Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete para Ryzen 5 5600X + A520M-DS3H + 16GB 3600 MHz + GTX 750 Ti


Posts recomendados

Meu objetivo principal seria rodar lol, valorant e cs go, com 240 fps, pois pretendo comprar o Monitor Gamer Ozone DSP24 240 ( se vier uma promoção ). E rodar outros jogos mais sem a necessidade dos 240fps, como COD, Red Dead 2, etc...

- Estou montando um PC hoje eu tenho as peças:


2x Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red, GAOR48GB3600C18BSC
1 Adata xpg gammix s11 pro m2 SSD NVMe 1TB - M.2 2280
Fonte Corsair GS700 80 Plus White  (já tinha - https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/Gaming-Series™-GS700-—-80-PLUS®-Certified-Power-Supply/p/CMPSU-700G#tab-overview)
GTX 750 TI (já tenho, pretendo usar até baixar o preço de uma 3070 Ti, 3060 Ti ou 3060.)

 

- Peças à comprar:
Ryzen 5 5600x

A520M DS3H  [ou uma outra melhor, não tenho interesse em overclock]

 

Moro na cidade do RIo de Janeiro, aqui é bem quente, poderia por favor me sugerir um bom gabinete com fluxo de ar, e até se recomenda colocar alguns ventoinhas, tava pensando em testar com o cooler box e aí se esquentar comprar um desses air cooler sugeridos. Agora eu fiquei curioso, acima de qual temperatura eu deveria considerar comprar um air cooler? Posso comprar logo também se achar válido, aqui é bem quente.

 

Eu realmente não entendo de gabinete, eu pequei alguns aqui no fórum mas não sei dizer se são bons: ( orçamento até mil reais a parte do gabinete + air cooler + fans )

 

Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW   - R$ 400 reais na kabum com 3 fan

https://www.kabum.com.br/produto/100004/gabinete-gamer-corsair-carbide-series-spec-delta-RGB-mid-tower-3-fans-vidro-temperado-preto-cc-9011166-ww

 

Gabinete Gamer Cooler Master MasterBox MB520, Mid Tower, ARGB, com FAN, Lateral em Vidro - MCB-B520-KGNN-RGA

https://www.pichau.com.br/gabinete-cooler-master-masterbox-mb520-argb-lateral-vidro-temp-preto-mcb-b520-kgnn-rga?gclid=Cj0KCQjw8eOLBhC1ARIsAOzx5cEJut5tws4Ga2tN1wxXZsYTPBej-OXJm-8aUx2nzVN84G2kehBjx94aAgr2EALw_wcB

 

Desde já muito obrigado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para uma recomendação de gabinete com bom fluxo de ar + ( air cooler + fans, se houver necessidade ) até 1.000 reais.

 

Para outros não tenho orçamento específico seria o melhor custo-benefício para minha configuração com um :  (não pretendo fazer overclock)

 Ryzen 5 5600X,

 2x Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red, GAOR48GB3600C18BSC

1 Adata xpg gammix s11 pro m2 SSD NVMe 1TB - M.2 2280

 

Dúvida principal:

Recomendação de um gabinete, e se necessário air coler, fans para melhor refrigerar ?.

 

Dúvida secundária (placa-mãe até mil reais, mas que justifique a necessidade custo e benefício):

placa-mãe:  

placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90MB17G0-M0EAY0 - R$ 619,90 -   (parece que não precisa atualizar a BIOS, compatível com Ryzen 5)

https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4-90mb17g0-m0eay0?gclid=Cj0KCQjw8eOLBhC1ARIsAOzx5cFanEfbeGEplmqU3Q9tanMD8UMnwXXARlmJhLs_5KQV01anwc9ROkoaAkO5EALw_wcB

 

ou

 

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 - R$ 559,90 - (precisa atualizar a BIOS)

 https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw8eOLBhC1ARIsAOzx5cHzRhlQi8HSTW6IPpOtkZCTWzBJaxBSz2b5JJHHJqNTMVAjzFKHVHYaAm5EEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Acho que posso te marcar aqui. Esse meu post era originalmente uma pergunta em um outro post... e foi movido porque o assunto era watercooler...

Poderia por favor me indicar um gabinete com bom fluxo de ar? 

Desde já obrigado pelas dicas em outros posts que li seu essa semana, inclusive comprei sua recomendação de promoção de memória RAM.

 

obs.: se não for pedir muito, se puder opinar sobre as duas placas mãe uma é sugerida por você, a outra parece um modelo mais robusto e atualizado dela que não precisa atualizar BIOS (eu acho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[ATUALIZANDO - Pesquisei mais sobre Gabinetes, e pelo que entendi, um com bom air flow seria - estilo mesh na frente, vidro temperado lateral, e boas fans...]

 

Estou pesquisando sobre um gabinete com um bom air flow porque aqui é bem quente, moro no RJ e também dizem que o Ryzen 5 5600x esquenta... se quiserem opinar sobre os que pesquisei. Queria gastar no máximo 1k em cooler, fans, gabinete

 

Apenas esse gabinete:

Lian Li LANCOOL II Mesh RGB Mid-Tower Case (Black) 4 fan   R$ 919 - (Esse seria melhor que o abaixo segundo o Gamer Nexus, porém é mais caro. Tô pensando em economizar pegando o abaixo e trocar o cooler original por um Scythe Fuma 2)

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14780/gabinete-gamer-lian-li-lancool-ii-mesh-RGB-mid-tower-com-3-fans-vidro-temperado-black-s-fonte

 

ou

 

pegar esses dois juntos:

 

Gabinete Gamer Lian Li Lancool 215, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans, Lancool 215  - R$ 650

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16353/gabinete-gamer-lian-li-lancool-215-mid-tower-vidro-temperado-black-atx-sem-fonte-com-3-fans-lancool-215?gclid=Cj0KCQjwlOmLBhCHARIsAGiJg7nwW2n8WTz0m0YUu5lPYOpCdaw16jqILp4GC2GJwWxB7cVssKgx6L4aAn57EALw_wcB

 

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 120mm, Intel-AMD, SCFM-2000 R$  369,90

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11859/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-intel-amd-scfm-2000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/10/2021 às 19:03, Lucas Jedi disse:

[ATUALIZANDO - Pesquisei mais sobre Gabinetes, e pelo que entendi, um com bom air flow seria - estilo mesh na frente, vidro temperado lateral, e boas fans...]

