Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel EXCEL VBA, transformar linhas em coluna e repetir palavras especificas


Posts recomendados

Bom dia!

Estou precisando de ajuda de vocês eu tenho uma planilha na qual, eu preciso que uma coluna seja adicionada com o nome de "Categoria Financeira" e o que vai ser preenchido nessa coluna já se encontra em uma linha, escrita sempre do mesmo jeito "Categoria Financeira: "..."", e a palavra que eu preciso que preencha a coluna seria esse "..." que é a unica palavra que muda dia a dia, teria como isso? segue abaixo a planilha e alguns exemplos.

image.png.050694af669f7c594fe6cce0cc613096.png

ExportedReport.rar

Caso não tenha como ele apenas copiar essa palavra variavel, seria interessante se ele copiassse tudo e colocasse na coluna, já seria mais fácil para utilizar a planilha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gallonetti Você pode usar fórmula para extrair essa informação, assim é só colocar na primeira linha (coluna AB) e arrastar,

=TRIM(IF(LEFT(A10;20)="Categoria Financeira";MID(A10;22;LEN(A10));AB9))

 

A fórmula vai testar o valor da célula e se tiver "Categoria Financeira" no início vai pegar o texto a seguir, caso contrário pega o da linha acima (isso é para repetir o texto após extrair a informação)

 

O valor 20 é quantidade de caracteres de "Categoria Financeira".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Midori entendi, então acho que não seria isso, o que eu estou tentando chegar é fazer  o mais automatico possível que ele crie uma coluna nova e cole essa informação nela, (na nova coluna) e fazer isso do jeito menos manual possível. (mesmo que o que ele cole seja toda a sentença, porque como há mais de uma diferente, ele colaria na coluna respectiva) exemploimage.png.21841270c7b77a2a448e32b44112db59.png

Ele iria transformar categoria financeira em uma coluna nova, e dessa forma iria colocar a observação já na coluna certa, e quando ele encontrasse uma próxima categoria, ele iria colar a também correta na sua correspondente

Sub Macro1()
'
' Macro1 Macro
'

'
    Columns("F:F").Select
    Selection.Insert Shift:=xlToRight
    Range("F8").Select
    ActiveCell.FormulaR1C1 = "Categoria Financeira"
    Range("G8").Select
    Selection.Copy
    Range("F8").Select
    Selection.PasteSpecial Paste:=xlPasteFormats, Operation:=xlNone, _
        SkipBlanks:=False, Transpose:=False
    Application.CutCopyMode = False
End Sub
 

Esse é a macro que estou usando para criar a coluna nova. de categoria financeira

Categoria Financeira

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gallonetti A fórmula pode ficar automática se você deixar a planilha no formato de tabela (Insert > Table). Mas com macro dá para usar a mesma lógica,

Sub Macro()
    Const Texto     As String = "Categoria Financeira"
    Dim I           As Long
    Dim Categoria   As String
    
    For I = 10 To 823
        Categoria = Cells(I, [A1].Column)
        If Left(Categoria, Len(Texto)) = Texto Then
            Cells(I, [AB1].Column) = Mid(Categoria, 22, Len(Categoria))
        Else
            Cells(I, [AB1].Column) = Cells(I - 1, [AB1].Column)
        End If
    Next I
End Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb poderia ser obtido o mesmo resultado usando a ferramenta Power Query do Excel, mas p/ montar um exemplo você teria de reenviar sua planilha compactada pelo .zip nativo do Windows.
É interessante aprender mais s/ esta poderosa ferramenta do Excel p/ tratamento de dados, experimente!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!