Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo alocar memória para a APU do Ryzen 7 5700G na AORUS B550M Elite


G.Martins

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. 

Montei um PC esses dias com placa de vídeo integrada e li em alguns tópicos sob a necessidade de ativar o XMP e reservar pelo menos 2gb de RAM para APU.

Ocorre que em todos os vídeos e artigos que vi, o procedimento em diversas placas é bem simples, mas não encontro essa opção nessa minha placa-mãe. Após fuçar por alguns minutos achei a seguinte opção: IO ports - integrated graphics - UMA mode (marquei "force"), daí me dá a opção de colocar até 2G, como na foto abaixo.

Não sei se realmente esse é o caminho, mas quando verifico software da Radeon, ainda consta aqueles 512mb.

Alguém sabe como resolver isso nessa placa-mãe?

 

Minha config:

 

Ryzen 7 5700g

Aorus b550M elite - rev 1.0 - BIOS F10

RAM: XPG 16GB 3600mhz

 

 

 

 

 

APU.png

Placa mae.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá G. Martins, não sei se você resolveu, mas deixo a provável solução para o seu caso e de quem está enfrentando esse mesmo problema.

 

Tenho a config de hardware exatamente igual a sua, inclusive versão da BIOS era F10, e estava exatamente com o mesmo problema. A solução, pelo menos no meu caso, foi a atualização da BIOS, que atualmente está na F14e... Portanto fiz a atualização do BIOS para a F14e e realizei novamente o procedimento de alocação de memória e boooom, funcionou!! 

 

*ATENÇÃO: Primeiro recomendo realizar o procedimento de alocação da RAM na APU, pois se a alocação funcionar se divirta e mantenha a BIOS como está...

 

PROCEDIMENTO PARA ATUALIZAÇÃO DA BIOS

Passo 1: Obter o arquivo para atualização no site OFICIAL do fabricante da sua placa-mãe, localizando pelo modelo específico da placa a última versão de BIOS disponível;

Passo 2: Baixar e colocar os arquivos num pendrive;  (recomendo usar o pendrive na unidade dedicada para atualização de BIOS - é o USB que tem a cor interna branca) 

Passo 3: Entrar na BIOS e localizar a opção Q-FLASH (F8) - opção relativo a gerenciamento do arquivo contido na flash, é bem intuitivo então dispenso orientação.  No próprio gerenciador ele pode dar a opção de você fazer o BACKUP da BIOS atual, o que recomendo você fazer por segurança, depois faz o procedimento de atualização, fazendo o upload da versão que você baixou, daí vai gravar na flash. 

Passo 4: Depois que concluir retorne a BIOS e confira no status se de fato está na versão mais recente. 

 

PROCEDIMENTO PARA ALOCAÇÃO DE memória RAM para a APU - Placa B550 

Já dentro da BIOS...

Passo 1:

- Vá no menu  TWEAKES (ajustes)

Extreme Memory Profile (X.M.P.):  Perfil 1 (ou talvez perfil 2) verifique durante a sua escolha qual opção se adequa a velocidade da sua memória RAM montada no PC.

 

Passo 2:

-Vá no menu SETTINGS (configurações)

- IO Ports

Initial Display Output: IGD Video

Integrated Graphics: Forces

UMA Mode: UMD Specified

UMA Frame Buffer Size: 2Gb

 

Above 4G Decoding (Alguns alegam a necessidade de ativar essa função, mas pela descrição desta função não interfere na alocação da memória, pelo menos até 2Gb)

 

Espero ter ajudado,

Bruno Souza

GPUZ.png.8f0f69f2d20e7207022739f95c6febb7.pngRadeon.png.655d759e9ae6431becae6a68fe704fc5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BM_SCCP Opa Bruno. Muito obrigado pela resposta.  Quando eu fiz o post eu consegui resolver no dia seguinte. Apenas atualizei a BIOS para a mais atual e deu pra alocar para 2GB. 

Só que estou com um novo problema. Se você já passou por isso ou tem alguma dica de como resolver, agradeço muito se puder me ajudar. Cheguei a fazer um outro tópico. Obs.: Pesquisando nos forums do Reddit, vi que outras pessoas tiveram esse mesmo problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...