Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ruídos da rede elétrica em interface de áudio USB


Posts recomendados

Tenho tido alguns problemas com gravações de instrumentos devido aos ruídos da rede elétrica (talvez até mesmo do próprio PC) ligando uma interface de áudio de conexão USB. Os ruídos só aparecem ao captação e pós gravção dos sons de instrumentos,

Nos vários testes que fiz, usando um notebook sem estar ligado a luz, os ruídos não estão presentes, ou seja, captação de som limpo. Teoricamente no desktop, a tomada utilizada está aterrada, junto a um filtro de linha da iClamper. Já busquei vários fóruns internacionais, fiz vários procedimentos mas nenhuma resposta ou conclusão satisfatória. Ressalto que mesmo com o aterramento na tomada, ainda existe uma falta de aterramento, pois quando toco no gabinete do PC ou na interface, o ruído diminui. Já utilizei um direct box, que apesar de dar uma aliviada, ainda assim se tocar no gabinete e interface, o som se torna mais limpo.

Um dos últimos recursos para mim seria tentar usar um Hub USB externo para tentar isolar um pouco os ruídos. Alguém poderia me indicar algum modelo de confiança que possa cumprir esta tarefa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lost Byte Boa tarde!
Isso com certeza é um problema de aterramento, um HUB USB não iria resolver.
Tem certeza que a tomada está realmente aterrada? As vezes o aterramento pode ter sido malfeito.
E mais uma coisa, sua rede elétrica possui o condutor neutro ou são duas fases na tomada? Se houver o neutro, pode ser que a polaridade da tomada esteja invertida.
A tomada é do antigo padrão ou é do novo padrão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim

A tomada está no padrão de 3 pinos e as polaridades estão na ordem certa. Contudo o aterramento está sendo feito ligando o neutro ao terra (sim, é um risco). Antigamente eu levava até choque do gabinete e monitor, mas após esta ligação ao terra, ao menos os choques pararam.

Na época o eletricista me falou que isto resolveria o problema, inclusive o da interface. O ruído varia de intensidade em horários aleatórios. Deixei isto de lado até agora, que voltei a iniciar projetos de gravações, e ao ler muitas coisas por ai, e posso ter interpretado errado, há muitas coisas que poderiam interferir, como por exemplo, a tampa do gabinete do PC não ser de metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lost Byte Recomendo remover isso o quanto antes! Ligar terra no neutro pode ser um risco para a sua segurança e pode comprometer seus equipamentos eletrônicos. Provavelmente essa é a causa do problema, pois quando há retorno no neutro, haverá interferência da mesma forma. Por isso que ela varia de intensidade em horários aleatórios.
É muito mais seguro usar qualquer equipamento sem aterramento nenhum, mesmo que leve choques desagradáveis, do que ligar o terra diretamente ao neutro.

A única circunstância que o terra pode ser ligado no neutro é no quadro de disjuntores, com o esquema de aterramento TN-C, onde o circuito de aterramento é ligado ao barramento de neutro, e este é devidamente aterrado. Mas ainda assim tem uma aplicação muito específica para isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ferox Graxaim disse:

A única circunstância que o terra pode ser ligado no neutro é no quadro de disjuntores, com o esquema de aterramento TN-C, onde o circuito de aterramento é ligado ao barramento de neutro, e este é devidamente aterrado.

No caso a moradia em questão foi feita neste esquema TN-C. Acontece que os responsáveis por fazerem as fiações não conectaram os terceiros pinos das tomadas, pois julgaram que as tomadas já estariam aterradas no neutro... Um deles achou que o terceiro pino era apenas um "enfeite" para fazer as pessoas ligarem os 2 pinos normais na ordem certa.

A história é bem doida, mas mesmo assim, mesmo em um esquema TN-C, um aterramento próprio apenas para a tomada usada, resolveria? Tenho batido nesta tecla faz mais de um ano. 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez resolva, tem que testar. Depende do estado do aterramento, se estiver com mau contato, com hastes ou cabos oxidados pode não resolver.

