Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de nobreak para RM 750X


Posts recomendados

Vou aproveitar este tópico para adicionar algumas dúvidas.

Todo Nobreak Senoidal Online de dupla conversão tem um nível alto de ruído sonoro (é barulhento)?

 

Também já vi comentários de que é difícil de trocar a bateria da maioria dos  Nobreak's Online de Dupla Conversão e que eles acabam com a bateria mais cedo que os "Interativos" (que chaveiam a fonte da energia em quedas da rede)

 

Há algum tutorial que explique em mais detalhes qual é o nível de estrago que um nobreak com estabilizador pode causar em um computador. As "correções" efetuadas sobre a onda da rede elétrica por um nobreak com estabilizador são mais graves que uma queda  da rede ou alguma oscilação da rede? 

 

Hoje tenho um APC Back-UPS 1200 que tem onda quadrada na saída da bateria.

Meu Computador:

Fonte: Corsair RM750X

Processador Ryzen 7

Vídeo GTX 1050

 

Basicamente uso para trabalho e gosto da ideia de evitar desligamento do PC em quedas rápidas de energia e quero também preservar o meu equipamento.

 

Quero comprar um senoidal mas ainda estou pensando e o que me incomoda é

1) Barulho

2) Preço

 

Há vários modelos que dizem ser senoidais puros e não ter tempo para o chaveamento entre rede elétrica e bateria mas não são Online de dupla conversão.

 

O modelo abaixo me interessou pelo preço, alegação de ser silencioso, relativamente leve e de fácil troca da bateria

 

https://www.atera.com.br/Produto/VOLT-1400/Nobreak+senoidal+1400VA+840W+Engetron+Volt+1400+bivolt

 

Este abaixo é um modelo de dupla conversão que me interessa se não for de um barulho acima do normal.

 

https://www.atera.com.br/Produto/MIRAGE1K220/Nobreak+SMS+1KVA+800W+Mirage+senoidal+dupla+conv+220V

 

Este da marca Apc também não é de dupla conversão mas se diz indicado para fontes com pfc ativo

 

https://www.atera.com.br/Produto/SMC1500I-BR/Nobreak+senoidal+APC+SMC1500I-BR+1500VA+900W+230V

 

Agradeço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você costuma ter um ventilador ligado sempre na potência máxima, é provável que vai se acostumar rápido com o barulho. Já ouviu falar em ruído rosa ou ruído marrom? São tipos de ruído que não apenas relaxam mas também pode servir de terapia em certos casos.

Um ruído rosa (ou até mesmo marrom) é emitido por equipamentos que trabalham com circulação de ar, como um nobreak online.

Mais detalhes aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruído_rosa (o exemplo na página está errado, aquilo é um ruído branco).

A comprovação de que ventoinhas não são ruído branco: https://www.theatlantic.com/science/archive/2016/02/white-noise-sound-colors/462972/

Veja a diferença entre ruído branco, rosa e marrom aqui:



Eu não posso falar por todos os nobreaks online, pois cada um é feito com partes diferentes, principalmente no que diz respeito a ventoinha, então o que eu diria é: teste o nobreak usando o seu direito de arrependimento, são 7 dias para tentar se acostumar. Normalmente um nobreak emite um ruído que gira em torno de 36db a 50db. Sendo que a ventoinha escala conforme a carga na saída e a temperatura.

Até hoje não consegui passar dois 25% aqui. Por sinal, olhando o vídeo acima eu diria que o ruído emitido é marrom.

Sobre a troca da bateria, sim, você realmente não vai querer trocar ela se você não tiver experiência nessa área. A troca deve ser feita somente por autorizadas. Tanto é que esses nobreaks não facilitam na expansão da autonomia a partir de baterias estacionárias, sendo necessário comprar módulos de expansão.

Sobre a duração da bateria, isso não é verdade. Quando o nobreak estiver em modo online (dupla conversão), a bateria fica em flutuação, recebendo carga para não descarregar enquanto alimenta o inversor junto com a rede (e isso zera o tempo de comutação).

Na verdade tanto nobreaks line-interactive quanto on-line possuem tempo de vida da bateria maior do que um nobreak off-line. Mas o tempo da bateria também depende de outros fatores como umidade, temperatura, sendo descarga um deles. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2021 às 18:18, R_F disse:

Se você costuma ter um ventilador ligado sempre na potência máxima, é provável que vai se acostumar rápido com o barulho. Já ouviu falar em ruído rosa ou ruído marrom? São tipos de ruído que não apenas relaxam mas também pode servir de terapia em certos casos.

Um ruído rosa (ou até mesmo marrom) é emitido por equipamentos que trabalham com circulação de ar, como um nobreak online.

