Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade com Ryzen 5 5600G + Bisotar A520MH + 16GB 3600 MHz vale a pena?


Posts recomendados

Boa tarde, estou querendo fazer um upgrade no meu PC.

Eu não sou gamer, mas gosto de jogar alguns jogos. Com a configuração atual por exemplo, já joguei gta v, far cry 4, bf 4 e pes/fifa 21.

também faço uso de programas como Autocad, solidworks e inventor.

Estou querendo jogar BF V, Far cry 6 e as próximas gerações de PES/FIFA.


Configuração atual:

 

core i3 540 

placa-mãe dh55pj intel

4gb + 2gb ram Kingston DDR3 1333 GHz

fonte evga 430w (6 anos de uso)

SSD Kingston 240gb + HD 500GB

R7 260x (tive que me desfazer dela)

Gabinete: https://www.francavirtual.com.br/informatica/gabinetes-e-kits/gabinete-15092-prata-x-game-5-preto-sfonte-clone

 

Configuração pretendida:

Ryzen 5 5600G (não pretendo colocar placa de vídeo)

placa-mãe: https://www.terabyteshop.com.br/produto/16097/placa-mãe-biostar-a520mh-chipset-a520-amd-am4-matx-DDR4

memória RAM : 2x https://www.terabyteshop.com.br/produto/16840/memoria-DDR4-geil-evo-potenza-8gb-3600mhz-red-gapr48gb3600c18bsc

Manter fonte, gabinete e SSD/HD.

 

Minhas perguntar são:

- Vou conseguir manter essa configuração por alguns anos? Mesmo sem placa de vídeo? Já estou com essa configuração atual desde 2014, alguns componentes são ainda mais antigos. Pretendo só fazer um novo upgrade daqui uns 6/7 anos.
- A minha fonte/gabinete aguentam?

- Estava lendo que, pra esse processador, o ideal é ter memória dual channel de 3666, existe muita diferença pra 3200?

E também estou com dúvidas em relação à marca da memória RAM e a placa-mãe.

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, IMasteer disse:

- Vou conseguir manter essa configuração por alguns anos? Mesmo sem placa de vídeo? Já estou com essa configuração atual desde 2014, alguns componentes são ainda mais antigos. Pretendo só fazer um novo upgrade daqui uns 6/7 anos.

O computador vai atender todos os seus requisitos atuais, e para jogos atuais, e vai durar até mais que 6/7 anos, porém é possível que com a placa de vídeo integrada você n consiga rodar jogos futuros, mas para os jogos que você quer jogar agora, você conseguirá usar o PC tranquilamente.

 

1 hora atrás, IMasteer disse:

- A minha fonte/gabinete aguentam?

A fonte é relativamente boa, e vai aguentar a configuração. Já o gabinete, nunca ouvi falar desse modelo, e ele não me parece ter um bom sistema de refrigeração, então recomendo trocá-lo. Pode pegar um Mancer Anubis, que é um ótimo gabinete pelo preço

1 hora atrás, IMasteer disse:

- Estava lendo que, pra esse processador, o ideal é ter memória dual channel de 3666, existe muita diferença pra 3200?

Não muita, mas para APUs é sempre bom ter uma memória bem rápida. As memórias também atuam mais rápido do que normalmente é especificado.

 

1 hora atrás, IMasteer disse:

E também estou com dúvidas em relação à marca da memória RAM e a placa-mãe.

De RAM você pode pegar uma T-Force Vulcan 3600Mhz que é mais barata. Se quiser pode pegar de 3200Mhz também, que sai um pouco mais barato. placa-mãe eu trocaria por uma Gigabyte A520 DS3H, ou se couber no orçamento, pegar uma ASUS Tuf A520

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lenhal disse:

O computador vai atender todos os seus requisitos atuais, e para jogos atuais, e vai durar até mais que 6/7 anos, porém é possível que com a placa de vídeo integrada você n consiga rodar jogos futuros, mas para os jogos que você quer jogar agora, você conseguirá usar o PC tranquilamente.


A fonte é relativamente boa, e vai aguentar a configuração. Já o gabinete, nunca ouvi falar desse modelo, e ele não me parece ter um bom sistema de refrigeração, então recomendo trocá-lo. Pode pegar um Mancer Anubis, que é um ótimo gabinete pelo preço

Não muita, mas para APUs é sempre bom ter uma memória bem rápida. As memórias também atuam mais rápido do que normalmente é especificado.

