Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar programas como Deep Freeze e Shadow Defender?


Posts recomendados

Olá comunidade, não sei exatamente como é o nome do procedimento que geralmente as lan houses adotam para que as máquinas sejam 'restauradas' após uma simples reinicialização, retornando ao padrão, e se perdendo toda informação anterior, ficando apenas o sistema operacional e alguns programas previamente instalados...

Alguém ai utiliza deste sistema em sua maquina doméstica? Vale a pena? Torna a maquina mais rapida/ segura?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@moggie Bom dia! Não vejo necessidade disso em ambientes domésticos e ele não fará o PC mais rápido nem seguro. O objetivo deles é reverter alterações de usuários, sendo muito útil em PCs públicos como bibliotecas e lan houses onde o pessoal faz "bagunça". Há malwares que conseguem ultrapassar esses aplicativos. Leia este artigo.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@moggie Existem programas que fazem esse tipo de tarefa. No que tange segurança, não muda em nada. 

Existem malwares que ficam alojados em arquivos que não são restaurados, ou pior, em caso de ransomware, tudo vai ser criptografado e nenhuma restauração vai adiantar.

O melhor a se fazer é ter boas práticas de segurança.
1 - Um bom programa antivírus atualizado.
2 - Nunca clicar em links suspeitos.

3 - Nunca baixar cracks (jogos ou programas).

4 - Manter backup de arquivos importantes.

5 - Testar esses backups em um intervalo de tempo (de nada adianta o backup se ele não presta).

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@moggie Não há necessidade nenhuma de usar um programa desses para "deixar o PC mais rápido". Se você manter bons hábitos como não instalar muitos aplicativos que rodam em segundo plano, passar longe de "otimizadores" e programas ilegais, o PC permanecerá rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente não deixa mais rápido, mas se existe algum PC compartilhado pode ser interessante ser utilizado.

 

Já tive casos onde existiam jovens que baixavam, clicavam, em alguns casos instalavam tudo que era possível. Para não ter problemas com o PCs recomendei a instalação, já que em parte o PC também era utilizado para pesquisas. Reduziu os problemas de lentidão, pop-ups, etc. (Agora no Win7/8 eu recomendava descongelar durante a noite e reprogramar para reativar após 2 reinícios, para que as atualizações fossem instaladas. No caso tinha que reiniciar, descongelar, atualizar e depois voltar ao estado freeze)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o computador estiver configurado e for usado corretamente, não haverá ganho de desempenho. Sobre segurança, em computadores públicos ganha-se um pouco mais na segurança (mas não espere milagres). Mas acredito que nesse caso, a maior vantagem é na manutenção. Isso porque, em questão de minutos, você tem a máquina restaurada e pronta para um novo uso. Então essa é a maior vantagem - agilidade na manutenção. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@moggie Dependendo do desempenho do computador aí e o objetivo , uma alternativa são as maquinas virtuais. Já chegou a rodar algum máquina virtual como o Virtual Box? Em algumas situações são extremamente úteis, como por exemplo precisamos testar um programa e não queremos arriscar a máquina principal,  temos uma só máquina ou por questão de praticidade mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...