Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do i7 4790K está normal? Pico momentâneo de 80ºC


Posts recomendados

Prestem bastante atenção nesse vídeo:

 

Há um momento que a temperatura está mais alta, principalmente quando o processador está sendo utilizado no máximo para carregar os shaders (removi os shaders cache para realizar o teste). Peguei um momento que atingiu 80c , mas depois de um tempo não fica dentro desse patamar não, vai conferindo o vídeo, sugiro que assista uma boa parte para chegar uma conclusão; não estou aqui propagando nada, apenas dúvida se a temperatura está OK, se devo já substitui a pasta térmica, que coloquei pouco meses, uma GD007, a melhor que consegui pegar. 

Air cooling utilizado é um DX9100D com dois heatpipe.

Processador: i7-4790k 4.0~4.40 GHz

GPU e outros: Não precisa mencionar porque não vem o caso, se for necessário informo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KeyaruYT Disse no post, GD007 6.8 de condutividade.

Não veja apenas o começo, recomendo que veja partes do vídeo ou assista completo, há um momento que a temperatura diminui.

Cooler está bem encaixado, do contrário já traria problemas.

image.png.383a68809295c3e24e9f16a922491591.png

Pequeno diagrama do gabinete

Duas fans para entrada e duas para saída de ar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_ Suas temperaturas parecem perfeitamente normais. Eu ainda tentaria melhorar o fluxo de ar, mas com um cooler genérico de dois heatpipes você não conseguiria melhorar muita coisa por mais que tentasse. Por sinal você gosta de produtos genéricos, já que comprou cooler e pasta térmica genéricos. MX-4 pode ser inferior em testes, quais não mediram com metodologia que eu considere funcional ou profissional, mas youtube parece ter se tornado a fonte mais absoluta de (des)informação hoje, então como poderia eu quesiona-lo. Ainda sim eu iria de MX-4 ou similar de marca respeitável, pois tenho certeza de que não vão se degradar com o tempo, não precisando ser trocadas regularmente como era há 20 anos atrás. Por sinal esse é o problema com produtos genéricos, você tem que ficar fazendo manutenção e isso pode inclusive criar pontos de falha em qualquer sistema. Nenhuma CPU foi projetada para aguentar esse tipo de desgaste mecânico.

 

O cooler também teria pegado algo mais conhecido. Tenho dois Cooler Master com push n' pull em casa e ambos mantém minhas CPUs abaixo de 60° mesmo sob stress, geralmente ficando entre 51° e 54° em jogos mais pesados.

 

Resumindo, no geral está bom. Em próximas aquisições gaste com produtos duráveis, pois hoje em dia não se deve, menos ainda é necessário, ficar trocando pasta com regularidade, tampouco cooler. Quando bem comprado esses dois produtos duram a vida útil inteira do sistema sem degradação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

... pois hoje em dia não se deve, menos ainda é necessário, ficar trocando pasta com regularidade, tampouco cooler. Quando bem comprado esses dois produtos duram a vida útil inteira do sistema sem degradação.

Perfeito!!! Tenho máquinas aqui rodando há 10 anos sem abertura do gabinete. Não entendo esta tara por ficar trocando pasta térmica. "If isn't broke, don't fix it!". 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Pois é. Na época dos 486, com pasta térmica implastec de silicone, tinha que trocar toda hora mesmo. Depois vieram as primeiras de cor cinza que ressecavam e viravam cimento (bem podia ser cimento mesmo), e tinha que trocar também. Mas já fazem uns bons 15 anos que não vejo mais essas porcarias no mercado.

E ventoinha de cooler a gente troca sem desinstalar :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Não sei onde deduziu isso que prefiro genéricos a que algo original, como se a escolha fosse preferência e não o que se pode pegar no momento. Enfim.

Peguei esse cooler para sair de cooler box mesmo e também um de pouco tdp.

Durante a gameplay normal a temperatura fica 54c ~ 64c 

 

ou apenas acontecesse nesse jogo nesse momento de carregar os shaders, confira após o carregamento e uso de cpu diminuir. 

