Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível fazer um mini-gerador usando Ímas de Neodímios de Discos Rígidos?


AlexMmf2

Posts recomendados

É possível fazer um gerador com qualquer tipo de ímã. Vou descrever um teste que as crianças adoram. Pegue um carretel entre 4 e 10 cm de diâmetro, enrole um fio encapado ou envernizado cerca de 20 voltas. Nas extremidades ligue uma lâmpada de baixa tensão ou 2 leds em antiparalelo. Com um ímã qualquer gire rapidamente com a mão no interior do carretel. A lâmpada acende. Pouco importa se será o ímã a girar ou a bobina. O que importa é a existência do movimento relativo.

A indução se dá por variação do campo magnético sobre uma bobina, uma intensidade constante em nada resulta. Se a intensidade constante resultasse em algo uma bobina amarrada a um ímã seria fonte de energia. Tesla acreditava que sistemas polifásicos seriam muito mais eficientes, chegando a projetar alternadores com 6 fases. A prática demonstrou que máquinas trifásicas com 4 polos, isto é, 2 conjuntos de 3 fases distribuídos nos 360º da máquina são o método mais eficiente tanto na geração quanto nos motores. Em máquinas de baixíssima rotação talvez um sistema de muitas fases possa ser mais eficiente, mas são casos isolados. 

Indo para a resposta da questão levantada, somente com ímãs bem projetados irá conseguir ter um gerador de boa eficiência. Caso o desenho magnético dos ímãs e bobinas seja ruim, irá ter energia pulsante, com péssima relação entre energia mecânica consumida no eixo e energia elétrica entregue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Caso o desenho magnético dos ímãs e bobinas seja ruim, irá ter energia pulsante, com péssima relação entre energia mecânica consumida no eixo e energia elétrica entregue.

... mas que isso não te impeça de tentar fazer algo como mostra centenas de video do ytb (clique)

 

2 horas atrás, AlexMmf2 disse:

Aé? E como que faz?

 

Dica pro futuro... não se excite pelo valor da tensão que seu multímetro vai mostrar. Ela sozinha não tem muito valor. O importante mesmo é a potência que ela carrega... ou seja mantém a tensão com corrente alta. Se acender muitos leds tá bond+.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...