Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que com essa config está travando em live? GTA V


Posts recomendados

Boa noite, pessoal.

Gostaria de uma luz para resolver essa questão.

Estou tentando jogar gta v, ele abre normalmente com a configuração que tenho mas quando começo a estar ao vivo, na transmissão fica bem travada (e pra mim, continua de boa)

 

Minha config pra contextualizar:

Processador: AMD Ryzen 5 2600 Six-Core

placa-mãe: A320m

memória RAM: 16gb (2400mhz)

Placa de Vídeo: Geforce 1030 2gb 

SSD: 500

HD: 240

Fonte: Corsair de 650w

Windows 10 64bits

 

É tudo DDR4

Testei gravar em resoluções menores, gráficos menores e nada adiantou.

Dei uma pesquisada, e vi em um servidor de discord que precisaria no mínimo de uma placa de vídeo de 4gb para poder fazer o que eu quero fazer.

Encontrei a geforce 420 4gb com um preço mais acessível. 

 

Agora vem a questão:

Valeria a pena comprar essa 420 com 4gb ou o problema não está na quantidade de gigas da placa de vídeo, e sim em outro componente? 

Agradeço aos comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente não gosto desse tipo de requisito, pois leva a conclusões errôneas como essa. 
A quantidade de gigas da placa não é régua para tudo, a sua placa de vídeo é melhor que a GT 420
O chip é melhor e a velocidade da memoria também, só perde pra quantidade de VRAM.
Recomendo continuar com a GT1030

Anyway, você já tentou abaixar MAIS os graficos do GTA por linha de comando ou o mod do amd FSR (muitos streamers com pcs carissimos fazem isso até)? Juro que faz uma grande diferença e eu recomendo muito!
Segue uns links que podem te ajudar: https://github.com/NarutoUA/gta5_fsr (FSR mod, funciona MUITO BEM e não deixa o jogo tão feio, não é provavel de te dar ban no online e nunca vi ninguém falando ser banido, e se for GTA RP a chance é menor ainda. Se precisar de mais ajuda pode marcar aqui)
Esse aqui vai tirar as sombras (muitos fazem isso):

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTA V roda bem com 2GB de memória se bem configurado. A GT 1030 faz parte da linha básica na NVIDIA, não é uma placa fabricada com a finalidade de rodar games, apesar de ainda conseguir rodar. A GT 420 é infinitamente pior, 4GB numa placa dessas é a mesma coisa que nada. Pela placa não estar sendo usada para a finalidade correta, ela pode estar causando o seus problemas. Geralmente a placa também é usada para codificar o vídeo em conjunto com o processador, mas ela pode não estar fazendo bem seu papel no seu caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, TkLife disse:

É tudo DDR4

Testei gravar em resoluções menores, gráficos menores e nada adiantou.

Dei uma pesquisada, e vi em um servidor de discord que precisaria no mínimo de uma placa de vídeo de 4gb para poder fazer o que eu quero fazer.

Encontrei a geforce 420 4gb com um preço mais acessível. 

 

Agora vem a questão:

Valeria a pena comprar essa 420 com 4gb ou o problema não está na quantidade de gigas da placa de vídeo, e sim em outro componente? 

Agradeço aos comentários.

 

Não é a quantidade de VRAM de define o desempenho.
De nada adianta ter 4Gb de VRAM e um chip lento como esse da Gt420, já era uma placa ruim quando lançou, imagina hoje 11 anos depois.