Boas ventoinhas é algo muito subjetivo. Dá para conciliar ventoinhas de alto airflow em baixas velocidades, baixo airflow em altas velocidades, e uma infinidade de meios termos. O importante ao meu ver em ventoinhas é ter modelos de boa qualidade e durabilidade, pois ficar ótimo é fácil, ficar ótimo por um bom tempo que é a questão. Concentre-se em modelos de marcas conceituadas e com tradição de mercado, pois o volume de marcas que primam apenas pela estética hoje sem qualquer qualidade e durabilidade é absurda.

 

Sobre os gabinetes, recomendo: Instalação de fonte na parte debaixo, isolando o airflow da fonte do restante dos componentes; frente em mesh, sempre; abertura de ventilação no tampo superior (aparentemente ainda temos muitos modelos no mercado sem isso); filtragem de ar em todas as entradas de ar e na saída superior e na fonte (na entrada nesse caso); bom cable management; painel de vidro simplesmente por que é mais durável e preserva a estética do gabinete e acredite, você vai valorizar a estética depois de um tempo convivendo com o mesmo gabinete, especialmente se for de acrílico e estiver todo arranhado e ressecado. Opcionalmente: sistema "toolfree" de instalação de periféricos; tipo de aço, ou alumínio (se você tiver dinheiro para pagar por algo premium) de qualidade; conectividade atualizada, pelo menos com USB 3.0 e se possível com Type-C (esse último ainda não é nem de longe padrão de mercado), isso tudo dentre outras coisinhas menores e menos importantes.
Os que indico regularmente, em uma lista que já está desatualizada, mas é boa, são os mesmos que citei no seu outro post no tópico que respondi hoje.

 

Em 28/10/2021 às 19:03, Lucas Jedi disse:

Esse lian li está muito, muito bom mesmo pelo preço. O scythe fuma 2 não tem como errar. Voto nessa opção.

Em 28/10/2021 às 11:39, Lucas Jedi disse:

Poderia por favor me indicar um gabinete com bom fluxo de ar? 

Aparentemente você se excedeu no seu dever de casa. Seu lian li que acabei de citar está indo para minha lista de gabinetes que indico, tanto pelo preço quanto pela qualidade. Ótima opção pelo preço atual!

Recomendo, inclusive, que leia a página do produto e seus "features": https://lian-li.com/product/lancool-215/

Em 27/10/2021 às 23:12, Lucas Jedi disse:

 

Dúvida secundária (placa-mãe até mil reais, mas que justifique a necessidade custo e benefício):

placa-mãe:  

placa-mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 - 90MB17G0-M0EAY0 - R$ 619,90 -   (parece que não precisa atualizar a BIOS, compatível com Ryzen 5)

https://www.kabum.com.br/produto/165133/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-a520m-plus-ii-amd-am4-matx-DDR4-90mb17g0-m0eay0?gclid=Cj0KCQjw8eOLBhC1ARIsAOzx5cFanEfbeGEplmqU3Q9tanMD8UMnwXXARlmJhLs_5KQV01anwc9ROkoaAkO5EALw_wcB

 

ou

 

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 - R$ 559,90 - (precisa atualizar a BIOS)

 https://www.kabum.com.br/produto/118917/placa-mãe-gigabyte-a520m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4?gclid=Cj0KCQjw8eOLBhC1ARIsAOzx5cHzRhlQi8HSTW6IPpOtkZCTWzBJaxBSz2b5JJHHJqNTMVAjzFKHVHYaAm5EEALw_wcB

A ASUS TUF é interessante sim. Promete muitas coisas, inclusive mais robustez e mais durabilidade. Durabilidade é algo que valorizo muito por sinal. Ainda sim, não acrescenta nada que a A520M DS3H já não oferece fora o dissipador no VRM. Se quiser montar um sistema com baixo airflow, um HTPC por exemplo, compacto e mal ventilado como todos HTPCs supostamente deveriam ser, é a melhor opção na faixa de preço com certeza. Se vai montar um gabinetão, tradicional, com aiflow abundante e espaço sobrando, sinceramente acho que tanto faz. Afinal, nenhuma das duas MBs é capaz de OC e não são voltadas para isso. Qualquer promessa que a ASUS faça no sentido de desempenho ou funcionalidade é limitada pelo chipset, então... meh, propaganda da TUF afinal, é apenas uma marca hoje, e pode ter certeza que vão te cobrar por isso mais do que qualquer "features" adicionais. Ainda sim, o preço é sedutor para ser decoradinha e fazer promessas adicionais, non?

 

Um pequeno problema com essa MB: ela não tem update de BIOS sem CPU como a A520M DS3H tem. Isso seria um enorme, gigante problema se ela fosse das que lançaram antes dos Ryzen 5000, que precisam hoje de update de BIOS para rodar com essas CPUs. Claramente não é o caso com ela, pois desde sua primeira versão de BIOS ela já é compatível com essa série de CPUs, dispensando a necessidade de updates. Parabéns pela ASUS por ter se esquivado desse "feature" que se tornou tão comum nas MBs feitas para Ryzen 5000, ainda sim, é algo a se ponderar. 

Entre as duas, eu escolheria a que achasse mais conveniente, mas com o preço adicional da ASUS TUF, eu ainda ponderaria sobre gastar um pouquinho a mais e comprar logo uma das B550 abaixo. Se for para economizar, não tem por que pegar uma MB como a ASUS, e se gastar um pouco a mais, melhor ir direto para o que realmente tem diferencial, non?

  • ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
Em 27/10/2021 às 23:12, Lucas Jedi disse:

1 Adata xpg gammix s11 pro m2 SSD NVMe 1TB - M.2 2280

Já falei isso algumas vezes aqui na comunidade e vou repetir no melhor da minha capacidade:
Não se atraia por velocidades "teóricas" de SSDs. Essas velocidades máximas não vão influenciar EM NADA seu desempenho de uso doméstico. Literalmente nada, sério. Essas velocidades são importantes para servidores, para aplicações de alto volume de leituras e escritas constantes, mas para uso doméstico a diferença é de milissegundos de tempo de carregamento (sim, milissegundos) entre um NVMe e outro. Entenda que para SSDs o grande diferencial (para usuários domésticos) é sua latência, o que não é discriminado pelos fabricantes simplesmente por que não muda quase nada de um para o outro. Então as fabricantes aproveitam da esperteza para anunciar que um é mais rápido "teoricamente", quando essa velocidade adicional não é mensurável em aplicações domésticas. 

