Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual vale mais a pena: i7-4790K, Xeon E3-1270 V3 ou Kit X99?


Posts recomendados

Olá pessoal.

Antes de começar a gastar com construção preciso fazer um upgrade na minha máquina.

O PC da assinatura aceita até um i7 4790k R$ 780,00 no aliexpress, mais barato seria o Xeon 1270v3 R$ 480 no mercado livre. 

Ou essa configuração: https://www.aliexpress.com/item/-/1005003144344709.html

Custo beneficio para jogos pessoal, ajuda ai por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico com o pé atrás em recomendar voce comprar um i7 4790k usado lá da China por 780 reais, quando é possível encontrar aqui no Brasil um i3 10100F novo na caixa por 650 reais e ter mais desempenho que esse i7 velho. O problema é que voce teria que trocar placa-mãe e memórias. 

 

Mas sei lá, talvez vendendo o seu kit de processador, placa-mãe, e memórias DDR3 talvez conseguisse pegar uma placa-mãe H510(559 reais) e memórias DDR4 (8Gb por 234 reais). Pra ajudar ainda entra na conta os 120 reais que economizaria pegando o i3 10100F ao invés do i7 4790k...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalito_ disse:

@Marcelotronic Vai no mais barato caro, mas se no ML chegar mais rápido, se o dindin não fizer falta vai de i7-4790k, já que pode fazer over, sua placa-mãe tem potencial, aproveita e coloca  com o clock maior

@Gonçalito_ i7 4790k no mercado livre custa R$ 1000,00, e provavelmente são peças que vieram da China.

1 hora atrás, gutopereira disse:

Eu fico com o pé atrás em recomendar voce comprar um i7 4790k usado lá da China por 780 reais, quando é possível encontrar aqui no Brasil um i3 10100F novo na caixa por 650 reais e ter mais desempenho que esse i7 velho. O problema é que voce teria que trocar placa-mãe e memórias. 

 

Mas sei lá, talvez vendendo o seu kit de processador, placa-mãe, e memórias DDR3 talvez conseguisse pegar uma placa-mãe H510(559 reais) e memórias DDR4 (8Gb por 234 reais). Pra ajudar ainda entra na conta os 120 reais que economizaria pegando o i3 10100F ao invés do i7 4790k...

@gutopereira Eu estava quase gastando R$ 1500,00 com um kit Xeon da China. Acho que esse i3 mais placa-mãe e memórias vai dar no orçamento. Mas como assim o i3 é melhor que o i7 se o clock do i7 vai mais longe?

Pelo que eu vi os dois também são 4/8, o que esse i3 tem demais?

1 hora atrás, gutopereira disse:

i3 10100F

Qual AMD bate esse da Intel?

Costuma ser mais barato os AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelotronic

O i3 de 10° geração possui arquitetura bem mais nova, e um IPC muito melhor que o i7 de 4° geração. Desempenho não é apenas quantidade de núcleos e clock.

 

Sobre a AMD, voce pode tentar encontrar um Ryzen 1600AF que possui 6C/12T porém clock mais baixo que o 10100F. A Kabum esta vendendo ele por 850 reais, e a placa-mãe teria que ser uma B450, recomendo a B450 DS3H da Gigabyte que esta por 579 reais na Kabum.

 

 

 

@Marcelotronic

Tem também o i3 10105F que tem o clock um pouquinho maior que o 10100F, o boost dele vai até 4,4Ghz. Ele custa 697 reais na Pichau se voce preferir esses 100Mhz a mais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, gutopereira disse:

@Marcelotronic

O i3 de 10° geração possui arquitetura bem mais nova, e um IPC muito melhor que o i7 de 4° geração. Desempenho não é apenas quantidade de núcleos e clock.

 

Sobre a AMD, voce pode tentar encontrar um Ryzen 1600AF que possui 6C/12T porém clock mais baixo que o 10100F. A Kabum esta vendendo ele por 850 reais, e a placa-mãe teria que ser uma B450, recomendo a B450 DS3H da Gigabyte que esta por 579 reais na Kabum.

@gutopereira Levei em consideração o BF e CoD nesse vídeo é o que eu mais jogo, meu processador hoje fica em 100% direto, com essa minha placa de vídeo provavelmente nessa nova configuração ela será o gargalo certo?

Estou vendo placas Gigabyte gaming LGA 1200, vou investir um pouquinho mais nela ou é besteira?