 

@vini_seven Já conferi no hwmonitor 33c - 39c , depois mando novas imagens assim que possível.

 

@Kleber Peters Exatamente. Por isso quis saber se a temperatura está ok ainda para não substituir a pasta térmica à toa. 

Pode ser apenas problema com esse jogo, que por sinal é original.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Durante a gameplay normal a temperatura fica 54c ~ 64c 

Ótimo. Até 64° é perfeitamente aceitável, bom até por dizer que mora em lugar quente.

3 horas atrás, Gonçalito_ disse:

ou apenas acontecesse nesse jogo nesse momento de carregar os shaders, confira após o carregamento e uso de cpu diminuir. 

Trave o framerate em 30 ou 60 (de acordo com seu desempenho) e veja a temperatura cair até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Valeu pela informação Quico. O problema é que o gabinete não tem bem esse desenho e a placa de vídeo não é desse tamanho, logo duas ventoinhas separadas seria desperdício.

@WOZ Dods Percebeu o uso de 100% do processador? Não atrapalhou nada em si no desempenho. Estava fazendo o processor de compilar shaders da engine e na tela de carregamento corre com muitos frames, pelo menos o que mostra o MSI Afterburner.

Comece assistindo daqui:

 

 

Momento que baixa e o uso de cpu também

 

 

@WOZ Dods aqui outro monento:

 

 

@WOZ Dods Cooler está fazendo o trabalho? Está dando conta? Tem um desse que tem três heat pipe e RGB, mas resolvi não gastar mais por supor que teria um desempenho semelhante.

@WOZ Dods E esses tal "boneco de neve" o aliexpress são bons? Tem air cooling que tem mais heatpipe, e o que se diz que tem melhor desempenho com mais heatpipe, a temperatura baixa mais.

Acho que tem até um post aqui no CH que informa que não tem tanta diferença de uma pasta térmica para outra, mais detalhes como durabilidade e composição, diz que até mesmo maionese ou outros itens cremosos podem servir por curto prazo, mas que não é o recomendado.

@vini_seven Aqui como referência.

 

20211022-174520.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2021 às 17:14, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Cooler está fazendo o trabalho? Está dando conta? Tem um desse que tem três heat pipe e RGB, mas resolvi não gastar mais por supor que teria um desempenho semelhante.

Como já citei, a qualidade do projeto e do produto são mais determinantes de seu desempenho do que essas questões quantitativas. No geral suas temperaturas estão boas, não precisa trocar cooler.

Em 22/10/2021 às 17:14, Gonçalito_ disse:

@Diego Both Valeu pela informação Quico. O problema é que o gabinete não tem bem esse desenho e a placa de vídeo não é desse tamanho, logo duas ventoinhas separadas seria desperdício.

Na verdade não haveria desperdício. Seriam duas ou três ventoinhas atrás e duas ou três na frente. Só recomendo que sempre mantenha um número par de ventoinhas, metade na frente e metade atrás/em cima. Veja as imagens abaixo para entender melhor o posicionamento:

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Em 22/10/2021 às 17:14, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Percebeu o uso de 100% do processador? Não atrapalhou nada em si no desempenho. Estava fazendo o processor de compilar shaders da engine e na tela de carregamento corre com muitos frames, pelo menos o que mostra o MSI Afterburner.

Se entendi seu vídeo corretamente, quem está a 100% é a GPU, não a CPU. Essa é a condição ideal de operação, onde a GPU trabalha ao máximo e a CPU ainda fica com um pouco de folga. Nada de errado aí. As temperaturas também estão boas. 

Em 22/10/2021 às 17:14, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods E esses tal "boneco de neve" o aliexpress são bons? Tem air cooling que tem mais heatpipe, e o que se diz que tem melhor desempenho com mais heatpipe, a temperatura baixa mais.