Sério, em NVMe o mais barato de boa qualidade sempre será o melhor. Pagar a mais é literalmente jogar dinheiro fora. Compre o mais barato das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Invista o dinheiro que gastaria nesse em basicamente qualquer outra coisa mais importante, como CPU, memória, gabinete, cooler, fonte, ETC! Ter ou não heatsink é outra bobagem, pois SSDs precisam de uma temperatura estável em torno de 40º para funcionarem corretamente, sendo que só vão funcionar mal 10° acima ou abaixo disso (sim, funcionam mal com temperaturas baixas). Ver temperaturas na faixa de 40º em PCs domésticos, em gabinetes sem quase nenhum airflow, é "normal". Com airflow é simplesmente garantido.

Em 27/10/2021 às 20:20, Lucas Jedi disse:

Meu objetivo principal seria rodar lol, valorant e cs go, com 240 fps, pois pretendo comprar o Monitor Gamer Ozone DSP24 240 ( se vier uma promoção ). E rodar outros jogos mais sem a necessidade dos 240fps, como COD, Red Dead 2, etc...

Ame seu bolso, mas principalmente sua pressão, pois quando um monitor desses falha, custando o que custa, quando deveria durar facilmente 10 anos, você vai sim passar raiva. Ozone é uma marca razoável, tem até algum respeito no mercado, mas eu não trocaria nunca um LG, ASUS, Dell, Benq ou até Acer ou MSI por um Ozone. Grande verdade? Ozone ainda é melhor, muito, do que os concordia e outros nacionais que vemos pululando no mercado hoje. Se optar por ele, pelo menos se certifique das políticas da marca, como "zero dead pixel" por exemplo.

Em 27/10/2021 às 20:20, Lucas Jedi disse:

Não recomendo, jamais, uma 80+ white para um PC durável. Quer algo que não vai te dar dor de cabeça? Procure Super Flower 80+ gold, XPG Core Reactor, Seasonic Core GM. Qualquer uma das três linhas vai lhe atender bem e não vai ter manutenção por uma década facilmente, sendo que a XPG inclusive dá garantia de 10 anos. O custo será proporcional às suas ambições. Qualquer uma das que citei nas versões de 550W segurarão seu PC até uma RTX 2060 com facilidade. Acima da 2060 já vou recomendar 650W ou mais, dependendo do que pretende adquirir no futuro. Não ache que precisa comprar fonte superdimensionada, pois mesmo as 650W ainda atendem RTX 2070 com folga suficiente para manterem máxima eficiência. Só recomendo acima de 650W por que tivemos, por algum tempo, problemas no powerdraw das RTX 3070 em diante, algo que aparentemente já foi sanado. Seja como for, é melhor conciliar o que você pode pagar com algo o mais durável possível do que comprar algo porcamente potente como essa corsair. Sério, porcamente, muito porcamente potente, pois uma potência tão alta não deveria nunca ser permitida em uma fonte 80+ white, simplesmente por que vai jogar muita energia pelo ralo.

 

Ademais, desculpe não ter participado do seu tópico antes. Não entendo nunca como funciona esse sistema de listagem de tópicos do CDH, pois tenho birra de notificações, que geralmente são excessivas para o que realmente me interessa, e muitas ocasiões onde sou mencionado em tópicos passa desapercebido do meu filtro de tópicos que é basicamente a única página que visito consistentemente. Sempre que precisar, me chame, que seja por mensagem. Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bom dia ! Muito obrigado mesmo pela ajuda!!! Se quiser / puder opinar sobre outras coisas... principalmente se placa-mãe Rev. 1.0 tem problema?

Comprei o gabinete Lancool 215.

 

A questão da fonte é que eu já tenho essa GS 700 gaming plus white da Corsair, você acho melhor investir numa melhor para não ter risco de comprometer os componentes instalados com ela?

 

Essa daqui está 500 reais na Terabyte

 

FONTE SUPER FLOWER LEGION GX PRO 650W, 80 PLUS GOLD, PFC ATIVO, SEMI-MODULAR

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/17809/fonte-super-flower-legion-gx-pro-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-semi-modular-sf-650p14xe?gclid=Cj0KCQjw5oiMBhDtARIsAJi0qk0sqjvBgjMfWStyyoNXabCL3CrJ0TYL1M0bYvWuUpFLe3mvvlPh9jkaAh9uEALw_wcB

 

é uma boa promoção ou aguardo mais? 

 

Entendi a questão do SSD, mas agora já tá comprado, mas também não foi tão caro... ainda bem que não peguei o pci 4.0 então... bem mais caro por uma diferença mais imperceptível ainda

 

A placa-mãe eu estou esperando uma promoção do black friday

 

aqui na loja física da minha cidade eu consigo a

 

Gigabyte B550M DS3H  por 740 (sem frente) , mas tá escrito Rev 1.0 isso tem problema?

 

acha melhor eu esperar uma promoção e ver se vem da ASUS TUF Gaming B550M-Plus ?  Eu quase peguei ela por 850, mas acabou antes... 