 

De RAM você pode pegar uma T-Force Vulcan 3600Mhz que é mais barata. Se quiser pode pegar de 3200Mhz também, que sai um pouco mais barato. placa-mãe eu trocaria por uma Gigabyte A520 DS3H, ou se couber no orçamento, pegar uma ASUS Tuf A520

Entendi, estava até pensando em pegar um processador mais fraco, pois meu orçamento está estourando já, mas decidir pegar este justamente pela questão da longevidade.

O meu gabinete possui 3 ventoinhas , conforme no link. https://www.francavirtual.com.br/informatica/gabinetes-e-kits/gabinete-15092-prata-x-game-5-preto-sfonte-clone

Mesmo assim, o sistema de refrigeração dele seria insuficiente?

 

E outra dúvida, um amigo me informou que este processador trabalha melhor em velocidade superior a 3200, mas existem placas que não desempenham um bom rendimento com rotações altas.
esta placa indicada (a mais barata) possui algo deste tipo? Existem outras placas no mesmo nível de rendimento? (Pra questão de preço mesmo, pois pretendo comprar na Black Friday).

Me informaram também que, é necessário checar a compatibilidade da minha fonte com a placa-mãe parece.

Algo como chicote de 6 ou 7 pinos 

estou meio desatualizado com essas questões de hardware, mas sabe me informar se isto procede?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, IMasteer disse:

esta placa indicada (a mais barata) possui algo deste tipo? Existem outras placas no mesmo nível de rendimento?

Essa placa suporta velocidades de memórias de frequências bem altas, se não me engano, até 4400Mhz.

3 horas atrás, IMasteer disse:

O meu gabinete possui 3 ventoinhas , conforme no link. https://www.francavirtual.com.br/informatica/gabinetes-e-kits/gabinete-15092-prata-x-game-5-preto-sfonte-clone

Mesmo assim, o sistema de refrigeração dele seria insuficiente?

Nunca ouvi falar desse gabinete, mas ele não me parece ter um bom sistema de refrigeração, com isso, digo entradas para o ar sair e entrar, frente mesh, etc. As fotos não mostram muito do gabinete para q eu possa saber mais detalhes sobre ele, como se ele tem fonte embaixo, e coisas do gênero. Mas você pode continuar usando ele normalmente, caso seu PC comece a superaquecer, você troca o gabinete.

 

3 horas atrás, IMasteer disse:

Algo como chicote de 6 ou 7 pinos 

A fonte serve na placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Lenhal disse:

Essa placa suporta velocidades de memórias de frequências bem altas, se não me engano, até 4400Mhz.

Nunca ouvi falar desse gabinete, mas ele não me parece ter um bom sistema de refrigeração, com isso, digo entradas para o ar sair e entrar, frente mesh, etc. As fotos não mostram muito do gabinete para q eu possa saber mais detalhes sobre ele, como se ele tem fonte embaixo, e coisas do gênero. Mas você pode continuar usando ele normalmente, caso seu PC comece a superaquecer, você troca o gabinete.

 

A fonte serve na placa-mãe

Beleza, eu estava vendo que essa placa-mãe precisa atualizar a BIOS pra rodar este processador.

Isto me afastou um pouco dela pois não uso amd pra fazer a atualização.

Qual outra placa na mesma faixa de rendimento e preço que posso pegar sem realizar este procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, IMasteer disse:

Beleza, eu estava vendo que essa placa-mãe precisa atualizar a BIOS pra rodar este processador.

Isto me afastou um pouco dela pois não uso amd pra fazer a atualização.

Qual outra placa na mesma faixa de rendimento e preço que posso pegar sem realizar este procedimento?

Lojas normalmente tem atualização de BIOS. Custa em torno de 10-20 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Lenhal

Em 24/10/2021 às 20:11, Lenhal disse:

Lojas normalmente tem atualização de BIOS. Custa em torno de 10-20 reais

Onde é isso? comprei exatamente esta placa Biostar A520MH e o processador Processador AMD Ryzen 5 5600G, não tenho outro modelo disponível para realizar a atualização e esse valor está ótimo, aqui em Dourados pediram 120 reais para atualização 😑

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, IsaiasTO disse:

Onde é isso? comprei exatamente esta placa Biostar A520MH e o processador Processador AMD Ryzen 5 5600G, não tenho outro modelo disponível para realizar a atualização e esse valor está ótimo, aqui em Dourados pediram 120 reais para atualização 😑

Esse serviço é quando você compra em lojas online, como Terabyte e Pichau. Se já tem a placa-mãe, pode ver se algum parente ou amigo tem um processador compatível. 

Se não tiver ninguém, o jeito é pagar os abusivos 120 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...