 

Também é importante que a tomada seja exclusiva, com cabos novos vindo diretamente do quadro de disjuntores, sem emendas, onde não estejam ligados motores ou outros equipamentos de alto consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
23 horas atrás, Lost Byte disse:

No caso a moradia em questão foi feita neste esquema TN-C. Acontece que os responsáveis por fazerem as fiações não conectaram os terceiros pinos das tomadas, pois julgaram que as tomadas já estariam aterradas no neutro... Um deles achou que o terceiro pino era apenas um "enfeite" para fazer as pessoas ligarem os 2 pinos normais na ordem certa.

Para terem essa mentalidade, tenho minhas dúvidas se realmente fizeram um TN-C correto no quadro de disjuntores... No TN-C não se pode conectar o pino terra diretamente ao neutro da tomada, e sim deve-se passar fios terras por todo o circuito, e este deve ser ligado ao barramento de neutro no quadro de disjuntores, e este deve estar aterrado. Tenho certeza que esse aterramento malfeito é o principal motivo do seu problema.
Obs: se o chuveiro também estiver aterrado dessa forma, desconecte o fio terra do neutro imediatamente! É mais seguro usá-lo sem aterramento do que com o terra ligado ao neutro dessa forma...

23 horas atrás, Lost Byte disse:

A história é bem doida, mas mesmo assim, mesmo em um esquema TN-C, um aterramento próprio apenas para a tomada usada, resolveria? Tenho batido nesta tecla faz mais de um ano.

Se refere a uma haste de aterramento exclusiva para a tomada a ser usada? Vi muito disso em algumas instalações antigas, não sei se em algum momento a norma já aceitou esse tipo de ligação... Mas se o TN-C foi feito corretamente no quadro de disjuntores, é possível simplesmente puxar um fio terra do barramento de neutro do quadro até o pino terra da tomada. Não vale a pena instalar uma barra de aterramento exclusiva para a tomada em questão, pois será necessário fazer um aterramento correto futuramente (para a sua segurança), então vale mais a pena instalar o aterramento dessa tomada de forma que favoreça um futuro sistema de aterramento completo para a sua casa. Consulte um eletricista qualificado para avaliar sua instalação, aproveite para verificar se está correta em outros aspectos fora o aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Se o gabinete estava dando choque é sinal de fuga de corrente. Peça a um técnico para isolar a placa-mãe e a fonte e que teste se o choque acabou depois do isolamento.

 

Talvez assim resolva o problema do choque e do ruído e evita mais consumo do PC devido á fuga de corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Para terem essa mentalidade, tenho minhas dúvidas se realmente fizeram um TN-C correto no quadro de disjuntores... No TN-C não se pode conectar o pino terra diretamente ao neutro da tomada, e sim deve-se passar fios terras por todo o circuito, e este deve ser ligado ao barramento de neutro no quadro de disjuntores, e este deve estar aterrado. Tenho certeza que esse aterramento malfeito é o principal motivo do seu problema.

Sim, cada vez que tento descobrir melhor como foi feito a instalação elétrica, mais coisas bizarras aparecem...

 

20 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Se refere a uma haste de aterramento exclusiva para a tomada a ser usada? Vi muito disso em algumas instalações antigas, não sei se em algum momento a norma já aceitou esse tipo de ligação... Mas se o TN-C foi feito corretamente no quadro de disjuntores, é possível simplesmente puxar um fio terra do barramento de neutro do quadro até o pino terra da tomada. Não vale a pena instalar uma barra de aterramento exclusiva para a tomada em questão, pois será necessário fazer um aterramento correto futuramente (para a sua segurança), então vale mais a pena instalar o aterramento dessa tomada de forma que favoreça um futuro sistema de aterramento completo para a sua casa. Consulte um eletricista qualificado para avaliar sua instalação, aproveite para verificar se está correta em outros aspectos fora o aterramento.

O problema é achar algum eletricista atualizado no assunto e que ao menos entenda um pouco de como funciona um home estudio. Até hoje só consegui falar com um eletricista que chegou a ver pessoalmente a situação de onde estava o PC, mas ignorou minha explicação desta questão do áudio e apenas sugeriu para ligar o neutro ao terra, e aqui estamos. Equipamentos de áudio são mais sensíveis a interferências, e provavelmente muitos dos eletricistas acham que é o mesmo padrão generalizado da maioria dos equipamentos elétricos, sendo um grande erro.

