Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ou CPU podem limitar velocidade das memórias?


Posts recomendados

Fala pessoa beleza, então tenho algumas dúvidas em relação as memórias , eu queria fazer um upgrade no PC e colocar umas memórias mais rápidas. A minha dúvida é

o seguinte, a placa-mãe e o processador pode limitar as velocidades delas? caso eu pegue (2x) Memórias de 16gb, 3200Mhz ou 3600Mhz ?

No meu caso a placa-mãe só tem dois slots de memória, e tmb como eu trabalho com programas muito pesados, tem hora que as minhas memórias não estão dando conta.

alguém da um help ai, e me explica por gentileza, sei tmb que tem o X.M.P, mais sou muito leigo nisso.

 

----------- CONFIG DO PC --------

Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200

(2x) Memória Husky Gaming, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL19

Placa-Mãe ASUS EX-B460M-V5

Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 Ventus XS 4G OC, 4GB, GDDR6

Fonte Gigabyte GP-P550B 550W, 80 Plus Bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari E no meu caso, estou com uma i3 9100F, ASUS B360 TUF GAMING/BR,

2x8 2666mhz, eu tava com elas em overclock a 3200mhz, só que parou de dar video, removi elas, coloquei novamente e deu video, só que elas ficaram com a frequencia 2400mhz, e fui la e subi a frequencia para 3000mhz e novamente não deu video, tive q retirar e colocar dnv pra da video e elas agr estão com 2400mhz, o que pode ser? devo trocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Martin Silva pode sim, de 2 formas: a limitação do barramento e a limitação da capacidade do chipset lidar com frequências altas. Alguns chipsets e processadores são limitados de fábrica a trabalhar com alguma frequência. Por exemplo, o Core i3 9100 trabalha com memórias de até 2400mhz. O i5 9400 lida com até 2666. Essa é a limitação de fábrica. Contudo, processadores e chipsets de placa-mãe mais caros conseguem lidar com frequências maiores, principalmente aqueles que tem o clock destravado (na intel é a série K). Nesses casos, você precisa ler as informações do processador e do chipset para ver até quanto eles lidam. Ainda assim, não é garantia que vão conseguir lidar com a velocidade que você quer.

 

Cada chipset e processador é único e tem desempenho diferente de outro do mesmo modelo. Dois Core i7 9700k aguentam velocidades máximas diferentes, mesmo sendo o mesmo modelo. Aí é questão de você testar e ver até onde aguentam. Contudo, velocidade de memória não é algo que faça uma diferença muito grande no desempenho geral. Se você conseguir colocar a 3600 ou 3200, mantendo o XMP, já está ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...