Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando (congelando), qual será o motivo?


Ir à solução Resolvido por UMARIZAL,

Posts recomendados

Olá amigos, tudo bom?

 

O pessoal das antigas me conhece e sabe que sou curioso e fuçador, conheço um pouco de computadores... mas... estou com uma dúvida cruel aqui no PC da minha filha, que tem travado (congelado) do nada em algumas tarefas básicas, como durante a tele aula via Google Meet.

 

Minha filha também referiu que o PC congelou algumas vezes durante jogos, como The Sims 4 ou Roblox.

 

Montei há algum tempo um PC para minha filha, com peças usadas, devido ao alto preço durante a pandemia.

 

PC:
CPU: AMD FX-8370E (TDP 95W)
Placa-mãe: ASUS M5A78L-M LX/BR
Memória: 8Gb DDR3 1333Mhz Kingston
Placa de Vídeo: Gigabyte GeForce GT 420 GV-N420-2GI Rev 3.0)
SSD: Kingston SA400S37240G
HDD: Seagate ST3160813AS
Placa Wifi: TP-Link TL-WN881ND v2
Fonte: Empire MP600W-E
Fans: 2 x 10cm para dentro / 1 x 10cm para fora

 

Pessoal, sei que o chipset AMD 760G não é dos melhores, que as placas-mãe com AMD 9xx são melhores, mas essa placa-mãe é o que deu pra comprar... além disso, tenho outro PC com placa-mãe ASUS similar e mesmo chipset e mesmo CPU que não apresenta os travamentos.

 

Fiz vários testes e na minha mão, não travou em nenhuma atividade.

 

Temperaturas idle / 10min de stress test do Aida64:
Temperatura em Idle  Temperatura em Full Load

 

Única coisa que me chamou a atenção foi a temperatura do processador em full load após algum tempo... estou estudando comprar outro cooler (ele usa o original, fraquinho). No outro PC, uso o AMD Wraith que possui heatpipes... geralmente as temperaturas do outro são inferiores.

 

tensões:
Voltagens

 

Coisas que já fiz:
- Lapidei a base dos dissipadores de CPU, Chipset e Placa de vídeo, troquei a pasta térmica de todos pela ArticSilver 5;
- Instalei dissipadores nos VRMs;
- Rodei o Passmark Burnin Test e nenhum erro foi reportado ao término dos testes;
- Rodei o Stress Test do Aida64 por algumas horas e não travou e não percebi nada de errado nas tensões, mas a temp do processador realmente fica um pouco acima do que eu considero o ideal (melhor se ficasse abaixo dos 60~65°C... mas tem ficado entre 70~72°C em full load);
- Troquei os pentes de memória pelos do outro PC que não trava, troquei a ordem, setei manualmente as frequencias e timings na BIOS;
- Ativei / Desativei o Advanced Clock Calibration na BIOS;
- Setei para "turbo" a velocidade do cooler na BIOS;
- Desativei a aceleração por hardware no Chrome e Firefox.

 

O que sugerem? Qual a opinião de vocês? Será que é mesmo só a temperatura do processador que está excedendo? Neste caso, o CPU Throttling não deveria prevenir o travamento?

 

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A fonte barata também pode ser o motivo dos travamentos. Sugiro testar outra. Remova o estabilizador, se estiver usando.

Faça o teste só com o SSD e só com HD, pois algum deles pode estar com problemas. Olhe o estado de saúde deles com o HD Tune.

Coloque um cooler melhor pra esse processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@UMARIZAL Bom dia

 

A placa existem agum capacitor estufado?

A BIOS está a mais nova do site da ASUS?

 

Obrigado por participar do tópico!

 

Vamos lá:
1. Em inspeção visual, não notei nenhum capacitor estufado ou vazado;

2. BIOS com a versão mais nova (1201 de 21/04/2017).

 

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

A fonte barata também pode ser o motivo dos travamentos. Sugiro testar outra. Remova o estabilizador, se estiver usando.

Faça o teste só com o SSD e só com HD, pois algum deles pode estar com problemas. Olhe o estado de saúde deles com o HD Tune.

Coloque um cooler melhor pra esse processador.

 

- Sim, a questão da fonte é algo a se considerar, mas como não há variações significativas das tensões e eu não tenho outra de boa qualidade para testar (do meu PC é também sem marca renomada e ainda mais fraca (500W). Testei com o multímetro e não só com os valores reportados no Aida64.