 

Como já disse, não recomendo a aquisição de coolers genéricos. Um cooler de qualidade dura 10 anos fácil, os do Ali que já vi começaram a falhar muito antes disso. Para os modelos com ventoinha de 120 mm a manutenção sai até barata, apesar de que isso acaba fazendo o cooler custar o mesmo que outro de qualidade comprado aqui. Modelos com ventoinha de 90 mm por outro lado são um inferno de dar manutenção, pois esse tipo de ventoinha é difícil de achar no mercado e muito mais caro. Enfim, não precisa trocar agora já que o dinheiro já foi gasto. O dia que falhar e você estiver com dinheiro sobrando, torque por um melhor, de boa marca, comprado aqui.

Em 22/10/2021 às 17:14, Gonçalito_ disse:

Acho que tem até um post aqui no CH que informa que não tem tanta diferença de uma pasta térmica para outra, mais detalhes como durabilidade e composição, diz que até mesmo maionese ou outros itens cremosos podem servir por curto prazo, mas que não é o recomendado.

Duração e composição são dois fatores importantíssimos e eu não usaria nunca uma pasta chinesa por esse motivo. Entenda que na China não existem leis que determinam certas questões que são muito bem definidas no resto do mundo. Para uma pasta dessa ser tóxica ou promover oxidação não custa nada. Enfim, cada um faz como achar melhor. Se tiver sorte, nunca vai ter problemas. Se tiver azar... Bem, espero que tenha sorte.

E maionese, manteiga, pasta de dente são inferidos em testes por que décadas atrás, quando tínhamos computadores chegando ao mercado sem produtos próprios para sua manutenção amplamente disponíveis e completo despreparo por parte da comunidade técnica e DIY amadora, tivemos todo tipo de aberração no manuseio e cuidado com componentes. Esses materiais foram apenas algumas das aberrações que vimos regularmente naquela época. Nos testes sérios isso é inserido apenas como curiosidade ou para fazer piada, jamais deve ser utilizado nem por curtos períodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Em 22/10/2021 às 15:43, WOZ Dods disse:

Ótimo. Até 64° é perfeitamente aceitável, bom até por dizer que mora em lugar quente.

@WOZ Dods Não é exatamento isso, o lugar chega ser variado.

Em 22/10/2021 às 08:44, WOZ Dods disse:

Por sinal você gosta de produtos genéricos, já que comprou cooler e pasta térmica genérico

Mais uma vez citando não é por gostar de itens/produtos genéricos, mas sim por ser a solução de mais aceitável no momento. Isso daí não bate: se chegar e dizer para uma pessoa que pode arcar se prefere algo mais de mais qualidade a que um com qualidade inferior. Exemplo: posso comprar uma de melhor qualidade, para que vou gastar em fonte genérica?

9 horas atrás, WOZ Dods disse:

Entenda que na China não existem leis que determinam certas questões que são muito bem definidas no resto do mundo

@WOZ Dods Não é uma daquelas narrativas não, não é? Chega ser exaustivo ficar debatendo sobre isso, China isso, ou outro lado isso. Enfim.

Não sei se da para se livrar de tudo que vem da China, até porque é a maior mão de obra barata do mundo, e muitos itens/ produto estão no dia a dia de quase toda população.

Então é isso, não sei no que deu a você entender que tudo que uso é genérico ou gostar de produtos genéricos, até que por ser "original" por si só não define em nada a qualidade, original é apenas um termo para destinguir dos demais menos "capacitados" por assim dizer.

@WOZ Dods Assim cara, no começo, como apaguei os shaders, o processador para compilá-los ficou 100%, nisso a temperatura ficou ali no amarelo, 70 graus e pouco, houve momento que deu pico para 80°-, mas não nesse vídeo, poderia ser no momento que aqui o ambiente estava quente, vai saber..

Quem está em lugares menos quentes estão mais propício a melhor overclock.

@WOZ Dods O gabinete aqui ainda é um lixo por assim dizer, tive oportunidade de trocar, mas não troquei, deixar para próxima. Então falei disso para o Quico @Diego Both que o gabinete é diferente e a placa não condiz com o tamanho.

