Skill, que é considerada a melhor em desempenho e estabilidade por algumas revistas especializadas. Claro que se a diferença de preço for alta, todas as demais que citei também são boas e em promoção são melhores ainda. Poucos pontos percentuais de ganho não justificam investimento alto ou sacrifício de outros componentes, o importante é fazer um setup equilibrado sem sacrificar qualidade, durabilidade e estabilidade.

 

Se não tiver escolhido os demais componentes, recomendo a leitura dos tópicos abaixo, pois é basicamente padrão o que recomendo nesse sentido. Lembrando que GPUs boas são das marcas Gigabyte, MSI, ASUS, Galax e EVGA. Tem outras marcas boas de menor presença no mercado, mas as melhores hoje na minha opinião são essas, tanto em durabilidade quanto qualidade e preço. GPUs mais baratas que elas geralmente sacrificarão algum outro aspecto, em especial qualidade e durabilidade.

 

Nesse tópico recomendo o 5700G para poupar o OP de ter que gastar com GPU nesse momento. Por ter vídeo integrado de bom desempenho, ele segura a onda para jogar com qualidade média alguns jogos hoje, permitindo-se esperar até que o mercado se recupere. Apesar disso ele tem desempenho de processamento superior ao do 5600X (pouco inferior ao 5800X) sendo a melhor opção para quem deseja usar vídeo onboard para games.

Sobre o mercado, o valor de uma RTX 3060 hoje é o que se pagaria por uma 3080 ou superior se não fosse a escassez de silício, qual tem previsão de se abrandar apenas em meados do próximo ano, isso se nada mudar negativamente em relação ao mercado atual.

 

Sobre diferenças entre as MBs veja o vídeo abaixo. Lembrando que X570 é um chipset que foi lançado bem antes dos A520 e B550 (bem antes dos Ryzen 5000 teambém), que geralmente são melhores em vários aspectos por isso. X570 são voltados para OCs extremos, mas nem sempre são as melhores opções mesmo nesse cenário. 

  

Citação

 

 

 

 

Nota: o que falei das Kingston Fury no outro tópico se aplicava na ocasião por serem das poucas em promoção naquele período, mas isso muda todos os dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @WOZ Dods agradeço as informações, muito provavelmente não farei OC, então acho q vou pegar a A520M DS3H mesmo, pelo q vi só tem um fabricante né, a gigabyte...

qto a memória ajudou muito, irei pegar de uma dessas marcas.

Ah fiz o tópico pra acompanhar os preços, irei comprar na black friday, quem sabe a metade do dobro ainda não seja viável heeheheh

Só uma dúvida, mais para frente se eu pegar uma 3060 ou 3070, não vai gargalar com a cpu né?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelocn86 Se pretende pegar essas GPUs já mude a fonte agora. Pegue uma Super Flower Leadex III gold 650 ou 750, ou uma XPG Core Reactor 650 ou 750. 

Sobre gargalo, não, o 5600X não dará gargalo em nenhuma GPU existente hoje. Daria para ter um pouco, bem pouco, a mais de desempenho com outras CPUs dependendo do jogo ou da resolução, mas gargalo não vai ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods acho q decidi o q vou pegar, o Ryzen 5800x, A520M DS3H e acho q 16gb de ram... e fui pesquisar as gpu, acho q vou pegar uma 3060 ti; em relação a fonte, acho q uma dessas q você havia mencionado mesmo Flower Leadex III gold 650 ou 750, ou uma XPG Core Reactor 650 ou 750; pego 650w ou 750w já?

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, marcelocn86 disse:

@WOZ Dods acho q decidi o q vou pegar, o Ryzen 5800x, A520M DS3H e acho q 16gb de ram... e fui pesquisar as gpu, acho q vou pegar uma 3060 ti; em relação a fonte, acho q uma dessas q você havia mencionado mesmo Flower Leadex III gold 650 ou 750, ou uma XPG Core Reactor 650 ou 750; pego 650w ou 750w já?

valeu

Para a 3060 eu pegaria 650W, mas se pretender pegar uma superior no futuro já compre a de 750W. 

A escolha de componentes está boa. Visite o site da Terabyteshop e já compre memória e o que mais encontrar de bom lá. Estavam com promoção da Geil Orion 8 GBs 3600 MHz, bem como a Evo Potenza de mesmas características, ambas custando 289 e 279 respectivamente. Desse nível de qualidade por esse preço é difícil de achar memórias, e com a previsão de aumento de preço para as próximas semanas eu compraria o mais rápido possível no seu lugar.