 

 

[Atualizando Setup até o momento]

já comprados:

gabinete Lancool 215

2x Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red, GAOR48GB3600C18BSC

1 Adata xpg gammix s11 pro m2 SSD NVMe 1TB - M.2 2280

Pasta Térmica Condutiva de Alto Desempenho ZF-12, Graxa 12 W/mk para Processador AMD Intel, CPU, GPU, Cooler, Ventoinha, Componente Dissipador de Calor

https://pt.aliexpress.com/item/4000319096333.html?spm=a2g0s.12269583.0.0.5ebf28d3plq0qq

 

antigos aproveitados até vir promoção:

GS 700 gaming plus white da Corsair [ de olho promoções 80 plus gold]

GTX 750 ti    [ de olho em placas de vídeos RTX ]

monitor 29 ultrawide lg  [de olho em 240 Hz baratos ]


prioridades de compra esperando a black friday ou promoções

Ryzen 5 5600x    - mais barato até agora 1800

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

 

placa de vídeo nova (futuro esperando promoções milagrosas - compraria se fosse de R$ 2.000 a 2.500  -  uma RTX com DLSS)

eu queria uma "recente" para durar mais e ter um bom custo / benefício. gostaria de rodar valorant, cs go e lol em +240fps pois pretendo comprar um monitor 240hz

 

Aqui se a diferença for pequena entre 50-100 to pensando em pegar a versão RGB por exemplo esse:

 

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 RGB Edition 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100BK  - R$ 389    [optaria por esse pelo RGB a princípio ]

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12656/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-RGB-edition-120mm-intel-amd-scmg-5100bk

 

no lugar do 

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 120mm, Intel-AMD, SCFM-2000  R$ 370

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11859/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-intel-amd-scfm-2000

 

ainda tem um terceiro que parece mais parrudo o , acredito que o gabinete comprado teria espaço para esses maiores

Cooler para Processador Scythe Ninja 5 120mm, Intel-AMD, SCNJ-5000 R$ 400

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11858/cooler-para-processador-scythe-ninja-5-120mm-intel-amd-scnj-5000

 

 

Desde já muito obrigado! Abração

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

Bom dia ! Muito obrigado mesmo pela ajuda!!! Se quiser / puder opinar sobre outras coisas... principalmente se placa-mãe Rev. 1.0 tem problema?

Não consigo imaginar por quê teria.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

A questão da fonte é que eu já tenho essa GS 700 gaming plus white da Corsair, você acho melhor investir numa melhor para não ter risco de comprometer os componentes instalados com ela?

 

700W é mais que suficiente para praticamente qualquer sistema hoje, a menos que você esteja rodando Intel 12th gen com RTX 3090.

Se quer evitar gastos, use ela e só mude se tiver problemas depois, pois pelo menos as proteções dela são boas e dificilmente danificará seu sistema.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

Entendi a questão do SSD, mas agora já tá comprado, mas também não foi tão caro... ainda bem que não peguei o pci 4.0 então... bem mais caro por uma diferença mais imperceptível ainda

Se comprou tá comprado.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

Gigabyte B550M DS3H  por 740 (sem frente) , mas tá escrito Rev 1.0 isso tem problema?

Com frete custa mais barato comprar na internet e provavelmente não passará pela raiva de sua loja local repor seu produto, em caso de acionamento de garantia, por algo usado ou inferior. Sinceramente, não compre em lojas locais, simplesmente não é economicamente produtivo. Infelizmente tenho opinião bem negativa de lojas locais.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

acha melhor eu esperar uma promoção e ver se vem da ASUS TUF Gaming B550M-Plus ?  Eu quase peguei ela por 850, mas acabou antes... 

Seria sim uma boa opção, mas a menos que você PRECISE de OC, pois querer depender de OC no Brasil é meio sem noção, então pode ficar com A520M DS3H sem medo. Estará concentrando seu dinheiro em coisas mais importantes e terá o mesmo desempenho efetivo sem OC. B550 é lindo e maravilhoso na minha opinião, mas somente enquanto não tiver que sacrificar outros componentes para isso. Prefiro investir a diferença de preço em RAM, CPU, ou qualquer outra coisa, incluindo arrefecimento do gabinete, que trarão mais retorno.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:
  1. gabinete Lancool 215
  2. 2x Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red, GAOR48GB3600C18BSC
  3. 1 Adata xpg gammix s11 pro m2 SSD NVMe 1TB - M.2 2280
  4. Pasta Térmica Condutiva de Alto Desempenho ZF-12, Graxa 12 W/mk para Processador AMD Intel, CPU, GPU, Cooler, Ventoinha, Componente Dissipador de Calor
  1. ok
  2. ótimo
  3. bacana
  4. péssimo!!!!!!!!!!!!!!!!! De onde tirou que comprar pasta térmica no aliexpress presta? Especialmente em produtos, como esse, que não declaram composição, origem ou sequer tem uma marca para ser questionada caso falhe?!?!?!?!??!?! Devolva isso, compre uma de 30 reais aqui e viva em paz, ao invés de comprar essas maluquices do ali e ficar eternamente na dúvida se sua CPU está superaquecendo por causa de uma coisa ou de outra, para somente anos depois, às vezes nem então, comprar outra pasta decente e finalmente descobrir que ela era o problema. Sério, nunca compre pasta térmica de fabricantes desconhecidos e não consolidados no mercado. É como comprar remédio da marca "chico bento" que é vendido ali na esquina. Você usaria um para curar sua doença? Espero que não...
Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:
  1. GS 700 gaming plus white da Corsair [ de olho promoções 80 plus gold]
  2. GTX 750 ti    [ de olho em placas de vídeos RTX ]
  3. monitor 29 ultrawide lg  [de olho em 240 Hz baratos ]
  1. Sério, se já tem não precisa de outra. Se não tem, temos opções melhores no mercado.
  2. Prefiro pegar um 5700G e esquecer de GPU por um tempo.
  3. 29" é meio exagerado para quem vai ficar colado na tela. Se for ficar a um metro da tela, ok. Se vai ficar colado como qualquer outra pessoa e não precisa de plateia cativa para jogar (venhamos e convenhamos, seria a única justificativa para ficar longe do monitor), então pegue 27", poupe e gaste a diferença em coisas mais importantes.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bom dia! obrigado pelas respostas.

 

É acho que vou esperar uma promoção da b550m na internet. Também fico com pé atrás dessas lojas físicas do centro do RJ, com medo de ser produto retificado, já aconteceu comigo no PC atual de loja física, da loja fechar e eu tive um problema para efetuar a trocar da memória com defeito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps.: SEMPRE priorize FHD. QHD e UHD hoje são jogar dinheiro no lixo a menos que você tenha mais dinheiro do que juízo.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

Ryzen 5 5600x    - mais barato até agora 1800

ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Preço bom pro Ryzen, preço normal pra B550. Ainda iria de A520M DS3H

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

placa de vídeo nova (futuro esperando promoções milagrosas - compraria se fosse de R$ 2.000 a 2.500  -  uma RTX com DLSS)

eu queria uma "recente" para durar mais e ter um bom custo / benefício. gostaria de rodar valorant, cs go e lol em +240fps pois pretendo comprar um monitor 240hz

Tenha paciência, é tudo que posso lhe dizer hoje. Para seus jogos poderá jogar bem com gráficos integrados. Se valoriza seu dinheiro, monitore o mercado e espere os preços caírem.

