Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ser infectado em SO antigo mesmo com boas práticas?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Gostaria de tirar uma duvida. ouço muitas pessoas dizendo que sistemas operacionais antigos que não recebem mais atualização não são seguros, e fiquei com uma duvida, mesmo usando a internet de forma segura, baixando programas pelo site do fabricante ou baixando jogos pela Steam por exemplo, a pessoa pode ser hackeada ou algo do tipo ? A pessoa pode ser hackeada só por estar usando um sistema sem suporte e atualizações, ou depende da falha dela para ser infectada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Moisés Penha Boa tarde! Sem atualizações de segurança, sistemas sem suporte não recebem correções de vulnerabilidades e ficam suscetíveis a exploits. Com esse tipo de ataque o usuário pode ser infectado mesmo tendo "bom senso". O mesmo vale para programas de terceiros instalados, como o navegador de internet, que logo param de receber atualizações por estarem rodando num sistema obsoleto.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Na realidade o usuário nem vai ser infectado em alguns casos.

Exemplo: Sistema não tem paths de segurança para um zero day que deixa o sistema vulnerável a escalação de privilégios no prompt de comando. O hacker faz um proxy entre o PC dele (do hacker) e da vitima, após estabelecer a conexão, do proprio PC do hacker ele pode ter acesso total via prompt ao PC da vitima.

Só de estar com sistema operacional sem paths de segurança aplicados deixa o "bom senso" bem longe do que pode ser chamado.

SEMPRE USE SISTEMAS OPERACIONAIS com todos os paths de segurança. Se você for administrador de um sistema (empresa), deve ser avaliado o risco entre ter o sistema desatualizado e a probabilidade de falha de algum software ou do sistema caso atualize e nesses cenários, tem o ambiente de testes justamente para isso. 

O usuário casual não. Lançou path de segurança, instale!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moisés Penha so de acessar um site atraves de um SO antigo você ja pode se tornar uma vítima.

 

Mantenha sempre sempre seu sistema atualizado

 

Um dica que pode ser legalzinho .

 

Sempre liga seu PC sem internet , monitora os logs antes de conectar a internet , ao conectar verifique se há logs estranhos

  • Confuso 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...