A configuração seria: i3 10100AF, placa-mãe Gaming, 16gb ram 1 pente, as placas mãe que eu vi não tem mais que 2 slots porque será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

Então o i7-4790k agora virou lixo e sucata? Vejo ninguém mais recomendando, quero usar em resolução 720p, será que ainda vai servir?

11 horas atrás, Marcelotronic disse:

i7 4790k no mercado livre custa R$ 1000,00, e provavelmente são peças que vieram da China.

Peguei no ML de um mano por menos de 1000. Não faz mais sentido quanto a mim, pegar por esse valor, o custo-benefício começa a ficar duvidoso.

@gutopereira Faria sentido eu mudar de plataforma apenas para estar "atualizado"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelotronic disse:

@gutopereira Levei em consideração o BF e CoD nesse vídeo é o que eu mais jogo, meu processador hoje fica em 100% direto, com essa minha placa de vídeo provavelmente nessa nova configuração ela será o gargalo certo?

Estou vendo placas Gigabyte gaming LGA 1200, vou investir um pouquinho mais nela ou é besteira?

A configuração seria: i3 10100AF, placa-mãe Gaming, 16gb ram 1 pente, as placas mãe que eu vi não tem mais que 2 slots porque será?

Essa B560 é sim um pouco melhor que a H510 da ASRock, mas nada tão diferente assim. Nenhuma das duas possui dissipador no VRM, mas essa B560 possui 6 fases no VRM enquanto a ASRock possui 5 fases, isso talvez faça alguma diferença se voce for fazer um upgrade futuramente para um i7 10700F ou um i5 11400F. Para esse 10100F ou o 10105F não fará diferença...
Em relaçao a memória RAM, tente pegar 2x8Gb ao invés de 1x16Gb pois terá mais desempenho devido ao dualchannel. As placa-mãe com 4 slot de RAM geralmente são os modelos mais caros

 

 

3 horas atrás, Gonçalito_ disse:

@gutopereira

Então o i7-4790k agora virou lixo e sucata? Vejo ninguém mais recomendando, quero usar em resolução 720p, será que ainda vai servir?

Peguei no ML de um mano por menos de 1000. Não faz mais sentido quanto a mim, pegar por esse valor, o custo-benefício começa a ficar duvidoso.

@gutopereira Faria sentido eu mudar de plataforma apenas para estar "atualizado"?

Se a sua plataforma atual esta te atendendo bem, sem gerar gargalo na GPU, então acho que não vale a pena mudar. Ano que vem teremos 12a geração Intel e Ryzen 7000 com memórias DDR5, provavelmente teremos um salto maior de desempenho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gutopereira disse:

Essa B560 é sim um pouco melhor que a H510 da ASRock, mas nada tão diferente assim. Nenhuma das duas possui dissipador no VRM, mas essa B560 possui 6 fases no VRM enquanto a ASRock possui 5 fases, isso talvez faça alguma diferença se voce for fazer um upgrade futuramente para um i7 10700F ou um i5 11400F. Para esse 10100F ou o 10105F não fará diferença...
Em relaçao a memória RAM, tente pegar 2x8Gb ao invés de 1x16Gb pois terá mais desempenho devido ao dualchannel. As placa-mãe com 4 slot de RAM geralmente são os modelos mais caros

@gutopereira Sobre a ram como só tem 2 slot pensei em pegar 1 de 16 agora e depois mais outro.

Upgrade de processador acho que vai demorar mas nunca se sabe, como faço para saber se o chipset é bom ou não? Vi chipset de numero mais baixo em placas bem mais cara por exemplo Z490.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelotronic disse:

@gutopereira Sobre a ram como só tem 2 slot pensei em pegar 1 de 16 agora e depois mais outro.

Upgrade de processador acho que vai demorar mas nunca se sabe, como faço para saber se o chipset é bom ou não? Vi chipset de numero mais baixo em placas bem mais cara por exemplo Z490.

Chipset Z são das placas top que fazem overclock, como por exemplo essa Z490 ou Z590. Já os chipset H são os de entrada, como o H410 e H510. Os chipset B são de entrada tambem mas um pouco melhores que os H, como os B460 e B560 (tambem não fazem overclock)...

Se pensa em colocar 32Gb de RAM, tudo bem comprar agora 1 pente e depois comprar outro pente. Mas 32Gb de RAM acho exagero para os dias atuais, eu colocaria agora 2x8Gb 3200Mhz que já estaria sobrando para as minhas necessidades(nessa placa B560 voce consegue ativar o XMP para deixar as memórias nessa frequencia)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@gutopereira Como RX 570 possivelmente vai gerar gargalo com i7 4790k? Não consigo ver. Ainda mais que vou usar resolução abaixo de 1080p, não me importo por esse detalhe de resolução.