Em 03/11/2021 às 12:15, Lucas Jedi disse:

Cooler para Processador Scythe Mugen 5 RGB Edition 120mm, Intel-AMD, SCMG-5100BK  - R$ 389    [optaria por esse pelo RGB a princípio ]

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12656/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-RGB-edition-120mm-intel-amd-scmg-5100bk

Fuma 2 e Ninja 5 são melhores, mas o Mugen é bem competente. Se quer luzinhas, vai fundo. Só te aviso que depois de alguns dias de uso, elas vão se tornar a coisa mais chata do seu PC.

3 minutos atrás, Lucas Jedi disse:

É acho que vou esperar uma promoção da b550m na internet. Também fico com pé atrás dessas lojas físicas do centro do RJ, com medo de ser produto retificado, já aconteceu comigo no PC atual de loja física, da loja fechar e eu tive um problema para efetuar a trocar da memória com defeito...

Boa sorte. Meu maior medo é as B550 com bom preço esgotarem e a A520M DS3H, que é EXTREMAMENTE visada, sumir. Aí ***** de vez.

Sobre a memória, não é à toa que faço questão de comprar de marcas que tem algum nível mínimo de representação no nosso mercado. Isso agiliza muito o acionamento de garantia e retorno do produto. Se puder se atenha às marcas que eu sempre recomendo. No geral, mesmo que passe raiva de receber produto com defeito, terá uma boa experiência com o RMA. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bom dia WOZ Dods! Gostaria de agradecer pela imensa ajuda e a outros membros do fórum que ajudaram em outros tópicos...

 

Consegui comprar tudo*.   Gostaria de uma opinião sua no final meu setup ficou caro, peguei uma placa de vídeo top... eu deveria trocar a minha fonte? tenho medo dela estragar meus componentes... o que você acha?

 

o setup comprado:

 

Placa de Vídeo Gigabyte Aorus NVIDIA GeForce RTX 3060 Elite, RGB, 12G, GDDR6, DLSS, Ray Tracing - GV-N3060AORUS E-12GD (rev 2.0)

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 120mm, SCFM-2000

Processador AMD Ryzen 5 5600X, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.6GHz Turbo), Cache 35MB, AM4, 100-100000065BOX

Gabinete Gamer Lian Li Lancool 215, Mid Tower

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz

 

1) Fonte Corsair GS700 80 Plus White*****

 

2) E adicionar mais duas fans para exaustão na parte superior do gabinete?

 

extra) obs.: agora quando chegar só vou ter aquele trabalho de atualizar a BIOS, configurar para aceitar o clock de memória de 3600mhz e acho que é isso de configuração né? Mas isso eu procuro um vídeo no youtube depois ;) 

 

Muito obrigado pela ajuda!! Um sonho realizado um PC bom! 😀😀

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Lucas Jedi Perdão pelo sumiço. Evito ligar PC durante as férias.

 

Vamos lá... Pode manter sua fonte, ela é boa e dá conta da sua configuração com boa folga. Por ser 80+ gold da corsair, não teria nenhuma reserva a menos que visse alguma review dizendo que o ripple é alto.

 

Seu gabinete suporta mais duas ventoinhas de 120 ou 140 mm no painel superior além das pré-instaladas. Recomendo sim que adquira essas ventoinhas e instale adicionalmente, preferencialmente de 140 mm se quiser algo mais silencioso. Marcas que indico são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, XPG, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Se seu gabinete já vier HUB para ventoinhas que comporte as duas adicionais, ótimo, caso contrário você pode usar um ou dois Deepcool FH-04 para conseguir controlar todas essas ventoinhas. Seria ideal separar o controle de velocidade das duas frontais do controle das demais, daí minha sugestão. Se ele vier com um HUB que só suporte as três pré-instaladas, aí remova as da frente desse controle e ligue elas direto na placa-mãe (acho que sua MB tem três ou mais SYS_FAN para isso), ou conecte eles ao FH-04. Separar a velocidade das ventoinhas de intake das de outtake é importante para conseguir criar um fluxo o mais neutro possível. Um fluxo negativo causa acúmulo de poeira que entra pelas frestas não filtradas, e um fluxo negativo causa acúmulo de ar quente no interior do gabinete. 

 

Atualizar a BIOS será feito sem necessidade de processador antigo. Observe o manual, lá explica como fazer o update sem processador ou memória. Lembre-se de deixar a MB trabalhar alguns minutos mesmo depois de as luzes de update acusarem que o processo terminou.

Pode inclusive fazer esse update mesmo com o processador, memória e GPU instalados desde que siga o passo a passo para update sem processador, pois antes do update seu PC não vai ligar e permitir update pela BIOS (a menos que a versão pré-instalada seja compatível com a CPU).

 

 

Em 09/11/2021 às 11:21, Lucas Jedi disse:

Placa de Vídeo Gigabyte Aorus NVIDIA GeForce RTX 3060 Elite, RGB, 12G, GDDR6, DLSS, Ray Tracing - GV-N3060AORUS E-12GD (rev 2.0)

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 120mm, SCFM-2000

Processador AMD Ryzen 5 5600X, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz (4.6GHz Turbo), Cache 35MB, AM4, 100-100000065BOX

Gabinete Gamer Lian Li Lancool 215, Mid Tower

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz

Ótimas escolhas. Tudo durável, de qualidade. Lembre-se de não usar nobreak nem estabilizador se quiser que esse sistema dure. Se quiser proteção, compre um DPS Clamper de 5 ou 8 tomadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bom dia! Obrigado pelas respostas. Eu estou apenas com um filtro de linha da intelbras que eu comprei. Vou comprar mais as fans sugeridas.

 

No caso a minha fonte é a GS700 80+ White da Corsair. Como a especificação da placa de vídeo está conforme abaixo, acredito que daria como você mesmo disse.

"Energia GPU:

- PSU recomendado: 650W

- Conectores de energia: 8 pinos x 1, 6 pinos x 1"

 

Só tenho mais uma dúvida que sou leigo quanto o impacto disso no fluxo de ar do gabinete, se puder expressar sua opinião fazendo um favor.

