Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais os valores adequados para as tensões de saída da fonte?


Posts recomendados

Olá a todos!

Estou enfrentando alguns problemas com meu PC recém montado. De tanto futucar por aí cheguei a pegar um testador de fonte pra verificar se descubro a razão do meu problema aqui. Estarei fazendo o teste e de olho no PG (Power Good) que é onde está a suspeita, mas também gostaria de informações acerca de valores normais para saber se minha fonte passa no teste.
A fonte é uma Superflower Leadex III 750w

Como disse, o Power Good é o que vou olhar de cara, mas vou avaliar os demais valores para
-12V
+12v2
5VSB
+5V
+12v1
+3.3V

 

Quais seriam os valores de referência pra esses parâmetros?


Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Fala, brow!

 

O PC funciona super de boa sem nenhum tipo de problema. Mas AS VEZES quando desligo ele, ao ligar ele só dá uma giradinha leve nas fans, chega a piscar a luz da interface de áudio que tenho (scarlett solo 3rd gen) e apaga tudo. Depois disso não liga de jeito nenhum a n ser que EU TIRE DA TOMADA E COLOQUE DE VOLTA.
Achando uma parada bem estranha, mas como tá tudo na garantia vim perguntar porque se for o caso é melhor ver isso logo. Eu já olhei tudo e n vi nada estufado, nenhum capacitor nem nada. Eu o montei e tb n tive nenhum problema durante a instalação. 

 

Superflower leadex III 750. Tudo novinho, Ryzen 5600x, RTX 3060ti e uma msi mpg b550 gaming.

O lance é esse mistério aí....

 

você saberia dizer o parâmetro normal pro PG tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KBorealis

 

Tive de olhar na Internet, mas seria 5V.. Mas é estranho isso de ligar bem uma vez e depois, não ligar mais..

 

Esse sintoma de ligar rapidinho e desligar é comum em PCs com algo em curto ou que teve superaquecimento.. Pois tem proteção pra ambos os casos.. E tirar a fonte da tomada, não resolveria nenhum desses casos.. 

 

Esse PC no seu perfil, tem ele ainda?? Seria bom testar outra fonte aí.. Se é que o problema é ela..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria bro, o resultado do PG vai ser em milissegundos porque é uma latência. Só que não sei o valor normal pra minha fonte.

 

Cara, tenho o PC antigo, mas vou testar a fonte daqui a pouco pra ver o PG. Sim, é estranho, né? Eu suspeito da placa-mãe e cheguei a suspeitar de curto, mas já abri o PC e reconectei tudo dezenas de vezes.

Realmente o PC fica 100% tirando esse incoveniente. Pensei que pudesse ser curto do gabinete na placa-mãe, mas não identifiquei nenhuma área de contato impróprio.

 

A ideia do PG é que, segundo eu li, ele mostra o atraso que a fonte leva pra dar o "ok" pro sistema e assim ligar o CPU. Se esse "Ok" demora a chegar ele suspende a ligação e retorna o CPU ao estado anterior (desligado).

 

Isso é uma teoria, mas faz sentido, né? Vi em fórum na gringa, mas no fórum não é mencionado o valor adequado pro PG. Mas decidi tentar, o testador não é caro.

 

Quanto a tentar a outra fonte, depois do teste eu vou ver sim, mas como falei, o PC tá numa boa e liga quase sempre de segunda (no máximo terceira) depois de tirar e colocar na tomada. Por isso e pelo fato de eu ter 8 fans no gabinete eu não tento com a cx 650 por medo de não aguentar. Mas farei de o teste da fonte mostrar algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KBorealis

 

Tinha olhado só a questão da tensão, não olhei o tempo.. E seria isso mesmo que mencionou: sinal da fonte pra placa-mãe, que ela tá pronta pra funcionar..

 

É um sinal de 5V, que deve aparecer entre 100 e 500 ms, após a fonte ser ligada.. Pelo que vi devia ser constante, não variar..

 

Mas, teste com a CX.. Pra esse fim, só teste de BOOT e tal, ela é mais que o bastante pra isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...