 

27 minutos atrás, TkLife disse:

Estou tentando jogar gta v, ele abre normalmente com a configuração que tenho mas quando começo a estar ao vivo, na transmissão fica bem travada (e pra mim, continua de boa)

 

Isso vai depender não apenas do seu hardware, mas também do seu link de internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Heitor Lima

13 minutos atrás, Heitor Lima disse:

Eu sinceramente não gosto desse tipo de requisito, pois leva a conclusões errôneas como essa. 
A quantidade de gigas da placa não é régua para tudo, a sua placa de vídeo é melhor que a GT 420
O chip é melhor e a velocidade da memoria também, só perde pra quantidade de VRAM.
Recomendo continuar com a GT1030

Anyway, você já tentou abaixar MAIS os graficos do GTA por linha de comando ou o mod do amd FSR (muitos streamers com pcs carissimos fazem isso até)? Juro que faz uma grande diferença e eu recomendo muito!
Segue uns links que podem te ajudar: https://github.com/NarutoUA/gta5_fsr (FSR mod, funciona MUITO BEM e não deixa o jogo tão feio, não é provavel de te dar ban no online e nunca vi ninguém falando ser banido, e se for GTA RP a chance é menor ainda. Se precisar de mais ajuda pode marcar aqui)
Esse aqui vai tirar as sombras (muitos fazem isso):

Cara, não sabia disso! Vou dar uma olhada. Obrigado pela dica.

 

14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

GTA V roda bem com 2GB de memória se bem configurado. A GT 1030 faz parte da linha básica na NVIDIA, não é uma placa fabricada com a finalidade de rodar games, apesar de ainda conseguir rodar. A GT 420 é infinitamente pior, 4GB numa placa dessas é a mesma coisa que nada. Pela placa não estar sendo usada para a finalidade correta, ela pode estar causando o seus problemas. Geralmente a placa também é usada para codificar o vídeo em conjunto com o processador, mas ela pode não estar fazendo bem seu papel no seu caso.

Entendi.

O correto seria investir em uma superior a 1030?

13 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Não é a quantidade de VRAM de define o desempenho.
De nada adianta ter 4Gb de VRAM e um chip lento como esse da Gt420, já era uma placa ruim quando lançou, imagina hoje 11 anos depois.

 

 

Isso vai depender não apenas do seu hardware, mas também do seu link de internet.

Agora sim entendi.

É que vi algumas pessoas com configs similares as minhas (até mais fracas) e sempre na parte da placa de vídeo, era superior a minha. Por isso essa dúvida minha.

Atualmente utilizo 50mb de fibra óptica.

14 minutos atrás, Heitor Lima disse:

@NIGHT FALL Yeah, tem dessa, né? Pode ser a internet.
Se ele pudesse mandar um print de um speednet da via ia dar pra analisar melhor

Aqui maninho

teste.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TkLife disse:

O correto seria investir em uma superior a 1030?

Se for pra trocar de placa, só se for pra uma melhor. Mas se a GT 1030 conseguir te atender, não vejo necessidade. Os preços das placas estão muito altos atualmente, tente resolver seu problema primeiro, depois pense na troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TkLife só mais uma dúvida: a sua GT 1030 é a versão SDDR4? Fiquei meio confuso nessa parte, não sei se entendi certo.

 

39 minutos atrás, TkLife disse:

É tudo DDR4

 

A versão SDDR4 da GT 1030 é inferior à versão GDDR5, em alguns casos chega a ter metade do desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Se for pra trocar de placa, só se for pra uma melhor. Mas se a GT 1030 conseguir te atender, não vejo necessidade. Os preços das placas estão muito altos atualmente, tente resolver seu problema primeiro, depois pense na troca.

Sim, tem essa questão dos valores atualmente mesmo. Bom, para outros jogos não tive muitos problemas agora do que me recordo agora, os que mais geraram problemas foram o COD Warzone e o próprio GTA. E sempre na questão da gravação, nunca sendo algo sem gravar.

3 minutos atrás, Heitor Lima disse:

@TkLife 50 de up não é ruim não, a live só trava com GTA?

 

Sim.

Não sei se pode ser usado como exemplo, mas os jogos através do xcloud estão rodando perfeitamente. 

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@TkLife só mais uma dúvida: a sua GT 1030 é a versão SDDR4? Fiquei meio confuso nessa parte, não sei se entendi certo.

 

 

A versão SDDR4 da GT 1030 é inferior à versão GDDR5, em alguns casos chega a ter metade do desempenho.

Ah!

Acabei me equivocando.

