Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como desligar os discos rígidos?


Posts recomendados

Meu windows está instalado em um SSD, e possuo 2 discos rígidos adicionais. Uso eles apenas para armazenar arquivos, logo, eles não são utilizados ininterruptamente pelo sistema.

O problema é que eles fazem barulho pra caramba, a mesa até vibra as vezes quando os dois estão sendo utilizados ao mesmo tempo.

Queria saber se existe jeito de intencionalmente desligar os discos rígidos pelo próprio windows, tipo um botão power on/off

Sei que nas configurações de energia dá pra setar um timer pra eles desligarem, o problema é que quase nunca funciona, e quando desliga, é sempre apenas um dos discos rígidos, não os 2 de vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, FoxBlack disse:

Teria que ver qual motivo/razão desses barulhos.

veja a condição dos discos com o Crystal Diss Info -> https://filehippo.com/download_crystaldiskinfo/

 

Não é barulho de discos com problema, tipo bipes ou estalos, é barulho causado pela rotação do disco mesmo

1 minuto atrás, Math.Pi disse:

Gerenciamento de disco, tente colocar os discos offline. 

continuam ligados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim., mas é estranho o barulho ser tão evidente que chega a vibrar a mesa.

Eu tenho 2 SSD e um HD(seagate) de 1TB.

* não escuto nenhum barulho.

O que eu faria!? verificaria as condições dos discos(HD)., faria um exame de superfície(usando por exemplo o Hdtune ou mesmo o chkdsk) e desfragmentaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FoxBlack disse:

sim., mas é estranho o barulho ser tão evidente que chega a vibrar a mesa.

Eu tenho 2 SSD e um HD(seagate) de 1TB.

* não escuto nenhum barulho.

O que eu faria!? verificaria as condições dos discos(HD)., faria um exame de superfície(usando por exemplo o Hdtune ou mesmo o chkdsk) e desfragmentaria.

 

Vou fazer isso, mas os discos rígidos são novos e funcionam surpreendentemente rápido, acredito que não haverá nenhum problema nas condições.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Victor Mathieu disse:

Meu windows está instalado em um SSD, e possuo 2 discos rígidos adicionais. Uso eles apenas para armazenar arquivos, logo, eles não são utilizados ininterruptamente pelo sistema.

Se seus HDs estiverem mal fixados, sem os devidos quatro parafusos bem apertados, é comum que o gabinete transmita suas vibrações na forma de ruído. Se o gabinete for de má qualidade também pode ocasionar ruído adicional. Confira a fixação primeiro, pois HD mal fixado é HD que vai estragar prematuramente.

Dito isso, se você é daqueles que coloca o windows no modo "alto desempenho", então basta colocar no equilibrado, que é o correto, que eles vão desligar depois de alguns minutos de inatividade. Pode ir nas opções de energia avançadas e escolher esse tempo, mas não recomendo que defina como menos de 10 minutos, pois se eles ficarem ligando e desligando com muita frequência, em curtos intervalos, perderão vida útil significativamente. O momento de maior desgaste de qualquer eletrônico é aquele em que ele é ligado. 

 

Deixe seu PC sempre no equilibrado, pois o modo "alto desempenho" não aumenta seu desempenho em nada, só deixa tudo ligado o tempo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...