Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho


Posts recomendados

Ola! Bom dia,Boa tarde e boa noite!

Montei um setup

placa-mãe = B550m aorus elite v1.0

Processador = Ryzen 5 5600x

Ram = 2x 8gb t force 3200 MHz cl16

Fonte =  Corsair CX 550 80 plus bronze

Refrigeraçao = Watercooler 240mm

HD = SSD pichau 520

4 FANS

 

ligou tudo certinho e e boa...depois de 1 semana ou 2 o PC começou a reiniciar do nada,não teve pico de luz nem nada,porém,quando rodo teste de benchmark "tudo setado" não desliga nada,mas e rodar qualquer coisa que use moderamente o PC ele reinicia,tinha visto que a placa-mãe configurada a tensão em auto tava dando problema,entao queria saber como setar as tensões fixas.

Leooooon heeeeeeelp,pera

GENTE HEEEEEEEEEEEEEEEEEEEELP kaksaksk

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não está fazendo overclock ou usando um valor de frequência fixa no seu processador, mexer na tensão só vai bagunçar o desempenho, pois o boost automático dos processadores Ryzen depende da tensão. Você precisará investir melhor esse seu problema, não parece estar relacionado com tensão, pode até ser um problema com a versão da BIOS da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Hmm,eu não gosto muito de mexer com OC porque não é muito minha area não,Um amigo me emprestou um PC AM4+ "a320m-h" as unicas coisas que tinha faltado pra eu testar era as 2 ram,processador e a mae,nessa placa-mãe 320 eu botei o processador e minhas 2 ram e ja ta horas ligado e não reiniciou,entao provavelmente era a placa-mãe que estava com problema,eu mandei ela pra garantia,mas uma duvida,eu só ativo o boost core performance,vocês acha melhor,deixar as tensoes da placa-mãe setadas no automatico "o que ja vem setadas por padrão",ou deixar na opção "normal" que também tem la para poder setar"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavopkon  quando você deixa a BIOS em AUTO, a placa-mãe seta o Vcore próximo ao limite máxima para ter estabilidade, mas isso gera calor em excesso, o que pode estar desligando o seu PC. Não é porque a placa-mãe de outra pessoa em AUTO não teve problema que a sua não vai ter, cada placa tem a sua configuração e isso também vária de processador para processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2021 às 14:25, Diego Both disse:

@Gustavopkon  quando você deixa a BIOS em AUTO, a placa-mãe seta o Vcore próximo ao limite máxima para ter estabilidade, mas isso gera calor em excesso, o que pode estar desligando o seu PC. Não é porque a placa-mãe de outra pessoa em AUTO não teve problema que a sua não vai ter, cada placa tem a sua configuração e isso também vária de processador para processador.

Na verdade as configurações automáticas devem funcionar bem em qualquer computador. Nem a AMD nem os fabricantes de placas-mãe deixariam o computador trabalhar de uma maneira que fosse prejucial para o hardware. A tensão padrão automática de um Ryzen 5 3600 geralmente é por volta de 1.30V e pode ter picos de até 1.35V ou 1.40V, isso é completamente seguro, só não é muito recomendodado rodar com valor fixo de 1.40V ou mais, isso deve degradar o processador mais rapidamente. Obviamente não é a configuração mais otimizada, mas é que a vai gerar maior compatibilidade e sem causar danos.

 

Em 20/11/2021 às 13:09, Gustavopkon disse:

@GuilhermeGB agora to com medo de deixar no automatico,porque ela fico menos de 2 semanas setada no automatico e do nd começou a reiniciar,depois que a minha MB chega da garantia,se eu deixar tudo no auto de novo,sera que pode vir dar o mesmo problema?

 

Não existem problema algum em deixar as coisas no modo automático. Se você quiser achar a forma que seu processador funciona melhor e esquentando pouco, vai ter que quebrar um pouco a cabeça a mexer com configurações manuais, isso é, fixar os valores de frequência e tensão, e achar a melhor combinação para seu processador que atenda suas necessidades com relação a desempenho e temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...