Esse i7 4790k consegue levar a RX 570 sem gargalo, não vejo necessidade de voce trocar a plataforma agora. Mas gastar 1.000 reais num i7 4790K usado tambem acho que não vale a pena. é preferível trocar toda a plataforma(ou entao comprar um Xeon E3 1270 V3 da China por 340 reais e usar nessa placa-mãe).

 
Alias, rodar os jogos em 1080p sobrecarrega menos o processador do que jogar em 720p, então a não ser que o seu monitor seja 720p, recomendo voce rodar os seus jogos em 1080p...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, gutopereira disse:

Alias, rodar os jogos em 1080p sobrecarrega menos o processador do que jogar em 720p, então a não ser que o seu monitor seja 720p, recomendo voce rodar os seus jogos em 1080p...

 

 

@gutopereira Para sobrecarregar a placa de vídeo e perder mais frames com uma placa de não

 

tão super-dotada? Rodo em 720p tranquilo e em 1080p perco mais frames, simpels assim, não questão de uso de processador, mas sim o que vai ofercer mais desempenho, não sei se é correto dizer que 1080p vai dar mais desempenho, nunca vi isso para dizer sabe..

 

 

13 minutos atrás, gutopereira disse:

1.000 reais num i7 4790K usado tambem acho que não vale a pena

Também não acho e não paguei por esse preço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gonçalito_ disse:

 não sei se é correto dizer que 1080p vai dar mais desempenho, nunca vi isso para dizer sabe..

Rodar em 1080p vai te dar menos desempenho. Mas numa situação onde o processador esta sendo o gargalo e fica o tempo todo em 100% dando stuttering, uma forma de diminuir esse gargalo é aumentar os graficos e a resolução. Isso aumenta o trabalho da placa de video e diminui o trabalho do processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@gutopereira Abrir o bico onde? Só se usar resolução 4k né cara...

É o contrário, jogar em 4k vai diminuir a sobrecarga no processador. Em 4K talvez voce conseguisse jogar sem ter gargalo usando uma RTX 2060, mas em 720p com certeza teria gargalo!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira

8 minutos atrás, gutopereira disse:

. Mas numa situação onde o processador esta sendo o gargalo e fica o tempo todo em 100% dando stuttering, uma forma de diminuir esse gargalo é aumentar os graficos e a resolução

Nunca vi essa observação não na prática. Nos meus testes com i3 4170 e rx 570, 720p sempre dava melhores resultados e o processador era o gargalo.

@gutopereira Gargalo no processador jogando até um fifinha em 720p ultra? hahaha não pode ser bicho...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalito_

Quanto mais leve o jogo, maior a chance de ter gargalo no processador.

Num jogo leve a placa de video consegue rodar ele com FPS bem altos, e é nesse momento que o processador pode abrir o bico e não conseguir acompanhar. Por isso que aumentar os graficos e a resolução diminui o gargalo, pois aumenta a sobrecarga sobre a placa de video que vai rodar o jogo com FPS mais baixo(aliviando a sobrecarga no processador)

 

Obs: acho que voce ainda não entendeu o que é gargalo e porque ele ocorre...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Rpz, pegue o exemplo aqui, já tive i3 4170 e rx 570, jogava o FIFA 19 em 720p e ultra, liso, liso, o desempenho mais que sobrava. Esse setup apenas sobra em jogos muito exigente em processador, fora isso show de bola para algo mais equilibrado. Mesmo assim fico pé atrás se prefiro esse ou outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, gutopereira disse:

@Gonçalito_

Quanto mais leve o jogo, maior a chance de ter gargalo no processador.

Num jogo leve a placa de video consegue rodar ele com FPS bem altos, e é nesse momento que o processador pode abrir o bico e não conseguir acompanhar. Por isso que aumentar os graficos e a resolução diminui o gargalo, pois aumenta a sobrecarga sobre a placa de video que vai rodar o jogo com FPS mais baixo(aliviando a sobrecarga no processador)

 

Obs: acho que voce ainda não entendeu o que é gargalo e porque ele ocorre...

@gutopereira Rapaz, vou testar esse negócio de aumentar mais ainda a resolução para jogar todo o peso na placa de vídeo, processador aqui ta se peidando já kkkk. Alguma dica do que mexer por exemplo no Warzone?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...