 

Para escolher demais componentes consulte o tópico que citei previamente. Para informações sobre montagem e configuração consulte o tópico abaixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

em relação a memória é esta né? pensei em pegar 3 pentes e ficar com 24gb de ram

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14436/memoria-DDR4-geil-orion-8gb-3600mhz-vermelho-gaor48gb3600c18bsc

 

a fonte q encontrei seria essa?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15927/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-750w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-750f14rgbk-com-cabo-de-forca

 

a placa-mãe é esta mesmo né?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14923/placa-mãe-gigabyte-amd-a520m-ds3h-DDR4-am4

 

pelo q pesquisei esses 3 produtos estão mais baratos na terabyteshop mesmo, ia esperar a black friday, mas é capaz de nem ficar mais barato né? aí talvez o processador eu espere a black friday por uma promo do Ryzen 7, o q acha?

ah tava lendo seus tópicos, e sobre o gabinete, posso continuar usando o que tenho mesmo né? porque no final das contas ficaria só com ele e o hdd e SSD hauahu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, marcelocn86 disse:

em relação a memória é esta né? pensei em pegar 3 pentes e ficar com 24gb de ram

Memórias devem ser instalas sempre em pares. Ou você compra duas ou quatro. Se colocar em números ímpares você desativa o dual channel e reduz o desempenho de seu sistema. Saiba que 16 GBs para uso comum são mais que suficientes. Se você trabalha com design ou edição de vídeo, aí recomendo 32 GBs (2x16) como volume ideal, permitindo expandir depois se necessário.

1 hora atrás, marcelocn86 disse:

a fonte q encontrei seria essa?

Pode ser ela, mas o preço está elevado por ser RGB. Se você não fizer muita questão desse enfeite, pode pegar esta: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular - R$ 869,90

Ela tem o mesmo preço, mas com 10 anos de garantia. 

Lembrando, você só precisará de 750W se quiser fazer upgrade para outra GPU acima da 3060 TI se for nessa mesma geração. As próximas gerações sempre consomem relativamente menos e 650W seria suficiente até mesmo para a 3070 atual com boa folga ainda, mas não tanto acima dela. A folga ideal é de 30%, mas para as RTX 3000 eu recomendo um pouco mais para evitar problemas com os picos de consumo delas. Para calcular seu consumo real use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

No geral, eu usaria a de 650W a menos que tivesse intenção de trocar a GPU até o final do ano que vem, quando já teremos outra geração disponível, mas a 3060 será suficiente para jogar bem por pelo menos uns 3 a 5 anos.

1 hora atrás, marcelocn86 disse:

a placa-mãe é esta mesmo né?

Essa mesmo. Boa, barata, funcional. As outras tem recurso de OC, mas acho desperdício fazer OC aqui no Brasil.

 

1 hora atrás, marcelocn86 disse:

pelo q pesquisei esses 3 produtos estão mais baratos na terabyteshop mesmo, ia esperar a black friday, mas é capaz de nem ficar mais barato né? aí talvez o processador eu espere a black friday por uma promo do Ryzen 7, o q acha?

Olha, esses preços, excetuando a memória, tem sido bem consistentes desde o começo do ano. Infelizmente os modelos sem RGB da Leadex III gold 750 e 650 estão em falta já há algum tempo, o que me deixa com a preocupação de que até as RGB podem acabar esgotando e demorando para serem respostas. As XPG Core Reactor somem e reaparecem no mercado, mas já faz bastante tempo que não tem promoção. Esperar a BF é uma loteria. No mínimo os preços serão os mesmos, mas o problema maior é que você pode esperar o dia para descobrir que não tem mais do produto que você quer, com isso atrasando sua montagem em semanas ou meses ou pior, te forçando a comprar algo inferior. Pessoalmente, por estar acompanhando o mercado constantemente, eu compraria agora no seu lugar. Ryzen 5 5600X, que é o campeão máximo de custo/benefício, está 1800 reais hoje, sendo que no começo do ano custava 2100 e ficou meses sumido do mercado.

1 hora atrás, marcelocn86 disse:

ah tava lendo seus tópicos, e sobre o gabinete, posso continuar usando o que tenho mesmo né? porque no final das contas ficaria só com ele e o hdd e SSD hauahu

Seria o S340 Black Edition? Apesar de ter frente chapada, que é péssimo para ventilação, no geral é um bom gabinete. Eu só pegaria uma furadeira e esburacaria o painel frontal dele de fora a fora para melhorar o fluxo de ar, mas isso sou eu, o paranoico das temperaturas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Memórias devem ser instalas sempre em pares. Ou você compra duas ou quatro. Se colocar em números ímpares você desativa o dual channel e reduz o desempenho de seu sistema. Saiba que 16 GBs para uso comum são mais que suficientes. Se você trabalha com design ou edição de vídeo, aí recomendo 32 GBs (2x16) como volume ideal, permitindo expandir depois se necessário.

ah entendi, no caso de vez em quando edito uns vídeos pra postar, mas bem pouco mesmo, acho q compensa ficar com 16GBs mesmo então. Caso no futuro eu quiser posso comprar mais 2 pentes de 8 da mesma frequencia q ta de boa né?

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Pode ser ela, mas o preço está elevado por ser RGB. Se você não fizer muita questão desse enfeite, pode pegar esta: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular - R$ 869,90

Ela tem o mesmo preço, mas com 10 anos de garantia. 

