Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC esquentando absurdamente ao rodar os mesmo jogos de antes


Posts recomendados

Config:

I7 9700k

RTX 2060 SUPER

Z390 M GAMING

Memória Crucial Ballistix Sport, 16GB, 3200MHz, DDR4

SSD 1TB XPG  M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s

Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T Blue, 120mm

Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze

O Gabinete é esse https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-gadit-x-rtb-lateral-vidro-led-RGB-pgg-xc1?gclid=CjwKCAjwn8SLBhAyEiwAHNTJbdaeh8bhvb5caxcyQlY8P9v5xG-KOKD0LGGQ29CNPbyU-tKP-yAAthoCKkgQAvD_BwE

 

Eae pessoal já agradeço pela ajuda desde já ,comprei o PC a quase 2 anos, e semprei joguei COD Warzone, lol, e agora New World.

O problema é que recentemente ele anda esquentando absurdos chegando a dar memory error durante o COD(não tenho certeza se por razão da temperatura mas creio que sim, já que COD é o  unico que esquenta o SSD ao Máximo), chegando na casa de :

Processador 100ºC (Max) 89ºC(Media)

placa-mãe 89ºC(Max) 70ºC(media)

SSD 89ºC(Max) 80ºC(media)

Placa de vídeo 90ºC(Max) 79°C(media)

 

Comprei um kit de 5 fans para colocar no PC para ver se resolve e estou aguardando chegar, pois atualmente só tenho as 2 que vieram com o watercooler, pasta térmica uso a que veio no processador, não cheguei a trocar ainda,

mas fiz a limpeza da poeira recentemente e nada mudou, estou pensando em trocar o gabinete também para resolver o problema, li alguns outros tópicos e vi que pode ser também o fator de ele ficar em um local não muito arejado(considerando que me mudei recentemente e antes não tinha esse problema) além disso acredito que o problema principal seja o próprio COD que está fritando alguns pcs ultimamente, um amigo meu teve tela azul durante o jogo e também estava superaquecido, coisa que não ocorria para ele também

 

Gostaria de mais dicas sobre como posso resolver o problema, se os passos que estou seguindo estão certos, se o erro é justamente por causa da temperatuda, qualquer ajuda é valida agradeço imensamente pela ajuda galera 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KeyaruYT Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T Blue, 120mm

@DarkStalker Uma duvida é eu uso esse water cooler :

https://www.kabum.com.br/produto/113935/water-cooler-deepcool-gammaxx-l240t-blue-240mm-led-azul-gammaxx-l240t-blue?gclid=CjwKCAjwn8SLBhAyEiwAHNTJbR24cbMjJ0jfuP8oGPaMwTHB09gsksiZ-17UF9uAPlL8gz8LTY2iqxoCE8IQAvD_BwE

E como fui eu que montei o PC, coloquei ele na frente, mas ao que parece ele mais puxa o ar do PC, para a plaquinha dele né, não sei o nome, e fica a duvida, é valido tirar as fans da plaquinha dele, 

e colocar 3 na frente, 2 em cima e uma atrás? e onde é o melhor local pra eu deixar essa plaquinha? com ou sem as 2 fans que veio nele?segue a foto de como está

20211021_142148[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Morales Suete Seu sistema está sufocando por não ter ar fresco entrando e de quebra todo o arrefecimento está concentrado só na CPU. Como usa WC e ele talvez tenha falhado, o sistema inteiro sofre de uma só vez. 

 

WCs vão sempre ter falhas catastróficas caso a bomba falhe ou o líquido coagule. Aposto que é o segundo caso, pois se fosse o primeiro você não teria superaquecimento em jogos, teria sim superaquecimento em tudo.

 

De quebra seu WC está instalado na posição errada, com o tubo para cima aspirando o ar do sistema inteiro para dentro da bomba. Se vai instalar na frente tem que ser com os tubos para baixo, se não dá para fazer assim tem que instalar em cima, se não dá das duas formas tem que jogar no lixo e comprar um air cooler que é o que deveria ter sido feito desde o início.

