Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo fazer dual boot com duas instâncias do Windows 10 em dois discos


acassio321

Posts recomendados

Olá a todos os parceiros do forum trago a vcs um problema que eu venho enfrentando e peço a ajuda aos colegas para encontrar uma solução.

Bom vou tentar resumir; Tenho um PC que montei para trabalho com 3 HDS sendo 1 HD de 1TB para backup 1 SSD 240G com windows 10 instalado e 1 SSD 240G com windows 10 instalado, bem e isso utilizo 2 sistema operacional Win10 em Dual Boot e um HD para backup.

A minha necessidade é utilizar o PC em Dual Boot e acesso ao HD de Backup.

O meu problema é que de todas as formas em que ja fiz a instalação dos 2 sistemas está dando problema, um sistema corrompe o outro eu notei que com o passar dos dias de uso um sistema corrompe o outro principalmente quando faz as atualizações do windows.

Eu possuo 2 chaves de registro do  windows 10 os 2 sistemas são registrados eu não entendo o porque um sistema está corrompendo o outro com media de 10 dias de uso corrompe a ponto de não conseguir repara o sistema.

Bem se alguém puder me dizer a forma certa de fazer a instalação em Dual Boot com 2 windows 10 em SSDs separados que eu possa usar sem dar problemas eu agradeço muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods a ISO foi cedida por um colega e eu criei o Pendrive Bootavel pelo Rufus para fazer a istalação primeiro fiz com os 3 HDS conectados selecionando os HDS na hora da instalação; Bom deu problema depois de uns dias como eu havia dito, depois tentei fazendo a instalação deixando conectado apenas o HD que iria instalar o sistema, instalei o primeiro e depois o segundo depois conectei todos os HDS também deu problema após alguns dias.

 

Mais qual seria a forma correta posso tentar aqui eu preciso usar 2 windows 10 no mesmo PC instalados em SSDs separados e vou utilizar um HD para o backup dos meus arquivos 

Nos SSDs só vai ficar o sistema operacional e os programas de uso que são diferentes, ou seja preciso de 2 PC em 1 para otimizar espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, eu comecei a escrever e raciocinei uma coisa e vou te falar antes de tudo que eu ia dizer:

Se você tem uma conta microsoft e dois windows no mesmo PC, com chaves de ativação diferentes, é provavel que você esteja ferrando seu windows por que sua chave de ativação está vinculada à sua conta. O Secure Mode da BIOS pode estar ligado também, o que pode estar mantendo uma chave de ativação vinculada ao hardware que eventualmente vai causar interferência nos dois sistemas instalados. Enfim, você precisa desligar o secure mode, inserir as chaves individualmente e manter duas contas microsoft distintas, uma para cada windows para evitar tudo isso.

 

O que eu ia citar antes era sobre como isolar seus dois sistemas e prossigo abaixo:

1 hora atrás, acassio321 disse:

Mais qual seria a forma correta posso tentar aqui eu preciso usar 2 windows 10 no mesmo PC instalados em SSDs separados e vou utilizar um HD para o backup dos meus arquivos 

 

A forma correta começa usando uma ISO oficial bem como a ferramenta oficial de criação de mídia de instalação: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Depois disso você tem que remover TODAS as partições dos discos onde instalará o sistema, mas faça isso com apenas eles conectados ao PC. Desconecte os HDDs, deixe só os SSDs onde vai instalar os sistemas e remova todas as partições pelo próprio programa de instalação do windows, mas isso depois de ir na sua BIOS, desligar o XMP, desligar qualquer OC que tenha feito, desligar o CSM e deixar a BIOS só em UEFI, modo de operação de armazenamento definido como AHCI.

 

Se cada SSD será exclusivamente destinado a um OS, você tem duas opções a partir daqui. Pode isolar os dois sistemas ou torna-los interdependentes.

 

Isolá-los significa que você terá que entrar na BIOS ou no menu rápido de seleção de boot (usa uma tecla diferente para cada fabricante de placa-mãe) para iniciar pelo outro sistema.

 

A vantagem do isolamento é que eles nunca vão interferir um no outro, garantido.

 

Pode deixá-los interdependentes instalando em um SSD e depois em outro, isso com ambos conectados e vazios, sem partições, na hora de instalar o primeiro. Quando for instalar o primeiro faça isso com AMBOS VAZIOS e sem nenhum outro conectado, nem os HDDs por sinal. Feito isso você poderá comutar entre os sistemas numa tela que aparecerá na inicialização do PC e essa será a ÚNICA vantagem dos dois interdependentes, pois agora se você apagar o primeiro que instalou vai perder os dois e isso é uma enorme desvantagem. 

 

Uma vantagem adicional dos dois sistemas isolados é que você pode bem fazer esse processo de instalação do windows apenas uma vez para ter dois SSDs com ele. Seria mais ou menos assim:

Você isola um SSD, desconectando todos os demais discos do seu sistema. Liga o PC, corrige a BIOS como disse acima, instala o windows apagando todas as partições antes como sugeri. Atualiza o windows todo (especialmente as atualizações opcionais que só aparecem depois de buscar), reinicia, atualiza novamente, repete isso até não ter mais. Baixa todos os drivers mais recentes do site da sua placa-mãe, instala, usa o ninite.com para instalar os programas de uso comum, instala outros programas importantes que quer nos dois SSDs. Configura coisas importantes de configurar no windows como sugiro no tópico lá embaixo.

Quando terminar tudo isso, antes de ativar o windows ou logar na sua conta que tem as chaves de cada windows vinculada, você instala o macrium reflect, cria um disco inicializável, conecta o segundo SSD, inicia o sistema por ele (talvez tenha que ligar temporariamente o CSM na BIOS)e manda o programa clonar o primeiro.

 

Quando terminar você terá dois HDs com o sistema idêntico e prontinho para usar, onde você poderá instalar todos os seus programas individualmente em cada um, precisando apenas apertar a tecla de mudança de ordem de boot na inicialização do PC para mudar qual disco vai querer iniciar a cada vez. Deixe o que mais usa definido como padrão na BIOS e só mude para o outro quando precisar. Quando terminar de instalar todos os programas em ambos, ative os dois windows, entre no macrium reflect pelo pendrive novamente e faça um backup dos dois sistemas. Com isso você poderá recuperar seu sistema sempre que quiser e nunca mais vai ter que reinstalá-lo se tiver feito tudo corretamente e deixado ele 100% saudável. Restaurar um backup de sistema do macrium vai levar uns 10 a 20 minutos e ele já vem pronto para o uso.

 

Recomendo a leitura do tópico abaixo para entender melhor como deixar seu sistema pronto para futuras manutenções, separando o que já foi coberto aqui.

 

 

Link do Macrium: https://www.macrium.com/reflectfree?mo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@acassio321 Dei umas corrigidas e complementadas. Não esqueça de ler o outro tópico, especialmente sobre configuração do windows, para deixar tudo configurado na hora de clonar. Desligar notificações do windows, ligar a tela de confirmação de exclusão de arquivo da lixeira, melhorar a visualização de janelas, etc. Tudo isso você pode já deixar prontinho. A única coisa que vai dar pepino, talvez, será mudar os arquivos de usuário para outra unidade, mas isso só se você não souber dos truques... Se mover essas pastas antes de clonar o sistema, isso com o HD e demais unidades já conectados, quando cloná-lo ele vai enxergar sempre o mesmo disco rígido como local onde seus arquivos estão. Isso vai permitir que você tenha acesso aos mesmos arquivos de usuário de ambas as instalações do windows, o que eu acho sensacional e muito mais prático. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...