A placa é DDR5.

geforce.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@TkLife outra coisa que eu me lembrei agora, seria interessante se você descrevesse os programas que usa para streaming e quais são as configurações usadas também. Pode até ser um problema relacionado com isso.

Atualmente uso o OBS Studio.

E tirei uns prints da parte de configuração. 

 

a.jpg

b.jpg

c.jpg

4 minutos atrás, Heitor Lima disse:

@TkLife Então me parece bem improvável que seja a internet.
Infelizmente não tem outra saída, a ideia é fazer o negocio é abaixar os grafico memo :C

Quanto a gráficos, não me importo muito nesse momento.

O objetivo é ter a gameplay fluída mesmo.

Obrigado mesmo pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, TkLife disse:

Atualmente uso o OBS Studio.

E tirei uns prints da parte de configuração. 

 

a.jpg

b.jpg

c.jpg

Eu vi que você está usando codificação via software, não está disponível a decodificação pelo NVENC? As placas da NVIDIA tem essa tecnologia, não sei a GT 1030, por ser uma placa mais simples. Você também teria acesso a outras configurações no modo avançado, mas teria que ver algum vídeo mais detalhado sobre no que cada uma poderá te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu vi que você está usando codificação via software, não está disponível a decodificação pelo NVENC? As placas da NVIDIA tem essa tecnologia, não sei a GT 1030, por ser uma placa mais simples. Você também teria acesso a outras configurações no modo avançado, mas teria que ver algum vídeo mais detalhado sobre no que cada uma poderá te ajudar.

Por nvenc? Não...

Vi em outros lugares que a GT não tem. 

Enfim, valeu mesmo pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu vi que você está usando codificação via software, não está disponível a decodificação pelo NVENC? As placas da NVIDIA tem essa tecnologia, não sei a GT 1030, por ser uma placa mais simples. Você também teria acesso a outras configurações no modo avançado, mas teria que ver algum vídeo mais detalhado sobre no que cada uma poderá te ajudar.

A GT 1030 não tem NVENC, ele ficará limitado ao X264

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, TkLife disse:

Por nvenc? Não...

Vi em outros lugares que a GT não tem. 

Enfim, valeu mesmo pela ajuda.

A codificação via software também tem opções avançadas, dá pra pesquisar um pouco sobre as opções que estão lá. Já tentou fazer a transmissão numa taxa de bits maior que 4500 Kbps?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

A codificação via software também tem opções avançadas, dá pra pesquisar um pouco sobre as opções que estão lá. Já tentou fazer a transmissão numa taxa de bits maior que 4500 Kbps?

Eu habilitei essa "opções avançadas" no OBS e surgiu esse padrão de codificação. Estava no veryfast e coloquei no ultrafast (mas não testei)

Maior do que 4500? 

Não, porque na própria plataforma que utilizo, eles disponibilizam recomendações de transmissões e como não manjo muito, acabei por seguir mesmo. 

Será que aumentar daria algum efeito?

b.jpg

a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, TkLife disse:

Eu habilitei essa "opções avançadas" no OBS e surgiu esse padrão de codificação. Estava no veryfast e coloquei no ultrafast (mas não testei)

Maior do que 4500? 

Não, porque na própria plataforma que utilizo, eles disponibilizam recomendações de transmissões e como não manjo muito, acabei por seguir mesmo. 

Será que aumentar daria algum efeito?

b.jpg

a.jpg

Se é o recomendo pelo site, então pode deixar assim.

 

Estava pensando no que você disse, que só acontece no GTA V e no COD Warzone, o que esses dois jogos tem em comum é que dependem demais no desempenho do processador. Você está fazendo uma codificação de vídeo aí que usa exclusivamente o processador, não tem o auxilio da placa de vídeo por meio do NVENC, por exemplo. Pode ser que seu processador esteja com algum ou alguns dos núcleos sobrecarregados durante a transmissão, o que pode estar afetando o desempenho da codificação. Você poderia verificar isso observando o uso individual de cada um dos núcleos do processador com o MSI Afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...