Mais detalhes aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruído_rosa (o exemplo na página está errado, aquilo é um ruído branco).

A comprovação de que ventoinhas não são ruído branco: https://www.theatlantic.com/science/archive/2016/02/white-noise-sound-colors/462972/

Veja a diferença entre ruído branco, rosa e marrom aqui:



Eu não posso falar por todos os nobreaks online, pois cada um é feito com partes diferentes, principalmente no que diz respeito a ventoinha, então o que eu diria é: teste o nobreak usando o seu direito de arrependimento, são 7 dias para tentar se acostumar. Normalmente um nobreak emite um ruído que gira em torno de 36db a 50db. Sendo que a ventoinha escala conforme a carga na saída e a temperatura.

Até hoje não consegui passar dois 25% aqui. Por sinal, olhando o vídeo acima eu diria que o ruído emitido é marrom.

Sobre a troca da bateria, sim, você realmente não vai querer trocar ela se você não tiver experiência nessa área. A troca deve ser feita somente por autorizadas. Tanto é que esses nobreaks não facilitam na expansão da autonomia a partir de baterias estacionárias, sendo necessário comprar módulos de expansão.

Sobre a duração da bateria, isso não é verdade. Quando o nobreak estiver em modo online (dupla conversão), a bateria fica em flutuação, recebendo carga para não descarregar enquanto alimenta o inversor junto com a rede (e isso zera o tempo de comutação).

Na verdade tanto nobreaks line-interactive quanto on-line possuem tempo de vida da bateria maior do que um nobreak off-line. Mas o tempo da bateria também depende de outros fatores como umidade, temperatura, sendo descarga um deles. 

Obrigado pelas explicações. Vou pensar por mais algumas semanas e então decidir se vou comprar um nobreak senoidal online de dupla conversão. Por enquanto deixei meu nobreak (ou short-break) de lado e estou com meu PC somente em um filtro de linha, em função do tanto que li sobre as desvantagens de se usar o chamado Short-Break. Caso eu compre eu posto aqui a escolha. Porém eu não vou saber avaliar se o Nobreak é bom ou não, exceto se ele segura a carga e faz barulho, pois o mais importante que seria a qualidade da energia enviada para a fonte é difícil de avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabio Paolini disse:

Porém eu não vou saber avaliar se o Nobreak é bom ou não, exceto se ele segura a carga e faz barulho, pois o mais importante que seria a qualidade da energia enviada para a fonte é difícil de avaliar.

Pesquise o modelo desse produto seguido da palavra "review". Se for um modelo conhecido e disponível em outros países você provavelmente vai encontrar avaliações profissionais, com testes aprofundados dele. Isso vale para todo eletrônico hoje.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fabio Paolini disse:

Encontrei um modelo que tem um preço bom para o padrão de nobreak online de dupla conversão

 

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-delta-rx-on-line-mono-110v-upa102r1rx0b1b1

Apenas se atente ao limite de carga. Sugiro que meça o consumo real do seu sistema com um wattímetro antes de tomar a decisão. Até lá, você pode utilizar o CONFIGURADOR DE UPS MONO para ter uma ideia desse limite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei o modelo abaixo:

https://www.processtec.com.br/nobreak-1kva-delta-rx-on-line-mono-110v-upa102r1rx0b1b1

 

Como eu uso apenas um computador (em alguns casos 2) que embora tenha uma fonte de 750W o consumo dele nunca chega a tanto.

No programa de monitoramento disponível por porta serial vejo que a carga em situação normal fica em 20% da capacidade do Nobreak, conforme imagem anexada

 

Usando este programa consigo ter uma ideia do que posso adicionar ao nobreak.

 

O que me incomoda mais é o barulho, principalmente a noite quando diminui o ruído externo. Por um app de celular o ruído sem o nobreak fica em uns 25dB no local do computador. Já com o nobreak ligado o nível de ruído fica em 30dB. A sensação de ruído é claramente mais alta.

 

Eu consigo lidar com este nível de ruído mas vou inicialmente estudar formas de reduzi-lo. Será que o ruído é principalmente dos ventiladores? Ao menos parece ser. Pensei em trocar os ventiladores ou por o nobreak em algum tipo de armário com ventilação e atenuador de ruído.

 

Mais uma vez obrigado a todos pela atenção.

 

 

 

delta-print-software.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2021 às 18:18, R_F disse:

Eu não posso falar por todos os nobreaks online, pois cada um é feito com partes diferentes, principalmente no que diz respeito a ventoinha, então o que eu diria é: teste o nobreak usando o seu direito de arrependimento, são 7 dias para tentar se acostumar. Normalmente um nobreak emite um ruído que gira em torno de 36db a 50db. Sendo que a ventoinha escala conforme a carga na saída e a temperatura.

