Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como sincronizar 10 ventoinhas Deepcool CF 120 Plus com ASUS Tuf Gaming X570?


Posts recomendados

Boa noite

 

Eu vou montar um Lian Li O11 e pretendo colocar 10 fans Deepcool CF 120 Plus ( 3 delas vou substituir as que vem no water cooler Storm Deepcool Castre 360), e eu vi que todos os kits vem com uma controladora separada pra cada.

Minha placa-mãe é uma ASUS Tuf Gaming X570

 

Minha dúvida é, pra sincronizar o led das 10 fans e da bomba do WC, vou precisar de uma ou mais controladoras separadas da Deepcool ou ligando todas nas controladores pelo aplicativo da Deepcool sincronizaria todas juntas ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ethiene Cunha Duas coisas que vou recomendar: primeiramente, se ainda não tiver adquirido o WC e quiser algo mais durável e funcional, use um bom Air Cooler. Air coolers terão maior durabilidade, desempenho similar, gerarão menor ruído e não terão propensão a falha catastrófica como WCs tem. Isso tudo custando o mesmo ou menos. Air Coolers são tipo "instale e esqueça", enquanto Water Coolers tipo AIO precisam ser substituídos integralmente quando falham. Recomendo os Scythe Fuma 2 e Ninja 5, ou os Noctua se quiser algo ainda mais renomado e de alta performance. Para quem não vai investir muito tempo fazendo e testando OC, Air Coolers sempre serão a melhor opção em comparação com AIOs. 

 

Sobre a instalação das ventoinhas, seu gabinete não vai precisar de todos eles, mas fica a seu critério. Os kits de 5 ventoinhas dessa linha da Deepcool valem a pena por já virem acompanhados do FH-04 e possuírem sistema de controle de RGB por "daisy chain", que dispensa o uso de HUBs. Alternativamente você poderia também utilizar o FH-10 se sua placa-mãe não tivesse conectores SYS_FAN suficientes, sendo que é necessário um para cada quatro ventoinhas do gabinete, bem como um para cada quatro demais ventoinhas a serem conectadas no CPU_FAN, então observe se o quantitativo será suficiente. Os FH-04 não podem ser ligados em daisy chain, pois isso sobrecarregaria a porta da MB. 

 

10 horas atrás, Ethiene Cunha disse:

Minha dúvida é, pra sincronizar o led das 10 fans e da bomba do WC, vou precisar de uma ou mais controladoras separadas da Deepcool ou ligando todas nas controladores pelo aplicativo da Deepcool sincronizaria todas juntas ?

O FH-04 que acompanha essas ventoinhas é um HUB, não controladora, e é só para a alimentação do motor da ventoinha, não tendo nada a ver com o controle de RGB. O controle de RGB é feito pelo conector próprio que no caso dessa série é estilo daisy chain, onde um se conecta ao outro e o último se conecta à placa-mãe, dispensando a necessidade de ter um HUB RGB (existem HUBs para iluminação e eles são diferentes/incompatíveis com HUB para alimentação dos motores das ventoinhas). Então você não precisaria usar um HUB para o controle de cores, mas deve sempre observar se a potência total das ventoinhas não excederá a capacidade da porta RGB da placa-mãe. Ambas tem essa especificação, basta procurar, e você deverá somar o consumo de todas as ventoinhas para saber se precisará ocupar uma segunda porta RGB. Salvo engano essa sua MB deve ter mais de uma porta RGB, talvez até mais de uma ARGB também. 

 

Entenda que RGB (12V) e ARGB (5V) são diferentes e incompatíveis. Você não pode conectar um no outro, pois isso danificará o dispositivo e a placa-mãe. Se está comprando ventoinhas RGB, certifique-se de que sua MB terá portas RGB suficientes para todas as ventoinhas. O mesmo vale para ARGB. 

Observe também que ao conectar todas essas ventoinhas, você deverá, necessariamente, observar a ordem que conectará o seu daisy chain, usando uma ordem lógica sequencial pessoal sua para determinar a ordem que esses dispositivos aparecerão no programa e serão acionados.

 

Enfim, fazer uma iluminação completa requer atenção e planejamento, bem como entendimento do sistema que será utilizado. Conectar os conectores em posição errada (tem que ser seta com seta, a última tem que estar apontando para o 12V da MB, veja no manual), sobrecarregar as portas e/ou usar tipos de iluminação incompatíveis com a controladora da placa-mãe podem danificar seu equipamento. Se tiver mais dúvidas nos procure aqui.

 

Ah, e lembre de observar as medidas dos coolers, radiadores e afins que vai instalar antes de comprar. No site do seu produto fala que ele é compatível com coolers tipo torre de até 155 mm de altura, radiadores com dimensões de 120x 360mm / 120x 240mm / 140x 280mm. Sempre consulte o site do fabricante: https://lian-li.com/product/PC-o11-dynamic/?cn-reloaded=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...