@WOZ Dods

Aproveitando o tópico,

se a gt 1030 é tão e semelhante a RX 550, então por que não consigo rodar no Ultra NFS 16 na gt 1030? Não estou mais com RX 550, mas veja lá os testes nas duas, gt 1030 personalizado, rx 550 4 gb no ultra resolução 720p.

@WOZ Dods Nunca comprei no ali por chamar burocrático de mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods o I7 4790k é conhecida bom esquentar muito, logo um cooeler que pode servir a um processador pode não servir para outro, como pode talvez ser o caso do i7 4790k.

@Diego Both Na lateral do gabinete como jogando ar ou tirando ar?

 

@WOZ Dods image.png.1f5ca54fe1c84af13c8a48ded63abdb2.pngO  gabinete tem uma entrada parecida com essa.

Duas entradas de ar. Duas fans em baixo jogando ar, duas fans na lateral jogando ar, uma traseira tirando o ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Mais uma vez citando não é por gostar de itens/produtos genéricos, mas sim por ser a solução de mais aceitável no momento. Isso daí não bate: se chegar e dizer para uma pessoa que pode arcar se prefere algo mais de mais qualidade a que um com qualidade inferior. Exemplo: posso comprar uma de melhor qualidade, para que vou gastar em fonte genérica?

Não disse isso no sentido ofensivo. Foi uma constatação que faço no mercado brasileiro. Todo mundo preferirá o que for mais funcional para si, especialmente quando se fala de itens caros (quem não compra medicamentos genéricos?), mas na informática hoje isso gera gastos extras a curto e médio prazo que acabam gerando mais custo do que os produtos mais duráveis, se fossem adquiridos inicialmente. É como no caso de memórias Killsre da china. Temos dezenas, talvez centenas de tópicos aqui no fórum de pessoas que compraram e passaram aperto depois, isso por variadas razões, mas ainda sim o produto vende como água. Vai entender... No geral sempre vou recomendar comprar produtos cujo fabricante tem um nome a zelar, mesmo que seja um fabricante que tenha baixa representatividade no território nacional.

13 horas atrás, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Não é uma daquelas narrativas não, não é? Chega ser exaustivo ficar debatendo sobre isso, China isso, ou outro lado isso. Enfim.

Não sei se da para se livrar de tudo que vem da China, até porque é a maior mão de obra barata do mundo, e muitos itens/ produto estão no dia a dia de quase toda população.

Então é isso, não sei no que deu a você entender que tudo que uso é genérico ou gostar de produtos genéricos, até que por ser "original" por si só não define em nada a qualidade, original é apenas um termo para destinguir dos demais menos "capacitados" por assim dizer.

Tudo que compramos e consumimos hoje, ao menos no mercado de eletrônicos, é ao menos parcialmente fabricado na china. Não falo da china como se tudo que viesse de lá fosse ruim, muitíssimo pelo contrário. A questão do mercado de componentes e eletrônicos hoje é muito mais complexa que isso. No geral todos os fabricantes, na china ou fora dela, tem público e mercado alvo para seus produtos e sempre vão produzir de acordo com as necessidades, expectativas e legislações desse mercado alvo. Daria para passar horas explicando aqui as nuances disso, mas resumo dizendo que produtos que são fabricados para mercados mais exigentes SEMPRE terão padrão de qualidade superior. Afinal, não existem muitas fabricantes no mundo hoje, se alguma, que não vise lucro. 

Enfim, acho que a discussão rendeu mais do que devia, bora seguir adiante no tópico?

13 horas atrás, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods O gabinete aqui ainda é um lixo por assim dizer, tive oportunidade de trocar, mas não troquei, deixar para próxima. Então falei disso para o Quico @Diego Both que o gabinete é diferente e a placa não condiz com o tamanho.

Mesmo gabinetes "ruins" podem ser melhorados ao menos um pouquinho. Já fiz alguns case mods para clientes que resolveram superaquecimento muito bem. Claro que varia de caso para caso e também da sua disposição, mas geralmente dá para melhorar ao menos até ficar funcional, se quiser.

