Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC na memoria ram, ou OC na placa-mãe?


BrunoWaqLor
Ir à solução Resolvido por LNPott,

Posts recomendados

Estava lendo alguns tópicos aqui sobre OC em memorias ram e me surgiram algumas duvidas.

 

Tomemos por base uma ASUS b550m Tuf plus e um Ryzen 7 5700g. A tuf aceita até 3200 nativo. Em OC aceita até 4800.  O 5700g aceita 3200 nativo.

 

Se eu pegar 2 pentes de RAM 3200 e eleva-los a 3600 temos um overclock da memoria certo?

 

Em outro caso, tendo 2 pentes de RAM ja em 3600 de fabrica, para faze-los rodarem nessa frequência em vez de so 3200 limitado pela placa-mãe e pela processador, também é um OC, mas de quem? Da placa-mãe?
porque não faz sentido ser OC da memoria se ela já é de fabrica 3600. 

 

Como é o correto de entender?

 

E nesses 2 casos, qual dos exemplos é mais fácil e mais estavel e porque?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BrunoWaqLor Na verdade vai ser OC do controlador de memória do CPU, isso é, através da BIOS da placa-mãe, que permite que o controlador se comunique em até X MHz com a memória.

 

Tudo depende da loteria do silício, que tendo sorte consegue até mais que isso, porém pode "forçar" os componentes. Agora, se é 3200, adquira uma memória dessa frequências, não vejo ganho absurdo entre ambas as taxas de transsferência.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, LNPott disse:

@BrunoWaqLor Na verdade vai ser OC do controlador de memória do CPU, isso é, através da BIOS da placa-mãe, que permite que o controlador se comunique em até X MHz com a memória.

 

Tudo depende da loteria do silício, que tendo sorte consegue até mais que isso, porém pode "forçar" os componentes. Agora, se é 3200, adquira uma memória dessa frequências, não vejo ganho absurdo entre ambas as taxas de transsferência.

 

 

Você diz OC do controlador de memoria do CPU no caso da memoria ser 3600 mas ser aceito somente 3200, correto?

 

E no caso da memoria ser 3200 e eleva-la a 3600, é um OC da memoria e não do controlador? (Na verdade seria primeiro da memoria ao eleva-la a frequência maior e em seguida do controlador para ser aceito utilizar a frequência maior, correto?)

 

E porque você diz depender da loteria do silício? Você não especificou se é para um caso ou os dois. Pelo que entendi até agora a loteria do silício tem a ver com os "die" e outros afins para quando se pretende colocar a memoria em uma frequência maior que a nominal. Sendo assim, se eu compro uma memoria de 3600 ou 4000, já não teria mais relação com a qualidade da memoria, somente com o controlador de memoria do CPU. Meu raciocínio está certo? Nesse caso então não teria a ver com a "loteria do silício". Se estiver correto, o que influencia o controlador nesse caso?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De 3200 à 3600 não haverá grande diferença de desempenho. 

 

Como o seu processador é novo sugiro usar memórias de 3200 para evitar problemas se precisar acionar a garantia. Depois de terminar a garantia aí sim tenta ir para 3600 ou além porém saiba que isso irá esquentar o processador, chipset e as memórias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, victorhard disse:

Se a placa-mãe e os outros componentes permitir o OC,pode fazer,mas isso vai reduzir a vida do seu PC.

 

Olá victorhard. Agradeço sua intenção ao responder o tópico mas sua resposta não tem relação com a minha dúvida.

 

3 horas atrás, RBMA disse:

De 3200 à 3600 não haverá grande diferença de desempenho. 

 

Como o seu processador é novo sugiro usar memórias de 3200 para evitar problemas se precisar acionar a garantia. Depois de terminar a garantia aí sim tenta ir para 3600 ou além porém saiba que isso irá esquentar o processador, chipset e as memórias.

Olá RBMA! Também agradeço sua intenção ao responder o tópico mas minha dúvida não é sobre sugestão de uso e nem garantia. Eu também não irei fazer OC nesse momento, minha intenção por agora é entender o funcionamento tirando dúvidas a respeito de coisas que eu li mas não compreendi totalmente.

E sim eu sei que há um aumento de temperatura dos componentes, mas esse não é o foco da minha dúvida no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
18 horas atrás, BrunoWaqLor disse:

Você diz OC do controlador de memoria do CPU no caso da memoria ser 3600 mas ser aceito somente 3200, correto?

 

E no caso da memoria ser 3200 e eleva-la a 3600, é um OC da memoria e não do controlador? (Na verdade seria primeiro da memoria ao eleva-la a frequência maior e em seguida do controlador para ser aceito utilizar a frequência maior, correto?)

 

E porque você diz depender da loteria do silício? Você não especificou se é para um caso ou os dois. Pelo que entendi até agora a loteria do silício tem a ver com os "die" e outros afins para quando se pretende colocar a memoria em uma frequência maior que a nominal. Sendo assim, se eu compro uma memoria de 3600 ou 4000, já não teria mais relação com a qualidade da memoria, somente com o controlador de memoria do CPU. Meu raciocínio está certo? Nesse caso então não teria a ver com a "loteria do silício". Se estiver correto, o que influencia o controlador nesse caso?

 

 

 

 

Exatamente.

 

18 horas atrás, BrunoWaqLor disse:

E porque você diz depender da loteria do silício? Você não especificou se é para um caso ou os dois. Pelo que entendi até agora a loteria do silício tem a ver com os "die" e outros afins para quando se pretende colocar a memoria em uma frequência maior que a nominal. Sendo assim, se eu compro uma memoria de 3600 ou 4000, já não teria mais relação com a qualidade da memoria, somente com o controlador de memoria do CPU. Meu raciocínio está certo? Nesse caso então não teria a ver com a "loteria do silício". Se estiver correto, o que influencia o controlador nesse caso?

Isso vale para todo hardware que vai trabalhar em OC, ele vem com especificado com X, se rodar a Y, só a sorte e equilíbrio vão garantir o funcionamento. No seu caso, o CPU é limitado a 3200, a memória 3600, então quem vai subir é o CPU. Se a memória fosse 2800 e colocasse a 3200 seria ela que teria quer ser a provida de sorte. O que influencia o controlador de memória é a frequencia de trabalho da memória, pois ele está rotulado a 3200 e não 3600, se ambos fossem 3200 e fossem colocados a 3600, os dois teriam que "dar sorte". 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LNPott disse:

Exatamente.

 

Isso vale para todo hardware que vai trabalhar em OC, ele vem com especificado com X, se rodar a Y, só a sorte e equilíbrio vão garantir o funcionamento. No seu caso, o CPU é limitado a 3200, a memória 3600, então quem vai subir é o CPU. Se a memória fosse 2800 e colocasse a 3200 seria ela que teria quer ser a provida de sorte. O que influencia o controlador de memória é a frequencia de trabalho da memória, pois ele está rotulado a 3200 e não 3600, se ambos fossem 3200 e fossem colocados a 3600, os dois teriam que "dar sorte". 

Simples e direto. Muito obrigado por elucidar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...