Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hardware para o pacote Adobe


Posts recomendados

O que mais influencia na performance dos produtos da família Adobe (Photoshop, Lightroom, Premiere) é una CPU boa junto com a memória RAM (maior quantidade e velocidade delas) oi uma placa de vídeo parruda? 

Resolvi perguntar aqui pois tem maior chances de quem usa o software saber responder. 

Por exemplo, um vídeo de 15inutos em 4k leva em uma RTX 3060 15 minutos para renderizar. Se fosse numa 3080ti levaria quanto? É só para ver o custo-benefício entre elas. Em jogos sei dieta diferença é grande mas só para mexer no pacote Adobe não sei se compensa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mineirimbb disse:

O que mais influencia na performance dos produtos da família Adobe (Photoshop, Lightroom, Premiere) é una CPU boa junto com a memória RAM (maior quantidade e velocidade delas) oi uma placa de vídeo parruda? 

Para edição de vídeo a GPU vai fazer muita diferença, mas para edição de imagem não. Se tiver uma GPU de entrada com boa CPU ou uma APU como o Ryzen 5700G já terá desempenho suficiente para trabalhar com a suite de edição de imagem. 

À parte disso você vai precisar de RAM, muita RAM. O mínimo para trabalhar bem com esses programas é 16 GBs (2x8GBs), mas o ideal é 32 GBs (2x16). Se for trabalhar com imagens de resolução acima de 4k talvez seja bom ponderar sobre 64 GBs (4x16 ou 2x32).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mineirimbb disse:

Por exemplo, um vídeo de 15inutos em 4k leva em uma RTX 3060 15 minutos para renderizar. Se fosse numa 3080ti levaria quanto? É só para ver o custo-benefício entre elas. Em jogos sei dieta diferença é grande mas só para mexer no pacote Adobe não sei se compensa. 

A diferença de desempenho entre essas duas GPUs para edição de vídeo será bem menor do que de processadores. Para edição de vídeo quem trabalha pesado é o processador, a GPU só ajuda. Se fosse edição 3D aí seria justamente o contrário.

5 minutos atrás, mineirimbb disse:

@WOZ Dods E você sabe se a latência da memória influencia ou é só no jogo? Se comprar uma memória de 4000mhz por exemplo vai ser melhor que uma de 3200? A placa-mãe (AMD) vai conseguir usar essa velocidade? 

Para CPUs AMD você sempre terá ganho com memórias mais rápidas, mas só até certo ponto. Às vezes uma memória ser de maior qualidade ou ter timings mais apertados vai influenciar tanto quanto a velocidade. Já Intel a diferença será menor, o que é característica da plataforma.

Já viu os benchmarks da puget?

 

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Adobe-Premiere-Pro---NVIDIA-GeForce-RTX-3060-Ti-Performance-2019/#OverallPremiereProPerformanceAnalysis

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AMD-Ryzen-5000-Series-CPU-Review-Roundup-1962/#AdobePremierePro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A diferença de desempenho entre essas duas GPUs para edição de vídeo será bem menor do que de processadores. Para edição de vídeo quem trabalha pesado é o processador, a GPU só ajuda. Se fosse edição 3D aí seria justamente o contrário.

Encontrei bom preço de memória G. skill 4000mhz CL 18 (2 pentes de 16) e como não seria usado pra jogo a diferença para o de 3200 é muito pequena. 

Não pretendo mais investir em placa de video. Além do preço absurdo (e a expectativa das próxima geração ser bem mais cara) esta me fazendo optar por cloud gaming. 

Essa nova geração de hardware vai consumir mais energia que um chuveiro. Já saiu teste com o Alder Lake que bateu 400w em OC. Mais a placa de vídeo que também vai consumir mais teremos que ter fontes mínimas de 1000w num setup básico. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Essas informações sobre a próxima geração de GPU são intrigantes. Compartilha o artigo? 

O "sweet spot" para AMD 5000 é 3600 MHz. Acima disso o preço já começa a reduzir os ganhos especialmente já que podemos investir em outros componentes e ter maior retorno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Se está no mesmo preço não tem por que não comprar, pois se não pegar 4000 inteiros 3600 com certeza pega (XMP não é garantido). G. Skill então? Só lucro! Qual preço achou?

A Evo Potenza estava a 279 reais por módulo de 8GB 3600 MHz na terabyte essa semana. O complicado é que para você é melhor módulos de 16. Saiba que quatro módulos, para Ryzen 5000, tem maior desempenho do que dois. No entanto quatro módulos são menos estáveis e podem dificultar o XMP. Dois módulos são mais estáveis nesse caso.

 

Só para salientar, a diferença de desempenho de memórias é da ordem de poucos pontos percentuais. Se quiser ganho de verdade sempre concentre seu investimento em CPU e GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb 2x16 GBs? Por esse preço deve ser Trident-Z, um tanto caro para memórias comuns. Pessoalmente eu prefiro pegar memórias mais baratas e investir mais na CPU ou GPU. 

Tipo:

Memória XPG Gammix D20, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL 18, Cinza - AX4U360016G18A-DCTG20 - R$ 1.329,09

Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL18, Preta - AX4U360016G18I-DCBKD45G - R$ 1.199,90

 

Claro que se você pode bancar um par de Trident-Z e não vai ter que sacrificar nada para isso, ótimo, são memórias muito boas. Só lembre que muito do que vemos no mercado americano não dá para reproduzir aqui, já que lá a diferença de um componente X e um Y é de 15, 20 dólares, mas aqui é facilmente de centenas de reais. Se a diferença fosse tão grande para eles pode ter certeza que não seriam tão "entusiastas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Ter LED ou não é detalhe. Aqui no Brasil o mais comum é que o preço reflita o período em que foram adquiridas pela loja, não as firulas que tem como seria lá fora. No final o que importa é a memória ser boa e isso vai passar primeiro pela fabricante, depois pela controladora, depois pelo modelo. Se quer o "cream de la cream", escolha dessa lista: https://benzhaomin.github.io/bdiefinder/

Pessoalmente, depois de ter visto tantos benchmarks na vida, fora a quantidade de PCs que já montei, eu compraria a que estivesse com melhor preço com a tranquilidade de que estaria fazendo um bom negócio. Como já disse, o retorno é maior se você investir em CPU ou GPU, sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Só se seu gabinete não suportar os noctua normais. Pessoalmente eu iria de Scythe. Tipo, 80% do desempenho por 50% do valor. Hyper Fury é kingston, e eu evito indicar por que andaram cometendo alguns erros no mercado. No geral comparo o desempenho ao das Team Group. Crucial, Patriot, XPG, Geil e G.Skill são minhas preferidas hoje, pois não lembro de terem feito raiva uma única vez, enquanto Kingston e Corsair já me causaram apertos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...