13 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Aproveitando o tópico,

se a gt 1030 é tão e semelhante a RX 550, então por que não consigo rodar no Ultra NFS 16 na gt 1030? Não estou mais com RX 550, mas veja lá os testes nas duas, gt 1030 personalizado, rx 550 4 gb no ultra resolução 720p.

NFS é Need for Speed? Não jogo essa série há uns 15 anos, nem lembro como é isso, tampouco sei qual é a demanda de hardware atual. O que posso dizer é que só analisando se há alguma falha de software ou drivers para entender o que há de errado no seu sistema. Só sabendo mais detalhes para tentar entender.

14 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Nunca comprei no ali por chamar burocrático de mais.

Compro muito, mas raramente eletrônicos de alta complexidade. Utensílios, ferramentas, componentes e coisas menores compro constantemente. Infelizmente isso vai ter que parar em breve já que o custo está compensando cada vez menos.

6 horas atrás, Gonçalito_ disse:

Duas entradas de ar. Duas fans em baixo jogando ar, duas fans na lateral jogando ar, uma traseira tirando o ar.

Fluxo de ar desequilibrado pode ser tão ruim quanto pouco fluxo de ar. Recomendo que equilibre mais isso, deixando metade das ventoinhas para entrada de ar e metade para saída. Lembre-se de que todas as ventoinhas do painel frontal e inferior devem sempre jogar ar para dentro do gabinete, todas as ventoinhas do painel superior e traseiro devem jogar ar para fora do gabinete, e as do tampo lateral, quando presentes, podem fazer um dos dois trabalhos dependendo de sua posição e da quantidade de ventoinhas em outros lugares. As da lateral geralmente eu coloco para jogar ar para dentro se o gabinete já tiver boa quantidade de ventoinhas jogando ar para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Cara, já tive, usei 550 4 gb, posso dizer que é outra coisa, pode até comparar com a de 2 gb, mas se for gt 1030 2 gb a mais comum vs rx 550 4 gb, gt 1030 vai perder feio, 2 gb passa fome hoje em dia, serve mais para joguinhos free-to-play, fortconstrução, FIFAs da vida.

Para se ter uma ideia, a GT 1030 roda o NFS heat apenas no mistureba, deixo o jogo definir o gráfico, mas o gráfico fica todo fosco, sem aquela definição. Não sei como funciona a opção, se vai subindo a qualidade conforme a demanda.

 

Do jeito que você disse, soou ofensivo, dando a entender que por minha parte prefiro apenas coisas piratas, velhas, falsificadas (mas quem nunca pireteou alguma vez?!)

É chover no molhado isso daí, para realidade de muitos, piratear chega ser inevitável (não com apologia a pirataria, claro), se a pessoa tem condição de comprar, é preferível que compra; exemplo, costumava jogar uns FIFAS piratas por estar apertado, mas daí peguei uma grana e fiz assinatura, mesmo não gostando de muitos jogos da EA e lançar apenas jogos legacy, de anos anteriores, mesmo assim a marca diz que é os melhores jogos. Fazer o quê?

O serviço Pro não tem no Brasil, se tivesse seria 300 paus ou mais.

Não dá para ficar pagando esses jogos todo ano, uma assinatura convidativa é uma boa. Confesso que a parte ruim da assinatura é que novos jogos é apenas 8h para o Brasil por não ter o serviço Pro, que é ilimitado. Agora me diga para que vou querer uma demonstração de 8h?

 

Memórias Kingston nessa base seria genéricas?

Tenho duas kingston e duas corsair.

Já uso um fonte há anos e a danada só queimou placas AMD, coincidentemente. Não sei se é hora de trocar.

A fonte é uma CX500, uma muito bem falada, não sei por agora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Cara, já tive, usei 550 4 gb, posso dizer que é outra coisa, pode até comparar com a de 2 gb, mas se for gt 1030 2 gb a mais comum vs rx 550 4 gb, gt 1030 vai perder feio, 2 gb passa fome hoje em dia, serve mais para joguinhos free-to-play, fortconstrução, FIFAs da vida.