Até hoje não consegui passar dois 25% aqui. Por sinal, olhando o vídeo acima eu diria que o ruído emitido é marrom.

O nobreak que comprei fica em torno de 45 db a 1 metro (segundo o app). mas achei o nível de ruído alto.

Eu abri o meu para verificar a origem do barulho e conclui que todo ruído vem da ventoinha. Uma única ventoinha frontal que empurra o ar. Suas características são:

Tensão: 12V

Corrente: 0.35A ,

Diâmetro 6cm

Espessura 2.5 cm

Tem apenas 2 pinos e portanto se há controle de velocidade fica apenas na variação da tensão dos pinos. Provavelmente há variação da tensão pois as vezes o ruído aumenta por alguns tempo.

 

Quando você diz não conseguir passar de 25% é sobre o consumo do seu nobreak? Se for isso você nota que a ventoinha fica sempre em baixa rotação? No meu caso a menor rotação já é bem ruidosa.

 

Eu fiz um teste trocando a ventoinha original por uma de 20cm da Cooler Master que estava encostada. Mantive o nobreak aberto e deixei esta ventoinha sobre ele. Aparentemente o Nobreak se mantém numa temperatura razoável, porém como o meu modelo não tem monitoramento de temperatura e nem de intensidade da ventoinha não consigo fazer uma análise mais precisa (Também não tenho um equipamento de monitoramento de temperatura). O programa de monitoramento do PC informa apenas se a temperatura ultrapassou o limite aceitável.

 

Estou pensando em comprar 3 ventoinhas de 6 cm e mais silenciosas e substituir pela original. Acredito que assim o Nobreak irá ficar  bem silencioso. Achei este modelo:

https://www.aabcooling.com/product-eng-44-AABCOOLING-Super-Silent-Fan-6.html

 

Enfim ao que parece os Nobreak's Online de Dupla conversão são barulhentos em boa parte porque os fabricantes não tem interesse em manter eles silenciosos. Para uma central de servidores isso é compreensível mas um nobreak entre 1 a 3 kva devem em muitos casos serem comprados para residências e neste caso seria interessante um investimento em proteção para ruído. Também um pouco de proteção contra entrada de poeira seria bem vindo.

 

Deixei uma foto dele em aberto para se alguém tiver curiosidade. Dá para ver a ventoinha e também um dissipador que fica ao longo do fluxo de ar.

 

 

 

20211107_181139.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Paolini caramba, é menor do que imaginei. 45db a 1m é realmente alto. Você calibrou o aplicativo?

Eu jamais recomendaria trocar as ventoinhas, pois isso vai invalidar a garantia, mas sendo bem cara de pau, se você fizer isso poste o resultado se possível. Pois tenho interesse de saber qual o resultado disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2021 às 03:21, Fabio Paolini disse:

O nobreak que comprei fica em torno de 45 db a 1 metro (segundo o app). mas achei o nível de ruído alto.

Eu abri o meu para verificar a origem do barulho e conclui que todo ruído vem da ventoinha. Uma única ventoinha frontal que empurra o ar. Suas características são:

Tensão: 12V

Corrente: 0.35A ,

Diâmetro 6cm

Espessura 2.5 cm

Tem apenas 2 pinos e portanto se há controle de velocidade fica apenas na variação da tensão dos pinos. Provavelmente há variação da tensão pois as vezes o ruído aumenta por alguns tempo.

 

Quando você diz não conseguir passar de 25% é sobre o consumo do seu nobreak? Se for isso você nota que a ventoinha fica sempre em baixa rotação? No meu caso a menor rotação já é bem ruidosa.

 

Eu fiz um teste trocando a ventoinha original por uma de 20cm da Cooler Master que estava encostada. Mantive o nobreak aberto e deixei esta ventoinha sobre ele. Aparentemente o Nobreak se mantém numa temperatura razoável, porém como o meu modelo não tem monitoramento de temperatura e nem de intensidade da ventoinha não consigo fazer uma análise mais precisa (Também não tenho um equipamento de monitoramento de temperatura). O programa de monitoramento do PC informa apenas se a temperatura ultrapassou o limite aceitável.

 

Estou pensando em comprar 3 ventoinhas de 6 cm e mais silenciosas e substituir pela original. Acredito que assim o Nobreak irá ficar  bem silencioso. Achei este modelo:

https://www.aabcooling.com/product-eng-44-AABCOOLING-Super-Silent-Fan-6.html

 

Enfim ao que parece os Nobreak's Online de Dupla conversão são barulhentos em boa parte porque os fabricantes não tem interesse em manter eles silenciosos. Para uma central de servidores isso é compreensível mas um nobreak entre 1 a 3 kva devem em muitos casos serem comprados para residências e neste caso seria interessante um investimento em proteção para ruído. Também um pouco de proteção contra entrada de poeira seria bem vindo.

