Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória Crucial 3600 XMP + Crucial 3000 XMP - funcionarão legal ambas a 3600?


Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?

 

Quero compartilhar uma pré-experiência para saber o que vocês acham. Eu tenho 2 pentes de memória brancos de 8GB Crucial Ballistix Sport LT RGB DDR4 3600 (XMP)- chip Micron E-Die. 

 

Agora, adquiri por achar um bom preço e o visual combinando mais 2 pentes dessa mesma linha de memória, só que pretos e com velocidade de 3000 no XMP. Ainda não chegaram.

 

Minha dúvida é se eu conseguirei colocar esses novos, de velocidade inferior, rodando nos mesmos 3600 dos pentes que tenho com os mesmos timings e tensão (1,35v). Em teoria, acho possível, pois esses chips Micron são muito bons de Over e estão presentes em ambas as memórias, as que tenho e as que comprei agora. Os timings do XMP não são muito extremos: 16-18-18-38, já vi gente colocando até mais baixos. Então também acho possível os pentes de 3000 aguentarem.

 

Será que vai dar certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Serjey Martins Não tem como garantir, nem a própria fabricante pode garantir que funcionará, lembre-se ainda que corre o risco de perder a garantia das memórias ao fazer isso, eu não gosto muito da ideia, prefiro sempre ficar no máximo permitido dentro do XMP.

Faça por sua conta e risco, pode ser que de certo mas nunca se sabe......

Só uma duvida, se suas memórias eram de 3600 porque comprou duas de 3000? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Oi Marcelo, bom dia. Eu comprei essas 3000 porque essa linha de 3600 da Crucial está fora de estoque nos sites, só achei usado no ML e bem caras, e ainda sem RGB. Aí ia destoar do visual do meu PC. 

 

Como as 3000 já funcionam com 1.35v, não tem perigo significativo de queimar. E as velocidades também não são o mais fundamental para mim. Posso reduzir e deixar todas funcionando em clock mais baixo.

 

Mas pelo histórico desses chips micron e die, estou com bastante esperanças no OC. Os pentes chegam hoje.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Serjey Martins Entendi, faz sentido.

O "perigo" não é nem queimar, se fizer tudo direitinho dificilmente vai queimar algo, digo pra tomar cuidado mais por conta da garantia e do funcionamento do CPU, e como corre o risco de acontecer algo mais grave com suas peças não posso recomendar isso num fórum público que qualquer pessoa pode ler e tentar fazer isso sem um conhecimento básico sobre o assunto.

17 minutos atrás, Serjey Martins disse:

Mas pelo histórico desses chips micron e die, estou com bastante esperanças no OC. Os pentes chegam hoje.

Acredito que de certo também, boa sorte com suas novas memórias :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu tudo certo na instalação e configuração das memórias. Apesar de terem a etiqueta de 3000 MHz, elas rodaram tranquilamente a 3600mhz, nos mesmos timings e tensão das 3600 de fábrica. Acredito que era aquilo que falei, os chips que compõem todos os pentes são os mesmos Micron E-Die, então elas são praticamente idênticas.

 

Fiz todos os testes principais já: passaram no teste do Memtest86, suportaram o teste de estresse do Aida64 e ainda aguentaram uma boa jogatina de Resident Village por 2 horas e até agora nenhum problema. Segue aí embaixo a foto das danadas.

20211026_223955.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...