- Não tenho estabilizador, sei o quanto são prejudiciais.

- O SSD é novo, única coisa que não comprei usado, tem 1 ou 2 meses de uso apenas. O sistema operacional e programas estão instalados no SSD.

- O HDD realmente apresenta algumas falhas (vou postar o print aqui em breve), mas está alí só para arquivos como trabalhos, fotos, MP3, etc...

- O cooler realmente é um fator que já estava pensando em trocar, pois ele não segura muito a temperatura, sobe muito rápido (5~10minutos) para a casa dos 70°C, limite do processador.

 

Desde já, muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estou desconfiando que a temperatura do processador (CPU) é o motivo dos travamentos/congelamentos do sistema.

 

Eu estava imaginando que a temperatura limite seria entre 80~90°C mas não, na verdade, é 70,5°C!!!

 

Ele estava pegando até 72°C nos testes de stress... talvez seja isso.

 

Como eu tenho alguns coolers box da AMD aqui, testei 3 ventoinhas e achei uma que aparentemente tem CFM maior... resultado: Não chegou nem perto dos 70°C depois de aprox. 10min de stress test...

temperatura-full-load-troca-fan.thumb.png.32aa7066476e768ef8a23109d7bafa38.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 27/10/2021 às 14:05, UMARIZAL disse:

Amigos, estou desconfiando que a temperatura do processador (CPU) é o motivo dos travamentos/congelamentos do sistema.

 

Eu estava imaginando que a temperatura limite seria entre 80~90°C mas não, na verdade, é 70,5°C!!!

 

Ele estava pegando até 72°C nos testes de stress... talvez seja isso.

 

Como eu tenho alguns coolers box da AMD aqui, testei 3 ventoinhas e achei uma que aparentemente tem CFM maior... resultado: Não chegou nem perto dos 70°C depois de aprox. 10min de stress test...

temperatura-full-load-troca-fan.thumb.png.32aa7066476e768ef8a23109d7bafa38.png

Bom dia

 

Mais o travamento parou?

Quando passava de 72°C o clock do processador caia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2021 às 09:02, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia

 

Mais o travamento parou?

Quando passava de 72°C o clock do processador caia?

 

Obrigado por participar, amigo.

Então, não percebi o CPU Throttling ocorrendo...

 

Depois que troquei a ventoinha (fan) conforme disse acima, melhorou significativamente, não passando mais dos 65°C depois de 1 hora de full load.

 

No entanto, apesar de não ter travado nos testes, travou quando minha filha estava jogando TheSims, mas desse vez, foi diferente... ao invés de congelar a tela... ele dessa vez ficou com a tela preta e reiniciou sozinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro palpite seria o processador fritando, mas aparentemente você já resolveu. Minha segunda suspeita é a fonte. Leituras de software são muito pouco confiáveis (pra um resultado mais preciso você precisa medir com multímetro), mas mesmo que as tensões estejam ok, ainda assim a fonte pode estar com ripple exagerado ou passando picos eventuais de tensão, por exemplo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@UMARIZAL Os procedimentos abaixo são referentes aos logs que coletamos para resolução de problemas de telas azuis. Não é o caso aqui, mas faça os mesmos procedimentos para validarmos se conseguiremos encontrar alguma pista do culpado:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2021 às 18:38, Shaman93 disse:

Meu primeiro palpite seria o processador fritando, mas aparentemente você já resolveu. Minha segunda suspeita é a fonte. Leituras de software são muito pouco confiáveis (pra um resultado mais preciso você precisa medir com multímetro), mas mesmo que as tensões estejam ok, ainda assim a fonte pode estar com ripple exagerado ou passando picos eventuais de tensão, por exemplo.

 

Pois é, resolvi em partes, vou trocar o cooler, o box está segurando mas muito próximo ao limite...

 

Então, eu estou propenso a trocar o cooler box por outro, com 4 heatpipes no mínimo... mas tô sem grana, então vou pagar no máximo uns R$150...

Estou entre esses aqui:

DEX DX-2011 = 1 x Fan de 12cm com 70 CFM de fluxo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1054275097-cooler-cpu-hyper-t4-para-775-1150-1151-1155-am3-am3-am4-_JM

DEX DX-9206W = 2 x Fan de 9cm com 39 CFM de fluxo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2012019754-cooler-fan-duplo-gamer-6-leds-argb-pata-cpu-universal-intel-_JM

Prefiro o primeiro (DEX DX-2011) por ter uma ventoinha maior, mais CFM e menos ruído...