 

1) Também é possível colocar 2 fans de 120 mm em cima do "ps to cover" (acima do metal onde a fonte fica). Eu como leigo, me parece que essa abordagem minhas placa de vídeo (com suas 3 fans) vai jogar o ar pra baixo pra fora, e essas duas fans jogariam esse ar quente de volta em cima dela. 

 

image.thumb.png.a7c6c49d4557d81e5b7ad0796860e936.png

 

Nos testes deles com 3 fans originais + 4 fans (nesse setup acima e duas na parte de cima) eles diminuem pouca coisa a temperatura... Mas eu ligo continuo achando que a placa de vídeo vai expulsar o ar quente e essas duas ventoinhas tão jogando de volta

 

image.png.79f769b3efa12fdc72947e276402072e.png

 

 

Ele já vem com um hub para as fans 5 Volts ;)

image.png.1c4662453d63a9640a371f971125c5a0.png

 

esse vídeo mostra o gabinete com mais duas fans assim:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

No caso a minha fonte é a GS700 80+ White da Corsair. Como a especificação da placa de vídeo está conforme abaixo, acredito que daria como você mesmo disse.

Esse modelo tem versão Gold, Bronze e White se bem entendi. Pensei que a sua era Gold. No geral as fontes da Corsair são muito boas e duráveis, então só recomendo que troque quando realmente for necessário. As linhas 80+ White geralmente são pouco duráveis em relação às demais (não é à toa que tem garantia inferior), então cedo ou tarde vai abrir o bico. Nesse caso as proteções dessas fontes costumam ser muito boas e não deixam componente nenhum queimar quando falham. 

 

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

"Energia GPU:

- PSU recomendado: 650W

- Conectores de energia: 8 pinos x 1, 6 pinos x 1"

Sobre essa parte, toda fabricante de GPU SEMPRE recomenda uma potência bem acima da necessária por várias razões, sendo a principal de que a maioria das fontes presentes no mercado hoje são de baixa qualidade e não conseguem atingir a potência rotulada. Se você tem uma fonte boa, então pode usar o consumo real da GPU. Para calcular seu consumo total do PC use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Lembrando que é ideal deixar 30% de folga na fonte sempre.

 

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Só tenho mais uma dúvida que sou leigo quanto o impacto disso no fluxo de ar do gabinete, se puder expressar sua opinião fazendo um favor.

 

1) Também é possível colocar 2 fans de 120 mm em cima do "ps to cover" (acima do metal onde a fonte fica). Eu como leigo, me parece que essa abordagem minhas placa de vídeo (com suas 3 fans) vai jogar o ar pra baixo pra fora, e essas duas fans jogariam esse ar quente de volta em cima dela. 

Não entendi sua afirmação. Presumindo que você gostaria de saber como utilizar essa furação adicional, saiba que toda GPU puxa ar da parte de baixo do gabinete e joga ele contra a GPU, dispensando o ar quente em todas as direções horizontais a ela. Se seu gabinete suporta duas ventoinhas adicionais e sua PSU não for ficar muito colada no shroud (PSU cover) então instale sem medo e deixe rodando fixo a uns 70% (se não ficar muito barulhento). Isso lhe dará um ganho térmico na GPU muito bom, pode ter certeza. Evite, na hora do cable management, deixar cabos dentro do PSU shroud para não obstruir a passagem de ar.

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Nos testes deles com 3 fans originais + 4 fans (nesse setup acima e duas na parte de cima) eles diminuem pouca coisa a temperatura... Mas eu ligo continuo achando que a placa de vídeo vai expulsar o ar quente e essas duas ventoinhas tão jogando de volta

A maioria das pessoas que instalam essas ventoinhas não sabem que se tem ventilação extra o perfil de arrefecimento da GPU vai reduzir a velocidade das ventoinhas e por fim atingirá as exatas mesmas temperaturas. Para usufruir da ventilação extra você precisa mudar o perfil de arrefecimento da GPU. Para isso, instale o MSI Afterburner e configure as ventoinhas da GPU para 50% a 50° e 100% a 70° (remova todos os demais pontos). Você verá que o ganho é maior do que o do teste.

E não, nenhuma GPU trabalha no modo exaustão jogando o ar de volta para o gabinete, mas sim joga o ar contra o bloco de alumínio. Mesmo as que tem arrefecimento a base de exaustor jogam o ar quente para fora do gabinete. 

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Ele já vem com um hub para as fans 5 Volts ;)

Só que vem com apenas um, para apenas 6 ventoinhas e aparentemente sem alimentação externa. NÃO RECOMENDO ISSO. Se tiver alimentação externa, ainda sim não recomendo, pois separar as ventoinhas de entrada das de saída é imprescindível se você quiser um fluxo de ar adequado. Um FH-04 custa barato e é a forma ideal de resolver o problema, especialmente se sua MB tiver pelo menos 3 SYS_FAN. Você poderia ligar as duas ventoinhas frontais diretamente na placa-mãe e as demais de exaustão no HUB, mas se for usar as duas adicionais aí elas deveriam ter um controle de velocidade exclusivo, pois como não tem a opção de atrelar suas velocidades à GPU, elas seriam bem utilizadas apenas se ficassem em uma velocidade constante, já que a CPU e GPU não tem fluxos de trabalho semelhantes por mais que sejam interdependentes.

 

Enfim, recomendo que separe as duas ventoinhas adicionais da GPU de todo o restante, bem como evite usar seis ventoinhas no mesmo HUB se ele não tiver alimentação direto da fonte, pois um único conector SYS_FAN segura até quatro ventoinhas, mas usar mais que isso pode danificar sua MB a médio/longo prazo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado pelas explicações! serio mesmo, você é muito inteligente! minha mente explodiu, eu estava entendo tudo errado sobre essas duas ventoinhas adicionais da GPU hahahahha

 

Vou fazer conforme você falou, aqui no RIo é muito quente e pelo valor da GPU e do PC como todo quero dar uma boa vida útil para eles.

