Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Testar uma placa de vídeo suspeita na minha placa-mãe pode danificá-la?


Posts recomendados

Boa tarde a todos.

Um amigo está suspeitando que a placa de vídeo dele pifou e pediu para eu testa-la no meu computador para ver se o defeito é o mesmo.

Visualmente a placa não tem avarias. ´Se essa placa tiver queimada ou outro problema, existe possibilidade dela danificar minha placa-mãe ou apenas não funcionará?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos Cieri Placa de vídeo recebe energia pela conexão PCI-e e pela conexão PCI de alimentação dela caso tenha.

 

Se ela estiver em curto em algo que recebe energia do PCI-e, não é recomendado ligar a placa de vídeo na placa-mãe.

 

Se estiver com curto em algo da parte de entrada PCI até dá para ligar.

 

Melhor mesmo é testar com multimetro primeiro, ver se ela não tem algum curto e só ai tentar ligar.

 

Se realmente queimou e foi em alguma outra parte pode não danificar sua placa-mãe.

 

Tem vídeo na internet que ensina verificar isso, melhor é vendo vídeo de reparo, eu tinha visto isso de testar curto no conector PCI no canal da Getech informática, muito antes das polemicas que rolou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos Cieri Se sua fonte for de qualidade, pode testar sem medo. Se sua fonte for genérica, não tente. Falo isso por que uma fonte de qualidade vai desarmar se houver qualquer curto no sistema. Uma fonte de má qualidade pode não desarmar e com isso danificar seu sistema.

 

No geral eu sempre testei componentes em meu PC aos montes e nunca tive problemas, mas sempre usei fontes boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico A vinheta do canal do cara é ele fazendo música batendo RAM sticks na mesa?!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!? 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

 

Pelo menos o teste é válido, bom toque. Se alguém conhecer o colega do vídeo, avisem para ele que ensinar pessoas a baterem RAM sticks na mesa vai dar uma *&!@#$(*&@!# colossal qualquer dia desses.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
47 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Edvaldo J. Frederico A vinheta do canal do cara é ele fazendo música batendo RAM sticks na mesa?!?!?!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!? 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

 

Pelo menos o teste é válido, bom toque. Se alguém conhecer o colega do vídeo, avisem para ele que ensinar pessoas a baterem RAM sticks na mesa vai dar uma *&!@#$(*&@!# colossal qualquer dia desses.

Bom dia 😊

 

A vinheta do cara poderia ser ele batendo um martelo na tela do PC, o que importa é o teste.

E o teste da placa de vídeo é bastante válido para saber se está em curto.

Porque se estiver em curto ela pode danificar a placa-mãe, só que tem placa-mãe que tem proteção e desliga a máquina, que foi um caso que aconteceu no meu serviço.

A placa de vídeo do nada entrou em curto e desligou o PC, só que é melhor testar antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

A vinheta do cara poderia ser ele batendo um martelo na tela do PC, o que importa é o teste.

Cara, a primeira vez que dei aula na vida faz tempo, e desde então aprendi a ser consistente quando ensinando. Não se deve exibir uma informação inválida, pois quem está aprendendo vai replicar isso. Esse é um dos meus problemas com youtube, mas entendo seu ponto de vista. No geral memórias não sobrevivem a impactos ou pressão e devem ser tratadas com esse cuidado. Sequer sugerir que se pode fazer essa brincadeirinha é tolice ao meu ver, especialmente se eu estivesse tentando "ensinar" algo.

Enfim, é minha opinião. No geral a sugestão de procedimento é válida e bem quista.

Editado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...