Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell Optiplex 790 não reconhece módulos de memória e demora pra ligar


DiegoBNA

Posts recomendados

Fala pessoal,

Estou com dois problemas em um computador Dell Optiplex 790, não sei se um problema é a causa do outro. 

1° Computador só liga após um bom tempo apertando o power, a fonte só é "ativada" após uns 20-30 segundos apertando o power. 

2° placa-mãe não está reconhecendo os módulos de memórias. Eu tenho 3 "pentes" de memória, todos mesma frequência, compatíveis com a placa-mãe. Acontece que ao ligar o computador ele faz um aviso sonoro (beeps 1-3-2), botão power azul e luz de diagnóstico 1 acesa.

Já limpei os slots de memória e passei borracha branca nos contatos. Já testei diferentes memórias em todos os slots e o  problema continua... 

Obs: não tenho multímetro para realizar testes eletrônicos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, DiegoBNA disse:

Estou com dois problemas em um computador Dell Optiplex 790, não sei se um problema é a causa do outro. 

1° Computador só liga após um bom tempo apertando o power, a fonte só é "ativada" após uns 20-30 segundos apertando o power.

Os computadores da Dell possuem recursos de drenagem de energia que são realizados ao segurar o botão power por 10~20 segundos, sendo que isto é realizado quando houve acúmulo irregular de energia nas peças, permitindo que elas sejam descarregadas. Ao segurar o botão power por 30 segundos, é realizado o reset do CMOS. O problema do seu equipamento provavelmente está relacionado a placa-mãe.

 

4 horas atrás, DiegoBNA disse:

2° placa-mãe não está reconhecendo os módulos de memórias. Eu tenho 3 "pentes" de memória, todos mesma frequência, compatíveis com a placa-mãe. Acontece que ao ligar o computador ele faz um aviso sonoro (beeps 1-3-2), botão power azul e luz de diagnóstico 1 acesa.

Este problema começou após você adquirir um módulo de memória RAM a mais? Se sim, já tentou utilizar sem ele?

 

Quando exatamente este problema começou a ocorrer?

 

46 minutos atrás, DiegoBNA disse:

Eu tenho fonte da corsair de 500w atx, mas não sei se pode ser usada nessa placa da Dell... 

Houve alteração na fonte de alimentação do computador? Nos dê mais detalhes amigo.

 

4 horas atrás, DiegoBNA disse:

2° placa-mãe não está reconhecendo os módulos de memórias. Eu tenho 3 "pentes" de memória, todos mesma frequência, compatíveis com a placa-mãe. Acontece que ao ligar o computador ele faz um aviso sonoro (beeps 1-3-2), botão power azul e luz de diagnóstico 1 acesa.

image.png

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-pt/000126021/a-guia-de-refer-ecirc-ncia-para-dell-optiplex-diagnostic-indicadores#Beep_codes

 

De acordo com a documentação da Dell, os códigos de beeps 1-3-2 fazem referência a uma falha na memória RAM.

Perguntando novamente: você adicionou mais memória RAM a este computador? Já chegou a testar sem a memória nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Este computador funcionava apenas com um dos módulos de memória, eu adicionei esses outros dois de um outro computador meu que não esta mais funcional. ele funcionou normalmente durante uns 3 dias.

----

Primeiro surgiu o problema do reconhecimento das memórias, lembro que surgiu após eu alterar configurações relacionadas ao boot na BIOS. ??? Reiniciou e começaram os beeps... após ver que os beeps era relacionado as memórias, fiz o clear cmos e instalei apenas um módulo de memória e funcionou... após isso decidi colocar os outros 2 pra ver se funcionava e funcionou normalmente.. dia seguinte, ao ligar o computador ele mostrou um aviso de alteração da quantidade de memória, ou seja um dos módulos não foi reconhecido... pois bem, inventei de mexer novamente nas memórias e mudei elas de slots, sem sucesso, e desde então agora não é reconhecido nenhum módulo em nenhum dos 4 slots. Problema da fonte surgiu aqui, nessas tentativas de liga e desliga...

----

Não, está com a fonte original da Dell. Mas eu tenho uma fonte da corsair aqui que era de um outro computador. Só não sei se posso testar nesta placa da Dell, o conector é de 24 pinos também igual a da Dell.

----

Sim. Testei com todas memórias individualmente. Em todos os slots.

----

Já fiz o clear cmos deixando a placa sem bateria por alguns minutos. Porém, infelizmente o problema persiste... Beep 1-3-2 luz de diagnóstico 1 acesa

--- 

A necessidade de ter que ficar apertando o power para fazer o computador ligar é apenas na primeira tentativa após estar desligado da tomada... Se desligar segurando o power e tentar ligar, ele liga de imediato.

 

21 horas atrás, GabrielLV disse:

Os computadores da Dell possuem recursos de drenagem de energia que são realizados ao segurar o botão power por 10~20 segundos, sendo que isto é realizado quando houve acúmulo irregular de energia nas peças, permitindo que elas sejam descarregadas. Ao segurar o botão power por 30 segundos, é realizado o reset do CMOS. O problema do seu equipamento provavelmente está relacionado a placa-mãe.

 

Este problema começou após você adquirir um módulo de memória RAM a mais? Se sim, já tentou utilizar sem ele?

 

Quando exatamente este problema começou a ocorrer?

 

Houve alteração na fonte de alimentação do computador? Nos dê mais detalhes amigo.

 

 

image.png

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-pt/000126021/a-guia-de-refer-ecirc-ncia-para-dell-optiplex-diagnostic-indicadores#Beep_codes

 

De acordo com a documentação da Dell, os códigos de beeps 1-3-2 fazem referência a uma falha na memória RAM.

Perguntando novamente: você adicionou mais memória RAM a este computador? Já chegou a testar sem a memória nova?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...