Outros que tentei entrar em contato apenas ignoraram ou nunca mais deram retorno.

Em relação a haste, na maioria dos casos tende a resolver, tanto com pessoal de home estudio como os equipamentos dos músicos.

 

17 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Se o gabinete estava dando choque é sinal de fuga de corrente. Peça a um técnico para isolar a placa-mãe e a fonte e que teste se o choque acabou depois do isolamento.

 

Talvez assim resolva o problema do choque e do ruído e evita mais consumo do PC devido á fuga de corrente.

O problema de choque parece ter sido resolvido após a gambiarra de conectar o neutro ao terra, porém não ficou tão eficiente a ponto de se livrar do ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Moderador
Em 14/12/2021 às 11:24, Lost Byte disse:

De modo claro e objetivo, alguém poderia me dizer se há algum risco com o fio exposto emendado na haste de cobre quando molhado durante uma chuva, por exemplo?

Se refere a haste de aterramento? Não há perigo, só haverá perigo se encostar na haste quando houver uma fuga de tensão muito forte. Por essas e outras que essas hastes são fechadas com uma caixa de inspeção (quando o eletricista segue a norma corretamente). Fora isso, é até melhor que a haste esteja molhada/úmida, pois isso melhora sua condutividade, portanto o aterramento será melhor.
Um bom eletricista, quando faz um aterramento TT ou TN-S, instala as barras de aterramento no ponto mais úmido do terreno.

Em 26/11/2021 às 09:51, Lost Byte disse:

O problema é achar algum eletricista atualizado no assunto e que ao menos entenda um pouco de como funciona um home estudio.

O eletricista não precisa ter tanto conhecimento em como funciona um estúdio doméstico, ele só precisa conhecer (e seguir) a norma NBR-5410. No máximo ele precisaria saber quantos equipamentos serão ligados e o quanto isso vai consumir de energia, para dimensionar corretamente o(s) disjuntor(es) e quantidade de tomadas e suas posições. Se a instalação elétrica estiver correta conforme a norma e usar materiais de qualidade, não irá interferir negativamente nos seus equipamentos de som, independente se a instalação foi ou não foi pensada para estes.

Em 26/11/2021 às 09:51, Lost Byte disse:

mas ignorou minha explicação desta questão do áudio e apenas sugeriu para ligar o neutro ao terra, e aqui estamos.

Quando o eletricista faz uma sugestão desse tipo, fuja dele, é um mal profissional que pode pôr em risco a sua segurança.

Em 26/11/2021 às 09:51, Lost Byte disse:

Equipamentos de áudio são mais sensíveis a interferências, e provavelmente muitos dos eletricistas acham que é o mesmo padrão generalizado da maioria dos equipamentos elétricos, sendo um grande erro.

Questão de interferências por ruídos na rede elétrica se resolve com um filtro de linha, ou com um bom condicionador de energia (mais caro porém melhor que filtro de linha). Agora ruídos por mau aterramento, a instalação de um aterramento de qualidade já resolverá, não tem segredo.

Em 26/11/2021 às 09:51, Lost Byte disse:

Em relação a haste, na maioria dos casos tende a resolver, tanto com pessoal de home estudio como os equipamentos dos músicos.

Hastes de aterramento devem ser instaladas em qualquer instalação elétrica. Inclusive no aterramento TN-C correto há uma haste de aterramento, onde o neutro e o terra são ligados juntos no quadro de disjuntores.

Em 26/11/2021 às 09:51, Lost Byte disse:

O problema de choque parece ter sido resolvido após a gambiarra de conectar o neutro ao terra, porém não ficou tão eficiente a ponto de se livrar do ruído.