Me recomendam outro até R$150?

 

Em 30/10/2021 às 18:51, GabrielLV disse:

@UMARIZAL Os procedimentos abaixo são referentes aos logs que coletamos para resolução de problemas de telas azuis. Não é o caso aqui, mas faça os mesmos procedimentos para validarmos se conseguiremos encontrar alguma pista do culpado:

 

Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z 1 MB · 0 downloads

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

 

 

Vou fazer na minha próxima folga!!! Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a troca do cooler, estou propenso a comprar nos próximos dias... o que me sugerem?

O Deepcool Gammaxx 400 V2 é muito bem falado... acham que o desempenho dele é superior ao DEX DX-9206W?

Gammaxx 400 V2:

4 Heatpipes em 1 torre

1 Fan de 120x120x25mm a 500~1650 RPM com fluxo de 74,34 CFM

TDP 130W


DX-9206W:
4 Heatpipes em 2 torres
2 Fans de 92x92x25mm a 700~2200 RPM com fluxo de 38.5 CFM (por fan)

TDP 135W

 

O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigos, novidades por aqui... solução do problema, era realmente a temperatura do CPU!

 

Chegou, 1 dia adiantado do previsto, o Cooler Gamemax Gamma 300 que comprei pelo MercadoLivre por R$160 (frete grátis).

 

Minhas impressões sobre o cooler:

- Muito bem acabado e bonito;

- Resistente, as aletas não entortam facilmente como outros coolers;

- Embora robusto e pesado, coube perfeitamente ficando longe da fonte, dos dissipadores de VRM e das memórias, mas ainda assim, seu fluxo de ar ajudando a resfriar esses componentes também, diferente do que ocorre nos watercoolers e coolers de torre;

- Compatível com Intel e AMD, veio todo o material necessário para instalação, no entanto, recomendo apenas para quem tem o mínimo de experiência com manutenção de PCs, pois não é tão simples de montar e uma montagem errada pode ocasionar falha ou danos ao equipamento, além de ser bem arriscado danificar a placa-mãe uma vez que ele é aparafusado nela.

 

Não usei a pasta térmica que veio nele pois não sei sua procedência. Como eu tinha ArticSilver 5 aqui, gosto dela, resolvi usar ela mesmo.

 

Temperaturas com clock base original @3300Mhz e turbo @4300Mhz, 95W TDP (média de tempo dos testes, aprox. 10~15min, ou seja, o tempo em que foi contatado variação de temperatura, pois além disso, se mostrou estável sem qualquer mudança para cima ou para baixo).

 

Com o cooler box AMD (antigo, aquele só de alumínio, sem heatpipes, nada a ver com o AMD Wraith Max que é maravilhoso):

- Idle (uso da CPU em torno de 1~5%): 48~50 °C (chipset da placa-mãe a 33°C)

- Full Load (uso da CPU a 100%): 68~72 °C (travando a partir dos 71°C sempre)

 

Com o cooler Gamemax Gamma 300:

- Idle (uso da CPU em 1~5%): 35°C (chipset da placa-mãe a 33°C)

- Full Load (uso da CPU a 100%): 50~51°C

 

Como as temperaturas estavam muito boas com o novo cooler, me arrisquei a fazer um pequeno overclock, clock base a @4000Mhz como o FX-8350 125W TDP, porém, sem mexer nas tensões (vCore).

- Idle não mudou nada, manteve-se a 35°C

- Full Load (uso da CPU a 100%): 53~54°C

 

Eu poderia até subir mais esse OC, mas já estou extremamente satisfeito com o resultado.

 

Realmente valeu o investimento e posso me arriscar a dizer que, além de ser melhor que o antigo cooler box da AMD, todo de alumínio e sem heatpipes, o que fica obvio pelos testes, também leva vantagem em relação ao cooler box AMD Wraith Max (que uso no meu PC, também com FX-8370E @4000Mhz estável), não nas temperaturas, pois ficaram idênticas, mas no quesito ruído. O cooler Gamemax Gamma 300 é muito mais silencioso, principalmente em full load, que o AMD Wraith Max, que eu gosto muito, mas percebo o aumento de ruído, ainda que pequeno, quando a temperatura sobe.

 

Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram participando deste tópico!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...