Lembrando, você só precisará de 750W se quiser fazer upgrade para outra GPU acima da 3060 TI se for nessa mesma geração. As próximas gerações sempre consomem relativamente menos e 650W seria suficiente até mesmo para a 3070 atual com boa folga ainda, mas não tanto acima dela. A folga ideal é de 30%, mas para as RTX 3000 eu recomendo um pouco mais para evitar problemas com os picos de consumo delas. Para calcular seu consumo real use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

No geral, eu usaria a de 650W a menos que tivesse intenção de trocar a GPU até o final do ano que vem, quando já teremos outra geração disponível, mas a 3060 será suficiente para jogar bem por pelo menos uns 3 a 5 anos.

Essa mesmo. Boa, barata, funcional. As outras tem recurso de OC, mas acho desperdício fazer OC aqui no Brasil.

ah certo, é q to em dúvida ainda se pego a 3060ti ou a 3070, mas se no caso da certo com 650W, vou pegar essa:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19054/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo

Só pra ver se eu entendi, se caso eu fosse fazer um upgrade num futuro, digamos q pra uma "4070" provavelmente essa fonte de 650W daria conta ainda?

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

 

Olha, esses preços, excetuando a memória, tem sido bem consistentes desde o começo do ano. Infelizmente os modelos sem RGB da Leadex III gold 750 e 650 estão em falta já há algum tempo, o que me deixa com a preocupação de que até as RGB podem acabar esgotando e demorando para serem respostas. As XPG Core Reactor somem e reaparecem no mercado, mas já faz bastante tempo que não tem promoção. Esperar a BF é uma loteria. No mínimo os preços serão os mesmos, mas o problema maior é que você pode esperar o dia para descobrir que não tem mais do produto que você quer, com isso atrasando sua montagem em semanas ou meses ou pior, te forçando a comprar algo inferior. Pessoalmente, por estar acompanhando o mercado constantemente, eu compraria agora no seu lugar. Ryzen 5 5600X, que é o campeão máximo de custo/benefício, está 1800 reais hoje, sendo que no começo do ano custava 2100 e ficou meses sumido do mercado.

Seria o S340 Black Edition? Apesar de ter frente chapada, que é péssimo para ventilação, no geral é um bom gabinete. Eu só pegaria uma furadeira e esburacaria o painel frontal dele de fora a fora para melhorar o fluxo de ar, mas isso sou eu, o paranoico das temperaturas.

Hum entendi, acho q farei isso então... qto ao gabinete é esse mesmo, então to achando q minha gpu ta esquentando demais, to jogando new world e ta chegando a 80-90º....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, marcelocn86 disse:

ah entendi, no caso de vez em quando edito uns vídeos pra postar, mas bem pouco mesmo, acho q compensa ficar com 16GBs mesmo então. Caso no futuro eu quiser posso comprar mais 2 pentes de 8 da mesma frequencia q ta de boa né?

Se não edita vídeos profissionalmente então 16 (2x8) é mais que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, marcelocn86 disse:

ah certo, é q to em dúvida ainda se pego a 3060ti ou a 3070, mas se no caso da certo com 650W, vou pegar essa:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19054/fonte-xpg-core-reactor-650w-80-plus-gold-modular-pfc-ativo

Só pra ver se eu entendi, se caso eu fosse fazer um upgrade num futuro, digamos q pra uma "4070" provavelmente essa fonte de 650W daria conta ainda?

Core reactor não tem erro, é muita fonte. O mais provável é que as 4070 tenham consumo menor do que uma 3070, pois é o que temos visto durante os últimos 20 anos apesar de ter subido um pouco da primeira para a segunda geração RTX.

Pessoalmente eu pegaria 750W hoje, pois trocar componente depois é bem mais prejuízo do que comprar um pouco mais potente agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Core reactor não tem erro, é muita fonte. O mais provável é que as 4070 tenham consumo menor do que uma 3070, pois é o que temos visto durante os últimos 20 anos apesar de ter subido um pouco da primeira para a segunda geração RTX.

Pessoalmente eu pegaria 750W hoje, pois trocar componente depois é bem mais prejuízo do que comprar um pouco mais potente agora.

isso é verdade... e é bem pouco a mais mesmo

bom beleza!!!! muito obrigado pela ajuda aí!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, marcelocn86 disse:

Hum entendi, acho q farei isso então... qto ao gabinete é esse mesmo, então to achando q minha gpu ta esquentando demais, to jogando new world e ta chegando a 80-90º....

Bem, você tem dois problemas então. O primeiro é o gabinete, que tem ventilação deficiente. Um Aerocool Aero One (com ou sem frost) permitiria ventilação exclusiva para a GPU e isso ajudaria muito, além de ter entrada de ar muito superior com frente em mesh. 

Seu segundo problema é o jogo New World, que não sei se você soube andou queimando muitas GPUs por aí (não só RTX) por erro de otimização do jogo, isso mesmo após o lançamento oficial. Sinceramente, esse é o tipo de jogo que eu configuraria para usar poucos recursos gráficos e poupar minha GPU o máximo possível, pois perder uma GPU hoje vai custar uma fortuna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...