 

Enfim, então eu posso manter a minha fonte,  como ela não é modular eu vou ter que ter um trabalho para deixar os cabos juntinhos dentro do  PSU shroud para não obstruir a passagem de ar como falou. Supondo que eu entendi os conceitos certos, PSU shroud é o espaço de baixo onde fica a fonte? PSU é placa de vídeo em si? e PSU Cover é parte onde vou instalar as duas ventoinhas adicionais?

 

- agora é comprar as ventoinhas e um hub FH-04. E configurar do jeito que falou. Esse hub vem com uma "cola" tipo um adesivo e você deixa ele dentro do gabinete colado né?...

 

Muito obrigado novamente pelo aprendizado! ;)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2021 às 13:47, Lucas Jedi disse:

Vou fazer conforme você falou, aqui no RIo é muito quente e pelo valor da GPU e do PC como todo quero dar uma boa vida útil para eles.

Com GPU valendo ouro hoje, recomendo muito que cuide bem dela. Inclusive, excetuando-se jogos tipo FPS, sempre limite o frame rate dos jogos a 60. Nos FPS limite a 120 ou outra velocidade acima disso que não estresse demais a GPU. Isso vai contribuir muito para sua longevidade, com certeza. Ter um jogo rodando a 50000000 FPS não vai lhe dar uma experiência de jogo melhor excetuando casos muito específicos. No caso de jogos tipo FPS até 240 você verá uma diferença interessante no tempo de resposta, mas acima disso dificilmente notará diferença. Jogadores profissionais relatam que entre 240 e 400+ a diferença é imperceptível.

Para quem não ganha a vida jogando FPS, comumente 120 já são mais que suficientes, por sinal.

Em 18/11/2021 às 13:47, Lucas Jedi disse:

Enfim, então eu posso manter a minha fonte,  como ela não é modular eu vou ter que ter um trabalho para deixar os cabos juntinhos dentro do  PSU shroud para não obstruir a passagem de ar como falou. Supondo que eu entendi os conceitos certos, PSU shroud é o espaço de baixo onde fica a fonte? PSU é placa de vídeo em si? e PSU Cover é parte onde vou instalar as duas ventoinhas adicionais?

Sim, PSU Shroud/Cover são a mesma coisa. É a câmara na parte baixa do gabinete onde a fonte fica. PSU é "Power Supply Unit", ou fonte. GPU é "Graphics Processing Unit", ou placa de vídeo. No caso do seu gabinete, se eu fosse utilizar as ventoinhas extras, eu tentaria fixar os cabos todos atrás da placa bandeja da placa-mãe com abraçadeiras de plástico. Tanto a MB quanto do gabinete costumam vir com algumas, mas o cento em lojas especializadas custa lá uns 15 reais no máximo, então comprar extras nunca faz mal, especialmente por serem universalmente úteis. 

Se quiser procure por cable management no youtube e veja as diferentes técnicas e estilos para captar o seu próprio. Eu mesmo faço uma coisa diferente a cada gabinete montado, especialmente por cada PSU ter cabos de comprimentos e em quantidades diferentes. O que importa é deixá-los organizados e não esticá-los demais para não danificar os conectores, o resto fica a seu critério.

 

PSU Cover, ou PSU Shroud é onde você vai instalar as duas ventoinhas adicionais e deixar esse espaço o mais vazio possível é importante para não impedir a passagem de ar para essas ventoinhas. Se tiver que deixar um ou outro cabos ali, ok, mas tente prendê-los juntos para não ocuparem mais espaço que necessário e com isso impedirem o fluxo de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Boa tarde! Mais uma vez muito obrigado pelas informações!

No caso do fps da GPU, eu comprei um monitor de 240hz já... então eu fixaria o frame rate em sei lá 250, para dar uma margem de queda? para usufruir do monitor.

O meu foco é jogar lol, cs go e valorant a 240hz, ainda que não profissional, eu sou bem competitivo hahahaha  Mas obrigado pelas dicas, sabendo que força a placa e que foi executar nessa taxa, me deixou mais motivado a colocar as fans adicionais para a GPU e configurar certinha igual você falou, eu cheguei até a pensar por um momento que tanto arrefecimento não seria necessário para jogos e como eu não pretendo minerar com PC... Mas foi bom saber que vale o investimento, ainda mais com o calor que faz aqui no Rio.

 

um abraço, bom final de semana!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lucas Jedi disse:

No caso do fps da GPU, eu comprei um monitor de 240hz já... então eu fixaria o frame rate em sei lá 250, para dar uma margem de queda? para usufruir do monitor.

Nada a ver. Para FPS fixe em 120 ou 240, não precisa passar disso. Entenda que quanto maior o frame rate, mais dificuldade o sistema terá de mantê-lo, sendo que o momento que a imagem realmente sofre com stuttering e screen tearing é justamente quando não consegue manter a frame rate máxima determinada. Se seu sistema consegue manter em um determinado jogo um máximo de 75 FPS (Frames Per Second), manter a limitação em 60 vai garantir a melhor experiência possível. Só recomendo deixar acima disso para jogos de tiro competitivos (também chama FPS, mas nesse caso é First Person Shooter), não misture as duas coisas. Mesmo em jogos tipo FPS é importante limitar o frame rate se sua GPU estiver sob stress, com temperaturas acima de 70°, pois isso vai aumentar sua longevidade.

6 minutos atrás, Lucas Jedi disse:

O meu foco é jogar lol, cs go e valorant a 240hz, ainda que não profissional, eu sou bem competitivo hahahaha  Mas obrigado pelas dicas, sabendo que força a placa e que foi executar nessa taxa, me deixou mais motivado a colocar as fans adicionais para a GPU e configurar certinha igual você falou, eu cheguei até a pensar por um momento que tanto arrefecimento não seria necessário para jogos e como eu não pretendo minerar com PC... Mas foi bom saber que vale o investimento, ainda mais com o calor que faz aqui no Rio.

Esses jogos com uma 3060 vão rodar muito macio acima de 120 FPS. Tente manter a limitação em 240 ou abaixo disso se o sistema não conseguir manter uma frame rate mínima de 240. 
Arrefecimento nunca é demais. Um sistema bem arrefecido é um sistema que vai durar sem lhe trazer dores de cabeça. No meu laboratório eu empilhei muitas GPUs e placas mãe (fora outros componentes) de PCs de clientes que eu não montei. Sempre me preocupei com bom arrefecimento e até hoje nunca vi um componente morrer prematuramente em sistemas que montei dentro dos meus padrões.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Bom dia@WOZ Dods ! Tudo bem?

