Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Numero de pás em uma ventoinha importa?


Ir à solução Resolvido por Mikhail Kosevich Volkov,

Posts recomendados

Estive a selecionar um kit de 5 fans para meu gabinete, para criar um air flow melhor.
porém nos divermos anuncios desses kits, notei que ha alguns de 6, 7 e 9 pas por fan.

Qual a diferença do numero de pas? tem algum beneficio ter mais pas por fan? ou é tudo estetica?

Todos os Fans sao 120mm e o preço tem variaçao entre 10 a 20 reais o que se torna irrelevante.
 

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Zedek Anyderfyr, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
O número de pás não importa tanto quanto a eficiência do projeto, vide por exemplo as arctic P12 que possuem apenas 5 e têm excelente performance, e as Kaze Flex, que têm 11, e também têm excelente performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Zedek Anyderfyr, boa tarde!

Bem-vindo ao Clube do Hardware!
O número de pás não importa tanto quanto a eficiência do projeto, vide por exemplo as arctic P12 que possuem apenas 5 e têm excelente performance, e as Kaze Flex, que têm 11, e também têm excelente performance.

Muito obrigado.


Entendo, entao, seria mais interessante procurar mais por fluxo de ar e barulho?

 

3 horas atrás, Diego Both disse:

@Zedek Anyderfyr  qto mais pás, menos rotação a fan precisa fazer, consequentemente menos barulho ela faz.

Muito Obrigado.

mas o fluxo de ar seria o mesmo?
ou por ter mais pás a fan atingindo a mesma velocidade geraria um fluxo maior com menos barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
37 minutos atrás, Zedek Anyderfyr disse:

Muito obrigado.


Entendo, entao, seria mais interessante procurar mais por fluxo de ar e barulho?

De nada!

As especificações que precisas ter em mente são: tipo de rolamento, pressão estática, nível de ruído e fluxo de ar (geralmente medido em CFM).
Eu pessoalmente recomendo as da Scythe, e a mais baixo custo as Deepcool.

 

37 minutos atrás, Zedek Anyderfyr disse:

mas o fluxo de ar seria o mesmo?
ou por ter mais pás a fan atingindo a mesma velocidade geraria um fluxo maior com menos barulho?

O que determina isso são diversos fatores no desenho das pás, a quantidade delas pode influenciar no desenho, mas também há o formato delas, passo...
As Arctic P12 têm níveis de ruído muito inferiores com melhor fluxo que diversas ventoinhas com mais pás.
Hoje em dia as melhores ventoinhas são as baseadas na Servo Gentle Typhoon, existem variantes de 9 e de 7 pás, e uma das que mais se sobressaem é a Phanteks T30, que possui 7 e tem desempenho melhor que a Gentle Typhoon original que tem 9, ambas sendo melhor que as Kaze Flex que tem 11, então número de pás não é um absoluto na eficiência do desenho de ventoinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

De nada!

As especificações que precisas ter em mente são: tipo de rolamento, pressão estática, fluxo de ar (geralmente medido em CFM), e pressão estática.
Eu pessoalmente recomendo as da Scythe, e a mais baixo custo as Deepcool.

 

O que determina isso são diversos fatores no desenho das pás, a quantidade delas pode influenciar no desenho, mas também há o formato delas, passo...
As Arctic P12 têm níveis de ruído muito inferiores com melhor fluxo que diversas ventoinhas com mais pás.
Hoje em dia as melhores ventoinhas são as baseadas na Servo Gentle Typhoon, existem variantes de 9 e de 7 pás, e uma das que mais se sobressaem é a Phanteks T30, que possui 7 e tem desempenho melhor que a Gentle Typhoon original que tem 9, ambas sendo melhor que as Kaze Flex que tem 11, então número de pás não é um absoluto na eficiência do desenho de ventoinhas.

Acho que entendi

Meu Gabinete é um Darkflash Pollux tambem conhecido por Aigo. eu poderia comprar qualquer fan? Seria Compativel? ou o recomendado seria os da propria marca? (ja que a Aigo fabrica varios modelos de Fans)


Eu vou comprar um air cooler Da Aigo o Shadow Max, como ele não é muito eficiente vou compensar no fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Zedek Anyderfyr, eu pessoalmente pegaria 4 Xfan ou 4 Sickleflow e colocaria 3 na frente puxando ar pra dentro e um atrás para exaustão.
Recomendo os Scythe também, Arctic F12, P12, Cooler Master Sickleflow, linhas PWM da Deepcool... Apenas te atentes a não colocar um que tenha rolamento sleeve bearing na horizontal, pois ocasionará gasto prematuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

@Zedek Anyderfyr, eu pessoalmente pegaria 4 Xfan ou 4 Sickleflow e colocaria 3 na frente puxando ar pra dentro e um atrás para exaustão.
Recomendo os Scythe também, Arctic F12, P12, Cooler Master Sickleflow, linhas PWM da Deepcool... Apenas te atentes a não colocar um que tenha rolamento sleeve bearing na horizontal, pois ocasionará gasto prematuro.

Entendi, eu vou por um kit de 5 ainda não decidi se vol por 3 puxando  e dois exautao ou 3 puxando um placa de video e 1 exautao.

Mas Agradeço muito!
Realmente ajudou a esclarecer aszideias! VALEUUUU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...