 

Faça um teste simples. Desconecte o radiador do painel frontal, ligue o PC e segure o radiador com a tubulação virada para baixo, que é a posição correta, ou na horizontal acima da altura da bomba com a tubulação para baixo. Faça o teste de rodar o jogo e veja se a temperatura cai.

 

Se quiser corrigir isso tudo compre um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, umas quatro ventoinhas ou mais de 120 mm, um FH-04 para cada quatro ventoinhas, instale e nunca mais se preocupe com superaquecimento.

 

Nota: TODOS os componentes esquentam, mas o WC só resfria um. Deixar o WC como única entrada de ar, sem nenhuma ventoinha de exaustão, jogando ar quente em todos os componentes já que ele está dissipando o calor da CPU, e achar que não vai derreter tudo lá dentro é um erro mais comum do que eu gostaria de admitir. As pessoas acham que WC é mágico e que faz milagres, mas a grande verdade é que WC é só enfeite, um enfeite caro e difícil de manter por sinal.

 

Mais um erro que só fui ver agora... As ventoinhas do seu radiador estão em modo exaustão ao invés de ventilarem o radiador, que é o certo. Se tivesse pelo menos em push n' pull ainda ia, mas desse jeito aí só agrava o problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexandre Morales Suete disse:

20211021_142148[1].jpg

Pelo menos coloque as Ventoinhas no outro lado do radiador, dessa mesma forma que estão aí, apenas transfira para a frente do gabinete, deixando as hastes das ventoinhas virada para o radiador. Assim vai pegar ar "frio" de fora e jogar pra dentro do radiado [maneira correta de se fazer]       

Totalmente equivocado essa forma que você prendeu no WC.  [pra ser sincero não entendo como conseguiu prender o radiador no gabinete dessa forma aí.]

E como não há mais Ventoinhas para fazer a exaustão o gabinete fica com uma massa de ar quente que nunca sai. dessa forma é pra superaquecer mesmo.

Quando chegar as ventoinhas novas coloque 2 em cima e 1 na traseira.  TODAS as 3 com as hastes viradas para fora do gabinete jogando ar pra fora.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Verdade, a questão dos tubos influencia. Digo por experiência própria.

 

@Alexandre Morales Suete Nesse caso Como não há outros coolers no gabinete você tem um bom campo para testes também!   

Faça os testes que o WOZ Dods disse. Corrija o posicionamento do radiador. Verá a diferença. 

 

Fique mais atento as temperaturas. Se o sistema está superaquecendo procure mudar algo até acertar. não deixe fritar pra aí ver o que está acontecendo.  

Boa Sorte!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Morales Suete Jogue o PC building simulator, estou curtindo. Meio simplista, mas realista onde importa, especialmente por que dá para simular o que quiser fazer na vida real. A única sacanagem é não dar para jogar nas máquinas! 

 

@Alexandre Morales Suete Vendo a citação de colegas em outro tópico lembrei de uma coisa importante. A bomba do seu WC tem que ficar ligada na velocidade máxima constantemente. Se estiver conectada à placa-mãe, tem que configurar a MB para mantê-la na velocidade máxima. Se estiver direto na fonte, ótimo, pode deixar assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Isso vale para todos os WC? pergunto isso porque sempre tive o meu WC de 120mm ligado na placa-mãe,  ao menos o que aparece na BIOS é algo em torno dos 2.000rpm,  se é que está certo a rotação dita rsrsrs  Já pensei em deixar ela na fonte, mas aí fiquei com receio por não conseguir monitorar o rpm da bomba, e acabei deixando.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Se bem me lembro de vídeos e artigos em geral, ou é 50% constante ou 100% constante, mas tem modelos que se beneficiam de um e não de outro. A questão é não ter controle dinâmico, mas sim fixar a velocidade em um ou em outro.

Muita coisa que já li mencionava 100%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...