 

Comprei as ventoinhas: 2 de 140mm Corsair AF140 para parte superior e 2 de 120mm AF120 para ficar perto da placa de vídeo e o hub recomendado FH-04.

Fiquei com dúvida na parte que você diz para separar:

"mas se for usar as duas adicionais aí elas deveriam ter um controle de velocidade exclusivo, pois como não tem a opção de atrelar suas velocidades à GPU, elas seriam bem utilizadas apenas se ficassem em uma velocidade constante, já que a CPU e GPU não tem fluxos de trabalho semelhantes por mais que sejam interdependentes."

 

poderia me explicar como fazer essa configuração adequada, eu tenho que comprar uma controladora exclusiva para as ventoinhas da placa vídeo? 

 

Na minha placa-mãe ASUS TUF b550m-plus eu achei duas conexões chamadas cha_fan1 e cha_fan2, que acredito que seja referente ao que você chamou de sys_fan. Além dessas, tem outras com o mesmo encaixe cpu_opt e cpu_fan (que acredito serão usadas pelo cooler da cpu, mas não sei usa as duas... comprei o cooler fuma 2... Mas ainda não montei PC.)

 

Como você dividira as fans? São 7 fans totais.   2 frontais grande originais do gabinete, 1 traseira original do gabinete,   2 adicionais de 140mm para parte de cima  e 2 adicionais de 120mm para a placa de vídeo

 

Tenho o hub FH-04,  o hub do gabinete e essas entradas da placa-mãe.

 

Desde já obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Jedi disse:

poderia me explicar como fazer essa configuração adequada, eu tenho que comprar uma controladora exclusiva para as ventoinhas da placa vídeo? 

Primeiro você tem que saber quantas saídas SYS_FAN você tem na placa-mãe. Cada FH-04 deve ser conectado à própria SYS_FAN. Se tiver o suficiente para todas as ventoinhas e der para separar uma exclusivamente para as duas ventoinhas da placa de vídeo (seja com o FH-04 ou um splitter cable), aí sim dará para conectar as ventoinhas da GPU separadas com controle de velocidade exclusivo. Se não der para fazer isso aí tem que ver quais ventoinhas ficarão na maior velocidade para colocar essas duas no mesmo FH-04.

3 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Na minha placa-mãe ASUS TUF b550m-plus eu achei duas conexões chamadas cha_fan1 e cha_fan2, que acredito que seja referente ao que você chamou de sys_fan

São a mesma coisa, alguns fabricantes colocam nome diferente.

3 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Além dessas, tem outras com o mesmo encaixe cpu_opt e cpu_fan (que acredito serão usadas pelo cooler da cpu, mas não sei usa as duas... comprei o cooler fuma 2... Mas ainda não montei PC.)

Ótimo. Esse CPU_OPT é para conexão de water cooler, então pode conectar as ventoinhas da GPU nele. O controle dele na BIOS é separado do restante dos conectores, aí é só definir um perfil de velocidade fixo na casa de 60% a 80%, dependendo de quanto ruído vai gerar. Poderia ser até 100% se gerasse pouco ruído.

Quando for montar use meu checklist para não esquecer nada para trás: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

3 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Como você dividira as fans? São 7 fans totais.   2 frontais grande originais do gabinete, 1 traseira original do gabinete,   2 adicionais de 140mm para parte de cima  e 2 adicionais de 120mm para a placa de vídeo

Como você tem uma combinação ímpar de ventoinhas, com duas de 200 mm, duas de 140 mm e uma de 120 mm, não dá para saber qual seria o ponto de equilíbrio do fluxo de ar. Se quiser seu gabinete o mais limpo possível deixe todas com o mesmo perfil de ventilação, 40% a 40° C e 100% a 70° C, todas vinculadas à temperatura da CPU. Teste por alguns dias e observe se há acúmulo de poeira nas frestas, em especial nas frestas onde o painel de vidro faz contato com o metal e atrás onde tem furações não filtradas. Se acumular um pouco de poeira que seja, reduza a velocidade das ventoinhas de saída em 5% tanto a 40° quanto a 70° e veja se o acúmulo para. 

 

Entenda que fluxo de ar negativo, que acho que é o que vai acontecer com essa combinação de ventoinhas, causa a entrada de ar por furações não filtradas. Isso é ruim a longo prazo, pois aumenta a necessidade de manutenção. Mesmo que não tenha uma ventilação tão boa quanto o fluxo negativo, o fluxo neutro e o positivo (levemente positivo) são melhores por evitarem a poeira. Com o tempo poeira vai causar aumento nas temperaturas do PC inteiro, então melhor ter uma temperatura não tão baixa, mas constante, do que ter que fazer manutenção constante para manter temperatura mais baixa.

3 horas atrás, Lucas Jedi disse:

Tenho o hub FH-04,  o hub do gabinete e essas entradas da placa-mãe.

Lembra que mencionei que se o HUB não tiver alimentação externa era para você não usá-lo para todas as 5 ventoinhas do gabinete? Se o HUB do gabinete tiver alimentação externa, aí você poderia colocar quatro ventoinhas nele (a de 120, as duas de 200 e a de 140 que fica mais ao fundo). Com isso você poderá deixar todas elas na mesma velocidade. Aí a última de 140 do painel superior, que é a menos importante das cinco, você coloca ou no CPU_OPT ou no CHA_FAN (tanto faz) para que o controle dela seja separado, permitindo então que você equalize o fluxo de ar como expliquei acima.

 

O FH-04 você usa para configurar as duas ventoinhas da GPU, seja conectando em um CHA-FAN ou CPU_OPT.

 

Apesar de muita gente torcer o nariz para esses detalhes e querer pular essa parte, fazer bem feito agora vai evitar que tenha de fazer manutenções periódicas no interior do gabinete (aspirar e limpar). O os filtros do painel frontal, do topo do gabinete e da fonte serão os únicos que você precisará limpar e fazê-lo semestralmente ou anualmente, dependendo de quanta poeira acumular. O meu mesmo não limpo faz um ano e meio e já deu a hora de limpar todos os filtros, pois deu para começar a ver a poeira do lado de fora deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...