As vezes até faz diferença, porém caso dê um retorno muito forte no neutro por ter ligado um equipamento mais potente em outro lugar da casa por exemplo, pode te dar um choque bem desagradável, como também pode danificar os equipamentos ligados nessa tomada.
Acontece de levar choque só no neutro, quando se mexe na instalação elétrica sem desligar o disjuntor... Imagina o que não pode acontecer se essa tensão entra pelo pino terra dos seus equipamentos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

Se refere a haste de aterramento? Não há perigo, só haverá perigo se encostar na haste quando houver uma fuga de tensão muito forte. Por essas e outras que essas hastes são fechadas com uma caixa de inspeção (quando o eletricista segue a norma corretamente). Fora isso, é até melhor que a haste esteja molhada/úmida, pois isso melhora sua condutividade, portanto o aterramento será melhor.
Um bom eletricista, quando faz um aterramento TT ou TN-S, instala as barras de aterramento no ponto mais úmido do terreno.

Sim, seria em relação a haste. Pois então, já suspeitava que pudesse ser por ai a situação sobre molhar e encostar, mas isto não é uma informação fácil de achar aparentemente (procurei me informar sobre mas não achei nada direto).

Contudo, recebi uma dica de um conhecido que trabalhou por muito tempo em uma empreiteira, sugerindo que ao menos fosse passado uma fita de autofusão para garantir que o fio na haste mantenha bem o contato, não sofra muito com oxidação e evitar em partes alguém de tocar ali. Pena que ele mora longe, pois tem mais conhecimento e experiência do que muitos aqui da área, caso contrário contrataria ele.

 

19 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

O eletricista não precisa ter tanto conhecimento em como funciona um estúdio doméstico, ele só precisa conhecer (e seguir) a norma NBR-5410. No máximo ele precisaria saber quantos equipamentos serão ligados e o quanto isso vai consumir de energia, para dimensionar corretamente o(s) disjuntor(es) e quantidade de tomadas e suas posições. Se a instalação elétrica estiver correta conforme a norma e usar materiais de qualidade, não irá interferir negativamente nos seus equipamentos de som, independente se a instalação foi ou não foi pensada para estes.

Aqui maioria dos que se dizem trabalhar como eletricista são parados no tempo, fazem mais "bico" e quebram galho em serviços simples, isto quando não dizem "vamos marcar um dia para fazer" e depois somem...

 

20 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

As vezes até faz diferença, porém caso dê um retorno muito forte no neutro por ter ligado um equipamento mais potente em outro lugar da casa por exemplo, pode te dar um choque bem desagradável, como também pode danificar os equipamentos ligados nessa tomada.
Acontece de levar choque só no neutro, quando se mexe na instalação elétrica sem desligar o disjuntor... Imagina o que não pode acontecer se essa tensão entra pelo pino terra dos seus equipamentos...

Sim, a descarga de energia acabaria tomando o caminho reverso até o pino do terra. Este é um dos motivos para realizar um aterramento temporário com uma haste, assim evitaria o risco do neutro como também tentar sanar todos os problemas de uma vez por todas.

Espero que ao menos resolva os chiados, senão só mais adiante para comprar um condicionador de energia, sendo talvez o último recurso.

 

Muito obrigado pelas dicas e explicações @Ferox Graxaim, e creio que agora eu tenha me livrado de todas as dúvidas restantes, restando somente o resultado na prática após a instalação do aterramento. Minha vontade era fazer uma reforma na elétrica da casa, mas as condições financeiras não ajudam. 😆

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Lost Byte disse:

Contudo, recebi uma dica de um conhecido que trabalhou por muito tempo em uma empreiteira, sugerindo que ao menos fosse passado uma fita de autofusão para garantir que o fio na haste mantenha bem o contato, não sofra muito com oxidação e evitar em partes alguém de tocar ali.

Pode fazer isso se quiser, não conheço essa prática mas mal não faz... Quanto ao perigo de encostar, o correto é instalar uma caixa de inspeção.

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Aqui maioria dos que se dizem trabalhar como eletricista são parados no tempo, fazem mais "bico" e quebram galho em serviços simples, isto quando não dizem "vamos marcar um dia para fazer" e depois somem...

Realmente é difícil achar um bom eletricista, o mais fácil é contratar uma empresa de instalações elétricas, o que sai mais caro, mas é mais fácil de achar do que um eletricista autônomo que faça um trabalho de qualidade e conforme a norma. Ou então fazer um bom curso de eletricista e fazer a instalação por conta própria, o que pode sair mais barato do que contratar eletricista para futuras instalações, além de que a confiança no serviço será maior (já que é tu quem está fazendo). 