Tem que ver a versão de cada uma dessas GPUs você comprou para entender. Entenda que um mesmo modelo pode ter versões com tipos de memórias e clocks melhores ou piores. Só sabendo a versão exata para comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods É gddr5 lek, o clock de uma para outra não vai mudar o desempenho assim boom tão execpecional, vai?

 

Dizem que esse vídeo é fake

o cara tacou os gráficos tudo no talo, enquanto essa gt 1030 da ASUS não consegue, claro para mencionar, usa i5 de terceira como pode ver aí, que é 4/4 Cores, enquanto i7 é 4/8, seria a distribuição de núcleos lek?

Meio esquisito isso daí, rx 550 4 gb meteu tudo no talo, sem choro. Confira o vídeo no canal que vai entender da dúvida.

@WOZ Dods@Pepse que mencionou isso em tópíco, do qual você não participou em conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Do jeito que você disse, soou ofensivo, dando a entender que por minha parte prefiro apenas coisas piratas, velhas, falsificadas (mas quem nunca pireteou alguma vez?!)

Falei apenas genérico, nenhuma dessas outras palavras cruzou minha mente. Genérico para mim é algo que não tem marca ou cuja marca só revende OEMs e rebrands. 

14 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Memórias Kingston nessa base seria genéricas?

Kingston tem muito tempo de mercado e atende a alguns mercados bem exigentes. Eu tenho evitado recomendá-la por causa de alguns produtos que soltaram no mercado nos últimos anos que falham prematuramente, causando grande prejuízo para os consumidores aqui no Brasil. Só em uma empresa que trabalho tive que substituir quase todos os SSDs por causa disso, sendo que esses tinha pouco mais de dois anos de uso. Acho um desrespeito essa falha da marca.

16 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Já uso um fonte há anos e a danada só queimou placas AMD, coincidentemente. Não sei se é hora de trocar.

A fonte é uma CX500, uma muito bem falada, não sei por agora.

Fonte de projeto antigo, um pouco inadequada para os padrões atuais, mas uma boa fonte. Ter queimado mais de uma GPU AMD dá a entender que você tem algum outro problema no seu sistema que causou isso. Entenda que perder componentes de qualidade como GPUs, MBs, RAM, etc. em menos de 8 anos de uso é raro e se ocorreu a causa deveria ter sido diagnosticada para evitar futuras perdas.

11 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods É gddr5 lek, o clock de uma para outra não vai mudar o desempenho assim boom tão execpecional, vai?

Sim, vai. Tem GPUs cujo modelo de referência tem especificações X, mas outros modelos lançados depois tem metade dessas especificações. Tipo de memória utilizado não é tão importante quanto o barramento, o clock, etc. Isolar qualquer característica de um componente e comparar com outros por ele é um erro que muitas pessoas cometem no ramo de Hardware. O que existe é o desempenho efetivo, números são menos importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods 'Tá falando de placas capada? Isso daí sempre tem, é uma estratégia para tentar reduzir o preço.

@WOZ Dods

Essa GT tem OC de fábrica

image.png.45e2bae8f368db6985fffdf4bfbdc2e2.png

 

image.png.16ae9d84c4d4f134825373a5b84e013a.png

EVGA tem mais, claro, mas vendo assim, a diferença seria insignificante.

Nem 100 MHz, também 100 MHz nem deve oferecer ganhos expressivos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_  meu gabinete é o Masterbox NR200, ele tem furação nas laterais. Eu fixei o WC na lateral soprando ar pra dentro, ventilando os VRMs e as Mem Ram.

O processador atinge somente 80ºC em teste de stress, porém a temperatura da água no radiador não passa de 35ºC (já aferi com o termómetro).

Meu gabinete é equipado com 2 fan no topo, 2 inferior (ventilando a GPU) e 2 na lateral do WC (ventilando os VRMs e Mem Ram).