 

Deixei uma foto dele em aberto para se alguém tiver curiosidade. Dá para ver a ventoinha e também um dissipador que fica ao longo do fluxo de ar.

 

 

 

20211107_181139.jpg

Já vi uma modificação em que o cooler original foi substituído por esse modelo https://noctua.at/en/products/fan/nf-a6x25-flx

Na demonstração, o ruído caiu consideravelmente e o fluxo manteve-se inalterado. Não foi plug & play porque o cooler possui três pinos, enquanto que o original do nobreak usava apenas dois. Como esse modelo da Delta controla a velocidade do cooler, capaz que o Noctua em questão seja plug & play.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, R_F disse:

caramba, é menor do que imaginei. 45db a 1m é realmente alto. Você calibrou o aplicativo?

Não calibrei. Vou verificar como eu posso calibrar. Eu teria que ter uma fonte de ruído com intensidade conhecida?

3 horas atrás, R_F disse:

Eu jamais recomendaria trocar as ventoinhas, pois isso vai invalidar a garantia, mas sendo bem cara de pau, se você fizer isso poste o resultado se possível. Pois tenho interesse de saber qual o resultado disso.

Após a troca das ventoinhas eu vou acompanhar a temperatura. Se você notar na foto do nobreak que anexei,  o fabricante projetou de tal forma que a maior bobina, que parece ser a que mais esquenta, fica atrás do capacitor. Em vídeos que vi de outros Nobreaks notei que essas bobinas ficam de frente para o fluxo de ar. Espero que colocando ventoinhas entrando e saindo o ar eu consiga um fluxo de ar razoável. 

 

Pode deixar que posto o resultado. Um ponto ruim deste nobreak é não ter monitoramento de temperatura. Apenas um alerta de temperatura acima do aceitável.

2 horas atrás, LOBIN disse:

Já vi uma modificação em que o cooler original foi substituído por esse modelo https://noctua.at/en/products/fan/nf-a6x25-flx

Na demonstração, o ruído caiu consideravelmente e o fluxo manteve-se inalterado. Não foi plug & play porque o cooler possui três pinos, enquanto que o original do nobreak usava apenas dois. Como esse modelo da Delta controla a velocidade do cooler, capaz que o Noctua em questão seja plug & play.

Quando eu procurei o modelo da Noctua não encontrei modelos com 6cm do contrário eu teria dado preferência, até porque este modelo é de 2.5cm igual ao original. Agora já comprei 3 unidades do modelo que postei. Vou aguardar chegar.  O Nobreak da detla, se controla a temperatura é por tensão e não há o terceiro pino. Como foi resolvido na demonstração que você viu? Deixaram o terceiro pino solto? É o que penso em fazer. 

Como foi feita a medida do fluxo? Usaram algum tipo de equipamento de medição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Finalizei a solução. Inicialmente tentei por dois destes: https://www.aabcooling.com/product-eng-44-AABCOOLING-Super-Silent-Fan-6.html empurrando o ar na traseira em velocidade máxima, porém a solução continuou consideravelmente ruidosa apesar de fazer menos barulho que o original.

 

A propósito a ventoinha original é https://www.hxhfan.com/show/496.html?lang=en

 

Então adotei uma opção mais drástica. Furei a lateral para por um Noctua de 14cm  empurrando o ar em velocidade máxima e pus os dois AABCOOLING 6cm que tenho como exaustor, um na frente e outro atrás, aplicando ainda um redutor de velocidade em cada. Agora sim ficou silencioso como eu gostaria e ainda consegui colocar um retentor de pó na entrada de ar.

Este nobreak não tem medidor de temperatura e assim não tenho como saber exatamente como ficou, porém tem um sinal de alarme por temperatura alta. Agora irei monitorar.

 

Sobre a medição do ruído, fiz algumas medidas à noite quando não há muito ruído externo.

Segue uma comparação em db

                                         Original       Atual

Em cima da mesa            33,4             28.6

30 cm do Nobreak            39,0             27.7

Sobre o Nobreak              47                30.6

Em frente ao ventilador    64                 45

 

Segue um vídeo e algumas imagens de como ficou.

Acredito que terminei esta minha tarefa.

Agradeço a todos pelas sugestões e comentários.

 

vídeo

nobreak-cooler.jpeg

ventoinha-nobreak-delta.jpeg

vista-lateral-retentor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...