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Sim, a descarga de energia acabaria tomando o caminho reverso até o pino do terra. Este é um dos motivos para realizar um aterramento temporário com uma haste, assim evitaria o risco do neutro como também tentar sanar todos os problemas de uma vez por todas.

Um aterramento temporário com só uma haste para a tomada é algo complicado, a menos que instale a haste numa posição favorável para um futuro sistema de aterramento para o restante da casa. Ou então fazer o aterramento TN-C correto, se o padrão de entrada for novo e com haste de aterramento.
Independente se for fazer TT ou TN-C, leve o fio terra da tomada até o quadro de disjuntores, e lá faça a ligação até a barra de aterramento. Instale um barramento próprio para o terra, para favorecer o aterramento de mais tomadas futuramente. Se fizer dessa forma pode ser que fique um pouco mais caro (tendo que comprar mais cabos, barra de aterramento para o quadro de disjuntores, etc.) Mas no futuro, quando for expandir, vai ver que ficará tudo muito mais fácil.
O chuveiro não é aterrado? Se for, pode aproveitar o aterramento do chuveiro. Já vi instalações antigas onde o resto da casa não tinha aterramento, mas havia um barra de aterramento exclusiva para o chuveiro.
Depois quando for expandir o aterramento para o restante de sua casa, provavelmente será necessária a instalação de mais duas hastes de aterramento ou mais, dependendo da condutividade do seu terreno. E deve interligar as barras entre si com fios de cobre.
Procure por tutoriais em canais qualificados de como fazer o aterramento conforme a norma.

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Espero que ao menos resolva os chiados, senão só mais adiante para comprar um condicionador de energia, sendo talvez o último recurso.

Se o aterramento ficar bom e ainda assim tiver algum ruído, será o ruído da própria rede elétrica, aí nesse caso só com condicionador de energia para resolver, ou com um filtro de linha melhor que os da Clamper e com indutor (o que é difícil de achar no Brasil).

3 horas atrás, Lost Byte disse:

Muito obrigado pelas dicas e explicações @Ferox Graxaim, e creio que agora eu tenha me livrado de todas as dúvidas restantes, restando somente o resultado na prática após a instalação do aterramento.

De nada! Quando fizer, volte aqui e nos diga o resultado. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 16/12/2021 às 12:45, Ferox Graxaim disse:

De nada! Quando fizer, volte aqui e nos diga o resultado.

Foi feito o aterramento no domingo passado, e passando 6 dias, posso dizer o resultado.

Bom, infelizmente o problema central que eu tinha referente aos chiados (som de "bzzzzzzzzz") não resolveu, mas parece que ao menos deu uma amenizada, o que talvez seja efeito placebo...

Mesmo assim, os choques ao tocar no monitor e gabinete sumiram e em todo o tempo testado, notei que certos chiados em momentos aleatórios vindo do filtro iClamper  sumiram também, o que já é um bom alívio durante o uso do PC.

Entre hoje e amanhã farei um teste usando um notebook para ver se há uma diferença quando ligado na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2022 às 08:50, Lost Byte disse:

Entre hoje e amanhã farei um teste usando um notebook para ver se há uma diferença quando ligado na tomada.

Neste último domingo fiz o teste com o notebook. O notebook estava recebendo certa interferência e ocorrendo os ruídos mesmo sem estar ligado na tomada, porém talvez seja devido que a saída de som estava ligado no mini system, cujo este estava na tomada.

Mas ironicamente, desta vez no lugar de aumentar o chiado/ruído quando ligando o notebook na tomada, o ruído reduziu bastante, quase imperceptível, ou seja, as chances do aterramento estar funcionando corretamente são altas. Depois voltando a usar o PC, percebi o mesmo nível de ruído reduzido, sobrando então alguma interferência externa como sinais de rádio.

Curiosamente já tendo percebido a algum tempo, sempre que eu deixo o instrumento meio em um lugar com o cabo conectado, não há ruídos, mas é só aproximar do meu corpo que se nota alguma interferência, parecendo que eu estou gerando uma energia estática um tanto alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...