 

image.thumb.png.4d8d46faaede2bc2061ee6fa24a2d596.png

 

fan2.png.ee3f365a91a803ffbdc5048a30d8f494.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Quico apenas tenho ventoinha tirando o ar para cima e outra traseira que faz o mesmo.

 

Quero investir em um Gabinete melhorzinho. Comprar esse i9 com esse i7 seria covardia demais, esse representa o topos dos topos. Fora que essa besta de processador i7 esquenta muito, outros coolers não foi suficiente para o bichin'

Usar coolerbox em i9 é pedir para passar mal também hahaha.

Pelo menos o que tenho já é 2x melhor que um coolerbox e melhorou em relação a um box.

@WOZ Dods Deve ser fake mesmo cara, o cara até apagou o vídeo, não tem cabimento, era para rodar no ultra aqui também, acho que é a textura, enquanto dá para altear na rx 550 por ter 4 gb, na gt 1030 2 gb não dá, enche o pool quase todo da memória.

@WOZ Dods Aqui rodando em momento que aparentemente está frio

 

Horário considerado já tarde e esfria um pouco.

@WOZ Dods Outra, o i7 está travado em mais ou menos4.2 GHz nesse joguin', é por que não é necessário usar os 4.40 GHz, isso mesmo? Tem função na placa-mãe de overclock "K OC", deixo assim, não mexer em time que está quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2021 às 04:29, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Deve ser fake mesmo cara, o cara até apagou o vídeo, não tem cabimento, era para rodar no ultra aqui também, acho que é a textura, enquanto dá para altear na rx 550 por ter 4 gb, na gt 1030 2 gb não dá, enche o pool quase todo da memória.

Não entendi sua fundamentação. Ao meu ver mais do que 2GBs você vai raramente usar com 1080p, isso para jogos das gerações antigas. Jogos mais recentes requerem pelo menos 4 GBs de VRAM para rodar corretamente, considerando tudo que foi lançado de open world depois de GTA V (a maioria vai achar que precede isso, então não vou nem discutir se aparecerem).

Seja como for, desempenho é uma coisa determinada por vários fatores e não dá para fatorar tudo só na presunção. Tem que avaliar benchmarks, testes, e outros aspectos antes disso. Pior ainda, tem ocasiões onde a versão do modelo específico do componente vai influenciar mais o desempenho do que o modelo/linha em si. Como exemplo podemos citar que temos hoje modelos de RX 480 que tem desempenho inferior a modelos de RX 470. Como isso ocorre? Simplesmente alguns fabricantes lançam versões "barateadas" de suas GPUs e com isso reduzem seu desempenho. Muitas vezes isso não é refletido no custo, especialmente se levarmos em consideração o mercado, mas ainda sim pessoas compram aumentando a lucratividade do fabricante e perdendo valor em seu produto. 

Sim, o mercado está se tornando cada dia mais predatório.

Em 30/10/2021 às 04:29, Gonçalito_ disse:

@WOZ Dods Outra, o i7 está travado em mais ou menos4.2 GHz nesse joguin', é por que não é necessário usar os 4.40 GHz, isso mesmo? Tem função na placa-mãe de overclock "K OC", deixo assim, não mexer em time que está quieto.

Não entendi sua perspectiva. Afinal, conheço intimamente menos de 10% dos processadores já lançados (o que é MUITA coisa por sinal) e consultar um a um com segurança é extremamente cansativo. Não usaria OC automático jamais, no entanto, pois o que a MB, a fabricante dela e a mídia querem, é mais clock. O que você, como usuário quer, é mais estabilidade. Frame rates consistentes, saca? Não adianta para quem USA o produto chegar a 500 FPS por 2 segundos. O que importa é ter 60 FPS constantes. Passou disso, tudo é lucro. 

E a frase é "não se mexe em time que está ganhando", mas você não saberá qual está ganhando até comparar com outros. Bora lá fazer uns testes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...